segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Bruna Entrevista: 10x04 - Stephanie Balek


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é cantora e jurada no "Canta Comigo" da Record, estou falando da querida Stephanie Balek que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais, além disso questionamos se ela aceitaria ficar confinada em um reality, será? Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você é professora de canto e cantora, certo? Como foi que a música acabou fazendo parte da sua vida e o que te motivou a fazer dela uma carreira? 
Stephanie Balek: Sim! Professora de canto lírico/popular e cantora. A música entrou na minha vida aos oito anos quando comecei a fazer aulas de piano, estudei piano até os doze anos e em seguida comecei a fazer aulas de canto popular, com dezesseis anos acabei me apaixonando pelo canto lírico então estudei na Escola municipal de música de São Paulo e fiz faculdade de música, bacharelado em canto lírico aonde me formei em 2018. Cantar sempre foi uma paixão inexplicável, canto desde pequena e sempre quis ser cantora, quando estava na faculdade de música acabei descobrindo esse amor pelo ensino e desde então me sinto realizada trabalhando com música, seja cantando ou ensinando. 

Bruna Jones: Todo inicio de carreira costuma ser um pouco complicado por diversos fatores, principalmente para quem está começando em uma carreira artística. Como foi o inicio da sua jornada e as principais dificuldades que você encontrou? 
Stephanie Balek: O início da minha jornada foi bem complicado, descobri no primeiro ano de faculdade que estava com problemas vocais, tive nódulos na garganta pelo mau uso vocal e fiquei alguns anos tendo que passar em médicos e fonoaudiólogos fazendo exames e tratamentos, cheguei a pensar que teria que desistir de cantar, que aquilo não era para mim. As audições e processos seletivos para cursos e óperas são escassos e levei muitos nãos. Acredito que o meio artístico te testa emocionalmente sempre, e é por isso que é essencial que um músico esteja sempre trabalhando sua inteligência emocional, pois, saber receber um "não" é muito importante para se manter firme como profissional. Isso tudo acaba te fortalecendo e te transformando em um músico melhor, o importante é nunca desistir. Hoje em dia agradeço pelos problemas vocais que tive pois estudei ainda mais minha técnica e agora consigo identificar problemas de saúde vocal rapidamente, o que me ajuda muito como professora de canto para ensinar o uso correto da voz e da saúde vocal para os meus alunos. 


Bruna Jones: Musicalmente falando, o que te inspira? 
Stephanie Balek: Uma das coisas que mais me fascina e me inspira na música é a forma como a evolução musical é sempre constante, é infinita, amo estudar e perceber minha evolução com o passar dos anos. Muita gente tem vergonha de escutar gravações antigas cantando, vídeos de algum tempo atrás e eu aprendi a valorizar isso, a ver o quão bom é você perceber o quanto evoluiu com o passar do tempo, minha professora de canto, a grande soprano Marly Montoni, sempre me ensina que devemos ter compaixão por aquilo que fomos e somos como cantores, que naquela época era o melhor que conseguíamos fazer e que com certeza demos o nosso melhor naquele momento e é isso que importa, trazer sua verdade ao cantar, não importa o quão evoluído tecnicamente você esteja. Cada momento de vida é refletido em nossa voz e isso é lindo, então eu diria que a possibilidade de evolução infinita é o que me inspira. 

Bruna Jones: Para divulgação de trabalhos, cantores dependem dos veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Até que ponto esses veículos influenciam no trabalho do cantor? 
Stephanie Balek: Acredito que os veículos de comunicação ajudam muito no trabalho do cantor, é uma forma de mostrar ao mundo seu trabalho, é como um currículo e possibilita ótimas formas de contato e oportunidades se usados de forma correta. 

Bruna Jones: Atualmente você participa como um dos jurados do "Canta Comigo", programa de talentos da Rede Record. Como foi que surgiu esse convite? Você o aceitou de imediato, ou houve uma hesitação inicial? 
Stephanie Balek: Um dos membros da produção me viu cantando e me indicou para o casting. Recebi uma ligação dizendo que eles já haviam visto minhas redes sociais e que acharam que eu tinha o perfil que procuravam, fizeram o convite por telefone e disseram que eu poderia escolher entre ser candidata e jurada, acabei escolhendo ser jurada. No começo eu não sabia se era verdade aquela ligação, não é todo dia que você recebe uma ligação com um convite para trabalhar com o Gugu! (risos) então no começo eu fiquei um pouco desacreditada e depois vi que era real e fiquei muito feliz com a oportunidade. 


Bruna Jones: Como é dividir uma bancada com mais 99 pessoas de opiniões diferentes? Qual a parte mais difícil de trabalhar com tanta gente assim? 
Stephanie Balek: Nossa eu adoro essa experiência de estar em um painel com 99 jurados completamente diferentes! Admito que na primeira temporada eu fiquei muito tímida e passei o primeiro dia de gravações sentada no sofá do set lendo um livro até entrar no estúdio para gravar! (risos) Mas depois fui conhecendo o pessoal, me enturmando e fazendo amizades incríveis! Acho que a parte mais difícil é que cada um tem critérios de avaliação diferentes, experiências de vida e gostos diferentes e no começo isso era um pouco difícil, ainda mais porque eu sempre avalio mais a técnica do que a emoção e a maioria usa mais a emoção como forma de avaliar um candidato, mas depois eu fui percebendo o quão necessário é isso para o programa ser rico da forma que é, comecei a conhecer os jurados e a aprender muito com eles e vi que acabei até me tornando uma musicista melhor por causa dessa diversidade de estilos e opiniões. 

Bruna Jones: Com tanta gente assim, devem existir várias histórias bacanas de bastidores não é? Você pode nos contar alguma? 
Stephanie Balek: Nossa várias! (risos), eu adoro fazer minha própria maquiagem para as gravações e na primeira e segunda temporada eu ficava ajudando as juradas a se arrumarem, a colar cílios postiços e algumas juradas inclusive fui eu quem fiz as maquiagens em alguns episódios, enquanto ficávamos conversando nos bastidores eu ficava ajudando o pessoal a se arrumar (risos). 

Bruna Jones: Sendo artista e tendo passado por vários testes na vida, quais critérios você usa para julgar os candidatos que se apresentam no programa? 
Stephanie Balek: Meu critério é principalmente técnica vocal, como eu trabalho como professora é algo que é praticamente impossível não notar ao assistir uma apresentação, a parte emocional é importante, e para mim, uma voz bem trabalhada tecnicamente é o que me emociona. 


Bruna Jones: Alguns de seus colegas de programa já participaram ou até mesmo chegam a participar em outros momentos do reality show "A Fazenda". O que você pensa sobre o programa? Aceitaria participar de algo assim? 
Stephanie Balek: Acho que se eu participasse de algo assim, eu seria a planta (risos), não sou de causar e provavelmente ficaria o dia todo lendo, conversando e cantando ópera então talvez isso até irritasse os outros participantes (risos). 

Bruna Jones: Infelizmente 2020 acabou se tornando um a no bem diferente e até mesmo frustrante em questões profissionais por causa das limitações, alguns projetos acabaram sendo empurrados para futuro, mas enfim... Existem novidades suas vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Stephanie Balek: 2020 foi realmente um ano difícil, e por isso eu me sinto abençoada por ter tido a oportunidade de estudar mais esse ano, expandir meu repertório de ópera, trabalhar questões emocionais e tive a grande oportunidade de ser jurada e preparadora vocal do Canta Comigo teen o que para mim foi uma grande realização, juntar o meu lado jurada e professora de canto foi uma experiência que eu nunca vou me esquecer! Estou me preparando para algumas audições de óperas, pensando em me preparar para a carreira acadêmica, quem sabe um mestrado, e sou diretora da Academia Lírica de São Paulo que é um grupo voluntário para estudantes de música erudita que queiram ter experiências práticas se apresentando em concertos e recitais, assim que essa pandemia acabar quero poder desenvolver novos concertos e apresentações para o grupo. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Muito obrigada por lerem minha entrevista! Agradeço demais aos fãs do programa que são pessoas incríveis que sempre me apoiam, me mandam mensagens lindas e me incentivam a mostrar cada vez mais meu trabalho! A música une as pessoas, o Canta Comigo prova isso e precisamos cada vez mais de pessoas que valorizem a música para formar uma sociedade cada vez mais apaixonada por arte e cultura, isso nos torna melhores seres humanos! Obrigada de coração por assistirem ao programa e nos apoiar!" e para quem quiser continuar acompanhando basta seguir no Instagram que é @stephaniebalek e para conhecer a Academia lírica de São Paulo (ALSP) é o @academialiricasp, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário