Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da quinta temporada do "Bake Off Brasil" do SBT, estou falando do querido Claudio Graças que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!
"Antes de começar quero agradecer muito a oportunidade de falar um pouquinho sobre a minha pessoa, como sempre digo "Agradece que Cresce" e a cada dia só vem crescendo as coisas boas em minha vida e "Acredita que Acontece" e aconteceu mesmo, uma das coisas que eu sempre acreditei foi que daria entrevistas como essa. O meu muito obrigado."
Bruna Jones: Você foi um dos competidores da quinta temporada do "Bake Off Brasil", mas antes da gente falar sobre isso, vamos voltar um pouco... Você é gastrônomo e técnico de cozinha, não é mesmo? Qual foi o seu primeiro contato com este universo e o que te motivou a buscar uma carreira nesta área?
Claudio Graças: Meu primeiro contato com a cozinha veio através da minha vó, a inesquecível Dona Talecy, sempre fui fã da minha vó, ela era minha referência de ser humano completo e cozinhava incrivelmente bem, ela era Mãe de Santo e todo mês de setembro fazia a festa em homenagem a São Cosme e São Damião com muitos, mas muitos bolos, eu tinha na época por volta dos 7 a 8 anos de idade e queria ajudar a produzir aqueles bolos. No começo ela não deu muita atenção (risos), achou que era coisa de criança, mas depois ela me deu algumas oportunidades e acabou gostando do que eu tinha feito, daí em diante foi caminho sem volta e acabei virando o decorador oficial dos bolos. Com 14 anos fui trabalhar em uma padaria e tive o primeiro contato com o lado profissional da cozinha, era ajudante geral, mas ficava olhando tudo, ajudava (às vezes perturbava, risos) a cozinheira, o padeiro e o confeiteiro e acabei aprendendo muita coisa. Em 1995 ingressei na Polícia Militar de São Paulo e acabei deixando a cozinha de lado por um tempo, até que em 2009 resolvi fazer alguns cursos por incentivo de uma grande amiga minha, a Adriana (que foi uma das únicas pessoas que acreditou que eu fora da Polícia daria certo) e não parei mais, cursos livres, técnicos e graduação. Por conta disso, me tornei o cozinheiro do quartel onde trabalhei por um tempo e adquiri ainda mais experiência. O que me motiva nesta área é poder alimentar pessoas, ninguém fica triste quando bem alimentado, o prazer de ouvir alguém dizendo que aquilo que preparou estava maravilhoso é indescritível. Espero aprender ainda mais e buscar o melhor sempre, mas o maior sonho é gerar emprego a muitas pessoas através disso.
Bruna Jones: Como eu disse anteriormente, você acabou competindo no "Bake Off Brasil" do SBT, o que te motivou a se inscrever no programa? Você já tinha se inscrito alguma vez antes?
Claudio Graças: Na verdade eu nunca fui a favor de realities de cozinha e nem assistia, o "Bake off Brasil" surgiu em uma fase em que eu tinha desistido da cozinha, achei que não ia mais dar certo e tinha me decidido a mudar tudo e comprei um lava rápido (confesso que foi horrível), mas não conhecia nada do negócio e acabei me dando mal. A inscrição na verdade foi feita por uma amiga minha que me disse "Você tem a cara do programa", eu confesso não acreditei muito que seria selecionado até receber a ligação da Lygia do SBT, naquele momento algo me dizia que eu já estava dentro e foi maravilhoso.
Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Bake Off Brasil"?
Claudio Graças: Então... Eu havia acabado de fechar o lava rápido e estava procurando algo pra fazer, até que decidi que voltar pra cozinha era a melhor e mais prazerosa opção, no entanto eu não iria conseguir produzir por conta das gravações, foi nesse momento que minha ex-esposa a Simone me ajudou muito e acabou me adotando (risos) por um tempo. Vou aproveitar pra agradecer a ela pela força e dizer que vou dar o presente que ela quer! (risos).
Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show competitivo é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os jurados da competição. Além disso, vocês precisam se relacionar com os outros participantes. Como foi para você essa relação com os demais? Era um clima mais amigável ou mais tenso devido à competição?
Claudio Graças: Era uma competição? (risos). Brincadeiras a parte o clima era maravilhoso. Eu fiz amizades pra vida toda, falo com todos eles até hoje, a gente se ajudava bastante durante as provas e no nosso camarim o clima de festa começava às 5 da manhã, risadas infinitas, danças estranhas, eu criava umas músicas doidas, foi uma época sensacional da minha vida.
Bruna Jones: Na sua temporada acabou acontecendo uma repescagem que te trouxe novamente para a competição, como foi esse momento para você?
Claudio Graças: Foi incrível, fizemos uma festa gigantesca, naquele momento percebi que os demais participantes torciam pelo meu retorno, o clima de amizade era grande.
Bruna Jones: O reality em que você esteve era gravado, ou seja, o público não tinha acesso a tudo o que aconteceu na competição, dito isto, você ficou surpreso com alguma coisa que foi ao ar quando assistiu na televisão ou algo que tenham deixado de lado e que você achava que era importante?
Claudio Graças: Tudo é uma surpresa, quando assistimos o programa é tudo novo, sabemos o que fizemos, mas não o que foi editado. Não me lembro de nada que não foi ao ar, devo confessar que sou um privilegiado, apareci bastante durante o programa e nem imaginava receber tanta receptividade do público. Eu gostaria muito de ver na televisão cenas dos nossos bastidores, eram sensacionais de tão engraçadas (risos).
Bruna Jones: Como você está lidando com toda a visibilidade que o programa trouxe para a sua carreira? Como é a sua relação com os fãs que chegaram depois dessa participação?
Claudio Graças: Olha eu nunca imaginei que teria a admiração de tantas pessoas. Eu digo que não chegaram fãs, chegaram amigos, converso com pessoas de vários estados como se tivesse conhecido na infância. Quanto a meu trabalho eu melhorei muito, aprendi muito e tento melhorar a cada dia para motivar as pessoas a buscarem sempre o seu melhor.
Bruna Jones: Você possui um canal no YouTube chamado "Cozinha do Preto", existem planos para dar continuidade neste trabalho?
Claudio Graças: Simmmm, tenho muita vontade de prosseguir com esse projeto, tenho feito alguns planejamentos visando a melhoria do Canal e espero que as pessoas gostem do trabalho pois está sendo feito com um enorme carinho.
Bruna Jones: Nos últimos anos, a reciclagem de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de uma nova temporada com antigos participantes do "Bake Off Brasil"?
Claudio Graças: Com toda e absoluta certeza sim, vou aproveitar a oportunidade e pedir uma forcinha pra vocês. #pretinhonobbb #pretinhonafazenda (risos). Seria um grande sonho participar de um desses realities e vou contar um segredo hein!? Algo me diz que irei participar em breve, não me pergunte o porquê, mas sinto isso (risos), mas não conta pra ninguém é segredo!
Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. Para esse novo ano que está se iniciando, você já tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco?
Claudio Graças: Olha, por incrível que pareça, 2020 foi um ano em que aprendi muito, evolui demais. Para este ano quero formar minhas turmas de Confeitaria do Instituto Gourmet e tenho em meus planos montar um Ateliê Escola e a DoPretti uma empresa de Chocolates, mas também quero ser convidado para um novo reality (gostei da brincadeira, risos).
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Primeiro quero agradecer por todo o carinho de todos que acompanham meu trabalho e dizer que somos sim pessoas poderosas, cada um com seu super poder diferente, mas somos sim capazes de feitos incríveis, basta acreditarmos em nós mesmos
AGRADECE QUE CRESCE E ACREDITA QUE ACONTECE, essas frases fizeram muita diferença em minha vida desde o momento em que comecei a praticá-las diariamente.
Beijo enorme açucarados, vocês são INCRIIIIIIIIIIVEIS!" e para quem quiser continuar acompanhando, ele deixa um recadinho também: "É um enorme prazer deixá-las para que conheçam um pouco mais do Claudio Graças e do meu trabalho. Instagram: @claudiogracasoficial, Facebook: Claudio Graças, Tik Tok @claudiobakeoff e Youtube: Canal Cozinha do Preto." beleza?
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
segue o baile
ResponderExcluirvc é incriveeellll
É isso, super entrevista.
ResponderExcluirVibe incrível!!! Sucesso Claudio
Top top top
ResponderExcluir