terça-feira, 10 de setembro de 2024

Bruna Entrevista: 13x37 - Hillary Matos


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é a querida criadora de conteúdo, Hillary Matos, que também esteve participando da quarta temporada do reality show "Corrida das Blogueiras" e agora vem aqui, compartilhar um pouco dessas experiências e muito mais! Vem conferir comigo.

Bruna Jones: Você é uma criadora de conteúdo conhecida pela participação no "Corrida das Blogueiras", mas antes de falar mais sobre o reality show, vamos voltar um pouco... Como e quando surgiu esse interesse pelo universo da criação de conteúdo de beleza para redes?
Hillary Matos: Eu na verdade sempre me interessei pelo entretenimento de forma muito leiga, eu sabia que eu gostava muito disso, mas não tinha nenhum conhecimento, não sabia por onde começar, fui dando a cara a tapa mesmo, meu primeiro conteúdo foi em 2015 e não consegui dar continuidade, conheci o teatro com 17 anos e me apaixonei, mas por questão financeira sai da escola procurando emprego, trabalhei em uma rede de cinema por 2 anos e comecei a criar conteúdo, sempre fui vaidosa então fazia vídeos improvisando com o que eu tinha de maquiagem, em poucos meses acabei fazendo 1 milhão de seguidores no TikTok, e ai minha vida mudou, publis, QPTS, "Corrida das blogueiras". Minha relação com o conteúdo de beleza tem muitas camadas, eu me interessei por maquiagem pra aprender a esconder e amenizar meu traços negros. Mas quando me entendi, conheci a história da minha ancestralidade, isso me libertou e eu comecei a usar como ferramenta pra potencializar tudo o que um dia eu quis esconder, e incentivar outras meninas negras a se amarem, se maquiarem, sem aquela compromisso de regra na maquiagem, você faz o que te faz bem e como te faz bem, incentivar isso é meu objetivo maior na criação de conteúdo

Bruna Jones: 
Início de carreira artística costuma ser acompanhado de algumas complicações, sobretudo para quem trabalha com a internet e precisa conquistar seu próprio espaço em plataformas onde a concorrência é cheia. Como foi o início da sua carreira produzindo conteúdos artísticos nas suas redes sociais?
Hillary Matos: Diferente do que as pessoas pensam de que foi "do nada", eu tento desde 2015, eu viralizei do nada, mas eu tentava há muito tempo e quando isso virou um trabalho pra mim, eu criava olhando para a minha realidade, e eu acho que foi muito disso que fez as pessoas ficarem, a identificação. Eu entendi a minha influência acontecendo, eu não fazia ideia de como eu tinha impacto nas pessoas, uma pessoa que me ouve, pra mim é muita responsabilidade, e quando tomei consciência disso, prestei mais atenção no que eu falo, de como eu falo, e tudo isso influencia na minha criação, as dificuldades a gente enfrenta diariamente, as vezes tem ideia mas não tem equipamento e a gente acaba se adaptando, as vezes eu ainda não sei uma técnica, então tem que estudar bastante, hahaha... Parece fácil, mas é difícil! Eu lembro que eu usava meu próprio joelho como tripé do celular, morava em uma casa pequena também, então toda minha família me apoiava ficando todos quentinho para que eu pudesse gravar.

Bruna Jones: Artistas como um todo costumam olhar pro seu próprio trabalho com bastante rigidez. Existe essa auto cobrança com relação ao seu trabalho ou você consegue encarar de forma mais leve? Como você lida com isso?
Hillary Matos: Olha, essa pergunta me pegou um pouco, por que eu estou descobrindo como me cobrar menos agora, estou no olho do furacão nesse tema, as vezes eu tenho consciência de que eu venho de uma vida muito humilde e que o que eu conquistei não tem base, a minha realidade é muito distante da realidade de toda a minha família, minha prima foi a primeira a concluir a faculdade da família, meu pai entrou já muito adulto e não concluiu, minha avó, Baiana com 7 filhos, mãe solo, foi uma vida difícil. Então eu tenho consciência que estou lidando com isso tudo do zero, mas mesmo assim eu me cobro, me sinto atrasada, as vezes não consigo lidar com algo e já me culpo, mas eu ainda estou aprendendo a lidar com tudo isso.

Bruna Jones: Em 2022 o Brasil pôde conhecer melhor o seu trabalho por conta da sua participação na quarta temporada do "Corrida das Blogueiras", que é um grande fenômeno na internet. O que lhe motivou a participar do programa? 
Hillary Matos: Muito louco falar isso, mas eu acompanho o "Corrida" já faz muito tempo, antes de viralizar, antes de ser de fato criadora de conteúdo e eu lembro de um dia, na minha folga, na sala com as minhas irmãs e eu falei "pensou um dia eu fico famosa e consigo participar?" E aconteceu, o "Corrida" tem uma parte muito especial na minha vida, significa muita coisa, no dia que eu pedi demissão no meu emprego pra estudar teatro e criar conteúdo, eu prometi pra mim mesma que só pisaria em um cinema pra me assistir no telão, e 2 anos depois veio a estreia do corrida na mesma rede que eu trabalhava, pra mim foi mágico. Me inscrever pra entrar no programa foi a coisa mais doída que eu fiz, por que eu não me sentia capaz pra entrar, mas eu sentia que tinha muito a oferecer e muito a aprender também, e a experiência foi incancelável perto do que eu pensei que seria.

Bruna Jones: Para participar de um reality show, o participante precisa abrir mão de algumas coisas na vida pessoal e profissional para estar à disposição da produção durante o período necessário para gravações. Você teve que mudar alguma coisa em sua vida para participar da "Corrida das Blogueiras"?
Hillary Matos: Pra mim essa parte foi bem tranquila, não me "atrapalhou" em nada, eu precisei reorganizar algumas coisas, publis que eu tinha, já deixei adiantado, conteúdo também, o pós foi bem tranquilo também.

Bruna Jones: Você foi eliminada precocemente da competição, o que significa que ainda havia muito talento para ser explorado nos próximos desafios. Dentre todas as provas clássicas do programa, qual você estava mais animada para executar e qual você acha que teria sido seu melhor desempenho?
Hillary Matos: Eu acho que o maquia e fala, por que eu maquio e falo mais ainda, hahahahahahaha, o meu "charme" está na minha comunicação, eu gosto muito de estar próxima de quem eu estou me comunicando, de me abrir e mostrar experiência.

Bruna Jones: Mesmo tendo saído tão cedo, você foi coroada a "Miss Simpatia" da temporada, título dado ao participante que mais consegue angariar seguidores ao longo da exibição do programa. Ao que você atribui essa vitória? Aliás, houve alguma dificuldade para assimilar toda a repercussão após o programa?
Hillary Matos: Ganhar a faixa foi um presente, eu  atribuo essa vitória aos meus seguidores, as pessoas que vieram no pós "Corrida" e me acolheram fortemente, eu me senti muito vencedora mesmo saído muito rápido. hahaaha... Sobre a repercussão, eu lidei muuuito bem com toda essa questão, eu entendo que reality show tem esse caos mesmo e que na grande parte as opiniões e comentários não são pessoais, não ultrapassando a linha do respeito, pra mim já está ótimo.

Bruna Jones: Diversos participantes acabam pegando gosto por programas de televisão e acabam aceitando convites para participar de outros formatos de competição. Você aceitaria voltar ao "Corrida das Blogueiras" ou algum outro programa (como "A Fazenda", por exemplo)?
Hillary Matos: Claro, eu participaria do "Corrida" novamente e de outros realities que fizerem sentido pra mim.

Bruna Jones: Chegamos à segunda metade do ano. Quais são as novidades para esse novo semestre? Há algo que você possa compartilhar com a gente? 
Hillary Matos: Pra esse resto de ano eu ainda estou com calma, não tenho planos a curto prazo, mas a longo prazo, mas eu estou com projetos de criação de conteúdo, esse ano eu me formei em artes cênicas e quero adicionar isso ao meu conteúdo também.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Primeiramente quero agradecer a você Bruna, pelo convite, eu fiquei muito feliz, me deixou muito contente esse contato. Meu recado é que sigam seus corações, sempre e sempre, o que é seu sempre vai dar um jeitinho de te puxar, se escute e acima de tudo se respeite." e se vocês quiserem continuar acompanhando ela nas redes sociais, ela avisa que em todas elas é só procurar por @preta.hi e para contatos profissionais, é só enviar um e-mail para hillary@criacreators.com.br, combinado?

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário