quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Bruna Entrevista: 10x92 - Daniel Guedes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é fisiculturista e também nutricionista, estou falando do querido Daniel Guedes, que aceitou fazer uma mini entrevista aqui com a gente, vem conferir um pouco mais sobre suas experiências profissionais!

Bruna Jones: Você é fisiculturista, empresário e também nutricionista. Como foi que você acabou desenvolvendo esse lado de vida mais saudável e dos esportes? 
Daniel Guedes: Bem, eu comecei como empresário. Eu fui – e ainda sou – do ramo do suplemento alimentar. Eu trabalho com suplementos há mais de dez anos e, desde quando eu comecei na musculação, com 17 anos, eu me tornei um apaixonado por suplemento. Quando eu tive oportunidade, aos 28 anos, eu abri a minha primeira loja de suplementos, que chamava "Amazon Nutri". Fui um grande vendedor de suplementos no Norte. Ao mesmo tempo em que eu tive a loja, eu abri a 'Amazon Nutri Clinic", que foi a primeira clínica de nutrição esportiva do Norte. Na época, eu era somente um empresário e fiz parceria com grandes nutricionistas do Amazonas. Por meados de 2011, eu tive um convite, aos 31 anos, então, para estrear um campeonato. Até lá, eu não conhecia muito do esporte. Eu gostava da musculação e da suplementação. Em 2011, eu me consagrei campeão do Copa Manaus e, a partir dali, eu resolvi largar um pouco da minha vida desregrada e gostei muito e comecei a investir no esporte, no fisiculturismo. Anos depois, então, devido à necessidade dos meus clientes... Eu percebia que eles apostavam tudo no suplemento e esqueciam da parte mais importante, a nutrição. Na verdade, o ambiente me pressionou para fazer a Nutrição. Eu comecei a fazer a Nutrição e, logo em seguida, eu montei o Instituto Daniel Guedes. Hoje em dia, meu instituto é referência em Nutrição em Manaus. Trabalho com uma equipe de nutricionistas – cada um especializado – e com uma equipe multidisciplinar: nutrólogos, fisioterapeutas, psicólogos. A gente trabalha alinhado, de forma sistêmica com outras áreas. 

Bruna Jones: Como nutricionista, o que você diria sobre a importância da introdução da boa alimentação no início da vida? 
Daniel Guedes: Como nutricionista, eu posso falar que eu tenho assistido, participado de atendimentos à muitas crianças e a Nutrição vem perdendo a sua base na infância. Hoje em dia, as crianças comem muito mal, não fazem atividade física, não ingerem aquilo que seu corpo precisa para se construir, para se fortalecer como uma base. As crianças estão crescendo frágeis, sem produção de hormônio, sem os nutrientes principais para uma boa construção e acabam chegando à adolescente com vários problemas: imunidade baixa, falta de massa muscular, depressão... Tudo relacionado à má nutrição. 


Bruna Jones: A gente vive hoje uma era um pouco complicada com as redes sociais, na qual pessoas completamente despreparadas, mesmo não tendo formação acadêmica para isso, ficam dando "ensinamentos" sobre treinamentos e alimentações. Você poderia explicar aos leitores os riscos de seguir orientações sem saber se a fonte é apta para isso? 
Daniel Guedes: Eu posso falar que todo mundo tem um pouco de nutricionista. Todo mundo adora meter o bedelho. A pessoa vem ao nutricionista, mas chega à casa e a mãe não concorda, a irmã não concorda "porque não tá certo". Porque, hoje em dia, todo mundo quer meter o bedelho. A Nutrição tá muito forte, muito poderosa. Se tornou muito complexa. Eu falo que o nutricionista de hoje pode se tornar o médico de amanhã porque as doenças são envolvidas em torno da nutrição, da má nutrição, da má alimentação. As pessoas querem mais facilidade e não querem emagrecer; elas querem ser emagrecidas. Muitas pessoas se aproveitam da audiência, da popularidade, pra passar um pouquinho da "Nutrição", das informações não tão reais. Uma esperança de facilitar o processo de emagrecimento e de um corpo perfeito. As pessoas compram isso! As pessoas estão vibrando porque estão atrás disso, da facilidade. Quem entra com uma questão de facilidade, de um programa mais fácil, acaba aderindo. A dieta da moda, a dieta da atriz, a dieta do famoso. "Ah, porque o famoso é assim, eu vou fazer"... E a maioria deixa de ir ao nutricionista para ir atrás de um blogueiro famoso em busca de um milagre. 

Bruna Jones: Por conta da pandemia que estamos vivendo desde março do ano passado, muita gente passou a maior parte do tempo de modo sedentário e, conforme as coisas estão melhorando, estão buscando mudar os hábitos para um estilo de vida saudável. Quais são os cuidados a serem tomados e por onde devem começar ou retomar essa jornada? 
Daniel Guedes: O que mais aconteceu nessa pandemia foi a descoberta de como somos frágeis e de como nossa imunidade é baixa. É visível que as pessoas que tinham uma imunidade mais forte tinham mais "poder" contra esse vírus. Acontece que, no momento mais importante de fortalecimento de imunidade, as pessoas estavam/entraram num momento de piorar essa imunidade. A ansiedade em casa, os maus hábitos, a má alimentação. A ansiedade aumenta a ingestão de alimentos ruins. No momento em que as pessoas tinham que ter a imunidade mais forte, elas acabavam piorando a sua imunidade. Só pra você saber, na ingestão de um alimento, a sua imunidade cai por cinco horas, em média. Você via como a fila do Mc Donald's se entupia de carros com o início do lockdown. As pessoas descontavam a ansiedade em comida ruim e pioravam. Fora as academias que fecharam. Muitas pessoas que tinham o estilo de vida mais saudável, com uma atividade física, começaram a piorar seu estilo de vida devido ao fechamento das atividades que deveriam ser essenciais e se tornaram não tão essenciais assim para alguns governadores. 

Bruna Jones: Hoje você possui uma grande equipe te ajudando a desenvolver um excelente trabalho para os seus pacientes. Como é para você coordenar essa equipe e ainda influenciar positivamente na vida de tantas pessoas? 
Daniel Guedes: Nós precisamos não só ser profissionais da saúde e, sim, entrar na vida das pessoas. A gente precisa melhor esse relacionamento, essa empatia com os nossos pacientes, deixá-los mais à vontade. Sem pressão, sem cobrança, sem restrição... Esse é um grande diferencial. Quando você trabalha em equipe, cada um pode ser muito bom em uma área e essa equipe, se unindo, consegue dar muito mais resultado, um acolhimento muito maior para os clientes. Todos trabalham dessa forma, nesse relacionamento, nesse cuidado maior, nessa interação mais próxima com o cliente. Com essas pessoas estando mais próximas, elas acabam tendo mais liberdade, mais coragem pra falar as dificuldades, os deslizes, e a gente tá ali, bem próximo, para levantar a pessoa que cair. Todas as pessoas que caem levanta. Você pode cair várias vezes, mas não pode ficar no chão. Você pode cansar várias vezes; descansa e levanta de novo. A proximidade com o cliente, como equipe, como time, influencia muito com muito mais positividade a mudança de hábito de vida dessas pessoas. 


Bruna Jones: Quem te acompanha nas redes sociais sabe que você leva uma vida cheia de saúde e diversão. O que te inspira no seu dia-a-dia, seja como profissional educador ou simplesmente como ser humano? 
Daniel Guedes: Quando você trabalha com o que você gosta, não se torna um trabalho. Eu trouxe para o meu estilo de vida o esporte, o estilo de vida lifestyle. Eu fui me aprimorando. A gente foi se atualizando, modernizando e deixando mais completo e mais saudável essa vida. A atividade física/musculação é um pilar muito importante em relação à saúde, à minha saúde mental. Eu tenho uma doença autoimune que desenvolvi aos 33 anos e tive que estudar bastante e melhorar ainda mais a minha qualidade de vida, meu estilo de vida, minha alimentação para poder minimizar os danos causados por essa doença – uma doença de intestino chamado retoculite ulcerativa – e tentar aproveitar o máximo da qualidade de vida que a gente acaba perdendo com uma doença autoimune dessa. Meu dia a dia é inspirado nos meus filhos, na vontade que eu tenho de fazê-los evoluírem, de me tornar um pai melhor, um líder melhor, um profissional melhor, um marido melhor, um filho melhor, um atleta melhor, um profissional melhor... Tudo isso é o que me dá vontade de, todos os dias, trabalhar, fazer dinheiro, comer bem, ajudar as pessoas, curtir os filhos e estar sempre servindo de inspiração para tantas pessoas que entram em contato comigo falando que eu os inspiro, que mudaram por minha causa. A gente sempre tenta levar o bem da melhor forma possível e, sem querer, acaba se tornando uma inspiração. Muitas pessoas acabam se espelhando no que a gente faz e isso se torna, a cada vez mais, uma responsabilidade ainda muito maior.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário