quinta-feira, 9 de maio de 2024

Bruna Entrevista: 13x16 - Ewan Stewart


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é bem especial por diversos motivos, um deles é que estamos comemorando a marca de 850 entrevistas publicadas e a outra é que ele fez parte do elenco de um dos meus filmes favoritos de toda a vida, estou falando do querido Ewan Stewart, que aceitou vir compartilhar um pouco de suas experiências com a gente. Vem conferir!

Bruna Jones: Gostaria de iniciar esta entrevista dizendo que é um grande prazer ter você no meu blog. Você é simplesmente um dos atores mais memoráveis ​​da história do cinema, mas antes de falarmos mais sobre sua carreira e alguns projetos, gostaria de voltar ao início, se possível. Você começou sua carreira como ator ainda muito jovem, chegando a se mudar para Londres para se profissionalizar ainda mais na área, mas como acabou se interessando pelas artes cênicas e decidindo que gostaria de seguir a carreira de ator?
Ewan Stewart: Meu pai era artista e eu frequentava teatros desde muito jovem. Minha mãe era atriz, então não era estranho que eu me interessasse por esse estilo de vida. Naquela época eu queria ser um homem da música e da dança! Quando eu tinha treze anos, fui ver peças no teatro Lyceum, em Edimburgo, e me apaixonei por atuar. Eu odiava a escola, então saí aos 16 anos e fiz o teste para a The Central School em Londres e graças a Deus fui aceito.  

Bruna Jones: Como eu disse antes, você acabou se mudando para Londres muito jovem para obter uma melhor formação e foi também onde você começou a dar os primeiros grandes passos na sua carreira, trabalhando em teatro, televisão, etc... Mas, focando nesse início, sabemos que no início da carreira pode ser um pouco frustrante por diversos motivos, seja falta de oportunidades, problemas financeiros, etc... Como foi esse período para você até conseguir se firmar na sua carreira?
Ewan Stewart: Ao ser admitido na Central tive a sorte de conseguir um agente, Tony Charles, que estava na ICM agora chamado de Independent. Ele me disse para ir embora e adquirir alguma experiência no teatro, então passei quase um ano com uma pequena companhia de turismo no condado de Durham. Quando voltei para Londres, consegui um pequeno papel numa peça chamada Flying Blind, no Royal Court Theatre. Depois disso, tive muito trabalho/diversão na televisão e no cinema.

Bruna Jones: Você tem uma carreira vasta e de sucesso, com grandes papéis no cinema internacional, mas o que me chama a atenção é que você é um ator que veio do teatro e embora tenha tido todo esse sucesso no cinema e na televisão, nunca parou se apresentar no palco, o que na minha opinião é um grande aprendizado de se ter por causa do público presente, não é mesmo? Qual a importância do teatro na sua vida e o que sempre te atrai para novos projetos nessa área de atuação?
Ewan Stewart: É gentil da sua parte, mas você está aumentando meu nível de sucesso como ator. Tive mais sucesso do que a grande maioria, mas nada mais do que isso. Sempre adorei teatro, tanto atuar quanto estar em companhia. Com um grupo de pessoas legais, como costumam ser, estar em uma companhia de teatro é maravilhoso. Tive algumas atuações terrivelmente ruins e outras boas. Já participei de peças terríveis e ótimas. Quando tudo vai bem… É pura alegria.

Bruna Jones: O teatro é uma área que basicamente lida com o inesperado o tempo todo, embora você tenha um roteiro que precisa seguir, por ser um trabalho “ao vivo”, não tem como pausar, voltar, editar, etc. Então imagino que você já deve ter passado por algumas situações um pouco curiosas enquanto estava no palco e adoraríamos saber um pouco sobre essas situações engraçadas. Você poderia compartilhar uma lembrança de algo incomum que lhe ocorreu no palco ou ao seu redor durante uma apresentação?
Ewan Stewart: Quando você dá risada no palco, o que eu faço muitas vezes, é uma estranha mistura de céu e inferno. Você começa a suar e reza para que pare e ao mesmo tempo que se sente eufórico. Esqueci completamente minhas palavras no palco algumas vezes, mas nunca achei nada muito agradável nisso, apenas medo.

Bruna Jones: É claro que não posso ignorar que estou conversando com um dos atores do melhor e maior filme já feito até hoje, “Titanic”. O mundo inteiro conhece a história do filme, os bastidores e o sucesso que ele fez pelo mundo. Até aqui no Brasil o filme é reexibido nos cinemas todos os anos (e eu assisto sempre que isso acontece). Então, o que eu quero saber é: obviamente você não sabia exatamente o quão bem sucedido esse filme seria, mas uma vez que o sucesso veio, ele nunca desapareceu. Como foi para você fazer parte de tudo isso? E o que fez você se manter firme para não acabar se perdendo nesse sucesso?
Ewan Stewart: Novamente, você está me incentivando demais, rs... Sim, é um grande acontecimento eu estar no Titanic e as pessoas ainda falam sobre isso mais de um quarto de século depois, mas isso não me impulsionou para uma liga diferente como ator ou algo assim. Nunca fui famoso. As pessoas muitas vezes me reconhecem, mas não têm certeza do que é ~ “Ei, você frequenta tal lugar ou tal academia?” rs...

Bruna Jones: Obviamente as coisas hoje em dia são muito diferentes do que você vivia nos anos 90, principalmente na época do “Titanic”. A dinâmica entre o ator e seu fã hoje acontece muito mais virtualmente do que pessoalmente, inclusive nas redes sociais que abriram um leque de contato ainda maior, pois agora é possível receber comentários e carinho de fãs do mundo todo. Na verdade, com o avanço das plataformas de streaming, as novas gerações acabam redescobrindo diversos projetos dos quais você participou ao longo dos anos e acabam se interessando em se aproximar de você. Como você lida com essa mudança na forma como a internet amplia cada vez mais o seu trabalho e o seu contato com o público?
Ewan Stewart: Eu não uso muita mídia social. As pessoas às vezes me escrevem pedindo um autógrafo, geralmente para um programa chamado Only fools and Horses. Participei de um episódio e tem gente que coleciona autógrafos de quem já esteve nesta série.

Bruna Jones: Falando em personagens, você já teve a oportunidade de interpretar todos os tipos de personagens: Mocinhos, vilões, pessoas reais, ficção, basicamente tudo. O que eu gostaria de saber é: Que tipo de personagem você mais gosta de interpretar e que tipo de personagem mais te desafia?
Ewan Stewart: A maioria dos atores, inclusive eu, gosta de interpretar vilões, não tenho certeza do que isso diz sobre nós. Tive a sorte de interpretar uma grande variedade de personagens. Realmente a qualidade da escrita é o mais importante. Quando você diz as palavras, elas são a maneira como as pessoas falam ou não soam verdadeiras. É a maneira como uma pessoa pode se comportar ou não é bem imaginada. É claro que as pessoas fazem coisas extraordinárias e inesperadas, mas você ainda sabe se isso é real ou suspeito.

Bruna Jones: Seu próximo filme com lançamento previsto é “The Low Road”, você pode nos contar alguma coisa sobre a trama e seu personagem? Já existe uma data de lançamento?
Ewan Stewart: Tenho um pequeno papel em The Low Road dirigido por meu amigo Stephen Mulhearn. Eu interpreto um mecânico que conserta o carro do personagem principal. Além de ser um diretor maravilhoso, Stephen dirige um centro de retiros perto de Callander, na Escócia, e passei momentos incríveis lá. Essa foi minha última experiência como ator. Pendurei minha meia-calça e rímel e me aposentei do jogo agora.

Bruna Jones: Não poderia deixar de encerrar esta entrevista sem antes te perguntar: Você já esteve no Brasil? Gostaria de vir nos visitar, se possível?
Ewan Stewart: Nunca estive no Brasil, mas é claro que adoraria ir. Parece um lugar incrível cheio de pessoas maravilhosas. Claro que com alguns verdadeiros vilões também. Mas a energia geral parece excitante e encantadora. Se eu tenho fãs no Brasil agradeço muito pelo apoio, que vocês estejam sempre bem e felizes!

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? Com certeza uma entrevista que entrou pra história do blog! Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário