sexta-feira, 18 de junho de 2021

Bruna Entrevista: 10x72 - Fernanda Liberato


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? A nossa convidada de hoje participou da décima sexta temporada do "Big Brother Brasil" e é bailarina, estou falando da queridíssima Fernanda Liberato, que vem compartilhar um pouco das suas experiências profissionais e também falar do reality show. Vem descobrir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo... Você possui diversos tipos de trabalhos em seu currículo, em sua maior parte desenvolvendo o lado artístico, certo? Como foi que a arte entrou em sua vida? 
Fernanda Liberato: Eu não sei como começou ao certo... Em minhas memórias desde pequena eu pinto danço, canto, atuo... Aprendi a ler aos 4 anos e a escrever aos 5. Sou muito curiosa, e deslindar a vida para mim é inevitável. Sinto que a minha missão é compartilhar meus sentimentos e pensamentos. Meu trabalho é simplesmente a minha forma de ser... 

Bruna Jones: Pessoas que desenvolvem o lado artístico normalmente são mais sensíveis ao mundo, você concorda? 
Fernanda Liberato: Não gosto de generalizar, mas para mim faz muito sentido! Eu me expresso artisticamente para compartilhar amor. Isto se dá, porque me vejo no outro, me sensibilizo ao ver o outro. O mundo para mim nada mais é do que o meu próprio corpo estendido. 


Bruna Jones: Um de seus diversos talentos é para a escrita, que também é algo bem difícil para se trabalhar aqui no Brasil. Como foi que você decidiu que queria ter uma obra sua publicada? 
Fernanda Liberato: Eu sempre quis publicar um livro, tenho alguns manuscritos guardados e sei que é algo complexo no Brasil. Mas eu não podia deixar de publicar naquele exato momento o livro " SULCO", pois a liberdade feminina é algo que não podemos deixar para depois. É preciso ser dito agora! É algo que as pessoas precisam refletir. Eu acredito que a repercussão que a arte provoca é um grande ato para se abrir portas em nossa sociedade e transmutar antigas "tradições" que se arrastam sem sentido. É dar luz a novas formas de pensamento e a novas formas de vida.

Bruna Jones: De que maneira você descreveria o seu processo de escrita? Você faz algum tipo de pesquisa ou preparação? 
Fernanda Liberato: O meu processo é algo bem orgânico, eu simplesmente escrevo... Mas indiferente dessa "fluidez", a escrita por si, é algo muito trabalhoso. As vezes eu me sento por horas e horas para pesquisar, fazer minhas anotações, criar minhas próprias perspectivas. A linguagem escrita requer lapidação e clareza para que possa transpor o autor e conectar ao leitor. 

Bruna Jones: O que você considera necessário para escrever um livro? Você acredita que qualquer um pode se tornar escritor? 
Fernanda Liberato: É necessário o desejo de se comunicar. Um livro é uma extensão, é preciso se deslocar de si e ir além, independente da criação de um mundo fictício ou não... Qualquer um que se abra para essa experiência eu acredito que sim pode se tornar um escritor. 


Bruna Jones: O que você busca despertar nas pessoas que estejam lendo o seu livro ou admirando alguma arte? 
Fernanda Liberato: O meu livro faz parte do meu trabalho sobre gênero, sexualidade e Ser. Eu desejo despertar a reflexão social sobre a liberdade feminina. O sexo sempre esteve ligado (por exemplo em nossa sociedade Judaico-Cristã) como um direito masculino e a mulher um receptáculo que se valoriza e desvaloriza como uma "coisa", um artefato. Em meu primeiro conto eu cito os povos Etruscos por justamente no período em que a mulher grega não tinha sequer nome próprio, direito ao estudo, liberdade sexual entre uma lista que nos ignora e que se perpétua até hoje, esses povos Etruscos agiam de forma diferente. Costuro em meu livro a atualidade que arde até hoje as labaredas que queimam as mulheres desde que se concebe a distinção de gêneros. 

Bruna Jones: Em 2016 você esteve brevemente confinada no "BBB". O que te fez despertar o interesse pelo reality show? 
Fernanda Liberato: O interesse por uma nova vida. Passei por momentos devastadores que me deslocaram e me fizeram repensar muito sobre mim mesma. O "BBB" era algo que todas as pessoas que me conheciam diziam que eu deveria participar e foi isso. Uma tentativa de algo novo e que para mim realmente foi! 

Bruna Jones: Em uma entrevista com um ex-brother que ficou confinado em uma da casa de vidro, ele revelou que foi pego completamente de surpresa... Que ninguém havia lhe avisado que sua participação não era oficial ainda. O mesmo aconteceu com você? Você sabia que entraria concorrendo por uma vaga? 
Fernanda Liberato: Desde a minha primeira entrevista eu sentia que eu ia participar do programa. Sou muito sensitiva. Eles não dão certeza de nada e tudo é muito misterioso. Mas para mim a surpresa não foi participar e sim concorrer a vaga! Eu só entendi que eu disputava uma vaga quando sai. 


Bruna Jones: Olhando agora para o passado, foi uma experiência valida?
Fernanda Liberato: Foi uma das melhores experiências da minha vida! Eu tive diversos sentimentos pós "BBB" que me fizeram renascer como pessoa e como artista. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Quero agradecer ao carinho e respeito que recebo pelo meu trabalho e dizer que sou grata! Muito, muito grata! Obrigada!"

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário