terça-feira, 19 de setembro de 2023

Bruna Entrevista: 12x38 - Jonas Pina


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que depois de algum tempo de hiatus aqui no blog, eis que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado para esse retorno, é o querido Jonas Pina, que é um artista incrível. Vem conferir um pouco mais sobre a sua carreira e suas inspirações e depois, corram lá nas @ dele para conferir mais do seu trabalho!

Bruna Jones: Hoje você possui uma carreira bem bacana trabalhando com artes visuais e ilustrador, mas antes da gente se aprofundar um pouco mais em seus projetos, vamos voltar lá no início, sim? Qual foi o seu primeiro contato com o universo da arte dos desenhos? Rolou um incentivo da família ou algo parecido?
Jonas Pina: Eu comecei desenhando na igreja. Minha mãe tinha umas táticas pra manter criança quieta durante os cultos: lanche, brinquedo, papel e caneta... E acabei gostando muito de desenhar. Sempre fui incentivado a desenhar e me desenvolver nisso. Lembro que meu pai sempre ia numa gráfica rápida perto de casa e mandava encadernar folhas em branco pra eu usar como bloco de desenho, e tenho vários desses até hoje! 

Bruna Jones: Quando foi que você percebeu que poderia levar os desenhos mais a sério e criar uma possível carreira em cima disso?
Jonas Pina: Eu já tinha VONTADE de trabalhar com arte, mas a NOÇÃO de poder trabalhar com isso veio no primeiro ano que visitei a CCXP, em 2018. Tive contato com vários artistas lá e foi como se eu tivesse sido carregado com o pique pra investir de vez nessa área. Outro fator decisivo foi a minha saída do meu trabalho como designer gráfico por 5 anos, que aconteceu em 2022. A partir daí decidi que era o momento de ir de cabeça! 

Bruna Jones: Toda carreira artística acaba sendo um pouco mais difícil no início até você conseguir se firmar com o seu trabalho, não é mesmo? Quais foram as principais dificuldades que você encarou no início da sua jornada?
Jonas Pina: Eu estou começando praticamente agora, na verdade. Eu fui tentando me aperfeiçoar mas tudo sendo hobby, porque, como comentei, passei anos da minha vida como designer gráfico. O ruim disso é que me acomodou um pouco. A dificuldade que eu sinto é saber com quem entrar em contato pra conseguir trabalhos, porque os que eu consegui, os clientes vieram até mim. Sinto um pouco de dificuldade de botar a cara a tapa, sabe? 

Bruna Jones: Artistas normalmente são bem críticos e perfeccionistas em relação aos seus trabalhos. Você também se inclui nessa?
Jonas Pina: Nossa, muito! Mas felizmente não como antes, era bem pior. Acho que amadureci um pouco minha cabeça, e aprendi a não me comparar tanto assim com os outros. 

Bruna Jones: Você possui algum tipo de processo criativo? O que te inspira?
Jonas Pina: Eu gosto muito de estudar trabalhos de outros artistas, sejam amigos meus ou fazendo pastas no Pinterest. Eu me animo a desenhar vendo desenho dos outros! 

Bruna Jones: Entre alguns de seus projetos, você chegou a fazer capas de livros como a do "Deuses Gregos: Histórias do Século XXI", não é mesmo? Como é para você ver a sua arte atingindo um público que vai além da internet?
Jonas Pina: É incrível, de verdade! Essa foi minha primeira capa, e depois fiz mais algumas. Mais recentemente eu fiz a capa do livro "Um Beijo Inesquecível", e eu gostei muito da experiência. Eu gosto muito de contar histórias através de desenhos, então espero fazer mais capas de livros no futuro. 

Bruna Jones: Aliás, falando na internet... Hoje existe toda uma "polêmica" em relação ao uso de inteligência artificial e aplicativos que geram animações baseadas em fotos das pessoas. O que você pensa em relação a esse assunto?
Jonas Pina: Eu acredito que a ferramenta não é ruim, mas enquanto a forma como ela é utilizada não mudar - que é sendo alimentada com artes sem a permissão dos autores, e até mesmo com fotos de quaisquer pessoas que estejam online - eu sou contra. Pessoalmente, já leio a palavra e já me arrepio todo. 

Bruna Jones: Voltando ao seu trabalho, você possui diversos traços diferentes e estilos de pintura, você possui alguma técnica favorita para trabalhar? E qual estilo você acha mais difícil?
Jonas Pina: Eu pessoalmente tenho MUITA dificuldade de identificar meu estilo, outras pessoas que costumam confirmar isso pra mim. Mas eu tenho desenhado no digital praticamente 100% do tempo. Sobre técnica em si, eu sinto bastante dificuldade com iluminação, é um ponto que eu preciso estudar mais. 

Bruna Jones: Bom, além de trabalhar para algumas empresas bem bacanas e ter o seu trabalho divulgado em livros e outros materiais... É possível que nós meros mortais consigamos contratar o seu trabalho e ter uma arte personalizada por você? Se sim, como podemos fazer esse contato?
Jonas Pina: Claro! É só entrar em contato comigo pelas DMs das minhas redes sociais, eu sou JONINHA em todas. E também tem meu site, http://jonaspina.com.br. 

Bruna Jones: Já estamos quase chegando no final do ano e queremos saber: Tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Jonas Pina: Bem, eu estou me preparando pra duas coisas: uma delas é que estarei no Artists' Valley da CCXP, com uma mesa vendendo produtos originais, junto com o Bruno Ferrante. A outra é que estou trabalhando junto com o escritor Lucas Benetti em um quadrinho chamado "Tempo! Tempo! Tempo!", previsto para o primeiro semestre de 2024. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Obrigado por lerem o blog e me considerarem relevante o suficiente para ser entrevistado. Hahahahahahahahaha Um beijo e um abraço pra todo mundo!" e se quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Twitter no @joninhaart e no Instagram por @joninhaart. Para conferir seu Tumblr é só clicar AQUI, seu Behance é AQUI e seu site é clicando AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário