Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um queridíssimo dublador, que com certeza você já conferiu algum trabalho dele, principalmente se você é ligado ao universo de séries e animações, estou falando do Hélio Ribeiro, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco de suas experiências com a gente, vem comigo!
Bruna Jones: Você possui uma carreira artística muito ampla, seja como ator, diretor, dublador... Mas antes da gente falar melhor sobre isso, vamos voltar um pouco no passado. Como foi que você acabou sendo inserido neste universo artístico e o que te motivou a buscar uma carreira nesta área?
Hélio Ribeiro: Tudo começou meio por acaso, meu sonho era ser médico, um dia aos 17 anos de idade entrei pela primeira vez num teatro pra ver um ensaio de um amigo meu e fiquei encantado com o que vi. Ali fui mordido pelo bichinho do teatro e nunca mais parei. Acabei fazendo um teste pra essa mesma peça e fui aprovado. Faz 46 anos isso.
Bruna Jones: Inícios de carreira sempre costumam ser um pouco mais complicados, principalmente para quem busca uma oportunidade nas artes em geral. Como foi o início da sua jornada até conseguir se estabilizar na carreira?
Hélio Ribeiro: A partir dali fins um curso de teatro e comecei a batalhar, até que mais tarde fiz um teste pra uma peça com a Bibi Ferreira e fui aprovado, nessa época eu já tinha feito algumas coisas em televisão, levado pelos diretores desse curso que eram da TV Globo, a dublagem veio depois.
Bruna Jones: Artistas em geral costumam ser bastante perfeccionistas em relação a tudo o que fazem, principalmente nesta era em que tudo é compartilhado quase que instantaneamente na internet. Você costuma ser mais crítico em relação ao seu trabalho ou busca manter uma certa distância?
Hélio Ribeiro: Sou totalmente crítico ao meu trabalho, chego a ser chato, a perfeição não existe, mas estou sempre em busca dela, não sou de ficar viajando em personagens, sou muito prático e objetivo.
Bruna Jones: Você já possui quase 40 anos de carreira e no decorrer deste tempo, como eu disse anteriormente, você já fez de tudo um pouco: Televisão, teatro, dublagem... Entre as personagens que você já teve a oportunidade de fazer, qual foi a mais difícil e por qual motivo?
Hélio Ribeiro: No teatro foi uma peça chamada "Freud, a Última Sessão", onde eu fazia o Freud de 83 anos de idade, foi o maior desafio da minha vida, foi um sucesso, fiquei dois anos em cartaz, viajei por algumas capitais e fui indicado a melhor, acho que foi em 2011 ou 2013, direção da Ticiana Stuart. Na dublagem o grande desafio foi o "Coringa" [de Joaquin Phoenix], em televisão fiz várias coisas, mas nada que fosse um grande desafio.
Bruna Jones: Como dublador, você tem acesso aos roteiros muito antes de quando o projeto acaba estreando, não é mesmo? E a gente sabe que dubladores não podem nem comentar publicamente sobre os projetos enquanto estão gravando, então a minha questão é: Como você lida em saber quando uma história é bacana e não poder compartilhar com as pessoas em sua volta, os famosos "spoilers"?
Hélio Ribeiro: Não, nós não temos acesso aos roteiros com antecedência, ficamos sabendo tudo praticamente na hora, pra ter algumas informações adicionais usamos o que é divulgado pela internet. É tudo confidencial.
Bruna Jones: E por falar em "spoilers", nem sempre você recebe o roteiro completo ou grava suas cenas com outros atores simultaneamente, certo? Como é para você ficar com algumas lacunas na história, sem saber o que está acontecendo fora do núcleo da sua personagem?
Hélio Ribeiro: Faço as minhas cenas sozinho, com a orientação do diretor e, às vezes, também com a assessoria do cliente.
Bruna Jones: Você é conhecido por emprestar a sua voz para atores como Steve Martin e Joaquin Phoenix, que são praticamente opostos, por exemplo. O que eu quero saber, é: Qual o tipo de personagem você prefere dublar, os mais cômicos ou os que puxam mais para um drama?
Hélio Ribeiro: Prefiro dublar sempre bons atores e bons personagens, mas minha preferência é pela comédia.
Bruna Jones: Hoje em dia com os streamings crescendo cada vez mais, a dublagem está ganhando espaço em projetos que até alguns anos atrás não possuía, como os realities. Como você avalia esse crescimento na área?
Hélio Ribeiro: Acho excelente, pro mercado de trabalho é ótimo.
Bruna Jones: Infelizmente desde março de 2020 a gente está vivendo esse momento de pandemia, que aos poucos estamos conseguindo retomar nossas vidas sociais e profissionais, uma das áreas mais prejudicadas com isso foi a artística, por conta do fechamento de teatros, cinemas, redução de gravações para a televisão... Como foi esse período para você?
Hélio Ribeiro: A dublagem, em particular, não sofreu muito, ao contrário, hoje trabalho mais do que antes da do início da pandemia. A maioria dos dubladores fez seu próprio estúdio em casa e o trabalho teve esse mercado aberto, hoje isso me possibilita trabalhar para o Brasil inteiro sem sair de casa.
Bruna Jones: O ano está apenas começando e tanto no Brasil quanto no mundo estamos conseguindo retomar aos poucos a nossa vida após o período de isolamento social. Dito isto, existem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Hélio Ribeiro: Tem novos filmes e séries vindo por aí, não posso divulgar muito, mas já tem um novo filme do Joaquin Phoenix pra ser dublado.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Obrigado pela força que vocês têm dado a dublagem brasileira, é sempre um prazer fazer o melhor pra vocês. Prestigiem sempre a dublagem de qualidade, se não for boa, reclamem." e ele ainda avisa onde vocês podem achar ele nas redes: "Podem me acompanhar pelo Instagram @helioribeiroficial. Muito obrigado pelo carinho, um beijo.", agora é só correr lá, hein???
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?