sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Bruna Entrevista: 10x99 - Estefano Zaquini


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da primeira temporada do "MasterChef" da Band e foi vice-campeão do "MasterChef: A Revanche", estou falando do querido Estefano Zaquini que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora! 

Bruna Jones: Antes de ficar nacionalmente conhecido, você trabalhava como assistente de serralheria, certo? Como é que você conciliava a profissão com o amor à gastronomia? Aliás, de onde surgiu essa paixão?
Estefano Zaquini: Eu trabalhei de assistente de serralheria com meu tio dos 14 aos 18 anos, que foi quando minha tia me inscreveu no “MasterChef”. Mas muito antes disso, com 8 anos de idade, eu já começava a fazer doces e salgados para vender, para comercializar, a fim de ajudar minha família numa segunda renda, porque era muito difícil. Então eu fazia tanto porque gostava, quanto para ajudar minha família. Aí surgiu o amor pela gastronomia. Minha vó é irmã de mais seis mulheres, então cozinhavam muito bem e aí veio essa herança meio que de família. 

Bruna Jones: Em 2014, você esteve brilhando na cozinha do “MasterChef Brasil”. Quais foram as suas principais motivações para encarar esse desafio? 
Estefano Zaquini: Na verdade em 2014, no “MasterChef”, eu não sabia muito bem o que estava fazendo ali, sendo bem sincero. Eu fui porque minha tia me inscreveu, eu fui porque vi uma oportunidade de mudar de vida e minha família foi minha principal motivação. Eu queria estar ali para mudar de vida, para dar uma vida melhor à minha família. 


Bruna Jones: Já em 2019, foi ao ar a temporada “A Revanche”, com ex-participantes das seis primeiras temporadas do programa. Como foi a sensação de voltar à cozinha e poder corrigir eventuais erros do passado? 
Estefano Zaquini: Em 2019, na “Revanche”, eu entrei muito mais preparado. Eu estava ali para ser uma revanche com o Estefano de 2014, não estava muito preocupado com os outros participantes, e sim em mostrar a cozinha que eu não mostrei em 2014 e com uma responsabilidade muito maior, porque eu já tinha trabalhado com um dos chefs, que era o chef Erick Jacquin. A sensação de voltar à cozinha foi uma sensação de revigor. De revigorar aquele Estefano de 2014 que saiu da cozinha com vergonha. A sensação foi de voltar para fazer muito melhor. 

Bruna Jones: Comparando essas duas experiências diferentes, qual delas você sente que lhe representa melhor enquanto cozinheiro? 
Estefano Zaquini: Com certeza a de 2019. Lá eu consegui mostrar a cozinha que tem dentro de mim, a cozinha paixão, a cozinha raiz, a cozinha que eu aprendi. Então a temporada de 2019 foi a que melhor me representou como cozinheiro. 

Bruna Jones: Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa? 
Estefano Zaquini: Na verdade eu levava muito a sério e eu acatava muito o quê os jurados falavam. Todas as críticas, todos os ensinamentos, todas as maneiras que eles diziam para a gente como fazer, como não fazer... Eu acatava muito, levava aquilo para mim. Aí eu juntava o que eles falavam com a experiência profissional e aplicava sempre nos meus pratos. 


Bruna Jones: Sabemos que os três jurados do programa não mantém muito contato com os participantes fora das gravações para que se mantenha certa neutralidade. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin? 
Estefano Zaquini: Minha relação com a Paola e o Fogaça era realmente a relação que tinha ali em frente às câmeras. Já com o chef Jacquin eu tive uma relação desde 2014 uma relação um pouco mais profissional por trabalhar com ele no “Tartar & Co”. Foram quatro anos trabalhando com ele, então quando eu voltar em 2019, já tinha uma relação de empregado e patrão, de chefe e subordinado. Então ali eu já sabia mais os gostos, eu já sabia como era trabalhar com ele, já sabia as exigências dele, já sabia como ele era, então eu tinha uma relação maior com o chef Jacquin. 

Bruna Jones: Hoje em dia, você é confeiteiro e trabalha com doces em geral... Quais são os seus doces favoritos, tanto para criação, quanto para consumo? 
Estefano Zaquini: Hoje em dia eu já sou um chef profissional, formado em confeitaria, formado em gastronomia. As criações que eu mais gosto de fazer são com chocolates com sabores diferentes, usando produtos nacionais, produtos brasileiros, então para mim os meus doces preferidos são aqueles com frutas e chocolates, tanto para fazer, quanto para comer. 

Bruna Jones: Além disso, você também atua como professor e já lançou um e-book. Como é feita a ligação entre esses projetos e o seu trabalho como confeiteiro e dono da “Zaquini Bistrô e Confeitaria”? 
Estefano Zaquini: Essa é uma das perguntas que mais vou gostar de responder. Para mim, Deus me colocou para disseminar conhecimento. Para mim há uma relação muito grande entre ser confeiteiro, professor e dono de confeitaria, porque eu consigo ensinar tanto as minhas experiências profissionais, quanto aquilo que eu adquiri. Então, ser um professor, levar o conhecimento, é uma das melhores coisas da minha vida, de verdade. 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo? 
Estefano Zaquini: Hahaha, essa pergunta é muito legal, muito legal mesmo! Eu acho que para o BBB não, não sei bem o porquê, mas acho que não aceitaria o convite. E da Fazenda acho que pensaria um pouco mais, aí eu teria que ver com a família, com a minha noiva, porque não seria só eu a ser exposto. Um programa diário a nível nacional de emissoras com bastante evidência... Mas eu acho que sobre A Fazenda eu pensaria, BBB acredito que não mesmo. 

Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. E agora, já em 2021, ainda enfrentamos uma pandemia mundial. Mesmo assim, você tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco? 
Estefano Zaquini: 2020 foi um ano de muito aprendizado, 2020 foi um ano de ter que aprender a dizer “eu te amo”, porque você não tinha consciência, você não sabia o que te espera, e agora em 2021 ainda a pandemia continua, mas mesmo assim nós estamos aprendendo a viver com ela. Agora em 2021 eu lancei nesse finalzinho de primeiro semestre, iniciando o segundo semestre, a minha “Comunidade Estefano Zaquini”. E o que é a “Comunidade Estefano Zaquini”? É uma comunidade em que eu ensino como ser empreendedor no Brasil, mas não só isso. Eu ensino receitas, ensino técnicas, ensino como vender, ensino como fazer da confeitaria, da gastronomia, uma renda principal, deixar de ser segunda renda, porque muita gente fez da confeitaria e da gastronomia segunda renda na época de pandemia, mas agora está precisando dela como renda principal, então eu ensino muito nesse meu novo projeto. Na “Comunidade Estefano Zaquini” a gente posta conteúdos diários, semanais, quinzenais e mensais, porque mensalmente tem uma aula ao vivo diretamente comigo, tirando todas as dúvidas dos alunos. É um projeto que eu e minha equipe estamos nos empenhando muito para dar certo, e num valor super acessível de R$34,90. Então quer dizer, não é dinheiro, é ensinamento, é passar o que eu adquiri. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Na verdade o que eu posso deixar aos fãs é um muito obrigado pelo carinho que sempre recebi. Meu primeiro “MasterChef” foi em 2014 e eu, hoje em 2021, 7 anos depois, ainda tenho muito carinho por eles e eles por mim. Recebo carinho e mensagens diárias, então meu muito, muito obrigado a todos que me acompanham, a todos que admiram meu trabalho e que gostam de mim."


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário