sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Bruna Entrevista: 10x150 - Dan Torres


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o talentosíssimo Dan Torres, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco de suas experiências profissionais na música com a gente, foi uma conversa bem bacana que vocês conferem tudo, a partir de agora, vem comigo!

Bruna Jones: Com o passar dos anos você conseguiu uma carreira bem consolidada aqui no Brasil como cantor e compositor, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo... Você nasceu em Londres, e por lá você acabou fazendo parte da banda "2AD”. Mas antes mesmo disso, como foi que você acabou se interessando pela música e percebeu que poderia fazer uma carreira com ela?
Dan Torres: Minha primeira lembrança de fazer música foi na escola primaria. Eu gostava muito de rap nos anos 80 e comecei a compor raps com meus amigos. Eu tenho um tio que é músico e na época ele me ajudou a gravar uma das minhas músicas. Colocamos em fita e vendi copias na escola. Depois disso lembro de ter pegado o violão da minha mãe em casa e comecei a compor outros tipos de canções. Em termos de seguir na música como carreira, isso só aconteceu com 18 anos quando deixei a escola e entrei na banda. Aprendi muita coisa nesses anos, mas foi só depois do programa "Fama" que senti que eu era um cantor/compositor profissional. 

Bruna Jones: Como eu disse, você nasceu em Londres e acabou passando boa parte da sua juventude por lá, até 2002 quando você veio para o Brasil. Como foi para você essa mudança de cenário? Apesar do seu pai ser brasileiro, você já tinha o costume de vir para cá em férias ou coisas do tipo?
Dan Torres: Eu conhecia Brasil de passar férias no país desde criança. Quando eu tinha 10-11 anos, meus pais me mandaram para o Brasil sozinho e passei 3 meses no Rio de Janeiro para conhecer um pouco melhor o país e a cultura e também para melhorar meu português. Foi um período muito especial da minha vida que marcou muito. Quando eu tinha 24 anos, eu fiquei com vontade de conhecer novamente o Brasil, mas agora já como adulto. Me preparei durante um ano para viajar, sem saber se eu ficaria ou não e graças a Deus tudo deu certo no final. Desde do primeiro momento da minha chegada, sempre me senti muito em casa no Brasil. Apesar de ter nascido na Inglaterra, sempre fui cercado da minha família brasileira e acho que isso ajudou muito na minha adaptação quando cheguei para morar.


Bruna Jones: No ano seguinte da sua mudança para o Brasil, você acabou se tornando parte do elenco do reality show "Fama" na Globo, que apesar de ser a sua terceira temporada, os realities ainda não tinham a mesma proporção que tem hoje em dia por conta da internet e as redes sociais. O que te motivou a participar da atração? 
Dan Torres: Já estava no Brasil mais ou menos um ano quando as inscrições do programa foram abertas. Nessa altura minha família e amigos já sabiam que eu cantava e me incentivaram muito a me inscrever. Não achava que tinha muita chance já que não tinha costume de cantar em português, mas mesmo assim, decidi a arriscar e foi a melhor decisão que tomei. Percebi logo no início do programa que o publico gostava de ver os participantes se esforçando e aprendendo e eu senti que aprendi muito sobre música lá dentro da casa com todos os produtores e professores. 

Bruna Jones: Após a participação no programa, você acabou formando a dupla “Cídia e Dan” ao lado da Cídia, que também havia participado da atração ao seu lado. Juntos vocês conquistaram diversos sucessos, inclusive tendo músicas trabalhadas em novelas da emissora. Como foi para você poder ter essa experiência de crescimento ao lado de outra pessoa que compreendia as mudanças que estavam acontecendo na sua vida, pois também aconteciam na vida dela?
Dan Torres: Com certeza ajudou muito nos dois, tendo alguém do lado durante esse período. Claro que cada pessoa pode ter uma experiência individual e as pessoas podem reagir de maneiras diferentes a situações diferentes, mas tendo um apoio constante sempre ajuda. Foram 4 anos na dupla e tivemos muitos momentos marcantes na carreira durante esse período.

Bruna Jones: Depois de alguns anos juntos, você decidiu investir em uma carreira solo, lançando o seu primeiro álbum, o "Dan Torres" onde você trazia músicas autorais e inéditas. Como foi para você desenvolver esse álbum e iniciar essa nova caminhada encarando os palcos "sozinho"?
Dan Torres: Eu já estava compondo músicas há muitos anos antes de trabalhar na dupla então eu sabia que um dia ia chegar o momento certo de lançar um trabalho solo. Na dupla fizemos músicas românticas, mas eu sempre tinha um lado pop rock que queria explorar e esse disco foi uma oportunidade de misturar esses dois lados. No início com certeza foi estranho se apresentar sozinho depois de 4 anos na dupla, mas aos poucos fui me acostumando. 


Bruna Jones: A vida de um músico e compositor é feita tanto de talento quanto de criatividade e inspiração, o que costuma te inspirar na hora de compor?
Dan Torres: É difícil de identificar, por que a inspiração pode vir em qualquer momento e de vários lugares diferentes. O compositor tem que viver a vida e ficar pronto para receber a inspiração quando chegar. Claro que quem quer trabalhar como compositor profissional não pode depender só da inspiração e precisa trabalhar na construção das canções a todo momento. As vezes é inspirado e as vezes é trabalhado. Nem sempre é preciso também compor falando apenas das suas próprias experiências. Como compositor gosto muito de saber de histórias, sentimentos de outras pessoas que muitas vezes pode inspirar músicas. 

Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rigoroso e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma cobrar mais de si mesmo quando está compondo ou organizando algum projeto artístico? Se sim, como lida com isso?
Dan Torres: Me cobro nas duas coisas com certeza, mas acho que muito mais na hora de preparar um projeto artístico. Eu componho toda hora e isso vem muito mais fácil para mim, mas decidir o que gravar, como e quando é muito mais complicado. 

Bruna Jones: Para divulgação de trabalhos, cantores dependem dos veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Inclusive como eu disse, você já esteve presente em diversas trilhas sonoras de novelas, aliás, cantando até a música tema como foi o caso da novela "Império", não é mesmo? Até que ponto você acredita que esses veículos influenciam no trabalho do cantor?
Dan Torres: Influenciam muito com certeza. As duas coisas precisam trabalhar juntos. A música tem que ser boa e bem feita, mas os veículos de comunicação vão levar essa obra para o publico de alguma maneira então ambos têm um papel muito importante. No meu caso, as novelas foram fundamentais para muitos conhecerem meu trabalho, por que todo dia eu estava cantando na casa das pessoas de alguma forma. 


Bruna Jones: Diferente do que aconteceu em 2003 quando você participou do "Fama", hoje você já possui uma carreira bem sucedida e que continua crescendo cada vez mais... Olhando pelo lado profissional, você se arriscaria a participar de um novo reality show como vem acontecendo com diversos artistas nos últimos anos?
Dan Torres: Eu me sinto muito grato pela oportunidade que o programa "Fama" me deu de ter uma carreira no Brasil. Tenho ótimas lembranças dessa época e aprendi muita coisa além de criar relações profissionais que me ajudaram ao longo da minha carreira. Por hoje eu sinto que outras pessoas merecem essa mesma oportunidade e por isso, neste momento não me vejo participando novamente de um reality, mas não posso dizer que nunca farei. 

Bruna Jones: Felizmente a gente já está conseguindo retomar um pouco mais a nossa rotina de antigamente, e mesmo com o final do ano se aproximando, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com os fãs?
Dan Torres: Muitos já sabem que alguns anos atrás eu voltei para Londres com minha família e hoje estou trabalhando muito mais como compositor do que como cantor. Continuo gravando claro, mas não estou fazendo tanto show como antigamente. De vez em quando me apresento aqui em Londres, mas nos últimos anos eu foquei mais em compor para outros artistas e fico muito feliz em ver essas obras sendo gravadas. Quem quiser saber mais pode sempre entrar no meu site AQUI e claro seguir nas redes sociais @dantorresmusic. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Gostaria de agradecer o apoio e carinho de sempre e dizer que mesmo longe eu fico muito feliz em saber que tem pessoas ouvindo e curtindo minhas músicas e gravações. Espero ir para o Brasil em 2022 e quem sabe fazer alguns shows por aí, então espero ver todos em breve." e se quiser continuar acompanhando ele, basta conferir o seu site pessoal AQUI ou procurar suas redes sociais no Instagram, Facebook, Youtube que é @dantorresmusic, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário