terça-feira, 20 de junho de 2023

Bruna Entrevista: 12x25 - Afonso Fonseca


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido Afonso Fonseca, que é YouTuber e músico, em seu canal ele está lançando vídeos sobre games e da cultura pop e agora vocês conferem um pouco mais sobre como surgiu esse projeto e suas experiências apresentando o canal!

Bruna Jones: Atualmente você está a frente de alguns projetos de multimídia, como a sua banda Anacruse e também o seu canal do YouTube, não é mesmo? Ambos projetos são trabalhos que exigem um lado mais criativo e artístico, então o que quero saber é: Qual foi o seu primeiro contato com esse lado artístico seu e o que te motivou a buscar uma carreira nessa área?
Afonso Fonseca: Meu primeiro contato artístico foi com meu pai, ele também era músico, então, foi daí o pontapé inicial pelo meu interesse, e vendo que ele conseguia trabalhar com isso, eu sabia que também seria possível pra mim, de alguma forma, e, além dele, sempre me interessei por arte de forma geral, sendo música a coisa que sempre mais gostei de fazer.  

Bruna Jones: Todo começo de carreira costuma ser um pouco mais difícil, principalmente para quem está buscando se firmar na área artística. Como foi/está sendo a sua jornada até aqui?
Afonso Fonseca: Difícil, comecei oficialmente aos 12 anos, onde eu tocava bateria em uma banda onde tinham pessoas mais velhas que eu, tocávamos principalmente System of Down, que, além das baterias, eu fazia uns backings, era algo bem amador, mas foram as primeiras vezes que subi aos palcos por conta própria, depois fui tendo outras bandas...comecei tocando bateria pois desde os 9 anos já gostava de Nirvana, banda essa que conheci em 2002 com a inédita "You Know You're Right", de lá, pedi a minha mãe um DVD e basicamente aprendi bateria batendo na perna e imitando os movimentos, aos 13 anos, um ano depois que comecei a tocar bateria, comecei a aprender violão/guitarra e ganhei meu primeiro violão, um ano após isso comprei a minha primeira guitarra e foi quando de fato formei a minha banta, cantando minhas músicas e tocando guitarra, em 2007, e daí, eu considero o começo da Anacruse, toquei em outras bandas outros instrumentos também, mas sempre era algo ou a trabalho e/ou para ajudar algum amigo que precisava cobrir algum buraco. Atualmente estamos gravando nosso segundo álbum e estamos na luta pra ganhar mais espaço. 


Bruna Jones: Artistas costumam ser bem perfeccionistas com seus próprios trabalhos e isso muitas vezes acaba atrapalhando um pouco o desenrolar de alguns projetos. Você costuma ser mais autocrítico? Se sim, como lida com isso? 
Afonso Fonseca: Poucas pessoas conseguem trabalhar comigo justamente por eu ser extremamente perfeccionista e exigente com meus projetos, principalmente os de música, as pessoas que trabalham comigo só não se importam tanto com isso porque elas sabem que o que cobro delas não é nada comparado ao que cobro de mim o tempo inteiro, inclusive eles costumam me dizer pra pegar leve comigo as vezes justamente por eu me cobrar demais, e agora eu estou tentando equilibrar meu perfeccionismo ao mesmo tempo que respeito meus limites físicos, dar um tempo as vezes pra dar uma respirada e prolongar mais a produção de algo ao invés de atropelar meu próprio bem estar. 

Bruna Jones: Além disso, o que costuma de inspirar na hora de compor uma música?
Afonso Fonseca: Basicamente tudo, eu gosto de fazer músicas sobre qualquer coisa que eu sinta que vai sair um bom trabalho, desde o estilo, letra, proposta e etc, eu simplesmente não me limito na hora de criar algo e gosto que tanto a letra quanto a melodia combinem com a proposta da música que estou tentando passar.  

Bruna Jones: Já em seu canal do YouTube, você compartilha com seu público vários gameplay e também analises de episódios de animes. O que te motivou a começar a produzir esses conteúdos?
Afonso Fonseca: Eu sempre gostei de videogames e gosto bastante de animações e outras mídias também, acredito que videogames só perde pra música no quesito interesse, quando vi que era possível ganhar a vida criando conteúdos de jogos, eu resolvi tentar juntar o útil ao agradável. 

Bruna Jones: Eu diria que trabalhar com as plataformas sociais é necessário ter um pouco de resiliência e saber o momento certo de investir em algo ou de abrir mão de algo que você gostaria de dar continuidade. Pensando assim, como é para você ter esse senso do que precisa ser entregue sem deixar de produzir o material que você realmente gostaria de estar fazendo? 
Afonso Fonseca: É difícil, eu abri mão e abro até hoje de muita coisa na minha vida, eu realmente não desisti porque além da minha teimosia, eu simplesmente não consigo me imaginar desistindo de fazer essas coisas e seguindo, e toda vez que alguém reconhece o que eu faço, é um passo pra frente de que é possível você alcançar seus sonhos e ter reconhecimento sem precisar apelar para coisas que você não acredita. 

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo? 
Afonso Fonseca: É difícil de dizer, no meu canal atualmente tem por volta de 500 vídeos, se contar com o que fiz pra Anacruse, seria o clipe de "Me Divertir, Me Distrair", porque consegui fazer um clipe no meu antigo quarto, comigo e mais 3 pessoas, sem nunca ter feito um clipe na minha vida e editando em um notebook que não suportava editores de vídeos profissionais e o editor que eu usava demorava as vezes uma hora só pra renderizar uma das minhas edições, foi um domingo inteiro gravando e 12 horas de edição na segunda, mas é um trabalho que mesmo hoje, quase 8 anos depois, sinto orgulho de ter feito.

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe? 
Afonso Fonseca: Eu sou extremamente extrovertido, eu sempre gostei de socializar, então nunca tive problema com diversas pessoas falando comigo, antes mesmo dos meus trabalhos na internet, eu já era bastante conhecido, seja por conta dos lugares que eu frequentava ou até mesmo por conta dos lugares que eu toquei. Acredito que a minha maior dificuldade com a atenção que eu recebo hoje em dia não é nem lidar com ela, e sim tentar ser mais discreto em certos lugares que eu não precisava ser antes, justamente por ter mais visibilidade.

Bruna Jones: Já estamos quase chegando no segundo semestre do ano e felizmente podemos viver uma vida relativamente mais tranquila novamente, dito isso, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Afonso Fonseca: Pro meu público não é nenhum pouco uma novidade, vide que todo dia falo nas minhas lives, cito em meus vídeos e posto em todos os lugares sobre a produção do álbum novo, que ganhou o nome de "Dialeto Musical". Nosso produtor, Deluan Moraes está trabalhando na produção dele e eu estou supervisionando e prestando assistência a ele quando ele precisa, eu mesmo fiz a arte da capa e eu mesmo gravei as minhas partes e as do Davi Martins, nosso baixista. Como estamos sem baterista no momento, eu mesmo fiz as baterias e alguns vocais que seriam do baterista. Assim que o Deluan terminar com as mixagens da música, iremos anunciar a data oficial do lançamento dele. 

Bruna Jones: Antes da gente finalizar, por você falar muito do universo de games em seu canal, a gente precisa saber: Quais são os seus cinco jogos da vida? Aqueles que todo mundo precisa pelo menos dar uma chance de jogar?
Afonso Fonseca: O primeiro jogo que joguei na vida foi Tartaruga Ninja de NES, junto dele, joguei o primeiro Mário, um jogo de olimpíadas que estou pra procurar pra jogar pro meu canal e uma coletânea com 7 jogos de NES, incluindo clássicos como Duck Hunt e Pac Man. De todos esses, eu diria que qualquer jogo do Mário é um jogo importante na minha vida, o 1 e o 3 joguei bastante com a minha irmã e meu pai, e nosso pai nem ligava muito para jogos, mas gostava de Mário, e o World de Snes eu joguei bastante com a minha mãe, além de que, minha mãe gostava bastante de Pac Man. É uma pergunta difícil de se fazer para um amante de jogos, mas, vou tentar colocar 5 aqui e justificar o porquê: 

1: Super Mario RPG: como citei, joguei muitos jogos do Mário com pessoas próximas e sozinho, e amo o gênero RPG, então, juntou duas coisas que simplesmente amo e espero um dia ter uma sequência, principalmente por ter sido anunciado a pouco que terá um remake ainda esse ano. 

2: Aladdin (Snes): Consigo pensar em muitos jogos que eu gosto mais do que esse, porém, foi um dos jogos que eu mais zerei na minha vida, então, eu tenho uma memória afetiva muito grande por ele, fiz um vídeo pro meu canal já o zerando, e mesmo anos parados, consegui jogar relativamente bem e recomendo pra alguém que ainda não tenha jogado, assim como recomendo qualquer jogo da época de parceria com Capcom e Disney, só tomem cuidado com o Rei Leão, porque o que ele tem de bonito e incrível como outros jogos, tem de difícil. 

3: The Elder Scrolls V: Skyrim: Skyrim é basicamente o jogo que marcou a minha vida adulta, o jogo esses anos todo, tenho uma série no canal e fiz amizade com outros criadores de conteúdos única e exclusivamente por conta desse jogo, a ponto de além de ter uma série de gameplays e um monte de mods famosos na comunidade, ter uma tier list com praticamente todos os personagens de Skyrim. 

4: CS 1.6: Com toda dificuldade que eu tenho para listar meus jogos, com certeza CS 1.6 seria uma escolha fácil pra qualquer lista pessoal minha de cunho positivo, eu peguei as versões ainda mais antigas dele, e acho incrível ele ser um mod de Half Life que ganhou vida própria e se tornou uma das maiores marcas da empresa que reconheceu a qualidade do jogo. Participei de vários campeonatos de CS, ganhei muitas horas em Lan Houses por conta desse jogo, fiz diversos amigos e me apaixonei por FPS de PC por conta desse jogo, vendo inclusive que eu era muito bom nele, pelo menos na época, se Mário foi importante na minha infância e Skyrim na minha vida adulta, CS com certeza foi importante alí no início da minha adolescência. 

5: Guardian's Crusader (PS1): Esse jogo entra na minha lista pessoal por ser simplesmente um jogo que eu tive a versão original e praticamente ninguém conhecer e/ou falar sobre esse jogo, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele é um jogo de RPG com algumas mecânicas bem interessantes que o tornam único, uma história que cumpre seu papel, nada original, mas nada ruim, uma trilha sonora memorável em alguns pontos e mediano em outros, é um bom RPG, nada horrível e longe de ser os melhores, mas, o que o torna tão único pra mim é justamente o fato dele ser tão desconhecido para outras pessoas, é como se fosse um jogo só meu e de mais ninguém, eu tenho certeza que outras pessoas tem esse sentimento que estou falando, seja por jogo ou por qualquer outra coisa, como filmes e músicas. Teriam outros mais, mas, só pude listar 5, e, pra quem se interessar, é só ver meus vídeo e lives, né? haha...

 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Espero de coração que vocês gostem dos meus trabalhos, que minhas músicas mexam com vocês, espero que se divirtam com meus vídeos e lives, já que é o foco principal e que de alguma forma eu consiga impactar positivamente nas pessoas e até um pouco no mundo, quem sabe." e para as redes sociais, ele também avisa: "Meu @ para todas as minhas redes sociais e canais são "oAfonsoFonseca", o trabalho musical da Anacruse além de estar no canal oficial da banda, também está nas principais plataformas digitais de música, recomendo aos que ainda não conhecem, começarem pelo nosso álbum "Apenas Meu Show" e ouvir o "Dialeto Musical" que vai sair ainda esse ano." bacana, né?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

2 comentários:

  1. muito boa a entrevista, comecei a acompanhar o afonso a pouco tempo e ja gostei bastante das lives de gameplay e das musicas do Anacruse, foi muito legal ler e saber um pouco mais sobre ele e sobre como ele começou sua jornada ^^

    ResponderExcluir
  2. Afonso é um cara incrível e de grande coração. Tenho bastante orgulho de ter tido a oportunidade de conhecê-lo pelas lives e sou um grande fã do trabalho musical dele e principalmente dele como pessoa!
    Fico bastante feliz de ver o esforço dele sendo reconhecido cada dia mais, torço demais por ele!

    Um grande abraço para o nosso Elfo e também para você, Bruna!!!

    ResponderExcluir