quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Bruna Entrevista: 13x38 - Daniel Powter


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é internacional, o que deixa tudo ainda mais divertido! Convidamos o querido músico, Daniel Powter, para saber um pouco mais sobre como foi o inicio da sua carreira, a composição de músicas de sucesso e muito mais. Bora conferir o nosso papo? Vem comigo!

Bruna Jones: Hoje você tem uma carreira renomada na música, com vários hits de sucesso, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos voltar ao começo... Qual foi seu primeiro contato com a música e o que te motivou a buscar uma carreira nela?
Daniel Powter: Eu estava imerso na música desde as minhas primeiras memórias. Minha mãe era uma ótima pianista e estava sempre tocando trechos clássicos aqui e ali. Se ela não estava fazendo isso, ela estava ouvindo óperas e coisas do tipo "Madame Butterfly", "Carmen e Tosca". Minha família era obrigada a ir à sinfonia em qualquer fim de semana em que ela tocasse. Acho que você pode dizer com segurança que a música me cercava 24 horas por dia, 7 dias por semana. Acho que por padrão ou osmose a música clássica se tornou a trilha sonora da minha infância. No entanto, nunca pensei intencionalmente em ter uma carreira na música. Isso realmente se tornou um acidente maravilhoso. 

Bruna Jones:
 Todo começo de carreira tende a ser um pouco mais difícil, especialmente para aqueles que buscam uma carreira artística. Como foi o começo da sua jornada, antes de você conseguir se estabilizar na música?
Daniel Powter: Eu realmente tive dificuldades na escola desde o começo. Eu era disléxico e não conseguia discernir entre a letra P ou o número 9 e também misturava meus B's e D's. Eu não conseguia acompanhar as outras crianças e logo me vi dissociando na aula. Ou, como meus professores diziam aos meus pais, "Ele é um sonhador". Acho que a única coisa que fazia sentido para mim era o piano que tínhamos em nossa sala. Eu conseguia tocar imediatamente uma melodia ou música depois de ouvir apenas uma vez e não tinha treinamento formal. Acho que sendo um estranho e não tendo amigos de verdade, procurei consolo na música. Era escapismo para mim. Era conforto e eu estava começando a criar meu próprio universo.


Bruna Jones: Desde que você começou sua carreira, vem alcançando grandes sucessos musicais, qual é seu processo de inspiração ao compor uma música?
Daniel Powter: Bem, eu definitivamente não sou um compositor prolífico. Na verdade, eu provavelmente não escrevo mais do que 3 ou 4 músicas em um ano e dessas eu acabo lançando 1 delas, mas... Provavelmente não. Eu sou o pior pesadelo de qualquer editora 🤣 Acho que tiro a maior parte da minha inspiração de filmes... Como uma cena ou um momento em um filme que desperta um pensamento musical. Às vezes consigo capturar esse sentimento. Eu gravo no meu telefone e se eu ainda gostar dela alguns dias depois, tento criar algo a partir disso.

Bruna Jones: Todo artista tende a ser um pouco rigoroso e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você tende a exigir mais de si mesmo ao compor ou organizar um projeto artístico? Se sim, como você lida com isso?
Daniel Powter: Eu realmente sinto que a maioria das músicas que ouço agora são tão perfeitas que acabam não tendo alma. Eu propositalmente tento executar rápido e, ao gravar, aceito as falhas e os contratempos. Como o vocal pode ser um pouco "afinado" em um momento, mas o sentimento está lá, então não quero consertá-lo. Todas as músicas, até mesmo "Bad Day", são falhas, mas é aí que acredito que o público se conectará com você. Quer dizer, estou assumindo que você é brasileiro, então vamos pegar na minha opinião, o maior dos grandes como Antônio Jobim. Ele foi além do incrível e se você ouvir com atenção, está longe de ser perfeito, mas está tudo bem para mim. É real e lindo pra caramba e eu apostaria que em 100 anos ainda será lindo. Agora, se você pegar a merda homogeneizada que ouvimos agora, posso prometer que não terá lugar em 3 anos, muito menos em 100. Opa, desculpe, me empolguei um pouco, mas para registro, Jobim era meu G!

Bruna Jones: Com a música, você teve a oportunidade de viajar pelo mundo e se apresentar em vários festivais, prêmios e outros eventos... Imagino que com isso você tenha algumas boas histórias para contar, você poderia compartilhar uma que foi incomum?
Daniel Powter: Eu provavelmente diria que tocar no Live 8 em Berlim foi o mais incomum. Eu estava sentado nos bastidores e na minha frente estava meu ídolo Brian Wilson. Eu estava com alguns da minha banda e eles me encorajaram a falar com ele, mas eu estava muito nervoso porque não quero nenhuma interação que estrague minha adoração a ele... Quero dizer, e se ele me mandasse se foder e agora toda vez que eu ouvisse uma música dos Beach Boys eu me tremesse? Eu não queria isso! De qualquer forma, subi as escadas para fazer uma rápida passagem de som e eu estava cantando e ele estava atrás de mim balançando a cabeça e sorrindo e pode ter sido o melhor momento da minha vida! Ainda um pouco incomum, no entanto.


Bruna Jones: Obviamente esse não é o foco de alguém que trabalha com música, mas acredito que é um grande prazer ver seu material sendo usado como trilha sonora para séries de televisão e filmes ao redor do mundo. Como é para você ver sua música contribuindo para outras histórias?
Daniel Powter: Essa é uma ótima pergunta, na verdade... Meus filhos me mostraram o filme "Alvim e os Esquilos" há cerca de um ano porque eu nunca tinha visto o filme ou ouvido a versão de "Bad Day" no filme. Acho que o que eu amei naquele momento em particular foi a reação dos meus filhos a ele. Eles não sabiam que a música estava naquele filme, então eles vieram gritando pelos corredores até o quarto. Eu pensei que a casa estava pegando fogo, que alguém estava ferido. Eles não eram nascidos quando a música foi lançada, então foi legal ver seus olhos brilharem. Até onde eu sei, acho que nunca vou ficar animado, a menos que Spielberg ou Scorsese me peçam para escrever algo para eles... Se você os conhece, eu faço isso de graça!

Bruna Jones: Uma dessas músicas que acabaram virando trilha sonora no mundo todo foi "Bad Day", que você relançou recentemente com um novo arranjo em um novo videoclipe no YouTube. O que motivou esse relançamento? Como foi para você trabalhar novamente nessa música que marcou uma geração inteira?
Daniel Powter: Eu estava na Alemanha escrevendo para a Patricia Kelly e enquanto filmava o vídeo para o seu novo single eu estava apenas brincando no piano. O diretor do vídeo e a equipe estavam me pedindo para tocar "Bad Day", então relutantemente eu concordei em tocar. Talvez tenha sido o fundo branco ou as luzes, mas pela primeira vez em muito tempo eu me senti reconectado à música. Isso pode soar estranho, mas quando "Bad Day" se tornou tão grande eu realmente não senti mais que era minha música. Eu senti que pertencia ao mundo. Ver tantas variações criadas por outros foi realmente um dos momentos mais inspiradores da minha vida. Arranjos diferentes, idiomas diferentes, países diferentes... foi difícil para mim reivindicar a propriedade. No entanto, estando na Alemanha e tocando pela primeira vez em anos, ouvi uma parte musical que surgiu na minha cabeça, que é a nova melodia vocal no final da música. Eu sabia que se não gravasse, sofreria com essa melodia irritante que ficaria quicando na minha cabeça.

Bruna Jones: Uma das maiores mudanças que encontramos entre os anos 2000 e hoje é a maneira como os fãs se relacionam com os artistas. No passado, você tinha que ir até as portas das gravadoras, estúdios de televisão, aeroportos, etc... E hoje, você pode ter acesso mais fácil pelas mídias sociais. Como você avalia essa mudança que ocorreu nos últimos anos?
Daniel Powter: Acho que sou abençoado porque lancei meu primeiro disco no final do mercado físico. Em outras palavras, eu estava no mundo do CD e a Warner Music gastou uma fortuna no marketing do disco quando ele ganhou força na Europa. Os orçamentos naquela época para discos de sucesso eram enormes porque as gravadoras estavam ganhando muito dinheiro com CDs. Eu também trabalhei com A&R incrivelmente talentosos como Lenny Waronker e fui contratado diretamente pelo CEO na época, Tom Whalley. Tom acreditou em mim quando ninguém mais acreditou. Eu não teria absolutamente nenhuma carreira se não fosse por Tom. Acho que meu ponto é que quando você tem acesso a grandes gravadoras e pessoas que sabem como fazer grandes discos, é muito mais fácil de se destacar. Mas no final do dia ainda tem que ser uma ÓTIMA música ou não faz diferença. A maneira como foi configurado naquela época é que o A&R era o guardião. Eles assinavam o que acreditavam e recusavam o que consideravam não atender ao padrão. Não consigo nem começar a dizer quantas caixas de CDs que estavam fechadas eu vi em alguns escritórios. Esses CDs representavam todos os artistas e bandas que nunca teriam uma chance. Estou disposto a apostar que havia algum talento incrível escondido naquela pilha. Agora, com a era do streaming, a mesa virou. Não há mais nenhum guardião. É o Velho Oeste na indústria musical e qualquer um pode fazer um disco e colocá-lo em uma plataforma de streaming. Acho que em alguns aspectos é bom. Permite que artistas que talvez nunca sejam contratados lancem suas músicas e encontrem um público. Mas o outro lado é que aproximadamente 100.000 músicas são carregadas nessas plataformas todos os dias, então ser notado e construir um público é extremamente difícil. Acho que as gravadoras hoje estão muito mais interessadas em quantos seguidores você tem nas mídias sociais do que na qualidade da sua música. São todos algoritmos.


Bruna Jones: Já estamos no segundo semestre do ano e queremos saber: Tem alguma novidade chegando? Algo que você possa compartilhar conosco?
Daniel Powter: Gravei novas músicas e espero finalmente lançar algumas na primavera ou verão de 2025. Realmente me concentrei em outros artistas por tanto tempo e finalmente estou voltando a fazer músicas que ressoam comigo. Eu estava com medo de lançar novas músicas porque não tinha certeza (e ainda não tenho) se seriam bem recebidas... Mas honestamente nunca segui tendências e isso me levou muito longe. Não tenho ilusões de que minha nova música expandirá meu público ou mesmo fará sucesso remotamente, mas está tudo bem para mim. Quer dizer, inferno, eu nem usei percussão, bateria ou batidas... Então sim, provavelmente não ouvirei em uma rave ou clube 😂 Mas "Bad Day" foi uma anomalia. Não havia nada parecido no rádio naquela época. Nunca escrevi músicas que não amasse ou persegui alguma tendência para fazer sucesso. Só consigo escrever do meu coração e se isso se conectar com pelo menos uma pessoa, para mim já valeu a pena gravar.

Bruna Jones: Antes de terminar esta entrevista, não posso deixar de perguntar: Você já veio ao Brasil? Gostaria de nos visitar quando possível?
Daniel Powter: Estou tão envergonhado de admitir que ainda não fui ao Brasil... Só vivi indiretamente por meio dos meus amigos músicos que tocam com os grandes artistas que sempre me contam o quão incrível o Brasil é. A comida incrível, as pessoas bonitas e as praias incríveis. Eu adoro o amor de vocês pela música e como vocês a celebram.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Sei que ainda não nos conhecemos, mas tenho esperança de que um dia em breve estaremos juntos. Até lá, só vou sonhar com este momento!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar por @dpowtermusic no Instagram e para contatos profissionais, é só conversar com o seu empresário Gary Stamler através do número (310) 940-9034, combinado?


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário