terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Bruna Entrevista: 7x04 - André Neto


Olá, olá... Tudo bom, pessoal? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista bacanuda aqui no blog e o convidado de hoje é uma das pessoas mais queridas e gentis que eu já conheci ao longo dessas temporadas de entrevistas, estou falando do André Neto. O rapaz é o líder da banda Lítera e também participou do reality show da Record, "Batalha dos Cozinheiros". Querem saber um pouco mais da carreira dele? Então, vem comigo!

Bruna Jones: Como foi que você decidiu trabalhar com música profissionalmente?
André Neto: Eu resolvi trabalhar com música profissionalmente... Bom, eu nunca tive uma banda cover, sempre fui autoral, sempre compus e cantei as minhas próprias músicas, e isso foi intuição pura, sabe? As coisas que foram sendo criadas e fabricadas... Nunca pensei muito sobre como comercializar, mas sempre quis promover tudo aquilo como arte e ser monetizado por isso. Então, acho que desde sempre... Foi algo natural.

Bruna Jones: Quais foram os principais desafios que você encontrou pelo caminho até se firmar na carreira?
André Neto: Pois é, se firmar ainda é uma coisa que está em aberto, se firmar é uma coisa muito louca ter que viver de arte aqui no Brasil, é complexo, tem momentos em que temos grandes saltos e a gente consegue ganhar uma graninha legal e tem momentos que são mais difíceis. Eu sou um artista independente, então dependo da maneira em que eu gerencio a minha carreira para poder ganhar dinheiro. Enfim, e eu nem me considero um artista muito popular para estar tendo uma abertura fácil e de abrangência de massa. Então o desafio é diário, é no cotidiano, a gente enfrenta muitos desafios ainda, no dia-a-dia... É constante isso!


Bruna Jones: Além de cantar e comandar a guitarra do “Lítera”, você também compõe as letras? O que inspira vocês?
André Neto: Que pergunta difícil! Hoje o que me inspira... É muito difícil pensar nisso... O que me inspira é a minha própria estrada, o que eu vou vivendo, o que eu vou fazendo, as pessoas que eu vou conhecendo, tudo me inspira! Parece bobo dizer isso, né? Parece piegas, mas tudo é inspiração. Ir tomar um café, caminhar... Adoro sair para caminhar... Então, tudo isso é uma fonte de inspiração. Conhecer pessoas... Café... Bom, está ai, café! Nunca tinha pensado dessa forma.

Bruna Jones: E como foi que surgiu a banda?
André Neto: A banda surgiu que nem aquelas bandas de garagem mesmo, sabe? Eu e o Rodrigo tocávamos em bandas de garagem, na casa da vó dele enquanto ela estava em casa assistindo Silvio Santos e a gente fazendo barulho lá. E surgiu no bairro Sarandi, um dos bairros de Porto Alegre e a gente só fazia barulho, por enquanto era o que a gente mais queria fazer, depois com o tempo tudo foi se profissionalizando, você vai amadurecendo e vai construindo as coisas.

Bruna Jones: Hoje em dia as mídias sociais estão em alta, as vezes fazer sucesso na internet alavanca mais ainda a imagem do artista do que na televisão. Até que ponto esses veículos influenciam no trabalho de um músico?
André Neto: Pois é, as mídias sociais são muito boas, mas assim... É um saco de gato, né? Pulveriza muito as coisas, a internet tem o lado bom e é super importante para o artista e é democrático também o espaço, mas nem sempre... Se você não souber se posicionar não adianta, você tem que ficar toda hora se atualizando e fazendo uma releitura do seu trabalho, e entender a internet como ela muda muito rápido. As vezes você tem uma popularidade rápida e rapidinho também você acaba saindo, já é esquecido e o assunto da semana passada parece que já foi um ano atrás. É muito louco o retorno da televisão e da internet, são coisas completamente opostas.


Bruna Jones: Você possui algum artista que te influencia de alguma maneira?
André Neto: É incrível que assim, na música eu vejo imagens e sei lá, na música eu me influencio com Cartola, Gonzaguinhas, bandas assim... Bandas dos anos 80, The Cure que eu gosto muito. Mas, não são só cantores que me influenciam, poetas e pintores também... Eu vejo Vincent van Gogh nas minhas músicas, vejo Mário Quintana, Fernando Pessoa, Paulo Leminski... Tudo faz parte das minhas poesias, das minhas canções, tudo a gente aproveita, por mais que seja uma pintura ou poesia.

Bruna Jones: O que a música significa para você?
André Neto: A música pra mim é tudo. Representa tudo pra mim porque eu sou muito musical, eu tenho uma mania de ficar cantando e fazendo música com qualquer palavra que apareça, fico cantarolando e fazendo paródias das canções, das frases e situações do dia-a-dia e não tem trilha sonora que não embale as situações que eu vá viver, falei sobre o café anteriormente, sobre sair para tomar um café e assim, eu estou sempre pensando em uma trilha sonora quando estou caminhando, que tipo de música estaria tocando, como se fosse em um filme, gosto de brincar com isso. Música é muito especial para mim.

Bruna Jones: Além da música, você também comanda o canal do youtube “Cozinheiro Amador”. Como surgiu a ideia de montar o canal?
André Neto: Pois é, eu sou um voyer gastronômico na verdade, eu gosto de ver as pessoas fazendo comida e gosto de comer, então por isso acabei montando um canal de gastronomia, mas a ideia mesmo de fazer o canal foi do Adelino. Eu queria só brincar, fazer vídeo com os meus amigos e ele que viu o potencial do programa. Mas eu sou um ariano com sagitário né? Então eu não paro quieto... É um das explicações pela qual a gente faz mil coisas.


Bruna Jones: Você competiu e venceu no “Batalha dos Cozinheiros”. O que te levou a querer participar do reality show da Record?
André Neto: É, na verdade não foi só competir, a gente queria brincar e mostrar quem eu e o Adelino somos e nossos canais, divulgar nossos trabalhos. Foi uma forma que encontramos de divulgar nossos trabalhos através de uma grande emissora.

Bruna Jones: Se fosse algum reality show de confinamento ou musical, você também encararia o desafio?
André Neto: Hoje eu diria que não, não participaria, mas... Dependendo da minha vida, do momento, do dia, da estação, de como a lua vai estar em Júpiter, ai talvez eu te daria outra resposta. Só vendo, só passando por isso para saber.

E ai, gostaram? Quem quiser continuar sabendo mais sobre o rapaz, chegou a hora de conferir as redes sociais! No twitter é só procurar por @literaneto e clicando AQUI vocês conferem o canal do youtube. Conferindo AQUI vocês vão conhecer a página da banda do rapaz e AQUI sobre o livro que ele lançou também.


Espero que vocês tenham gostado... E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário