quarta-feira, 21 de julho de 2021

Bruna Entrevista: 10x86 - Eduardo Richard


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da sexta temporada do "MasterChef" da Band, estou falando do Eduardo Richard que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Antes do programa você era advogado, não é mesmo? O que lhe levou para essa área e, hoje em dia, ainda continua na mesma profissão? E o desejo de seguir o mundo gastronômico, sempre esteve ali ou foi surgindo ao longo do tempo? 
Eduardo Richard: Sim, trabalhei no mesmo escritório de 2008 a 2019, sendo que até 2010 era estagiário. Quando me formei e fui efetivado, passei a advogar lá. Em 2019 entrei no MasterChef e acabei dando uma pausa na minha carreira jurídica, quando passei a dar mais atenção à carreira na gastronomia. 

Bruna Jones: Em 2019, você se aventurou a participar da sexta temporada do "MasterChef Brasil". O que lhe motivou a se inscrever? Já havia assistido as edições anteriores do reality? 
Eduardo Richard: Eu sempre acompanhei, inclusive as edições de outros países. Sempre cozinhei em casa e gostava muito. Minha esposa me encorajou e resolvi tentar enviar um vídeo. Acabou dando certo. 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef Brasil"? 
Eduardo Richard: Com certeza, me mudei para São Paulo e tive que tirar um período sabático no meu trabalho. Posteriormente, acabei me desligando do emprego que tinha para seguir carreira na gastronomia. 

Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show competitivo é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Além disso, vocês precisam se relacionar com os outros participantes. Como foi para você essa relação com os demais? Era um clima mais amigável ou mais tenso devido à competição? 
Eduardo Richard: O clima era bem amigável, mas, como toda competição, existe a rivalidade e intenção de ganhar por parte de todos. Mas, via de regra, as "tretas" ficavam durante a competição. A convivência era tranquila! 

Bruna Jones: Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa? 
Eduardo Richard: Receber críticas é sempre muito duro, mas eu tentava absorver ao máximo para não errar futuramente e utilizava os elogios como combustível para melhorar cada vez mais! 


Bruna Jones: Sabemos que os três jurados do programa não têm muito contato com os participantes fora das gravações para que se mantenha certa neutralidade. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com o Fogaça, o Jacquin e a Paola? 
Eduardo Richard: Nossa relação com os jurados se resume a o que acontece realmente nas gravações. A equipe de produção toma bastante cuidado para que não tenhamos muito contato pessoal com os jurados, a ideia é não criar afinidade entre eles e competidores, para que os julgamentos sejam sempre imparciais. 

Bruna Jones: Você foi muito longe na sua temporada, chegando ao penúltimo episódio e terminando a competição no terceiro lugar. Em algum momento chegou a pensar que iria ser eliminado? Ou que não conseguiria chegar tão longe? 
Eduardo Richard: Com certeza! Sempre que ficava para a prova de eliminação, vinha o medo de ir embora e eu tive muitas provas de eliminação. Porém, consegui lidar bem com a pressão e me saía melhor nessas provas. Sobre ir tão longe, eu fiquei na semifinal, e fui eliminado pelo campeão. É óbvio que fica a sensação de que poderia ter chegado na final e vencido, porém, tive uma trajetória bonita, com mais motivos para me orgulhar do que lamentar. 

Bruna Jones: Hoje em dia, você é sócio proprietário do Lemí Bar, um estabelecimento em Curitiba. Como esse projeto surgiu na sua vida? Pode nos contar um pouco mais sobre essa vivência? 
Eduardo Richard: Eu e minha esposa somos da área do direito e sempre quisemos empreender, ter nosso próprio negócio. Diante disso, vimos a participação no MasterChef como um trampolim para esse plano se concretizar. Como tive um certo destaque na temporada, decidimos apostar nisso e começar um negócio de gastronomia. Fomos um pouco freados pela pandemia, mas temos certeza que quando isso passar, o Lemí vai fazer mais sucesso do que hoje já faz. Atualmente trabalhamos apenas com delivery, esperando a situação melhorar para podermos receber as pessoas no espaço. 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo, ou ainda de uma nova temporada com antigos participantes do “MasterChef Brasil”? 
Eduardo Richard: Depende! Os outros realities, mais de convivência, até participaria, mas não sei se eles se interessariam por mim, rs. Sobre outro MasterChef, não sei também. Teria que entender as condições e dependeria muito do meu momento profissional. 

Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. Você já tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco? 
Eduardo Richard: Espero que a vacina venha logo, e que possamos, todos, voltar a viver como antigamente. Assim, poderemos colocar o projeto do Lemí 100% em funcionamento! 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Agradeço pela oportunidade e espaço, e fico muito feliz em receber o carinho de tantas pessoas que admiram meu trabalho e minha pessoa!" e para quem quiser encontrar ele nas redes sociais, ele avisa: "Estou no Twitter com o @mc06_Eduardor e no Instagram em @mchef_eduardoR! me sigam por lá! obrigado!" beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário