segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Bruna Entrevista: 10x16 - Rodrigo Miallaret


Olá, olá... Sejam bem vindos de volta! Então que hoje é dia de comemoração aqui no blog, estamos batendo a marca de 550 entrevistas já publicadas, olha que bacana? E para comemorar, trouxemos o querido ator e dublador, Rodrigo Miallaret, para conversar um pouco sobre suas experiências profissionais, tá fantástica a nossa conversa e por falar em fantástica, agora em 2021 a gente vai poder conferir ele atuando em "A Fantástica Fábrica de Chocolates", olha que bacana? Vem conferir tudo isso e mais um pouco!

Bruna Jones: Você é ator, dublador e também um grande artista do nosso teatro musical brasileiro. Mas antes da gente falar mais sobre tudo isso, vamos voltar ao começo? Qual foi o seu primeiro contato com o cenário artístico? Sempre foi o seu sonho fazer da arte a sua carreira?
Rodrigo Miallaret: Eu comecei quase que por acaso. Meus irmãos dançavam no “Grupo Folclórico Aruanda”, em BH. Um dia, aos nove anos, pedi à minha mãe para ir ao ensaio com eles, que acontecia na rua da minha casa. Fui, amei e fiquei até os 16 anos. Logo em seguida, fui estagiário na Caixa Econômica Federal, onde ingressei no “Coral Canto Vivo” e no “Teatro Vivo”, ambos da Caixa. Desde então, não consegui sair das artes. 

Bruna Jones: Todo início de carreira costuma ser um pouco complicado, seja por falta de oportunidades ou outros motivos, principalmente para quem busca uma carreira artística. Como foi o seu? 
Rodrigo Miallaret: Difícil também. Muitos trabalhos sem ganhar nada, muito aprendizado. Cantando em bares, fazendo teatro amador (leia-se sem ganhar para isso), e ouvindo muita gente falando que “isso não dá dinheiro”. É muito difícil para o artista viver de arte, mas é muito mais complexo, não fazer arte! 


Bruna Jones: Como eu disse, você é um dos grandes nomes do teatro musical brasileiro. O que te chama mais atenção neste tipo específico de atuação? A música sempre esteve presente na sua vida? 
Rodrigo Miallaret: A atuação para o teatro musical é singular, pois é preciso ser ‘um pouco acima’ da realidade. Temos que ser vistos pela última fileira! Além do fato de que, quando a emoção começa a transbordar, cantamos e dançamos para conseguir expressá-la. Eu sempre fui muito ligado à música, pessoalmente e profissionalmente. No meu dia a dia, não abro mão de uma boa música popular brasileira. 

Bruna Jones: Você esteve em diversas peças mundialmente famosas, como "O Fantasma da Ópera", "Hairspray", "A Bela e a Fera", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Mudança de Hábito" e outras... Como foi fazer parte de projetos tão grandes e existe algum que seja o mais especial para você? 
Rodrigo Miallaret: Sempre foi muito mágico, especial. Quando fiz meu primeiro teste para os grandes musicais em São Paulo (A Bela e a Fera), antes mesmo de encerrar as fases eu fui convidado para entrar no elenco da primeira montagem brasileira de ‘Les Misérables’. Foi um momento mágico, realmente. Já tinha feito vários musicais de menor porte na minha cidade, mas os grandes musicais, vindos de fora, têm uma maneira própria de ensaios e montagem, que são fantásticos. O clássico ‘Les Misérables’ é o meu predileto, pois foi nele que comecei minha história em São Paulo. 

Bruna Jones: Além da atuação, você também é dublador. Como foi que acabou entrando nessa área? Você se lembra do seu primeiro projeto na dublagem? 
Rodrigo Miallaret: Eu comecei pelo canto. Fui chamado para fazer um teste para um programa infantil, no qual o personagem cantava mais do que falava: “Wiggles e Aprenda”. Fui cantando em outras produções e, aos poucos, os diálogos foram entrando, até que consegui dublar sem cantar, e também realizar trabalhos onde dublei as duas vozes, falada e cantada. 


Bruna Jones: Muitas pessoas acreditam que dublar é só chegar no estúdio e falar o que está escrito no roteiro, mas não é verdade, existe toda uma preparação e técnicas envolvidas, não é mesmo? 
Rodrigo Miallaret: Exatamente. Muitos acham que só porque têm facilidade de fazer imitações de vozes caricatas, já está pronto. Mas é bem mais complicado que isso. Você precisa ser um ótimo ator, pois terá apenas a voz para passar todas as emoções corretamente. Além do fato que não existe um estudo prévio do que será dublado. Você recebe o texto na hora de gravar, ensaia e manda ver! Fora a sincronia, fundamental, hehe... 

Bruna Jones: Você esteve nos últimos anos em grandes projetos da Disney, dublando personagens como Maurice (A Bela e a Fera, 2017), Abel (Christopher Robin), Sultão (Aladdin, 2019) e Scar (O Rei Leão 2019). Como é para você dar voz a personagens tão marcantes da infância de muitos brasileiros nessas novas releituras das histórias?
Rodrigo Miallaret: É um prazer e uma GRANDE responsabilidade, pois vai mexer no inconsciente coletivo das pessoas. Aquelas vozes fazem parte da infância, da formação de muitas delas, e muitas delas infelizmente já não estão mais entre nós. Às vezes também, a releitura da obra é, originalmente, diferente, e muitos não veem dessa maneira. Não dublamos do jeito que queremos, e sim, da forma que foi criada pelos atores no idioma original e conduzida pela direção da obra em questão. Mas é delicioso!! 

Bruna Jones: Recentemente você participou como um dos jurados do “Canta Comigo”, programa de talentos da Rede Record. Como foi que surgiu esse convite? Você o aceitou de imediato, ou houve uma hesitação inicial?
Rodrigo Miallaret: Esse convite apareceu graças a minha assessoria, GPress Comunicação, e por meio também de um amigo em comum, Leonardo Faé. Ela me perguntou se eu gostaria e, de pronto, eu aceitei. Estamos em um momento de pandemia, onde nossos trabalhos foram abruptamente interrompidos, a arte minguou, e o simples fato de poder voltar a trabalhar com ela foi simplesmente fantástico. Poder conversar, trocar com amigos do meio artístico, ver e ouvir o talento dos candidatos, foi primordial e revigorante. Hesitação zero e voltaria sempre, pois amei fazer parte. 


Bruna Jones: Alguns de seus colegas de programa já participaram do reality show "A Fazenda". O que você pensa sobre o programa? Aceitaria participar de algo assim? 
Rodrigo Miallaret: Acho que os formatos de reality sempre funcionam, agradam muitas pessoas e se tornam um grande entretenimento para quem acompanha, principalmente nessa época que estamos vivendo. Mas eu não participaria. Não me agrada a ideia de que minha vida privada seja exposta de tal forma. Sou mais reservado. 

Bruna Jones: Infelizmente 2020 acabou se tornando um ano bem diferente e até mesmo frustrante em questões profissionais por causa das limitações, alguns projetos acabaram sendo empurrados para o futuro, mas enfim... Existem novidades suas vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Rodrigo Miallaret: No momento estou focado nos trabalhos que consigo fazer no meu Home Studio, ‘Mialla Bunker’, como dublagens, gravações e locuções. Também tenho me divertido com alguns convites que recebo, para gravar covers de músicas diferentes do que o público está acostumado a me ver cantando nos palcos; tudo isso enquanto aguardamos o momento certo para os teatros reabrirem. Quero muito estrear meu novo personagem, Vovô Joe, de ‘Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates’, que poderá ser visto no Teatro Alfa, em São Paulo, assim que possível. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E antes dele ir, ainda deixou um recadinho, olha só: "Tive a honra de interpretar o personagem Dr. Victor, do icônico ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, da TV Cultura, na adaptação da obra para os palcos: ‘Castelo Rá-Tim-Bum – O Musical’. Lá ele dizia uma frase que virou meu mantra: “A mágica maior é acreditar, nunca... nunca desistir”." e para quem quiser continuar acompanhando o trabalho dele, basta seguir nas redes sociais: Facebook é Rodrigo Miallaret e no Instagram é @rmiallaret, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário: