terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Bruna Entrevista: 8x10 - Giulliano Kenzo


Olá, olá... Tudo bom, queridos leitores? Então que hoje é dia de vocês conferirem mais uma entrevista inédita e bacanuda aqui no blog. Como vocês sabem, eu estou sempre de olho no twitter conferindo alguns artistas bacanas, com trabalhos interessantes, tanto aqui do Brasil quanto lá de fora e em um dia desses, acabei conferindo o trabalho do Giulliano Kenzo, que tinha alguma influência com os Pokémons e Folclore Brasileiro, acabei lhe convidando para vir aqui e agora vocês conferem o nosso papo!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo... Qual foi o seu primeiro contato com o universo da arte dos desenhos? Rolou um incentivo da família ou algo parecido?
Giulliano Kenzo: Acho que não consigo definir um primeiro momento. Sempre estive em contato com desenho, desde que me lembro. Mesmo quando era muito pequeno já lembro de gostar muito de desenhar. rs... Meus elogiavam bastante e acho que isso serviu como um incentivo. Também nunca foram contra em continuar com esse hobby, que veio a se tornar também profissão.

Bruna Jones: Quando foi que você percebeu que poderia levar os desenhos mais a sério e criar uma possível carreira em cima disso?
Giulliano Kenzo: Trabalhar com desenho sempre foi uma opção pra mim, mas acredito que só quando entrei na faculdade de Design Gráfico comecei a entender mais o mercado. Apesar de a faculdade não ser focada nisso, me permitiu desenvolver habilidades de ilustração.


Bruna Jones: Falando em carreira, você é designer profissional. O que te motivou buscar esse tipo de formação? Foi uma boa experiência esses anos cursando nesta área?
Giulliano Kenzo: Optei pelo design por ser o curso superior mais relacionado à ilustração que encontrei na época por aqui onde moro. Foi uma experiência ótima! Participei de muitos projetos no meu curso, entre eles, projetos de quadrinhos e board games, que são áreas que eu adoro. O design é uma ferramenta incrível, e acredito que a sociedade seria melhor se as pessoas entendessem sua real importância, que vai muito além de tornar algo mais bonito. Acredito que os fundamentos do design deveriam ser ensinados, mesmo que de forma rasa, no ensino básico.

Bruna Jones: Artistas normalmente são bem críticos e perfeccionistas em relação aos seus trabalhos. Você também se inclui nessa?
Giulliano Kenzo: Me incluo, infelizmente. rs... É uma cobrança meio exagerada, que às vezes eu gostaria de não ter. Mas também entendo que em muitos momentos isso faz o meu trabalho melhorar. 

Bruna Jones: Você possui algum tipo de processo criativo? O que te inspira?
Giulliano Kenzo: Minhas maiores inspirações são jogos e desenhos animados, ou mesmo trabalho de outros artistas. Experiências pessoais também entram nessa lista. Meu processo normalmente começa com um rascunho bem rabiscado numa folha de papel ou sketchbook. Depois, na maioria das vezes já no computador, vou testando a composição da cena, pose dos personagens, etc. Após isso, faço um esboço real do que pretendo que seja o desenho, e então vou finalizando conforme o que eu desejo pra cada ilustração.


Bruna Jones: Alguns artistas acabam migrando seus trabalhos para vídeos ensinando técnicas no youtube ou lançando uma coleção de desenhos ou até mesmo um StetchBook, você tem a intenção de expandir a sua marca no mercado e nas redes sociais?
Giulliano Kenzo: Por enquanto, não. rs... Estou em um momento de pouca produção e pouco tempo, infelizmente. E por isso, não conseguiria manter atualizações com frequência. Mas em um outro momento, gostaria sim de expandir meu trabalho dessa forma!

Bruna Jones: Você possui diversos traços diferentes e estilos de pintura, você possui alguma técnica favorita para trabalhar? E qual estilo você acha mais difícil?
Giulliano Kenzo: Os diversos traços são resultado de uma procura de um estilo mais bem definido, que me represente. Acho que isso ainda carece um pouco nas minhas artes. Enquanto isso, vou experimentando. Gosto mais do resultado das minhas artes digitais, mas confesso que trabalhar com aquarela é o que me traz mais paz. rs É uma técnica que experimentei há poucos anos e não uso com tanta frequência, mas sempre gosto muito. Independente de técnica, algo que gosto de incluir nos meus desenhos são efeitos de movimento, ou recursos gráficos de impacto, onomatopeias, etc. Misturar um pouco a linguagem dos quadrinhos ou de jogos com a ilustração. Gosto de imaginar que estou congelando uma cena, ao desenhar, e sempre tento trazer um pouco de dinamismo nas minhas artes. Acho mais difícil fazer desenhos realistas. Não é muito a minha praia e nunca investi muito nisso...

Bruna Jones: Você possui diversos trabalhos disponíveis online envolvendo o tema “Pokémon”, qual é a sua relação com os monstrinhos e isso te ajudou de alguma forma no decorrer da sua arte?
Giulliano Kenzo: Pokémon é definitivamente uma das coisas mais presentes em toda minha vida. rs... Foi o que eu mais desenhei na infância e acho que as coisas não mudaram muito até hoje. Por um lado, isso é bom, porque me manteve no caminho do desenho. Por outro, é ruim, porque sinto que por muito tempo deixei de explorar outros temas. Mas de qualquer forma, é algo que gosto muito de desenhar!


Bruna Jones: Você também possui um projeto bem bacana sobre o folclore, existem outros projetos em mente? Temas que você pretende explorar e que possa compartilhar com a gente?
Giulliano Kenzo: Pesquisei muito sobre folclore para fazer meu projeto de graduação, que teve foco no Curupira. Gosto de valorizar esses aspectos da cultura nacional, pois temos muitas lendas e criaturas que ficam ofuscadas por causa do consumo de entretenimento vindo de fora. Acho que cabe a nós manter essas histórias vivas, mesmo que de forma renovada. Tem muita coisa bacana no Brasil e é importante reconhecer isso! Tenho intenção de expandir esse projeto do folclore, mas ainda não sei pra qual rumo! rs... Algo que sempre desejei fazer foi um livro infantil. Vamos ver se rola... rs... Fora isso, tenho um projeto de boardgame com alguns amigos, que acabou ficando paralisado. Espero que a gente retome e conclua, pois é um projeto que gosto muito.

Bruna Jones: Quais são os trabalhos que você mais sente orgulho de ter feito e por quais motivos?
Giulliano Kenzo: Gosto muito de um projeto que participei na universidade, no qual fui colorista de algumas histórias em quadrinhos para serem usadas como complemento no ensino de história para crianças de escola pública aqui do ES. Foi bem trabalhoso, mas o resultado e o retorno forma muito bons! Também adorei fazer a minha série de ilustrações representando o mundo Pokémon. Me traz uma sensação de aventura, exploração, natureza, liberdade! rs... São coisas que gosto de transmitir.

Bruna Jones: Você poderia deixar um recado para quem está pensando em entrar nesta área artística e leitores do blog?
Giulliano Kenzo: A área artística não é fácil, isso é fato. Mas pode ser muito gratificante se for algo que você gosta de fazer genuinamente. O importante é você gostar do que está fazendo, não importa técnica ou resultado.


Bacana a nossa conversa, né? E se vocês quiserem continuar acompanhando o trabalho dele, segue as redes: Instagram, Deviant Art e O Manual do Mascote Curupira que foi parte do seu projeto de graduação, AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário