segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Bruna Entrevista: 10x91 - Lory Côrtes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Convidamos a queridíssima Lory Côrtes, que é uma YouTuber maravilhosa que fala sobre o universo Disney que a gente tanto ama, mas que além disso, também traz conteúdos sobre livros, musicais e muito mais! Hoje ela compartilha um pouco de suas experiências com a gente, vem dar uma olhadinha.  

Bruna Jones: Em março de 2019 você deu inicio ao canal do YouTube que leva o seu nome "Lory Côrtes" no qual você traz conteúdo semanal sobre o universo da Disney e também dos musicais, como foi que surgiu a ideia de criar o canal? 
Lory Côrtes: Eu trabalho em casa desde 2017 e sentia falta de alguma atividade criativa e pra mim, já tinha pensado em criar um canal no YouTube, mas eu sou bem tímida na "vida real" então achei que não seria uma boa e nem tinha ideia de nicho ou do que falar. Meu namorado, Beto, me incentivava, mas eu ignorava rs...  Até que um dia estávamos eu, ele e nosso melhor amigo e começamos a fazer uns testes do buzzfeed e um deles era pra identificar os filmes da Disney pela tela de abertura e eu acertei alguns e esse amigo, Ícaro disse que eu sabia muito e devia começar um canal sobre Disney. Foi aí que a ideia realmente nasceu e uma semana depois eu estava começando o canal. 

Bruna Jones: Todo inicio de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse inicio até conseguir estabelecer um publico fiel?
Lory Côrtes: Eu comecei sem grandes expectativas e metas, só queria me divertir e compartilhar meu amor por animações e filmes da Disney, então comecei enviando para amigos e família e fui andando bem devagar nesse sentido de ganhar inscritos. Comecei a acompanhar muitos canais do nicho na mesma época e logo me apaixonei pelo Sugar Rush da Fernanda Schmolz, temos opiniões e estilos muito parecidos, e a primeira "crítica" que fiz no meu canal foi do live action de Dumbo, acabei fazendo um tweet comentando que achamos a mesma coisa do filme e ela respondeu. Desde então começamos a nos falar e ela também é do Rio, então fizemos uma collab juntas e foi o primeiro momento que tive um "boom" de seguidores. Aos poucos fui conhecendo outros criadores, estudando sobre a plataforma e tentando me profissionalizar, e tudo isso foi me ajudando a formar meu público. Ainda sou considerada pequena, com 1.600 inscritos, mas fiquei muito feliz quando batemos a marca dos 1k e me sinto muito grata por todos que me acompanham, alguns desde o início. É bem difícil crescer e conseguir números gigantescos, mas prefiro ter um público que realmente me acompanha por gostar do meu conteúdo do que apenas números vazios. 


Bruna Jones: Hoje a Disney possui um material muito vasto em seu acervo, principalmente pela compra de outros estúdios como o Marvel, Fox, Blue Sky, Lucasfilm e outros... E fora isso, eles próprios estão crescendo bastante com conteúdos para a plataforma de streaming e live-actions inspirados nos desenhos clássicos... Em meio a tudo isso, como é para você em primeiro lugar ser fã dos projetos e estar vivenciando esse momento cheio de novidades? E como YouTuber, como você separa o que é útil para o seu trabalho (até mesmo para as outras plataformas que você trabalha) e o que você pode acabar deixando de fora?
Lory Côrtes: Quando a gente para para olhar a Disney tem MUITA coisa e é conteúdo saindo o tempo todo, ao mesmo tempo em que eu fico feliz de ter sempre algo novo para assistir ou curtir, não amo a fase criativa que o estúdio está passando, principalmente no departamento de live actions e como tem lidado com o Disney Plus. Eu tento sempre ser uma fã crítica, que se permite amar e curtir os filmes e séries, mas também enxergar os defeitos e decisões ruins e comentar sobre. No meu canal eu foco principalmente nas animações da Disney, Pixar e nos live actions maiores, como os remakes dos clássicos, então vou sempre filtrando pro essas categorias primeiro. Mas o público sempre pergunta minha opinião sobre algum material da Marvel e até animações de outros estúdios, para isso criei o quadro #OffDisney onde falo sobre algo fora desse universo, como a recente animação A Família Mitchel e a Revolta das Máquinas ou a série Julie and the Phantoms. E com o podcast, agora tenho mais um meio e formato para falar de outras coisas que não dá tempo de abordar no canal. Principalmente Marvel, que meu parceiro André do Mundo Camundongo adora. As vezes é difícil escolher do que falar, ou conseguir colocar tudo na agenda, mas tento priorizar minha saúde e os conteúdos que eu sinto que quero mais discutir ou que teria coisas mais relevantes para falar. 

Bruna Jones: Dentro do seu canal a gente encontra diversos tipos de informações diferentes sobre esse universo Disney e de musicais, você traz informações e curiosidades que quase ninguém sabe sobre os filmes, como por exemplo, as continuações que não foram lançadas ou princesas esquecidas... Também traz informações sobre as novidades, dá a sua opinião sobre os lançamentos, comenta sobre os livros e diversos outros tipos de conteúdos. Entre todos os modelos de vídeos, quais são os que você mais se diverte produzindo e pesquisando?
Lory Côrtes: Eu amo os conteúdos em série do meu canal, os que chamo de quadros como "Eras da Animação", "Versões das Princesas", "#LoryExplica", "Mundos Disney" e etc... Esses são vídeos que eu gosto muito de pesquisar e escrever, eu adoro saber mais sobre os bastidores da empresa e do mundo das animações e dos personagens, então sempre tento ter algum conteúdo desse estilo no canal. Escrever roteiro não é um dos meus maiores fortes, mas sempre me esforço para levar vídeos coerentes e cheios de informação. De vez em quando faço vídeos mais leves e soltos, como rankings, quiz e brincadeiras que são divertidíssimos de gravar e que acho que trazem o público para mais perto de mim, mostrando mais da minha personalidade. As lives que faço no canal também ajudam bastante para isso. E é sempre muito emocionante quando lança um trailer ou filme novo que eu estava esperando muito. É sempre uma correria para assistir, escrever roteiro, gravar e editar, mas adoro! 

Bruna Jones: Inclusive falando um pouco mais sobre o seu gosto pessoal, qual é a sua animação da Disney/Pixar favorita de todos os tempos e qual é aquele filme que a geração atual não conhece muito bem e que você acha que deveriam aproveitar o Disney+ para conhecer?
Lory Côrtes: Minha animações favoritas da Disney são A Pequena Sereia e Moana, são duas histórias e personagens que se conectam muito comigo e que foram muito importantes da minha história com o estúdio. Da Pixar meus favoritos são Monstros SA e Os Incríveis, dois filmes que eu via quase todo dia quando criança e até hoje sei todas as falas rs... Por causa da demora que esse filme teve para entrar no catálogo brasileiro, ele acabou ganhando um burburinho na internet, mas se você ainda não conhece Planeta do Tesouro, por favor corra para assistir. As Peripécias do Ratinho Detetive é outro filme que não é todo mundo que conhece, mas eu amo. E podemos perceber que todos esses filmes da Disney que eu citei são do John Musker e Ron Clements, meus diretores favoritos do estúdio 💜


Bruna Jones: Muita gente acredita que atualmente dá para "viver de YouTube" e outras mídias sociais, que é só disponibilizar qualquer conteúdo nas redes e esperar pelo pagamento no final do mês, mas sabemos que não é bem assim. Atualmente você possui projetos paralelos ao conteúdo que você entrega ou você está neste momento completamente focada em crescer como criadora de conteúdo?
Lory Côrtes: Eu sou formada em Publicidade e Propaganda e sempre trabalhei como designer gráfica, ainda faço alguns freelas na área, mas cada vez menos e ajudo minha mãe com o ateliê de costura criativa dela, mas o canal e meu trabalho como criadora de conteúdo tem sido minha prioridade. É muito difícil conseguir viver disso, mas enquanto eu estiver me divertindo e me mantendo criativa, vou continuar me esforçando para que o "lucro" venha. 

Bruna Jones: Outros de seus projetos são o "Papo no Castelo" que é um podcast sobre o universo Disney e o Clube de leitura onde você indica um livro para os seus seguidores e depois vocês comentam sobre o conteúdo dele. Como foi que surgiu esses projetos?
Lory Côrtes: Eu sempre quis ter um podcast, desde a época em que eu trabalhava fora e ouvia o Nerdcast no ônibus rs... Mas nunca entendi muito sobre essa mídia e depois que comecei o canal não tinha tempo para editar episódios de uma hora, então deixei essa vontade de lado. Até que ano passado, em 2020 conheci o André do Mundo Camundongo que tinha um podcast chamado Multiverso Mickey e viramos amigos. Ele acabou saindo desse podcast e me fez a proposta de criarmos algo nosso. Eu aceitei na hora e foi assim que o Papo no Castelo nasceu :D O Clube do Livro da Lory é algo que eu já tinha vontade de fazer e resolvi começar esse ano. Gosto muito desse projeto e tenho vontade de ver ele crescendo, pois amo livros e tem sido muito gostoso compartilhar minhas leituras e opiniões com meus seguidores. De vez em quando me dá vontade de criar um outro canal ou Tik Tok para falar só de livros, mas realmente não seria algo viável no momento rs... 

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe?
Lory Côrtes: É surreal! Ainda sou pequena e nunca conheci ninguém que me segue pessoalmente, mas ainda é muito estranho pra mim saber que pessoas me seguem e querem ouvir o que eu tenho pra falar e perguntam minha opinião sobre as coisas. Ainda sou tímida no offline, mas adoraria ir para uma Comic Con e encontrar alguns dos meus seguidores e outros criadores de quem virei amiga. Como ainda sou nova no meio e pequena, nunca passei por nenhuma experiência ruim ou algo do tipo. Espero que nunca aconteça rs...


Bruna Jones: Muitos YouTubers acabaram migrando nos últimos anos da plataforma para o cinema, televisão ou lançando livros... E até mesmo participando de realities como o "BBB". Você se aventuraria em uma dessas áreas?
Lory Côrtes: Realities e coisas desse tipo com certeza não. Sou muito sem graça fora da internet e ninguém ia querer me ver o dia todo jogada num canto lendo rs... Mas adoraria um dia escrever um livro (nada biográfico, quem sou eu para isso?) ou ser convidada para participar de algum programa na TV ou até em outros canais maiores como da própria Disney, ou de plataformas estilo Netflix, TNT e afins. Já fiz teatro por alguns anos quando mais jovem, mas não sou boa atriz, então acho que não faria coisas nesse sentido. Mas eu gosto muito da internet e de ter meu próprio cantinho onde eu posso escolher o que falar, como e ter controle total sobre minhas criações. 

Bruna Jones: Infelizmente 2020 acabou sendo um ano bem atípico por causa da pandemia e muitos projetos acabaram sendo adiados, ainda que hoje a situação ainda não esteja completamente normalizada, existem novidades suas vindo por ai? Algo que você possa compartilhar com o seu público?
Lory Côrtes: Eu comecei o podcast, o clube do livro e o clube de membros do canal esse ano e até dei uma chance para a Twitch, mas não amei rs... Fora isso, estou construindo um estúdio/escritório na minha casa para ter um espaço dedicado para minha criação de conteúdo, o que vai me dar mais liberdade para fazer cenários e coisas diferentes. Após essa "mudança" já tenho umas ideias de vídeos novos que quero produzir. E ainda muito numa fase inicial, estou estudando a possibilidade de abrir uma marca de roupas e acessórios de decoração cheias de magia Disney. Vocês são os primeiros a saber disso rs... Ainda não é algo concreto, mas adoraria começar esse novo empreendimento ainda esse ano e dar a oportunidade de meus seguidores terem algo físico criado por mim na casa deles. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Primeiramente, muito obrigada por me chamar para essa entrevista! Me sinto muito especial rs... Se você ama o mundo da Disney e tá procurando um conteúdo divertido, mas crítico, vem conhecer meu trabalho! Eu sempre tento trazer pautas que eu considero importantes para meu conteúdo como feminismo, diversidade LGBTQIA+ e diversidade racial. Não é porque estamos falando de "filmes para crianças" que não podemos ser críticos e levantar conversas importantes." e para quem quiser encontrar ela nas redes, ainda tem um recadinho: "Mais uma vez muito obrigada por me receber aqui :D Vocês me encontram no Youtube como Lory Côrtes (AQUI), nas redes sociais como @lorycortes_ e meu podcast Papo no Castelo está disponível nas principais plataformas de streaming! Um beijo!"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário