Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido YouTuber, Álex Lamim, que aceitou vir compartilhar com a gente um pouco de sua experiência na plataforma e também algumas curiosidades sobre sua própria coleção. Vem conferir o nosso papo!
Bruna Jones: Em 2017 você deu início ao seu canal no YouTube, compartilhando com o mundo da internet a sua coleção pessoal de bonecas. Mas, antes da gente falar mais sobre isso, vamos falar sobre antes... O que você costumava fazer antes da criação do canal?
Álex Lamim: Antes da criação do canal eu era basicamente um consumidor desse tipo de conteúdo, e acho que por isso quis compartilhar a minha própria coleção e o que eu sabia sobre elas! O canal surgiu num momento em que tive uma folga do trabalho e da faculdade, quando pude me dedicar a produzir os vídeos, mas nunca pensei no canal como uma tarefa ou sequer carreira, pra mim sempre foi e continua sendo um hobby assim como colecionar! Então digamos que entre um cabelo lavado e um acessório pintado, eu só adicionei algo a mais no meu modo de colecionar!
Bruna Jones: Quem acompanha o seu canal, sabe que você possui uma extensa coleção de bonecas, não é mesmo? Como surgiu essa paixão por elas? E existe alguma que você perdeu o "timming" de compra e que é o seu sonho de consumo, mas infelizmente é difícil de encontrar?
Álex Lamim: Eu comecei a colecionar em 2014 quando trabalhava criando conteúdo pra mídias sociais de várias empresas. Uma delas era uma loja de brinquedos e assim eu tive contato com as bonecas de Ever After High. Eu diria que fui primeiramente fã da série de episódios, que já tinha assistido antes, e depois acabei caindo no mundo das bonecas, quando vi que seria divertido colecionar os personagens que eu gostava tanto! Definitivamente perdi o timing pra algumas bonecas e choro todo dia por isso hahaha... mas principalmente a Cerise Wolf, uma boneca de edição exclusiva da San Diego Comic Con, que hoje em dia é vendida por preços absurdos. Mas eu tenho fé que um dia coloco as mãos nela!
Bruna Jones: Infelizmente a gente vive em um mundo no qual as pessoas possuem a ideia errada de que certos brinquedos são para determinadas pessoas (felizmente isso está mudando nos últimos anos, mesmo que lentamente), dito isso, como surgiu a ideia de criar conteúdo justamente sobre algo que poderia gerar reações diversas?
Álex Lamim: Minha ideia sempre foi compartilhar o que eu sabia. Eu sou um sabichão, essa é a real hahaha... quando gosto muito de algo sou apaixonado por correr atrás de todo detalhe que eu puder achar sobre aquilo, e não queria ficar com tudo guardado pra mim, por isso o canal seria um jeito legal de espalhar tudo que eu sabia e a minha experiência com as bonecas! Felizmente no meu canal nunca precisei lidar com reações muito severas, qualquer mínimo comentário negativo sobre ser um homem adulto colecionando bonecas é cortado pela raiz. Esse é um aspecto que muitos colecionadores precisam lidar, mas eu sempre fui muito seguro quanto à minha coleção e não deixo que nenhuma opinião externa machuque algo que eu gosto tanto.
Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel?
Álex Lamim: Eu sempre brinco que comecei o canal num péssimo momento hahaha em 2017 a gente vivia uma seca no mercado de bonecas e, graças a isso, não apareciam tantos criadores como hoje em dia, por isso tive meu tempo pra criar sem me preocupar com números inicialmente. Sinto que o meu público cresceu à medida que eu expandia os assuntos no canal, e eu também conquistei pessoas que estavam sedentas por esse conteúdo de bonecas, que já não era um tópico muito discutido nas mídias sociais, mas gosto de pensar que conquistei cada um com a qualidade dos vídeos. Sei que preciso melhorar o canal em muitos aspectos, mas desde o primeiro dia meu objetivo sempre foi entregar toda informação que eu pudesse com a melhor qualidade que eu poderia acessar, seja com vídeos bem iluminados até com reviews com informações valiosas e não só com o básico. Fico muito orgulhoso quando recebo feedbacks sobre isso, porque sinto que cumpri aquilo que me propus essa é uma das minhas marcas na comunidade. Depois da pandemia tivemos um renascimento do mercado de bonecas e os vídeos curtos deram outra cara pro colecionismo nas redes, mas todo criador novo pra mim é mais um amigo pra trocar experiência, um aprende com o outro, não acho que existe concorrência. Aliás, até queria, barraco sempre gera assunto, né! Hahaha (brincadeira)
Bruna Jones: Aliás, muita gente acredita que ser YouTuber é bem fácil, que basta ter uma câmera boa e uma certa desenvoltura para conversar com o público que está tudo certo, mas não é bem assim. Você tem que planejar o seu roteiro, editar no menor tempo possível, cuidar de cenário e todos os pequenos detalhes. Como é para você lidar com tudo isso e também, como você se organiza para fazer as postagens, existem prazos que você estabelece para si mesmo?
Álex Lamim: Pois é, não é tão fácil quanto parece! Meu maior desafio é psicológico, eu não sou uma pessoa que lida bem com prazos e pressão, e seja no canal, seja no meu trabalho "da vida real", esses são pontos com que eu lido o tempo todo. Como designer, eu aprendi a exigir o meu melhor pros clientes, então exijo meu melhor pro meu próprio conteúdo também, e isso nem sempre bate com os prazos que eu coloco pra mim mesmo, por isso é sempre correria em cima da hora hahaha hoje em dia eu já tenho uma compreensão bem melhor do tempo que eu preciso pra produzir cada tipo de vídeo, então a função se tornou menos caótica e minha mente fica mais leve, mas como eu disse antes, o canal ainda é um hobby que eu amo fazer, então quando eu não consigo produzir seja porque um equipamento bugou ou porque minha própria cabeça bugou, eu não me martirizo, e me esforço pra entregar assim que puder e estiver bem, tentando, é claro, suprir ao máximo as expectativas do pessoal que me assiste.
Bruna Jones: No seu canal, apesar de falar de bonecas de outras franquias, eu diria que seu material é mais focado nas "Ever After High" e "Monster High", claro que estamos falando da sua coleção pessoal, então, qual é a sua ligação com essas franquias e em algum momento você pensa em expandir seu conteúdo para outros nichos, como as Princesas Disney, por exemplo?
Álex Lamim: Esse é exatamente o ponto, eu falo muito do que eu coleciono, das bonecas que eu realmente amo, e Ever After High e Monster High foram algumas das minhas primeiras paixões! Eu conheci Monster High porque estava vivo… era só disso que precisava, elas estavam por toda parte no início dos anos 2010, hahaha! E por consequência a série de Ever After High, como eu mencionei antes, só então comecei a colecionar. Em determinado momento eu exigi de mim que eu falasse de todas as bonecas que eu poderia, mas me dei conta de que seria impossível falar de tudo com a qualidade e informação que eu proponho, por isso eu procuro formas de abordar outras franquias em conteúdos paralelos, seja comentando lançamentos ou fazendo comparações entre elas. O público adora acompanhar e me ver falar sobre as bonecas que eu mais gosto, mas também gosta de saber sobre outras franquias e sempre que possível eu tento atender.
Bruna Jones: Você compartilha conteúdo ajudando/ensinando outras pessoas a cuidarem e restaurarem suas bonecas, com tutoriais de cuidados com cabelo, trocas de peças, etc... Como é para você ter essa troca com a comunidade?
Álex Lamim: Eu me sinto grato de verdade! Até porque muitos ensinamentos no canal eu aprendo com a experiência de vários outros colecionadores também. Nenhum de nós tira essas coisas do nada, a gente vai aprendendo e passando pra frente, é um círculo de conhecimento e os vídeos existem pra espalhar as dicas ainda mais. Eu amo bonecas, acredite, quero ver todas as bonecas do mundo LINDAS! Então quando recebo o feedback que alguém usou um tutorial meu e conseguiu deixar a boneca nos trinques, não tem sentimento melhor. Um dia incrível foi quando um amigo me mandou fotos da mãe dele arrumando o cabelo das bonecas de uma sobrinha, seguindo um tutorial do canal. Recebo muitos comentários de mães e colecionadores agradecendo e elogiando minha forma de explicar, então realmente sinto que fiz o mundo melhor através de shampoo e condicionador! Hahahaha
Bruna Jones: Aliás, querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe?
Álex Lamim: Não vou mentir que ter apoio é muito bom, as pessoas já conhecem meu modo de pensar e confiam no que eu falo, e isso não tem preço, mesmo! No geral eu ainda quero me comportar como só mais um colecionador, até porque é o que eu sou, mas sei que tenho uma responsabilidade, por isso me preocupo muito com o que sai da minha boca (ou dos meus dedos). A comunidade é cheia de gente espalhando inverdades ou aumentando informações que nem deveriam ser grande coisa, por isso eu gosto de opinar só quando já pesquisei e sei do que estou falando.
Bruna Jones: Entre os vídeos que já produziu, tem algum que se tornou o seu favorito? Qual é aquele que você sente mais orgulho de ter produzido?
Álex Lamim: Nossa, pergunta difícil... eu fico muito orgulhoso por coisas pequenas, como quando vejo aleatoriamente alguém mencionar que aprendeu tal informação em um vídeo meu, ou quando dizem que mudaram de ideia sobre uma boneca depois de um review... mas se for pra escolher vídeos, eu adoro o "Os casais que amamos e odiamos" com o Floriano Laudomir, outro criador incrível do YouTube, e também gosto muito de um recente "A Origem Secreta de Ever After High", porque é uma informação que eu fui juntando caquinhos pra conseguir.
Bruna Jones: Já estamos quase chegando no final do ano, mas ainda assim, tem novidades vindo por aí que você possa compartilhar com a gente?
Álex Lamim: Olha... não gosto de prometer nada porque é justamente quando eu falo que acaba não acontecendo. Toda vez! Hahahaha mas eu tenho um vídeo muito legal em mente que queria produzir antes do ano acabar!
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Meu recado é… aproveitem o que vocês curtem! Acho que várias vezes a gente pauta nossos gostos segundo o que as pessoas esperam da gente e se sente acuado por gostar de algo que não é convencional, mas a gente só vive uma vez! Se seu hobby for brincar com seu gato, montar Legos, desenhar ou trocar roupinha de bonecas, faz isso, afinal de contas o mundo tá acabando hahahaha. Bruna, muito obrigado pelo convite 😭 por me apresentar pros seus leitores, e se vocês quiserem me encontrar, estou no canal Álex Lamim no YouTube e no Instagram e TikTok em @oiesoualex! No Twitter é @totallyplastics "
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário