segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Bruna Entrevista: 5x57 - Janilton Prado


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido ator Janilton Prado, que aceitou vir aqui no blog para compartilhar um pouco de suas experiências profissionais com a gente, vem conferir tudo comigo, agora!

Bruna Jones: Como você decidiu que gostaria de fazer artes cênicas?
Janilton Prado: O teatro surgiu na minha vida quando tinha 15 anos, com o tempo fui observando o quanto era importante e dai então, logo quando terminei o ensino médio já estava decidido. Mas muito da influencia foi pelas apresentações realizadas em um grupo amador da cidade.

Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no inicio da sua carreira até conseguir se firmar nela?
Janilton Prado: Talvez a maior delas por estar em uma cidade do interior onde o acesso aos bens culturais é muito restrita. Necessidade de mostrar para pessoas o quanto viver de teatro é uma realidade enfrentada por diversas pessoas.


Bruna Jones: Quando e como foi a sua estréia como ator? Qual foi a sensação de atuar pela primeira vez?
Janilton Prado: Minha primeira apresentação em um grupo, para um público maior, foi no espetáculo "Victória Déspota" do antigo grupo Band-Aid aqui em Santa Rita em 1994. O meu personagem foi bem marcante e bem aceito pelo público o que me motivou bastante em continuar. Foi um dos personagens que mais me marcou em todo esse tempo.

Bruna Jones: Você faz diversos trabalhos no teatro. Quais são as características mais importantes para o crescimento de um ator nesta área?
Janilton Prado: O ator precisa antes de tudo de comprometimento com a arte. Não há caminho fácil nessa profissão e o que conta muito é a força de vontade e sempre estar buscando se aprimorar, se profissionalizar. Esse mercado é muito incerto, então quanto mais sério for esse trabalho para você maiores serão suas chances de sucesso. Fazer teatro e entregar-se dia a dia ao seu público.

Bruna Jones: Como é a criação dos seus personagens, onde você busca a inspiração? Aliás, existe algum personagem que você gostaria de interpretar e que ainda não o fez?
Janilton Prado: Cada personagens tem uma história específica. Mas de um modo geral as inspirações surgem do próprio contexto onde a história se passa, referências de pessoas com características semelhantes, enfim, é um apanhado de coisas que no fim se unem para compor o personagem. E muitas das vezes não é definitivo, ele vai mudando ao longo do tempo. Estou preparando um especial para o próximo ano. Será um rei que se vê de frente com a morte. Com uma carga dramática maior, bem no estilo Shakespeare.


Bruna Jones: Falando em personagem, uma de suas mais famosas é a Kitéria Conka de "As Super Poderosas" como é para você dar vida para essa personagem?
Janilton Prado: Costumo dizer que Kitéria tem vida própria. Foi uma brincadeira que deu certo e tomou proporções que não imaginava quando iniciamos esse trabalho em em meados de 2008. Ela surgiu de uma inspiração quando visitava amigas que moram em São Paulo, o texto veio na cabeça e decidimos montar o espetáculo. Depois acabou que cada personagem foi fazer trabalhos separados e Kitéria está até hoje realizando ações, eventos e programa no rádio.

Bruna Jones: As opiniões do público e da crítica nem sempre coincidem, qual delas você acha mais importante?
Janilton Prado: Eu costumo dizer que o público deve ser priorizado. Nem sempre é possível agradar uma única pessoa quando o assunto é expressão de sentimentos, como no teatro. Nesse caso o mais importante é colocar na balança a reação do público e analisar o que foi bom, o que precisa melhorar.. mas sempre ouvindo a maioria.

Bruna Jones: Quem trabalha com teatro precisa lidar com o grande fator que é a imprevisibilidade. Já aconteceu algo inusitado com você em cena?
Janilton Prado: Várias vezes: Cenário caindo, luz que não acende, esquecer o texto... enfim.. É muito normal que sempre aconteça algo que não estava previsto. O legal do teatro é isso, tudo acontecer na hora e de forma única. Faz parte e cada ator precisa saber lidar com isso da melhor forma possível.


Bruna Jones: Hoje em dia está na moda querer fazer humor, porém, não é todo mundo que possui o dom para se manter na carreira. Você tem alguma dica para quem está querendo começar agora?
Janilton Prado: Não comece fazendo humor copiando outros artistas. Procure seu diferencial, seja original e o mais importante: saiba a hora de parar. E isso é o mais difícil.

Bruna Jones: Além dos canais do YouTube, outra coisa que faz muito sucesso hoje em dia são os realities... Você por acaso participaria de algum reality de confinamento? E tem novidades vindo por ai? Algo que você possa compartilhar com a gente?
Janilton Prado: Talvez nessa altura da vida não, mas tudo depende do formato. Já pensei muito, mas hoje não é meu objetivo na carreira. Para o ano de 2017 estamos preparando novas opções para o Curso de Teatro que terá início em fevereiro e em paralelo preparando a estreia de um novo espetáculo chamado " O Rei e o Sol", ainda sem data para apresentação.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Agradeço demais o pessoal que sempre tem acompanhado nosso trabalho. Saibam que são a peça fundamental dessa engrenagem que hoje se transformou o teatro em nossas vidas. Continuem nos possibilitando essa contato que só nos faz bem." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, é só procurar por @janiltonprado no Facebook, para contatos profissionais, é só enviar uma mensagem no WhatsApp através do número (35) 98803-2515, beleza?


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário