quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Bruna Entrevista: 10x116 - David J. Fielding


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Só que hoje estamos batendo a marca de 650 entrevista publicadas, o que é bem impressionante, não é mesmo? Pensando nisso, não tinha como ser diferente, trouxemos uma pessoa que também é impressionante, estou falando do queridíssimo ator e escritor, David J. Fielding que é lembrado até hoje por ter sido o primeiro Zordon em "Power Rangers". Vem conferir o nosso bate-papo que ficou bem bacana! 

Bruna Jones: No início dos anos 90 você fez parte de um dos maiores projetos da televisão americana, a série "Power Rangers". Mas antes de falarmos um pouco sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo. Como você acabou decidindo ser ator e tentando construir uma carreira nessa área?
David J. Fielding: Sempre fui uma criança criativa. Li muito e também gostava de desenhar. Recriei cenas de gibis de que gostava e também fazia cenas delas para meus pais. Quando eu estava no ensino médio, comecei a ter aulas de teatro como forma de conhecer garotas e acabei sendo o único menino do primeiro e último ano, então foi divertido. Mas também logo aprendi que gostava de me apresentar e procurei aprender o máximo que pude sobre isso. Eu frequentei o SWTSU no Texas para meu BFA em Atuação e depois frequentei a University of Pittsburgh em PA e recebi meu MFA em 1992. De lá fui para Los Angeles e, claro, fui escalado para "Power Rangers" logo depois. 

Bruna Jones: Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é mais fácil para quem está iniciando a carreira conseguir contatos e formas de ingressar em Hollywood ou em qualquer outra profissão. Mas, voltando ao início de sua jornada, como foram seus primeiros anos tentando construir sua carreira?
David J. Fielding: Não tenho certeza se é mais fácil hoje em dia - embora possa ser. A mídia social é uma fera complicada e pode ser usada para o bem ou para o mal, mas acredito que torna mais fácil para aqueles que desejam estar no setor criar perfis e postar mídias que possam chamar a atenção de agentes e produtores. É preciso ter cuidado, pois ainda existem armadilhas e pessoas que procuram explorar o talento dos outros. Uma das coisas que eu gostaria era que meu treinamento universitário tivesse proporcionado mais informações sobre como sobreviver como ator ativo. Aprendi muito sobre como criar os personagens que retratei e aprendi sobre o que é preciso para conseguir o emprego, mas não recebi muitas informações sobre o que é preciso para ganhar a vida fora do "conseguir um emprego e depois manter eles chegando". Como em qualquer profissão criativa, você está competindo com um campo muito amplo de outras pessoas com os mesmos objetivos que você, então esteja preparado para realmente trabalhar para atingir o nível de sucesso que deseja. Não é um caminho fácil. 


Bruna Jones: Como disse no início, você fez parte do grande sucesso dos anos 90, a série "Power Rangers". Em pouco tempo na televisão, crianças de todo o mundo já estavam completamente loucas pelos heróis e vilões da série. Como foi para você estar em um projeto tão grande como este? 
David J. Fielding: Foi agridoce para ser honesto, porque meu personagem foi filmado apenas uma vez e eu nunca estive no set com os outros atores enquanto outros episódios estavam sendo filmados. Eu me sentia muito como Zordon, preso e separado de todos. Além disso, não sabíamos o quão grande o show se tornaria enquanto estava sendo feito. Para nós, era apenas um trabalho e, para mim, não era um trabalho gratificante. Anos depois, isso faria sentido para mim e agora gosto de conhecer todas as pessoas que trabalharam com ele. 

Bruna Jones: Além de emprestar sua voz ao personagem “Zordon”, você também emprestou seu rosto que perdurou por várias temporadas da série. Como foi para você receber o carinho de tantos fãs, seja andando na rua ou recebendo mensagens de todo o mundo? 
David J. Fielding: Bem, para ser honesto, ninguém me reconhece fora das convenções. :) Mas eu agradeço todo o amor que os fãs ao redor do mundo que demonstram por nós que fizemos parte da série, e tento o meu melhor para responder às mensagens que recebo com honestidade e tratar aqueles que chegam com respeito. 

Bruna Jones: A primeira temporada é considerada o maior sucesso de todas, até hoje há material novo emergindo sobre ela, seja em formato de brinquedo ou história em quadrinhos... O que você acha que existe de tão especial naquele momento que faz o sucesso perdurar até hoje?
David J. Fielding: Houve uma série de fatores que se juntaram para tornar o show um sucesso - um dos maiores sendo (para mim) a música. O tema e as músicas de Ron Wasserman estavam cheios de energia e entusiasmo, tanto que acho que todos podem cantarolar ou cantar o tema do MMPR :) As cores das roupas do Ranger, a mistura de filmagens de Sentai e cenas americanas estavam cheias de ação e os brinquedos estavam nas lojas no primeiro dia em que o programa foi ao ar. Na maioria dos outros programas, você tem que esperar seis meses para conseguir um brinquedo - com os Power Rangers você os tem imediatamente. Acho que isso o tornou mais "real" para as crianças que assistiram.


Bruna Jones: Além de atuar, você também é escritor de livros de grande sucesso. Ambas as profissões exigem muita criatividade e inspiração para ter sucesso. No seu dia a dia, o que costuma te inspirar?
David J. Fielding: Hmmm. Bem, muitas coisas me inspiram, mas acho que as que me atraem hoje em dia são contos de luta com as forças das trevas, porque o próprio mundo parece estar lutando contra isso no dia a dia. Somos inundados com tantas manchetes e notícias sobre o que temer e tragédias no exterior e em casa, que você tem que encontrar uma maneira de lidar com elas. Na maioria das vezes, tento transformar essa escuridão em histórias em que se pode lutar contra essas forças de uma forma tangível, para transformá-la em monstros que podem ser repelidos ou destruídos. Nem sempre consigo, mas tento, 

Bruna Jones:  Atualmente você está escrevendo uma série de livros sobre o personagem “Lincoln Bright”. Como surgiu a ideia de construir esse universo ficcional? 
David J. Fielding: Eu queria escrever uma história de fantasmas, mas também não queria usar os mesmos termos antigos que sempre foram associados a histórias desse tipo - fantasma, espectro, aparição, etc. Foi quando decidi usar o termo Glims, que é uma versão abreviada da palavra glimmer. Um brilho é algo que fere o olho, ou algo que você só pode ver se perceber com o canto do olho ou se apertar os olhos. Achei que era uma boa maneira de fazer minha história se destacar das demais. E então comecei a explorar como seria ser alguém que via esse tipo de coisa o tempo todo. Como seria a vida deles? Como eles lidariam com isso? Isso os deixaria loucos? E, portanto, Lincoln Bright nasceu. 

Bruna Jones: Vários artistas acabam se tornando os maiores críticos de suas próprias carreiras, você também lida com esse problema ou consegue se distanciar quando o material já está produzido? 
David J. Fielding: Bem, acho que todos temos momentos que gostaríamos de refazer, mas tento não pensar no que posso considerar um erro ou uma escolha ruim. Eu faço o meu melhor para me concentrar no que está à minha frente no momento. 


Bruna Jones: No último ano, pessoas ao redor do mundo tiveram que adiar projetos por causa da pandemia, apesar disso, tem alguma novidade vindo por aí? Algo que você pode compartilhar com seus fãs? 
David J. Fielding: Além dos meus livros, não. Não tenho nenhuma notícia sobre nenhum projeto ou notícia sobre o que está acontecendo no mundo dos Power Rangers, infelizmente. 

Bruna Jones: Antes de encerrarmos esse bate-papo, você já esteve no Brasil? Você gostaria de vir nos visitar? 
David J. Fielding: Eu não estive ainda! Mas, sim, eu adoraria visitar o país e as pessoas do Brasil :)

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Olá Brasil! Espero que todos vocês estejam bem e quero agradecer por todo o amor que demonstraram por mim, pelo show e pelos outros atores ao longo dos anos. Amamos e apreciamos todos vocês. Sem vocês, não há Power Rangers!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Twitter por @DavidJFielding, no Instagram em @djfielding_zordon e no seu site clicando AQUI. Beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário