Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é internacional, o que deixa tudo mais divertido! Convidamos o querido Michael Gómez para conhecer um pouco mais de sua história, como é o seu trabalho como treinador físico e também como ele lida com trabalhos como modelo e o concurso de Mister que ele participou no último ano. Vem conferir o nosso papo!
Bruna Jones: Atualmente você trabalha como Trainer-Coach. Como você acabou escolhendo essa profissão? O universo fitness sempre esteve presente na sua vida?
Michael Gómez: Sim eu sou personal trainer, atuo no mundo do fitness desde 2015 de maneira profissional, mas venho desde 2008 como amador. Vim para essa profissão porque sempre fui muito apaixonado pelo mundo fitness ao ponto de que quando era adolescente me via treinando as pessoas em minha volta e também gosto do universo da musculação e do bodybuilding.
Bruna Jones: Muitas pessoas pensam que o trabalho de um formador é sempre muito regimentado e rigoroso com seus alunos, o que pode ser verdade, mas também é preciso ter criatividade para entender que nem todo programa funciona da mesma forma para todos. Com isso, grande parte sua rotina e experiências pessoais podem acabar sendo úteis para criar uma conexão verdadeira com seus alunos. Dito tudo isso, como você costuma aplicar isso no seu trabalho?
Michael Gómez: No mundo do fitness um fator principal é como você faz com que seus clientes vejam o quão fácil ou difícil pode ser o objetivo deles, neste ponto o treinador deve ser muito persuasivo e ter ferramentas para fazer você entender que pode atingir seu objetivo, que você é capaz como todos os outros em alcançá-lo, e parte do resultado de uma mudança física é mental e então seu corpo tenta assimilar o comando. Dito isto, para mim a comunicação com os meus clientes é fundamental, saber o que não gostam, quais os seus pontos fracos, o que lhes causa medo.
Bruna Jones: Hoje você tem a possibilidade de influenciar positivamente e diretamente a vida das pessoas através das redes sociais, seja compartilhando sua história ou até mesmo dicas profissionais e coisas do tipo. Olhando para as ferramentas disponíveis hoje, como é para você ter um contato mais direto com seu público e futuros atletas?
Michael Gómez: Neste momento em que vivemos, temos ferramentas tão poderosas como as redes sociais, que nos permitem influenciar as pessoas positiva e negativamente. Parte da minha filosofia de vida é influenciar positivamente as pessoas, e sempre que tenho oportunidade faço isso primeiro com o exemplo das coisas que compartilho nas minhas redes sociais, falando não só sobre o universo fitness mas também sobre se vestir bem, dicas de aromas e fragrâncias entre outros temas que entendo que possam ser de interesse do meu público e que possam ajudar a melhorar seu estilo de vida mental e fisicamente.
Bruna Jones: Na verdade, apesar dos benefícios, nós também vivemos uma era um tanto complicada com as redes sociais, em que pessoas completamente despreparadas, sem formação acadêmica para isso, estão dando “ensinamentos” sobre treino e nutrição. Você poderia explicar aos leitores os riscos de seguir instruções sem saber se a fonte é adequada para fazê-lo?
Michael Gómez: No meu país esta parte começa a ser regulamentada agora, porque os personal trainers realmente ganham muito bem e quando uma pessoa tem uma condição física aceitável e convincente quer ser treinador e nutricionista mesmo sem ser certificado. Então quando você treina com uma pessoa que não está treinada, pode acontecer o seguinte: 1) Lesões: Um dos principais riscos de treinar sob a supervisão de uma pessoa não treinada é a exposição a lesões. 2) Eficácia reduzida: Se o treinador não tiver habilidade ou conhecimento, os exercícios poderão não ser realizados de forma eficaz, o que poderá resultar em perda de tempo. 3) Desmotivação: Um treinador mal instruído pode não ser capaz de lhe fornecer o apoio emocional ou a motivação necessária. 4) Conselhos errados: Receber informações incorretas sobre nutrição, recuperação ou técnicas de treinamento pode levar à formação de hábitos não benéficos e até prejudiciais.
Bruna Jones: Uma das suas especialidades é atender gestantes, certo? Muita gente pensa que nesse período não é possível praticar esportes e, em alguns casos, é necessário descansar. Mas, o que você diria para quem está grávida agora e quer se manter fisicamente ativa?
Michael Gómez: A gravidez é uma das fases mais bonitas para a mulher porque é o seu momento de reprodução. Durante a gravidez você pode treinar, há muita desinformação e tem sido comercializado medo e terror durante a gravidez. Se possível, faça-o de forma supervisionada e com pessoas treinadas na área. O momento correto para começar seria após 12 semanas, equivalente a 3 meses, pois o feto está completamente em formação. Sempre seguindo a aprovação do ginecologista primário e descartando qualquer possível ameaça de aborto, pois quando for ordenado o repouso, os exercícios de atividades contínuas e explosivas devem ser suspensos. Nesta fase, o objetivo não é perder peso, aumentar visivelmente a massa muscular ou os resultados estéticos, mas sim melhorar a saúde mental durante a gravidez, fortalecer o pavimento pélvico e os músculos circundantes para facilitar o trabalho de parto e acelerar o regresso ao trabalho. as sessões de treinamento depois dele.
Bruna Jones: Você também tem carreira como modelo, inclusive participando do concurso “Mister Global 2023”. O que motivou você a participar da competição? Você pretende seguir a carreira de modelo?
Michael Gómez: Eu sempre gostei de me vestir bem, de ter uma boa presença e foi onde o mundo da modelagem chegou, neste caso ser treinador anda de mãos dadas comigo e gosto muito disso, sempre me vi desde criança representando o país em concursos de modelagem. A disciplina que tive me ajudou muito na minha preparação. Minha representação no Mister Global foi uma experiência muito bacana que guardarei com carinho enquanto viver. Eu gostaria de competir novamente. Só espero que a oportunidade bata à minha porta já que tenho uma certa limitação com a idade. O Mister Global tem um limite de idade até aos 34 anos e por isso pude participar, mas os restantes eventos de beleza masculina são realizados regularmente até aos 30.
Bruna Jones: Sabemos que essas competições tendem a ser muito competitivas quando algumas pessoas se deixam levar pelas emoções. Como foi essa experiência para você?
Michael Gómez: Sempre soube que iria competir, regularmente sempre se tem intenções, as melhores expectativas e a vontade de vencer, nesse sentido me prepararam muito bem mentalmente. Porque primeiro eu ia aproveitar um evento para demonstrar tudo o que tenho e sei, e entendi que os jurados têm a última palavra e que também tem gente com mais preparo que você. Apesar de tudo que aconteceu comigo, minhas malas nunca chegaram, não tinha ferramentas para dar o meu melhor, mas mesmo assim fiz um bom trabalho, sabe por quê? Porque no final a lição foi ir para o outro lado do mundo e perceber que posso brilhar com a minha própria luz, que sou mais forte do que pensava, e toda essa experiência me conforta e agradeço a Deus por poder viver isto.
Bruna Jones: Algo que acabou se tornando muito popular na televisão são os reality shows. Existem vários tipos, desde competições físicas como "Survivor", até competições de estratégia como "Big Brother" e competições de talentos como "The Voice". Se você fosse convidado para um, você concordaria em participar? Ou prefere manter o foco na carreira de treinador?
Michael Gómez: Claro que aceitaria com prazer, a vida é um desafio constante, o que eu gostaria de fazer é um reality show de voz já que outra coisa que gosto de fazer é cantar, nunca fiz isso tanto em modo de competição amadora quanto em modo de competição em um reality show, e é por isso que eu escolheria esse cenário.
Bruna Jones: Estamos quase indo ao segundo semestre deste ano, mas mesmo assim, há alguma novidade? Algo que você possa compartilhar conosco?
Michael Gómez: Estou trabalhando na minha plataforma de treinamento online para que pessoas de outras partes do mundo possam se beneficiar do meu conhecimento, por exemplo. Neste momento estou a trabalhar num dos desafios mais importantes do meu país para o verão e farei isso de uma forma muito dinâmica e particular.
Bruna Jones: Não pude deixar de terminar esta entrevista sem antes saber: Você já esteve no Brasil? Gostaria de vir nos visitar, se possível?
Michael Gómez: Nããão, ainda não tive oportunidade e claro que adoraria te visitar, algo muito emblemático de vocês é o seu carnaval, sua vida noturna, a alegria do seu povo, seria um prazer e uma honra chegar conheça sua cultura de perto.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes e ir, olha só: "Para todas aquelas pessoas que gostariam de mudar de corpo, a primeira coisa que você precisa fazer é mudar de ideia, tirar a palavra difícil e impossível do seu vocabulário, você deve priorizar as coisas que deseja alcançar, visualizar como deseja olhar, sentir e criar estratégias para que você consiga alcançá-lo. Temos apenas um lugar para morar e é o nosso corpo, por isso devemos cuidar dele. Aprenda a investir em você, a se valorizar, não deixe ninguém te rotular, deixe que outra pessoa te valorize, você decidiu isso. E por fim, treine-se sempre, a leitura abrirá portas que você nem imagina, lhe dará ideias para chegar mais rápido ao seu objetivo, enriquecerá sua mente, melhorará seu intelecto e desta forma você será tão abençoado que poderá ajude outros." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram e no Facebook por @michaelcuadrito, para contatos profissionais, é só enviar um e-mail para michelfitt1123@gmail.com, combinado?
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário