terça-feira, 18 de junho de 2019

Bruna Entrevista: 8x32 - Kiki Bélico


Olá, olá... Tudo bom, meus queridos? Então que hoje é dia da gente conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, e hoje vocês vão conhecer um pouco mais sobre o trabalho como cosplayer da queridíssima Kiki Bélico, quem acompanha aqui já conhece um pouco do trabalho dela no site Mega Power e quem me acompanha no twitter, provavelmente já me viu compartilhando diversas imagens dela, não é mesmo? Hoje finalmente vocês vão conhecer um pouquinho mais afundo e espero que gostem, já que eu amei. Vem comigo!

Bruna Jones: Nos últimos anos, ser um cosplayer deixou de ser visto apenas como um hobby, mas sim, como uma profissão, não é mesmo? Qual foi o seu primeiro contato com esse tipo de arte e o que te motivou a fazer disso uma profissão?
Kiki Bélico: Sim, exatamente. Com o crescimento das redes sociais, os cosplayers ganharam diversas plataformas para compartilharem seus trabalhos e conseguirem parcerias, participações em eventos e até mesmo monetização das próprias redes sociais e patrocinadores. Eu sempre acho incrível pensar como algumas ferramentas online proporcionaram um crescimento tão grande para a comunidade cosplay. Hoje temos pessoas que abandonaram seus empregos tradicionais para se dedicarem inteiramente ao cosplay e são grandes nomes dentro do cenário do entretenimento. Meu início do cosplay foi bem simples. Como eu tenho uns 11 anos dentro do cosplay, comecei como todo bom fã de cultura pop oriental da época: lendo mangás e assistindo animes. Eu estava maravilhada com produções como Sakura Card Captor, Sailor Moon, Inu-Yasha e Samurai X e colecionava tudo que achava. Nesse meio existiam as revistas nas bancas que acabaram me mostrando fotos de pessoas vestidas dos personagens que eu tanto admirava. Imediatamente eu liguei para minha vó, na época morávamos em estados diferentes e pedi para ela fazer meu primeiro cosplay, a Kagome de Inu-yasha. E assim, lentamente, com um espaço bem grande entre uma fantasia e outra eu fui fazendo os cosplays sem maquiagem, sem peruca, sem lente, mas com muita paixão e orgulho de estar representando os personagens que eu gostava.

Depois de tanto tempo no hobby, de ter me formado em Artes Plásticas e ter me dedicado mais ao cosplay neste período, você acaba virando aquele cosplayer mais velho da comunidade e que faz cosplay a mais tempo. Isto, juntando a minha formação em artes e o fato de eu ter iniciado uma Coluna Cosplay bastante popular no meu site Mega Hero, fez com que eu fosse procurada por alguns eventos para participar de juris e organizações da parte de cosplay. Claro que não foi só pelo fato de eu ter tempo e experiência na comunidade, a partir de 2013 eu decidi que queria me dedicar a melhorar as condições da comunidade que eu participo, em Salvador. Não posso fazer nenhuma mágica e fazer tudo ficar perfeito, mas onde fui sendo convidada, procurava deixar alguma contribuição positiva, sendo em regras, boa convivência, exemplos, opiniões. Com o avançar do tempo e mais dedicação aos trabalhos no Mega Hero e Mega Power Brasil, e claro, mais experiência no cosplay, realização de eventos e participação ativa na comunidade, meu tempo como cosplayer começou a valer mais, então hoje sou contratada para fazer consultorias, juris, eventos e concursos. Tenho gostado muito de trabalhar com isso e abrir caminho para os próximos colegas que queiram dedicar-se a essas atividades, estabelecendo limites e valores para que haja respeito e boas oportunidades para a comunidade daqui pra frente.

Bruna Jones: Hoje em dia é bem mais fácil conseguir as roupas de diversos personagens, mas além disso, também existe todo um preparo especial na parte da maquiagem e no cabelo. Você costuma preparar todo o material das suas personagens? Poderia dar uma dica sobre as maquiagens que você usa?
Kiki Bélico: Hoje existem tantas facilidades para se iniciar no cosplay que eu acho interessante comparar com quando eu comecei. Perucas, lentes e maquiagens hoje são acessíveis demais, existem até mesmo lojas que vendem cosplays inteiros que chegam do correio praticamente prontos para uso! Há seis anos eu decidi aprender a costurar e tomar para mim o processo inteiro do cosplay. Não queria mais ficar dependendo de outros profissionais, por isso procurei um curso de costura e me dediquei a essa atividade. Então hoje eu faço as roupas e muitos dos meus acessórios, além de ter ido para o Youtube aprender a me maquiar e acreditem: Se eu consegui, vocês conseguem! Eu não sabia passar um lápis de olho! Então eu preparo sim meus materiais e produção dos meus cosplays e é minha parte favorita! Adoro a parte da escolha do personagem, planejamento de materiais, compras de perucas, lentes, ou até mesmo o reaproveitamento de algum outro cosplay que eu já tenha (que é a melhor parte), e a produção em si até que ele fique pronto para compartilhar com o público dos eventos e fazer ensaios e compartilhar com o público online que me acompanha. Sobre a maquiagem, eu não uso nada muito caro, eu vejo oportunidades, assim como faço durante o processo da construção do cosplay em si, procuro os melhores preços dos materiais que preciso, assisto muito, mas bota muito tutorial de maquiagem e aprendo todo dia alguma técnica nova, testo em mim e ensaios casuais e com isso vou melhorando minhas habilidades. A dica que mais me pedem é sobre pancake e pintura de pele e eu já fiz matéria e vídeo sobre isso no Mega Hero e no meu canal pessoal, deem uma olhadinha por lá!


Bruna Jones: Você já se transformou em aproximadamente quantos personagens? Existe algum que você ainda não teve a oportunidade de fazer e que gostaria bastante de ainda interpretar?
Kiki Bélico: Eu tenho uma lista até mesmo para eu não me perder e ter noção do que posso reutilizar de um cosplay para outro e nela tenho uns 40 cosplays registrados. A lista do que eu quero fazer é igualmente longa! Tem muito projeto que quero fazer ainda e estou fazendo, são muitos projetos EM andamento, quem nunca! Mas se fosse para dizer um cosplay que eu quero muito fazer um dia é a Mulher Maravilha! Ela é meu sonho e quero poder um dia me sentir bem o suficiente para realizar esse projeto. E já digo! Quando essa hora chegar vai ser muito especial!

Bruna Jones: Falando nos personagens, qual ou quais você mais se divertiu fazendo? E qual foi o mais difícil, seja por motivos físicos ou ambientais?
Kiki Bélico: O que eu mais me diverti fazendo foi os que eu fiz em companhia de amigos e da minha vó quando ela ainda costurava comigo. É gostoso reunir pessoas que curtem a mesma coisa e trabalham junto se ajudando, rindo e compartilhando a experiência. O mais difícil que fiz foi meu Inu-Yasha da peça japonesa. Todo o processo foi intenso e de muita aprendizagem, mas o resultado para mim ficou incrível, então valeu muito a pena. Em questões físicas foi muito difícil chegar a um certo ponto de desistir de vestir um cosplay por causa da minha insatisfação com minha aparência. Eu fiz um cosplay de Canário Negro novo e não consegui usar (até hoje) por me olhar e não me aceitar. Eu já tinha usado outros cosplays naquele mesmo ano e período e me sentido muito mal, aí na CCXP eu levei ela e não usei, desisti mesmo e foi um sentimento horrível. Eu até escrevi sobre isso no meu Instagram (AQUI), sobre aceitação e respeito que temos que ter por nós mesmos. Desde então estou em uma busca de amor próprio e cuidados comigo e meu corpo e tem sido incrível!

Bruna Jones: Quais outros artistas que você admira o trabalho ou até mesmo te inspiram?
Kiki Bélico: Com as redes sociais temos a chance de acompanhar muitas pessoas do mundo inteiro e eu sigo muitas delas que fazem coisas incríveis e até mesmo inacreditáveis para mim! Kamui, Kimpatsu, Stella Chu são nomes que acompanho sempre e fico maravilhada com as produções, ideias e ensinamentos que compartilham com o público. Mas posso dizer a real? Eu admiro mesmo e meu coração transborda de alegria acompanhando a minha comunidade daqui de Salvador e a nacional. Ver a galera que eu conheço e acompanho crescer, aprender cada vez mais, ensinar para quem é mais novo na comunidade, serem camaradas, se respeitarem e comemorarem juntos não tem preço e não tem nada na gringa melhor que esse sentimento. Tenho muito orgulho desse pessoal, viu! Sou muito grata pela comunidade de Salvador ter me acolhido.


Bruna Jones: Você costuma trabalhar em alguns eventos promocionais e acaba lidando com um público que gosta de tirar fotos com os personagens e até mesmo se relacionar, como é essa experiência para você?
Kiki Bélico: É maravilhosa! Lidar com o público do meio e fora do meio é sempre divertido. A animação de ver o personagem ali na frente deles, ver a coragem crescer para vir pedir uma foto, a animação de compartilhar com os amigos e claro o carinho que tem com a gente que está ali trabalhando. Esses sentimentos para mim não tem preço e me faz querer continuar a produzir mais e mais.

Bruna Jones: Até algum tempo atrás, você produzia conteúdo para o YouTube sobre esse universo cosplayer, existe alguma possibilidade/vontade de voltar a produzir esse trabalho?
Kiki Bélico: Nossa, nem me fala! Não quero chorar pitangas aqui, mas eu quero tanto voltar que chega dói! Meu canal está parado por uns 10 meses já e eu tenho vídeos já gravados sem edição para postar, além de uma lista infinita de ideias! Mas! Estou sem condições físicas por causa do meu notebook com problemas e o mais importante: Eu e a Equipe do Mega Hero e Mega Power estamos com foco total na nossa profissionalização e isso acaba tomando muito tempo, pois somos nós que fazemos tudo, roteiros, vídeos, gravações, produção de eventos, redes sociais e tudo que envolve essas atividades. Então até nós atingirmos nossos objetivos, meu tempo está inteiramente dedicado para isso. Eu dei até uma diminuída nos cosplays, veja só como o foco está grande!

Bruna Jones: Paralelo a isso, você também é uma das mentes por trás do site "Mega Power", que na minha opinião é a melhor fonte sobre "Power Rangers" do Brasil. Como é para você dividir o seu tempo entre as mais diversas atividades?
Kiki Bélico: Muito obrigada pelo seu apoio ao nosso trabalho! É um trabalho tão gratificante porque a Nação Ranger é muito boa para nós e tem sido realmente incrível essa interação e produção de conteúdo. Como eu mencionei acima, nós estamos focando muito nas nossas marcas online e offline com produções para Youtube, sites e redes sociais, assim como eventos que promovemos há oito anos na cidade de Salvador. Divisão de tempo é difícil! Principalmente quando a minha parte do trabalho é de trabalhar diretamente com criação, então eu sou responsável pela criação dos projetos e agora de todo o marketing das duas marcas e eventos. Administrar tudo isso e ainda trabalhar no cosplay é um desafio, então a melhor escolha que eu fiz foi estabelecer minhas prioridades e ter maturidade para dar uma pausa no meu curso de costura, na produção dos cosplays e até mesmo nos meus projetos pessoais como meu canal no Youtube, e diminuir o ritmo em outros para que eu consiga dar conta dos projetos que são nosso foco hoje! Mas eu vou voltar com tudo! Apenas aguardem!


Burna Jones: Com a sua vida profissional, você está sempre tendo a possibilidade de viajar e conhecer novos lugares, entre os lugares que já visitou, qual foi o mais especial ou o que você possui um carinho maior, e por qual motivo?
Kiki Bélico: Eu amo viajar! A profissão do meu pai proporcionou que eu e minha família morássemos em muitos lugares diferentes e pudéssemos visitar muitos outros. Isso fazia parte da minha vida normal, então viagens culturais viraram uma paixão sem esforço nenhum. Sempre que posso meus investimentos são em viagens e conhecer lugares e coisas! Minha mais recente paixão é Roma e a Itália de modo geral. Como artista plástica foi um sonho visitar o berço das artes e do Renascimento. Eu fiquei emocionada e apaixonada pela cidade, tanto que até moraria por lá se aparecesse a oportunidade!

Bruna Jones: Acabamos de entrar no segundo semestre do ano, tem alguma novidade vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Kiki Bélico: Com certeza! São muitas novidades porque estamos sempre trabalhando em algo para compartilharmos com o público. Eu tenho vários cosplays que vão sair do limbo de "meio feito" para completos e teremos o lançamento de novidades na parte de produtos e eventos para quem acompanha o Mega Hero e Mega Power Brasil. Fiquem ligados nas nossas redes sociais para os primeiros sinais e anúncios!

Bacana a nossa conversa, não foi? E ela ainda deixou um recadinho pra gente, olha só: "Gente! Como vocês puderam ver aqui na entrevista, hoje eu trabalho com criatividade, criação, produção dentro do ramo que eu amo que é o entretenimento. Minha mensagem é para você que vê esse mundo como uma oportunidade de trabalhar com o que ama, de usar sua criatividade para impactar vidas: Estou aqui para dizer que é possível! Tire sua ideia do papel, tente, junte-se a outros que tenham a mesma afinidade que você e realize! Mas tenha em mente que o trabalho é muito e tem que acreditar no seu projeto para que ele se realize, seja ele cosplay, sites, canal no Youtube, uma empresa. Acredite! Vale a pena demais! Muito obrigada pelo convite! Fiquei muito feliz de compartilhar um pouco sobre mim com vocês!"




Se quiserem continuar acompanhando o trabalho dela, segue suas redes sociais: Instagram é @kikibelico, no Twitter é @kikibelico, ai tem o site MEGA HERO e as redes dele @megaherooficial e o site MEGA POWER BRASIL e as redes @megapowerbrasil, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário