Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado para esse retorno, é o querido Jonas Pina, que é um artista incrível. Vem conferir um pouco mais sobre a sua carreira e suas inspirações e depois, corram lá nas @ dele para conferir mais do seu trabalho!
Bruna Jones: Hoje você possui uma carreira bem bacana trabalhando com artes visuais e ilustrador, mas antes da gente se aprofundar um pouco mais em seus projetos, vamos voltar lá no início, sim? Qual foi o seu primeiro contato com o universo da arte dos desenhos? Rolou um incentivo da família ou algo parecido?
Jonas Pina: Eu comecei desenhando na igreja. Minha mãe tinha umas táticas pra manter criança quieta durante os cultos: lanche, brinquedo, papel e caneta... E acabei gostando muito de desenhar. Sempre fui incentivado a desenhar e me desenvolver nisso. Lembro que meu pai sempre ia numa gráfica rápida perto de casa e mandava encadernar folhas em branco pra eu usar como bloco de desenho, e tenho vários desses até hoje!
Bruna Jones: Quando foi que você percebeu que poderia levar os desenhos mais a sério e criar uma possível carreira em cima disso?
Jonas Pina: Eu já tinha VONTADE de trabalhar com arte, mas a NOÇÃO de poder trabalhar com isso veio no primeiro ano que visitei a CCXP, em 2018. Tive contato com vários artistas lá e foi como se eu tivesse sido carregado com o pique pra investir de vez nessa área. Outro fator decisivo foi a minha saída do meu trabalho como designer gráfico por 5 anos, que aconteceu em 2022. A partir daí decidi que era o momento de ir de cabeça!
Bruna Jones: Toda carreira artística acaba sendo um pouco mais difícil no início até você conseguir se firmar com o seu trabalho, não é mesmo? Quais foram as principais dificuldades que você encarou no início da sua jornada?
Jonas Pina: Eu estou começando praticamente agora, na verdade. Eu fui tentando me aperfeiçoar mas tudo sendo hobby, porque, como comentei, passei anos da minha vida como designer gráfico. O ruim disso é que me acomodou um pouco. A dificuldade que eu sinto é saber com quem entrar em contato pra conseguir trabalhos, porque os que eu consegui, os clientes vieram até mim. Sinto um pouco de dificuldade de botar a cara a tapa, sabe?
Bruna Jones: Artistas normalmente são bem críticos e perfeccionistas em relação aos seus trabalhos. Você também se inclui nessa?
Jonas Pina: Nossa, muito! Mas felizmente não como antes, era bem pior. Acho que amadureci um pouco minha cabeça, e aprendi a não me comparar tanto assim com os outros.
Bruna Jones: Você possui algum tipo de processo criativo? O que te inspira?
Jonas Pina: Eu gosto muito de estudar trabalhos de outros artistas, sejam amigos meus ou fazendo pastas no Pinterest. Eu me animo a desenhar vendo desenho dos outros!
Bruna Jones: Entre alguns de seus projetos, você chegou a fazer capas de livros como a do "Deuses Gregos: Histórias do Século XXI", não é mesmo? Como é para você ver a sua arte atingindo um público que vai além da internet?
Jonas Pina: É incrível, de verdade! Essa foi minha primeira capa, e depois fiz mais algumas. Mais recentemente eu fiz a capa do livro "Um Beijo Inesquecível", e eu gostei muito da experiência. Eu gosto muito de contar histórias através de desenhos, então espero fazer mais capas de livros no futuro.
Bruna Jones: Aliás, falando na internet... Hoje existe toda uma "polêmica" em relação ao uso de inteligência artificial e aplicativos que geram animações baseadas em fotos das pessoas. O que você pensa em relação a esse assunto?
Jonas Pina: Eu acredito que a ferramenta não é ruim, mas enquanto a forma como ela é utilizada não mudar - que é sendo alimentada com artes sem a permissão dos autores, e até mesmo com fotos de quaisquer pessoas que estejam online - eu sou contra. Pessoalmente, já leio a palavra e já me arrepio todo.
Bruna Jones: Voltando ao seu trabalho, você possui diversos traços diferentes e estilos de pintura, você possui alguma técnica favorita para trabalhar? E qual estilo você acha mais difícil?
Jonas Pina: Eu pessoalmente tenho MUITA dificuldade de identificar meu estilo, outras pessoas que costumam confirmar isso pra mim. Mas eu tenho desenhado no digital praticamente 100% do tempo. Sobre técnica em si, eu sinto bastante dificuldade com iluminação, é um ponto que eu preciso estudar mais.
Bruna Jones: Bom, além de trabalhar para algumas empresas bem bacanas e ter o seu trabalho divulgado em livros e outros materiais... É possível que nós meros mortais consigamos contratar o seu trabalho e ter uma arte personalizada por você? Se sim, como podemos fazer esse contato?
Jonas Pina: Claro! É só entrar em contato comigo pelas DMs das minhas redes sociais, eu sou JONINHA em todas. E também tem meu site, http://jonaspina.com.br.
Bruna Jones: Já estamos quase chegando no final do ano e queremos saber: Tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Jonas Pina: Bem, eu estou me preparando pra duas coisas: uma delas é que estarei no Artists' Valley da CCXP, com uma mesa vendendo produtos originais, junto com o Bruno Ferrante. A outra é que estou trabalhando junto com o escritor Lucas Benetti em um quadrinho chamado "Tempo! Tempo! Tempo!", previsto para o primeiro semestre de 2024.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Obrigado por lerem o blog e me considerarem relevante o suficiente para ser entrevistado. Hahahahahahahahaha Um beijo e um abraço pra todo mundo!" e se quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Twitter no @joninhaart e no Instagram por @joninhaart. Para conferir seu Tumblr é só clicar AQUI, seu Behance é AQUI e seu site é clicando AQUI.
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário