segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bruna Entrevista: 4x49 - Robson Caetano


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje esteve confinado na sétima temporada de "A Fazenda" e aceitou vir aqui compartilhar um pouco de suas experiências com a gente, estou falando do querido Robson Caetano. Vem conferir a nossa conversa!

Bruna Jones: Você é um dos atletas mais respeitados do Brasil, mas, vamos voltar ao inicio primeiro. Como foi que você decidiu que queria se tornar um atleta profissional?
Robson Caetano: O esporte me escolheu, através de uma profissional de educação física, eu fui achado jogando futebol, pois queria ser craque de bola, no entanto quando todas os vetores de sua vida apontam para o universo olímpico através do atletismo tudo vai acontecendo espontaneamente, mas minha primeira competição oficial aconteceu em 1980, depois de 2 anos de muito trabalho de preparação mental para suportar a pressão do esporte de base.

Bruna Jones: É difícil conseguir obter sucesso no esporte fora dos campos de futebol. Quais foram as dificuldades que você encontrou no inicio da sua carreira? Em algum momento você chegou a pensar em desistir e seguir em algum outro ramo profissional?
Robson Caetano: Como todo menino de origem menos favorecida de uma sociedade os primeiros problemas não são financeiros e sim psicológicos, pois vivemos num pais que tem futebol em todas as mídias e de certo que você se imagina jogando futebol e não fazendo outro esporte, e foi esta a maior dificuldade, já que eu queria sucesso, fama e muito, muito dinheiro e essa mudança de paradigma foi complicado. A palavra desistir para um menino oriundo de comunidade carente não existe, você cansa, desanima um pouco, mas desistir jamais!


Bruna Jones: Em 1988 você bateu o recorde da prova dos 100m rasos do sul-americano e até hoje, ninguém conseguiu bater o seu tempo. Como é para você ter essa vitória no currículo?
Robson Caetano: Eu sou grato a todos os meus treinadores e pessoas que indiretamente me ajudaram a chegar em marcas tão especiais para a época, e isso me deixa muito feliz, pois o proposto foi alcançado, no entanto é triste perceber que muitas gerações se passaram e ninguém chegou perto da marca aqui no Brasil, e está na hora desse resultado, assim como outros serem batidos.

Bruna Jones: Como você avaliaria os atletas de hoje em dia?
Robson Caetano: Com potencial necessário para serem bons, eu acredito que eles podem realizar maravilhas, mas ainda não vi um que me saltasse os olhas com talento, no entanto não adianta ser apenas talentoso (a), tem que acreditar mais que todos nas próprias possibilidades, e falta atitude vencedora nos nossos jovens.

Bruna Jones: Com o passar dos anos você fez a sua transição para a televisão como comentarista. Como você lidou com essa transição?
Robson Caetano: De maneira muito natural, pois sempre me defendi bem das entrevistas dos companheiros de profissão e por isso fui estudar comunicação social, e educação física, o que ajudou muito na transição, o resto você aprende com a pratica, pois jornalista não sai da faculdade pronto e muitas das vezes uma vida não é o suficiente para deixar alguém pronto para esta ou qualquer profissão; aprendemos a todo momento e esse é o grande barato!!


Bruna Jones: E por falar em convite, você também aceitou ficar confinado em "A Fazenda" em 2014. A experiência no programa foi como você imaginou que seria?
Robson Caetano: Toda e qualquer experiência é valida, como disse aprendemos a todo instante, e ficar resignado a viver apenas o seu universo sem entender o universo de outras pessoas não vale a pena, e por mais racional que você seja quando você está confinado é que sua verdadeira personalidade se apresenta, pois não dá para representar por tanto tempo. Eu gostei da experiência e faria outra vez.

Bruna Jones: E no próximo ano, o Rio de Janeiro será palco de um dos maiores eventos do mundo: Os jogos Olímpicos. Você acha que estamos preparados para receber essa responsabilidade?
Robson Caetano: Os jogos olímpicos entraram num nível de exigência tal que hoje se transformou em algo muito suntuoso, mas entregaremos uma cidade ao COI pronta, e os problemas que surgirão serão sanados de maneira pratica e inteligente, pois temos preparados planos A e B.

Bruna Jones: Você participou por quatro vezes deste evento, como atleta. Qual dica você daria para quem vai estar enfrentando esse desafio em 2016?
Robson Caetano: Para uma olimpíada comum eu diria deixe as suas emoções de lado e seja frio dentro das quadras, campos, pistas e faça o que foi desenhado para sua grande performance dentro do evento, no entanto essa olimpíada tem um componente novo, será em casa, será no Brasil, e nesta hora eu digo para todos os atletas se deixem tomar pela emoção e sejam empurrados pela energia brasileira, o povo vai fazer a diferença, então aproveitem tudo isso e usem a seu favor!!


Bruna Jones: E as novidades? O que seus fãs podem ficar esperando?
Robson Caetano: As novidades são as de que, estamos trabalhando duro e incentivando nossos atletas a produzirem suas melhores performances na competição olímpica, eu estarei assistindo pela televisão depois de ter estado em todas as competições olímpicas desde 1984, como atleta e jornalista/ comentarista por enquanto, já que estão achando que sou um profissional muito caro para o mercado. Estou a frente do Instituto Robson Caetano de atletismo com jovens para 2020 e palestrando, dando coaching. Aliás vá AQUI e verá nos links o que tenho feito.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Gostaria apenas de dizer que nada supera um sorriso e uma boa educação, pois a vida precisa ser leve e sem amarras, deixe o ódio de lado e viva para ser feliz com qualidade de vida, exercício físico, sejam campeões de suas vidas, pois a corrida mais difícil de suas vidas já foi vencida; a do nascimento!" e para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar por @robsoncaetano1 no Twitter, beleza?

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário