quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Bruna Entrevista: 10x134 - Cine Tavaum


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um cara bem antenado em todos os conteúdos da cultura pop, ele fala sobre cinema, séries, quadrinhos e muito mais em um canal do YouTube que é maravilhoso, estou falando do queridíssimo Otávio Renault do Cine Tavaum! Ele aceitou vir aqui compartilhar algumas de suas experiências com a gente, vem conferir. 

Bruna Jones: Nessa última semana o seu canal no YouTube, o "Cine Tavaum" completou quatro anos de existência. Mas, vamos voltar um pouco lá no passado... Antes mesmo de ir para a frente das telinhas, você já dava a sua opinião no "Cine Mundo", não é mesmo? Como foi que você acabou embarcando nessa história de critico de cinema? 
Cine Tavaum: Eu estudei cinema por um bom tempo, então surgiu a oportunidade de usar o que aprendi e dar minha visão crítica através do Cine Mundo e creio que muito da minha abordagem começou e evoluiu lá com meus textos.

Bruna Jones: Como eu disse, quatro anos atrás, você acabou fazendo uma transição para o YouTube com o "Cine Tavaum". O que motivou essa mudança de cenário e como foi para você a adaptação, já que com os vídeos, querendo ou não, você acaba se expondo um pouco mais? 
Cine Tavaum: Inicialmente foi complicado, eu não estava acostumado a estar na frente da câmera e migrar do texto para vídeo pode ser confuso, mas por outro lado era emocionante porque me deu a chance de estar próximo de edição e montar vídeos, algo que sempre tento aprimorar agora no canal. 

Bruna Jones: Todo inicio de carreira costuma ser um pouco mais difícil, principalmente neste momento em que muitas pessoas estão buscando projetos na internet de maneira geral. Como foi o inicio da sua jornada até aqui? 
Cine Tavaum: No começo eu tinha certas referências de canais que eu gosto e também de certos críticos, mas queria fazer algo que tivesse a minha cara. Houveram até pessoas que me disseram pra focar em um nicho, mas eu mesmo tenho um gosto diversificado e sentia que podia ser legal o público encontrar vários assuntos em um único lugar, mas tudo dentro da cultura geek e pop.

Bruna Jones: Em seu canal você faz uma cobertura sobre boa parte do "universo geek", imagino que sejam sobre assuntos que você já possuía interesse antes mesmo de trabalhar com eles, não é mesmo? E sendo assim, como você faz para acabar não se "saturando" ao ponto de perder o interesse por algo que gostava, mas que agora se tornou fonte de trabalho para você? 
Cine Tavaum: É bem fácil perder interesse já que está também trabalhando com isso, em alguns casos eu escolho apostar em conteúdos novos que não costumo falar muito. E também fazer algumas pausas e não falar de todos os assuntos do momento me ajudou bastante nesse ano. 

Bruna Jones: Inclusive, você faz parte do time de YouTubers que acaba cedendo aos pedidos do público quando se trata de algum filme/série/conteúdo que eles pedem e você não está muito interessado em trabalhar ou você acaba colocando um limite para não perder o foco do que está fazendo?
Cine Tavaum: Dependendo da situação eu posso ceder, mas como eu ultimamente lido com certa programação de vídeos eu preciso ver se encaixa no meu planejamento e se vale a pena eu produzir um conteúdo. Mas alguns vídeos populares meus surgiram de alguns pedidos, gosto de deixar essa porta aberta para sugestões.


Bruna Jones: Infelizmente desde março do ano passado, nós estamos vivendo em meio de uma pandemia e isso acabou influenciando bastante tanto na vida de quem está trabalhando com a internet quanto na de quem consome esse tipo de conteúdo, você sentiu esse aumento de demanda neste período de isolamento? 
Cine Tavaum: A pandemia acabou provocando certa mudança, até o ano passado meu foco era maior no que está sendo comentado no momento, o tal “hype”, mas com a falta de novidades eu experimentei falar de coisas diferentes como Stargirl que era pouco comentada ou recentemente com os clássicos da Disney. Então quando veio em 2021 eu acabei optando por dividir os dois tipos de conteúdos, tantos esses do momento como outros bem mais variados que eu idealizo.  

Bruna Jones: Ter um canal aberto na internet tem o seu lado bom que é conhecer e se conectar com pessoas que pensam e admiram o seu trabalho, mas também tem sempre um hater ou outro que simplesmente gostam de implicar por puro esporte. Como você lida com esse contato tanto positivo quanto negativo? 
Cine Tavaum: Na primeira vez que me ocorreu de ter um “hater” foi uma sensação estranha, eu pensava porque alguém estaria gastando tempo para me atacar? Com o tempo aprendi a ignorar esses comentários agressivos. Já as positivas é algo que sempre me motiva, principalmente porque muitas vezes alguém comenta que descobriu algo novo por minha causa ou que ficou feliz por eu falar de um filme que a pessoa adora e pouca gente comenta, são nesses momentos que sinto que faz alguns diferença o que eu faço no YouTube.

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo? 
Cine Tavaum: O vídeo de Star Wars: Os Últimos Jedi é um que levei quase um ano para fazer e isso me marcou, mas acho que no topo dos inesquecíveis está Ratinho Detetive e Ducktales, são assuntos que eu amei produzir e me impressionou tanta gente responder tão bem. 

Bruna Jones: Nós já estamos chegando ao final de 2021 e felizmente podendo ter um pouco mais de clareza sobre o que nos espera futuramente... O que eu quero saber, é: Tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Cine Tavaum: Para esse ano devo ter um especial de Natal para Dezembro além de um vídeo sobre As Aventuras de Tintim, mas para ano que vem posso dizer que em breve falarei mais de séries antigas como Freaks and Geeks e Família Dinossauro. 

Bruna Jones: Antes de encerrar a entrevista, gostaria se possível que você indicasse cinco filmes que você acredita que todo mundo precisa ver antes de morrer e cinco filmes que você acha que é uma completa perda de tempo.
Cine Tavaum: Vou tentar diversificar um pouco os gêneros, filmes pra ver: Pinóquio da Disney, 10 Coisas que eu Odeio em Você, Hellboy, Homem-Aranha de 2002 e Hora do Pesadelo dos anos 80. Agora para não ver: Rei Leão remake, Mortal Kombat Aniquilação, Filho do Máscara, Novos Mutantes e Êxodo: Deuses e Reis. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Eu gostaria de agradecer a todos que me acompanharam e me ajudaram por todo esse tempo apoiando o canal, seja vendo os vídeos ou compartilhando é graças a vocês que eu cheguei até onde estou agora. Então muito obrigado por acreditarem nesse meu projeto." e para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, ele também avisa como: "Bem, vocês podem encontrar meu conteúdo no canal Cine TAVAUM e nas demais redes como Twitter, TikTok e Instagram através de @cinetavaum e meu contato comercial é cinetavao@gmail.com"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário