segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Bruna Entrevista: 10x139 - Vinny Bonotto


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o talentosíssimo da Vinny Bonotto, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco de suas experiências profissionais na música com a gente, foi uma conversa bem bacana que vocês conferem tudo, a partir de agora, vem comigo

Bruna Jones: Você vai completar no próximo ano uma carreira musical de 30 anos com diversos sucessos no seu currículo, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo... Como foi que você acabou se envolvendo com a música e o que te fez perceber que ela poderia ser mais do que um hobby em sua vida? 
Vinny Bonotto: Quando eu tinha 20 anos e estava me formando em direito, não estava muito feliz com o prognóstico e perspectiva da minha carreira, pela parte financeira sim, pois eu venho de uma família muito humilde, então era uma oportunidade de galgar socialmente alguns degraus, mas por dentro eu sempre fui um operário do meu oficio que é tocar, eu sempre fui apaixonado por música e isso estava me corroendo. Acabei viajando para Ilha Grande, que é uma ilha linda da região da costa verde do Rio de Janeiro, era para passar um fim de semana lá e acabei ficando um mês sozinho e pensando na vida, esse mês foi o período importante para pensar no que eu queria fazer e planejar tudo isso, isto tudo foi estruturado lá na ilha durante esses trinta dias que fiquei por lá. Quando voltei, abandonei a faculdade, sai do meu emprego e comecei a tocar em barzinhos para ganhar o que fosse, mas eu ocupava todos os espaços que se abriam em minha frente. Eu considero que a minha carreira começou mesmo aos 20 anos de idade, hoje eu tenho 55, então vamos dizer que eu já tenho 35 anos de carreira, vamos dizer desta forma... E que bom que eu consegui realizar na música todos os meus sonhos e objetivos.       

Bruna Jones: Todo inicio de carreira costuma ser um pouco mais difícil, principalmente para quem busca uma carreira artística. Como foi o inicio da sua jornada, antes de conseguir se estabilizar como um dos maiores músicos dos anos 90? 
Vinny Bonotto: Como eu disse, no inicio foi duro, foi muita noite tocando em todos os lugares que apareciam, restaurantes, bares, aniversários, enterros... Eu ocupava todos os espaços em que eu poderia estar e tudo isso foi muito bom pelo fato de que a noite te dá um conhecimento sobre entreter as pessoas, não apenas sobre a música, mas o trato direto e social com as pessoas, que é algo importante que eu trago comigo até hoje, isso sem sombra nenhuma me formou e me forjou a pessoa que eu sou. Então isso foi fundamental para a minha carreira, eu fazia todo o circuito de gravadoras entregando fitas K7 de demonstração, eu entregava regulamente tudo o que eu produzia e levava em todas as gravadoras, chegou um momento em que todo mundo já me conhecia, do porteiro até as secretárias, até que um dia, uma pequena gravadora chamada Indie Records lá no centro da cidade se interessou pelo meu trabalho e conversamos, e tudo começou ali. Mas foi árduo e foi um trabalho de muita insistência e resistência do qual me orgulho muito disso.


Bruna Jones: Como eu disse anteriormente, você conquistou o Brasil inteiro no decorrer dos anos 90, suas músicas estavam em todas as rádios, programas de televisão, novelas, etc... Como foi para você vivenciar esse grande momento? 
Vinny Bonotto: Quando o "Mexe a Cadeira" tocou e começou a ganhar o Brasil inteiro, as pistas de dança do mundo inclusive, pois cheguei a fazer viagens e turnês internacionais e logo depois que vieram outras músicas como "Shake Boom", "Na Gandaia", "Uh! Tiazinha", "Te Encontrar de Novo" e muitas outras, foi uma loucura. Mas principalmente no inicio, quando a coisa pegou e o furacão começou a girar, foi incrível... Pois foi a realização de um trabalho árduo de trinta anos, quando começou eu já tinha trinta anos e tive bastante tempo para pensar em todas as possibilidades, rever todas as ilusões e tive o pé no chão durante todo esse período e ainda os tenho. Aproveitei ao máximo todo aquele auge e ainda hoje desfruto bastante de tudo que aquele tempo me proporcionou, financeiramente e emocionalmente, uma sensação boa de dever cumprido. Foi incrível, foi uma mudança de vida não só minha, como a minha família toda, mas foi bonito, pois não me deixei levar pelos momentos atraentes que aquilo estava me proporcionando, me mantive na linha sabendo que era uma questão de tempo e que do mesmo jeito que as coisas sobem, elas também descem, acho que isso foi uma das coisas importantes para que eu no momento que percebesse o declínio pudesse me entregar e me dedicar na minha vida acadêmica, isso também foi parte do preparo.             

Bruna Jones: Desde o anos 90 que você vem emplacado grandes sucessos musicais, como costuma ser o seu processo de inspiração na hora de compor uma música? 
Vinny Bonotto: O meu processo de inspiração e de composição, que claro está ligado a inspiração, mas também está ligado a transpiração. Durante algum tempo eu tinha que cumprir o prazo de um disco por ano e isso era muito ruim no sentido artístico, pois nem sempre a inspiração te visita e quando isso acontece você precisa usar a insistência do trabalho, de constância. Compor é como escrever um livro, é uma composição também, você precisa estar exercitando. Então o meu processo sempre foi bastante exercício de composição, eu estou compondo o tempo inteiro, as vezes no ônibus da turnê, deitado na cama, no banheiro tomando banho... Eu estou compondo o tempo todo.      

Bruna Jones: Com a música você teve a oportunidade de viajar pelo mundo e se apresentar em diversos festivais, premiações e outros eventos... Imagino que com isso você tenha algumas boas histórias para contar, poderia compartilhar uma que tenha sido inusitada? 
Vinny Bonotto: Uma das histórias que eu me lembro com carinho foi quando fui fazer a minha primeira turnê no Japão, a música começou, as pessoas estavam todas na frente do palco, tocando para mais ou menos 5 mil pessoas em uma cidade chamada Gunma onde a comunidade Brasileira é bem expressiva... Todo mundo dançando, tudo maravilhoso e tal, quando terminou a música fez um suspense pois as pessoas não aplaudiam, não se manifestaram, elas ficaram ali uns 5 segundos esperando, que para quem está no palco esperando os aplausos é uma eternidade, mas em seguida começaram a gritar, bater palma... Ai no final eu perguntei para os meus amigos o motivo da demora dos aplausos, para se manifestarem e eles me falaram que era pelo fato de não saberem se a música já tinha terminado, pois isso é um praxe, achei isso curioso... Claro que as outras músicas aconteceram a mesma coisa, então não fiquei tão bolado, mas a primeira fui curioso... É uma questão cultural de cada pais, que achei muito legal...


Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rigoroso e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma cobrar mais de si mesmo quando está compondo ou organizando algum projeto artístico? Se sim, como lida com isso? 
Vinny Bonotto: Quando eu me insiro em um projeto artístico, seja um disco, ou nesse caso a junção com o LS Jack, eu sou bastante focado e utilizo uma certa metodologia que aprendi na universidade mesmo... Ela tem procedimentos, inicio, meio, conclusão e isso é uma coisa que facilita bastante para escrever, para falar e para atuar artisticamente também, claro que a inspiração como eu disse agora pouco, ela também nos visita vez ou outra e ai você tem que abandonar todos os critérios e procedimentos, e dar bola para ela, pois sempre traz coisas boas. Mas de forma geral no meu processo de transpiração tem sim uma metodologia que eu sempre sigo muito a risca.     

Bruna Jones: Uma das grandes mudanças que encontramos entre os anos 90 e atualmente, é a maneira como os fãs se relacionam com os artistas. Antigamente era preciso ir em porta de gravadora, de estúdio de televisão, aeroportos, etc... E hoje, você consegue ter um acesso mais fácil através das redes sociais. Como você avalia essa mudança que ocorreu nos últimos anos? 
Vinny Bonotto: A relação entre os artistas e os fãs realmente mudou muito, ela é mais direta e virtual também, claro que os artistas continuam recebendo os fãs no camarim e tudo isso, mas sem duvida nenhuma a internet facilitou demais esse acesso. Eu gosto de conversar com as pessoas nas redes sociais, eu tenho o hábito de responder sempre, hoje eu uso mais o Instagram que o Facebook, não sei... Eu vivi no Facebook durante um tempo, mas acho que o Instagram é mais rápido e o acesso é bacana, eu gosto disso, sabe? É claro que nada substitui o contato presencial, físico, de você ver as pessoas no seu show, isso não mudou também nesse sentido, e a conversa direta e olhando nos olhos de quem gosta do seu trabalho nunca vai ser a mesma coisa, mas eu sou um entusiasta da internet, ela trouxe coisas boas, as ruins a gente precisa aprender a lidar ainda...   

Bruna Jones: No ano passado você entrou em parceria com a banda LS Jack e neste ano vocês lançaram o EP "LS Jack & Vinny volume 1". Como foi que aconteceu esse encontro de vocês? E quais são os planos que vocês possuem em mente para dar continuidade neste projeto? 
Vinny Bonotto: Eu e o LS Jack sempre tivemos uma relação próxima de amizade e colaboração nos discos, tanto eu nos discos deles quanto eles nos meus discos, a gente sempre esteve próximo... Quando o Vitinho, o baixista do LS Jack me disse em uma pizzaria quando a gente estava jantando que eles iriam voltar e fazer testes com alguns cantores, eu fui o primeiro a dizer que se alguém tivesse que cantar com eles, esse alguém era eu, dada a nossa proximidade, que eu estava parado com a música e me dedicando a minha vida acadêmica, mas que com eles eu me animaria a voltar aos palcos e tocar juntos com novos repertórios e fazer um show maneiríssimo, ai ele acabou indo para Florianópolis depois deste jantar e ficou pensando nisso, parece que ele teve um sonho com a gente tocando no palco e me ligou as quatro horas da manhã e ai óbvio que eu não respondi naquele momento, mas me perguntando se o convite ainda estava em pé, eu disse que sim e a gente se encontrou alguns dias depois, começamos a ensaiar, gravamos e aqui estamos com um show prontíssimo para ir aos palcos do Brasil todo.


Bruna Jones: O seu nome já esteve especulado algumas vezes em relação a realities, que são um dos produtos mais populares da televisão nos últimos anos, em algum momento você realmente foi convidado? Você aceitaria participar de um programa como o "BBB" ou "A Fazenda"? 
Vinny Bonotto: Eu já fui convidado algumas vezes para participar de alguns realities, inclusive dos realities de cantores e musicais... Eu acho muito legal e adoro assistir, mas detestaria fazer parte, não me identifico de forma alguma, acho que eu já tenho um nome construído, uma carreira sedimentada e não gostaria de participar de nenhum reality, eu não tenho tempo para isso também, tenho a minha vida familiar, a minha vida artística e também a vida academia, e fora isso, o meu filho também mora em Lisboa, eu tenho dividido muito o meu tempo entre idas e vindas para Portugal. Então assim, eu sempre agradeço com muito carinho os convites, mas não tenho muito interesse em participar...     

Bruna Jones: Felizmente a gente já está conseguindo se estabilizar um pouco em relação ao tempo que precisamos ficar em isolamento social, apesar de já ser quase o final do ano, tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com os seus fãs? 
Vinny Bonotto: Não que tenha terminado ainda a pandemia, a gente ainda tem que tomar vários cuidados, mas nós esse ano já começamos a nossa turnê de shows que estão por vir em 2022. A gente tocou recentemente em um evento fechado para 200 pessoas no máximo no Copacabana Palace, foi maneiríssimo ver finalmente o nosso público, ver as pessoas cantando juntos, foi bem emocionante, pois além dos dois anos de reclusão da pandemia, fazia mais ou menos uns cinco anos que eu não pisava em um palco para cantar, então me senti como se nunca tivesse deixado de fazer... Somos todos cinquentões mas eu me senti novamente como um menino, foi muito legal. E nós vamos fazer isso muitas vezes agora em 2022. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Queria mandar um beijo enorme para todos os leitores e para todos os amigos do blog, é um prazer estar aqui falando com todos, eu utilizo o Instagram como a minha rede social principal, onde eu estou como @vinny_bonotto, adicionarei todos os amigos com muito prazer, obrigado pelo espaço, foi um prazer gigante. Quem quiser assistir o que a gente anda fazendo é só procurar no YouTube, está na internet "LS Jack & Vinny"! Um beijo gigante, valeu!"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário