terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Bruna Entrevista: 7x05 - Danilo Modolo


Olá, olá... Tudo bom, meus queridos? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog e hoje, é uma pessoa que eu particularmente gosto bastante do trabalho, já que envolve meus heróis coloridos favoritos desde que eu era pequena e meu pai deixava eu cabular aula para assistir! Estou falando do Danilo Modolo, que desenvolve conteúdos bacanudos para o youtube no canal "TokuDoc - Almanaque do Tokusatsu" e se vocês querem saber mais, essa é a hora! Vem comigo.

Bruna Jones: Em 2014 você abriu o canal “TokuDoc - Almanaque do Tokusatsu” no youtube. Mas, antes de falar sobre ele, vamos ao começo. Qual foi o seu primeiro contato com os heróis coloridos?
Danilo Modolo: Sim, o canal começou em 2014, com o nome de "Enciclopédia" e com outra proposta, a troca para "Almanaque" foi em 2018, já que é a maneira como os materiais são trabalhados hoje, com mais curiosidades, listas, falando de qualquer assunto relacionado a este tema. Meu primeiro contato afetivo foi como muitos, pelas séries que passaram na TV Manchete, um pouco antes, inclusive, quando conheci as séries em fitas VHS. Antes disso, assisti algumas passadas no SBT, mas era e novo e não ativa a nostalgia da mesma forma.

Bruna Jones: Hoje em dia existem diversas temporadas já, tanto das versões originais japonesas, quanto nas versões americanas em “Power Rangers”. O que você acredita ter dado tão certo na formula para fazer tanto sucesso até hoje?
Danilo Modolo: Mais que temporadas, são diversas franquias e séries além desses países. O truque é adaptar as gerações contemporâneas e culturas onde serão transmitidas, já que você citou "Power Rangers", essa é transmitida no mundo todo, já que tem uma variedade de etnias na equipe e é de fácil adaptação, como toda produção americana. Já sua versão original japonesa, o super sentai, fica restrito propositalmente ao Japão, com as referências e cultura deles mais aflorada em cada série. Não podemos esquecer que o foco é vender os produtos, e a vendagem leva a produção a frente.


Bruna Jones: Uma pergunta que podemos considerar “polêmica” agora... “Power Rangers” ou suas versões originais sentais? Qual versão dos heróis são os seus preferidos?
Danilo Modolo: Não há polêmica, é importante estar atualizado em ambas, mas eu sempre gostei mais das versões japas, pois comecei com elas. Assisti bastante Power Rangers, pois, por um determinado tempo era o que tinha disponível. Não deixo de acompanhar as notícias desse universo, mas por preferência e pelo público do canal me divirto mais com super sentai.

Bruna Jones: Agora, falando sobre o canal... O que te motivou a abrir esse veiculo de comunicação e querer passar informações sobre esse universo para outros fãs?
Danielo Modolo: Queria falar de algo que gosto muito e botar em pratica meus conhecimentos áudio-visuais, já que o youtube estava em ascensão e eu tinha um "tempinho livre". Como não havia nada igual (no mundo) vi uma possibilidade interessante e quis fazer algo diferente de tudo que existia na época e fui abraçado pelos fãs desse nicho e gente que já estava no meio do entretenimento.

Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no começo da criação do canal?
Danilo Modolo: Primeiramente encontrar o formato ideal, depois, fazer de um jeito que fosse acessível a todos. Nem tudo funcionou tão bem e nem tão rápido, mas aos poucos fui aprendendo e chegando a um formato interessante (que ainda se remodela conforme a necessidade), o canal foi se ajustando conforme a ferramenta e os inscritos vão me guiando sempre.


Bruna Jones: Por conta do sucesso do seu trabalho, você anda participando de palestras, participações em outros canais, eventos... Como está sendo essa experiência para você?
Danilo Modolo: Mais que uma alegria é uma surpresa, pois estamos falando de um canal de nicho que há tempos está focado apenas nas séries clássicas da TV Manchete pra o grande público. Quando o canal o começou o foco era apenas diversão e encontrar mais fãs como eu. Deu certo e existem mais pessoas que se pode imaginar.

Bruna Jones: Você chegou a lançar um livro sobre o “Ultraman”. Como foi essa experiência para você?
Danilo Modolo: Deliciosa, escrever um livro é uma experiência totalmente diferente de tudo que eu já havia feito e um desafio, já que estamos falando de uma obra que fica para as gerações seguintes. Isso me colocou ainda mais em contato com os fãs, profissionais e com a franquia. Escrever sobre um herói clássico é ficar entre agradar os saudosistas e encantar os mais novos. Esse material traz a trama, personagens, monstros, curiosidades, datas, algo que ainda não havia sido publicado no Brasil.

Bruna Jones: Existem planos e ideias para outros livros?
Danilo Modolo: Mais que planos, gerou uma auto cobrança, mais pedidos dos que me acompanham e sugestões da editora. Escrever um livro é um processo que demanda tempo, disponibilidade, paciência e pesquisa. Por isso, sem pressa.


Bruna Jones: De tudo aquilo que você já conseguiu realizar até o momento, qual é a realização que até hoje você fica com a sensação de “não acredito que consegui fazer isso!”?
Danilo Modolo: Muitas! Um brasileiro ter o maior canal do mundo sobre um tema de nicho é assustador, conhecer pessoas que eu (ainda admiro ainda mais) admirava, entrevistar artistas e atores desse universo, conhecer pessoas que estudam o tema a fundo. E como já disse tem um material publicado. E mais que isso, poder por dois vídeos semanais que agrade as pessoas.

Bruna Jones: Ano passado foi realizado um reboot nos cinemas para os “Power Rangers” e agora existe toda uma especulação sobre ter uma continuação ou não. Na sua opinião, quais as chances dele acontecer? Você mudaria algo na formula que foi apresentada?
Danilo Modolo: Por destoar demais do que era visto na TV, muita gente, que seria o publico alvo, ficou desconfiada ou desanimada e não foi ao cinema. De fato, o filme vai para outro lado em relação a série e o que as pessoas esperam ver, que é, menos papo e mais explosões e tiros, pouco aconteceu. O filme é lento, com muito drama, muita apresentação dos personagens e pouco foco no material vendável, que é o que alavanca novas possibilidades, fora o foco errado nas divulgações, isso foi crucial pra contabilizar o sucesso. Se acontecer o segundo, e de verdade, espero que aconteça, seriam bom repensar maneiras de trabalhar esses pontos.

Bruna Jones: 2018 começando agora... Tem alguma novidade que você possa contar para a gente? Algo que seus fãs possam ficar esperando?
Danilo Modolo: A primeira novidade já aconteceu que foi a mudança de nome e cenário. Muitas entrevistas estão programadas e vídeos com temas que estão me pedindo há tempos. As novidades também espero que aconteçam, pois muito do canal depende das produtoras. Mas quem estiver junto e acompanhando vai saber sempre mais e se divertir. Prometo!


E vocês pensam que acabou? Ainda tem um recado do rapaz, olha só: "Um bom recado é o que digo sempre, quem é "das antigas", saia da zona da nostalgia e busque algo fora do passado no Brasil, tem muita coisa boa, interessante e superior ao que passou naquela época. Aos mais novos, que busquem as antigas, pra conhecer séries de divertidíssimas e que marcaram a geração nostálgica. Essa troca é super saudável e faz unir as gerações, além de entender melhor esse universo. Na dúvida, segue o TokuDoc!" 

E para quem quiser seguir as redes: Todas as redes levam o nome do canal TOKUDOC! Youtube.com/tokudoc - para o canal, Facebook.com/tokudoc - para a página, Twitter.com/tokudocbr - para o twitter e Instagram.com/tokudoc - para o instagram. Belezinha?

Espero que vocês tenham gostado... E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário