sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Bruna Entrevista: 10x96 - Fabrício Girão (Almanaque Disney)


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é alguém que eu acompanho desde o começo praticamente, estou falando do queridíssimo Fabrício Girão, que comanda o twitter e agora site, Almanaque Disney, uma das melhores páginas sobre o universo Disney das redes sociais e hoje ele aceitou vir compartilhar um pouco sobre suas experiências e projetos, vem conferir!

Bruna Jones: Antes da gente falar sobre o "Almanaque Disney", vamos falar um pouquinho sobre a sua escolha de carreira, sim? Você é jornalista formado, o que te motivou a acabar escolhendo essa área profissional? 
Fabrício Girão: Eu não lembro exatamente o que me fez escolher o jornalismo, mas quando eu estava no ensino médio, já era uma coisa muito concreta na minha cabeça. Mas também tem um pouco daquele clichê: eu gosto muito de ler e escrever, além de gostar muito de acompanhar os noticiários, nacionais e internacionais. Eu só tinha uma certeza, que era que eu não ia fazer nenhuma faculdade na área das exatas, que envolvesse cálculo, matemática e afins. Sou péssimo.

Bruna Jones: Eu acredito que pessoas que escolhem a área do jornalismo, normalmente são pessoas que sentem prazer em escrever e relatar informações, além de também ter bastante criatividade circulando em sua vida. Antes do "Almanaque Disney", você chegou a ter outros projetos ou até mesmo diários, ou planejamentos em mente? 
Fabrício Girão: Não, mas porque o "Almanaque Disney" coincidiu com o início da minha vida profissional. Eu me formei no fim de 2018, e criei o "Almanaque Disney" em março de 2019. Então, ele foi o meu primeiro projeto já como jornalista. 

Bruna Jones: Falando agora sobre a sua relação com a Disney, vários de nós crescemos acompanhando os clássicos, seja em casa ou no cinema, rodeados de figurinhas, brinquedos e outros produtos da empresa... Qual é a sua história com a Disney? O que te motivou a escolher justo ela como ferramenta de trabalho? 
Fabrício Girão: A Disney faz parte da minha vida desde muito cedo. Eu nasci em 1997, então a minha infância foi uma mistura dos clássicos da Disney nos anos 1990, da chamada Era da Renascença, e os filmes da Pixar do começo dos anos 2000, que marcaram as minhas primeiras idas ao cinemas. Hoje adulto, eu continuo apaixonado por cinema de animação, que é provavelmente a minha coisa favorita de todo o cinema. Só que agora, entendendo melhor como esses filmes são feitos, todo o trabalho artístico por trás deles, tem também um interesse por todo esse conteúdo da indústria da animação, além do interesse nos filmes em si. Foi exatamente por isso que eu comecei o "Almanaque Disney", eu não via essa cobertura tão direta, detalhada, das animações da Disney e sabia que tinha um público por aí que queria consumir esse conteúdo. 

Bruna Jones: Como iniciei na pergunta anterior, o seu projeto "Almanaque Disney" surgiu primeiramente nas redes sociais, como o Instagram e o Twitter. Você tinha alguma meta ou planejamento para o que estava fazendo lá no inicio, ou surgiu apenas como um hobby? 
Fabrício Girão: Eu não tinha nada específico pensado. Eu sabia que eu queria cobrir as notícias de filmes e séries dos estúdios da Disney, mas não tinha muita ideia de como seria isso. Eu fui meio que aprendendo enquanto fui fazendo. Depois de mais de um ano, eu comecei a planejar o site, que foi inaugurado em setembro, porque eu sentia que o "Almanaque Disney" precisava desse espaço que fosse nosso para publicar textos e análises um pouco mais aprofundadas, além de agregar todas as nossas críticas. 

Bruna Jones: Em março deste ano o "Almanaque" completou três anos de estrada, no decorrer destes anos você conseguiu bastante apoio de diversas pessoas influentes do universo das animações. Como é para você ter o apoio de tanta gente especial? 
Fabrício Girão: São dois anos, na verdade. E eu digo que é uma loucura todo esse apoio. O "Almanaque Disney" chamou atenção de MUITA gente que trabalha com jornalismo de entretenimento e que eu acompanho o trabalho há muito tempo, então ver essas pessoas seguindo, compartilhando e elogiando a página ainda me deixa um pouco surpreso/envergonhado. Saber que o que eu faço tem o apoio de tanta gente fantástica é muito gratificante. 

Bruna Jones: Falando em apoio, o público que te acompanha é essencial, tanto para o crescimento profissional, quanto para ter uma motivação pessoal. Ao longo dessa pandemia que infelizmente estamos vivendo, é visível ver o crescendo da página e relatos de pessoas agradecendo por estar ajudando de alguma forma. Como é para você essa relação com os fãs do seu trabalho? 
Fabrício Girão: Toda a ideia de fãs ainda é algo muito surreal pra mim, mas eu não tenho nem palavras pra descrever a sensação de ter essas pessoas que se importam com o trabalho no "Almanaque Disney", acompanham diariamente, comentam e deixam até as notificações ativadas! Eu sigo fazendo as coisas pensando sempre no conteúdo que eu enquanto fã gosto de consumir, mas também sempre prestando atenção ao que eles falam e pedem.

Bruna Jones: Com o crescimento nas redes sociais, você acabou investindo em um próprio website para ampliar ainda mais o seu trabalho, como surgiu a ideia de expandir o seu universo criativo? 
Fabrício Girão: Como eu falei ali na outra pergunta, o site surgiu dessa necessidade de ter esse lugar para agregar os conteúdos produzidos no "Almanaque Disney", principalmente as críticas. Eu, particularmente, gosto bastante porque dá pra ir bem além dos 280 caracteres do Twitter e de uma publicação no Instagram. 

Bruna Jones: Nos últimos anos a Disney cresceu bastante e acabou absorvendo outras empresas, ampliando ainda mais o próprio conteúdo. Além disso, também sempre existem as parcerias... Como você faz para se manter informado de tudo? Existem outros membros por trás do "Almanaque Disney"? 
Fabrício Girão: É uma tarefa bem árdua e, na verdade, eu nem dou conta de postar 100% das notícias de todos os estúdios da Disney que saem durante o dia, porque é uma montanha de informação. Então, antes de tudo, tem um trabalho muito detalhado de selecionar o que é mais relevante, o que precisa ser informado primeiro e como melhor veicular essas notícias. Eu tenho ajuda de muuuita gente nos bastidores, pessoas cujo apoio é fundamental para que o "Almanaque Disney" fosse criado e esteja aí até hoje. No entanto, no dia a dia, sou só eu que produzo o conteúdo de todas as nossas redes. 

Bruna Jones: Em breve você também vai começar o próprio podcast, ampliando ainda mais as plataformas onde o público poderá acompanhar o "Almanaque". Pode compartilhar um pouco sobre como ele funcionará e o seu diferencial?
Fabrício Girão: Assim como o próprio "Almanaque Disney", o Nunca Teve um Podcast Assim vai ser um podcast centrado na cobertura jornalística. Toda segunda-feira terá um novo episódio, que traz um resumo das principais notícias de filmes e séries da Disney divulgadas durante a semana. Ele vai ser um pouco diferente dos demais podcasts que falam sobre Disney e animações porque a ideia é ser mais curto, com episódios de no máximo 30 minutos de duração, e 100% focados na cobertura de notícias Disney. 

Bruna Jones: Além do podcast, tem mais novidades que você pode compartilhar com a gente? Algo que podemos ficar esperando para os próximos meses?
Fabrício Girão: Por enquanto, o podcast é o principal projeto do "Almanaque Disney" em andamento. E acho que com todo o resto já é trabalho demais 😂😂

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Pessoal, muito obrigado por todo o apoio de vocês. O "Almanaque Disney" só tem a expressão que tem hoje porque vocês acreditaram no trabalho da página e permitiram que ela fosse crescendo de forma natural, somando cada vez mais apaixonados pelos universos da Disney. Obrigado por depositarem tanta confiança no que a gente faz, e podem ter certeza que o "Almanaque Disney" entrega 100% de comprometimento nessa missão de manter vocês informados." e para quem quiser acompanhar nas redes, também tem recadinho: "Vocês podem seguir o "Almanaque Disney" no @almanaquedisney, tanto no Twitter quanto no Instagram. O nosso site AQUI.!"


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário