sexta-feira, 23 de abril de 2021

Bruna Entrevista: 10x48 - Andrei Bedene


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Convidamos o queridíssimo Andrei Bedene para conversar um pouco sobre seus projetos, ele é um YouTuber que cria diversos conteúdos interessantes sobre o universo dos desenhos animados, também fala sobre seriados e outras coisas bem interessantes, então fiquem ligadinhos e inclusive quero ver todo mundo indo conhecer o canal dele depois da leitura, hein? Vem comigo!

Bruna Jones: Você é um dos maiores e melhores, se me permite dizer, entre os criadores de conteúdo sobre curiosidades de desenhos, filmes, séries e muitos outros assuntos para o YouTube. Mas, antes da gente começar a falar sobre isso, conte para a gente como foi que começou essa sua história com o YouTube, como você chegou à plataforma? 
Andrei Bedene: Eu comecei no YouYube em 2012, fiz faculdade de publicidade entre 2007 e 2010, ai quando me formei em 2011 acabei montando uma empresa de projeção interativa, é uma longa história, mas na verdade a minha ideia com essa empresa era encontrar uma maneira de ganhar dinheiro de forma mais rápida por querer estudar cinema na New York Academy e eu já tinha estudado sobre projeção interativa na faculdade, inclusive foi assunto no meu TCC/Monografia ao lado dos meus amigos, então a gente tinha estudado publicidade interativa que estava começando e tinha bastante potencial para crescer nos anos seguintes, e a projeção interativa era o que eu achava que daria mais certo e acabei investindo nisso, acabei pegando um dinheiro emprestado com os meus pais, com a minha avó, acabei pegando dinheiro emprestado com todo mundo, além das minhas próprias economias e coloquei tudo nesse negócio, pois achei que era algo que ainda não existia em Curitiba, que eu poderia ser o primeiro e que daria certo, ganharia um dinheiro mais rápido, já que meu objetivo era só ganhar esse dinheiro e ir para New York estudar... Só que ai acabou dando super errado, acabei indo a falência depois de quase um ano, já que não conseguia clientes e com as dividas para pagar, acabei fechando a empresa e procurei outra coisa para fazer, nesse meio tempo, eu não podia fazer nada que envolvesse muito dinheiro já que tinha acabado de perder bastante, então nessa época que eu estava estudando com o que eu poderia trabalhar, passou uma reportagem na televisão aqui de Curitiba no qual meu pai me chamou para assistir e eles estavam entrevistando o Gustavo Horn que na época era um dos maiores YouTubers, estava bombando, ele fazia uns vídeos bem criativos e nessa entrevista ele comentava que estava ganhando dinheiro com o YouTube e ai eu fui atrás para ver como funcionava, pois sempre gostei de trabalhar muito com vídeo, não no sentido de querer ganhar dinheiro com isso, mas como hobby, ai fui ver como funcionava essa história e percebi que realmente as pessoas estavam ganhando dinheiro com vídeo e foi dai que surgiu a ideia de montar o canal. Quando comecei ele, já não tinha mais o pensamento de ser um hobby, já tinha o pensamento de que isso seria um trabalho, não imaginava que o YouTube iria virar isso o que virou, imaginava que seria mais ou menos igual ao mercado de blogs que começou lá em 2003 e que foi ganhando mais força em 2007, e era um mercado mais estável, não era algo que ficava bombando muito, achei que o YouTube seria o mesmo, que iria conseguir algum dinheiro por mês, seria um trabalho, mas não imaginava que a plataforma iria dominar e que os YouTubers seriam os novos astros de Hollywood, que eles iriam para a televisão, para o cinema e iriam bombar tanto assim. Então foi nesse sentido que comecei, buscando que acabasse se tornando o meu trabalho.                     

Bruna Jones: Você é formado em publicidade e sabe muito bem a importância de estudar o seu produto e analisar o que pode ser feito de melhor para que ele se destaque no mercado, inclusive no último ano você chegou a rebatizar o seu canal. Como você chegou à conclusão que lançar um projeto no YouTube era a melhor aposta para você? 
Andrei Bedene: Não cheguei nessa conclusão que seria a melhor aposta, mas entre tudo o que eu tinha visto naquele momento, essa era a melhor opção, já que estaria trabalhando com coisas que eu gosto, que é edição e produção de vídeo. Nunca tinha trabalhado com isso, até tinha tentado antes, cheguei a mandar currículo para estágio em televisão e rádio, mas nunca fui selecionado... Nunca estagiei na vida já que ninguém nunca me chamou, mas com o YouTube eu poderia trabalhar por conta própria, tendo o meu canal e ganhando o meu dinheiro. Fiz já imaginando que no meu primeiro ano eu poderia não ganhar nada, mas que em dois anos já poderia estar ganhando um salário legal e pra quem tinha acabado de sair da faculdade, isso poderia ser uma boa aposta, então foi mais ou menos nesse sentido. 


Bruna Jones:
 Todo inicio de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse inicio até conseguir estabelecer um publico fiel? 
Andrei Bedene: Olhando para o meu inicio agora, eu acho que ele foi muito rápido, acabei fazendo mil inscritos em um ano e isso na época era algo bem difícil, mas na época, quando você está ali acaba não percebendo muito. Eu não vou dizer que foi fácil e nem vou dizer que foi difícil, mas eu diria que eu estava no lugar certo, na hora certa, fazendo as coisas certas e na hora certa, sabe? Aproveitando que era um mercado novo e que tinha poucos canais, eu realmente investia bastante na qualidade do conteúdo e sabia que se investisse bastante nisso e em qualidade de edição, acabaria me destacando e as pessoas passariam a acompanhar, então foi mais ou menos esse o meu pensamento. Já tinha bastante gente pensando fazer em quantidade, um vídeo por dia ou três/quatro por semana, mas isso pra mim era inviável, acreditava que se fosse seguir nessa linha acabaria se tornando mais arriscado já que com o passar do tempo não iria ter um diferencial que prendesse a atenção das pessoas, então desde o começo eu sempre gostei de focar bastante no conteúdo, era o que eu imaginava que no fim das contas as pessoas acabariam valorizando, por mais que eu fizesse menos vídeos, se eles fossem bem feitos, eles seriam mais valorizados, então eu diria que foi isso... Eu estava no lugar certo, na hora certa, fazendo os vídeos certos e também um pouco de Deus, que abençoou pra que eu crescesse assim tão rápido, foi bem rápido...                      

Bruna Jones: Você produz diversos tipos de conteúdos sobre curiosidades, explicando eventos ou situações inusitadas, como por exemplo, o caso do animado "Os Padrinhos Mágicos" e também sobre o antigo canal de assinatura, o "Fox Kids"... Entre todos os tipos de vídeos que você costuma lançar, quais são os tipos que você mais gosta de fazer e pesquisar? 
Andrei Bedene: Qualquer conteúdo que tenha uma boa história para contar, algumas vezes aparecem algumas ideias de vídeo, mas quando a gente faz uma pré-pesquisa para ver se tem alguma coisa por trás, como por exemplo o "Cavalo de Fogo" que é um desenho que toda a galera gosta, quer dizer, a galera mais antiga, o pessoal mais novo não deve se lembrar, mas quem nasceu nos anos 80/90 assistiu muito esse desenho, então é um conteúdo que muita gente pede, mas não tem muito sobre o que ser dito, não tem muita história, tem pouquíssimas informações tanto em inglês quanto em português, você não acha quase nada, então só pra fazer esse paralelo, eu gosto de fazer vídeos que tenha uma história legal para ser contada, que eu possa pesquisar e aprender algo novo, aprender sobre os bastidores, sobre partes técnicas, as vezes você estuda e aprende sobre marketing, divulgação, produção, processos de animação, história... Então eu gosto disso, de ter uma boa história para contar.                

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo? 
Andrei Bedene: Essa é uma pergunta difícil, eu diria que o vídeo mais marcante foi a primeira parte do "Personagens que Tiveram o Rosto Revelado", por ter sido um vídeo que fiz sem muitas expectativas e em um momento de transição, em 2015 eu tinha alugado um estúdio para montar e reunir toda a equipe, mas os custos acabaram ficando muito altos e o canal não estava conseguindo pagar essa despesa, inclusive tive que acabar desligando algumas pessoas da equipe, já cheguei a ter sete pessoas trabalhando, ai tive que diminuir para quatro, tive que largar o estúdio e voltar a montar o estúdio em casa, tive que desmontar e montar cenário, então foi um período de muita mudança e nesse processo acabou sendo um período em que fiquei postando menos vídeos, acabei lançando esse em um momento no qual o canal havia ficado parado por uns três meses e ai quando postei ele bombou, acabou sendo top 2 em alta no YouTube, ele pegou mais de 1 milhão de visualização em 24 horas, foi o que mais bombou na minha história, acho que ele pegou 2 milhões em dois dias, foi uma coisa absurda e que nunca tinha acontecido, então acabou se tornando o mais marcante.


Bruna Jones: Hoje em dia manter um canal no ar não é apenas um hobby para a maioria dos geradores de conteúdo, muitos fazem disso uma carreira ou uma forma de se sustentar. Qual a dica que você costuma dar quando alguém que está começando vem te procurar? 
Andrei Bedene: Costumo dizer que é importante você estudar a plataforma primeiro, fazer um conteúdo que você goste, já que não adianta você seguir uma modinha pelo fato de que no meio do caminho você vai acabar desistindo, tem que ser algo que você goste muito de estudar, se envolver e se dedicar, e outra coisa que gosto de falar é que a pessoa precisa fazer um planejamento também, se você for começar, seja por hobby ou carreira, você tem que pensar que está montando uma empresa e quando você faz isso, é preciso pensar em a médio e longo prazo, não adianta tentar por dois meses e desistir, é preciso se comprometer com isso pelo menos por um ano, lançando um vídeo por semana, ter cronograma, ter planejamento, estudar e ir fazendo isso. Os resultados as vezes demoram, principalmente hoje em dia que a concorrência é maior, então tirar pelo menos um ano pra você realmente sentir, é muito difícil você ver resultados num período menor que esse, tem que ter esse cronograma, planejamento e fazer algo que realmente goste.            

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe? 
Andrei Bedene: Também é uma pergunta difícil de responder, no meu caso eu acabo ficando tão mergulhado na pesquisa, por exemplo, a gente tem trabalhado aqui em trinta roteiros que já estão bem encaminhados para serem produzidos neste ano, então eu fico completamente mergulhado nesse conteúdo, na pesquisa, que acabo esquecendo da vida ao redor, então é uma coisa que eu não percebo, claro que eu tento responder todo mundo igual, tratar todo mundo igual, mas é algo que eu não sinto muito esse lance de "ser famoso" ou "ter as pessoas te admirando"... Eu não consigo por ficar concentrado bastante no trabalho, sabe como?          

Bruna Jones: Muitos YouTubers acabaram migrando nos últimos anos da plataforma para o cinema, televisão ou lançando livros... E até mesmo participando de realities como o "BBB". Você se aventuraria em uma dessas áreas? 
Andrei Bedene: Sim, eu me aventuraria tanto no cinema quanto na televisão, tenho planos de lançar um livro sobre a história da animação, então sim... Provavelmente neste ano alguma dessas ideias vai acabar dando certo, cinema é mais difícil, televisão talvez, seriam mais entrevistas... Não tenho nenhum convite ou planos de fazer um programa na televisão... "BBB" eu não iria e o livro provavelmente aconteça.


Bruna Jones: Falando um pouco sobre você mesmo agora, você teve a oportunidade de acompanhar vários desenhos incríveis ao longo dos anos, de diversas emissoras, inclusive muitos deles são mencionados em vídeos no seu canal... Mas para você, quais são os seus favoritos? Quais você marcava o horário no relógio para não perder nenhum episódio?
Andrei Bedene: Esses desenhos costumavam ser mais na minha infância, então são os Cavaleiros do Zodíaco... Lembrando agora de cabeça... Tem os desenhos que passavam no Disney Cruj, não perdia nenhum programa, assim que chegava da escola já ia assistir, então não perdi nenhum e depois disso acabei pegando uma fase da Cartoon Network, na Fox Kids não era nada que eu acompanhasse mais a risca e que não pudesse perder nenhum episódio, ai os outros que eu não perdia nenhum episódio era o Dragon Ball Z na Cartoon com a fase Madimbu, Samurai X e Sakura Card Captors, depois disso eu acho que já não estava mais tão ligado em desenhos, quando vem a adolescência a gente começa a ver mais séries, que ai seriam o Drake & Josh, Lost...          

Bruna Jones: Infelizmente 2020 acabou sendo um ano bem atípico por causa da pandemia e muitos projetos acabaram sendo adiados, ainda que hoje a situação ainda não esteja completamente normalizada, existem novidades suas vindo por ai? Algo que você possa compartilhar com os seus fãs? 
Andrei Bedene: A gente tem trabalhado bastante e isso é uma coisa que eu estou tentando fazer pela primeira vez que é produzir e tentar ficar um mês adiantado, sabe? Ter pelo menos um mês de vídeos prontos e a partir disso começar a lançar, para que ai o canal consiga lançar toda semana e não ficar naquela agonia de ficar fazendo e lançando, pois ai acaba ficando sem vídeo sobrando e se acontece algum problema, você pode acabar usando ele para não ficar uma ou duas semanas sem vídeos, como já aconteceu comigo. Agora, se eu trabalhar e tiver um mês adiantado, já fico com bastante sobra pra lançar sem ocorrer essas pequenas pausas. Então o que estamos trabalhando, eu e a equipe é para que neste ano a gente consiga voltar com tudo e não ter falhas, ter pelo menos um vídeo por semana. Estamos avaliando se é viável fazer dois por semana, mas eu diria que é essa a minha grande novidade, é conseguir ter um ano no qual eu consiga lançar pelo menos um vídeo por semana e com a volta dos quadros, ai ir intercalando, uma semana "Você não Sabia", uma semana "Investigando", uma semana "Treta Toon"... Criamos vários quadros novos no ano passado, repaginamos o visual, então esse ano a minha ideia é aplicar isso e ir lançando pelo menos um por semana.                 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Meu recado é que eu quero desejar um ótimo ano, que 2021 seja um ano bem melhor para todo mundo, que Deus abençoe todo mundo com saúde e muito sucesso e que todo mundo possa continuar acompanhando, podem ter certeza que esse ano vamos ter muito vídeo com muito conteúdo inédito e exclusivo. Nós trabalhamos desde o ano passado e estamos finalizando muita pesquisa e conteúdo inédito que eu nunca vi ninguém comentando aqui no Brasil e alguns vídeos que não vi nem gente de fora do Brasil fazendo, então tem bastante conteúdo inédito que vamos lançar esse ano!" e se você quiser continuar acompanhando o trabalho dele, basta seguir no Instagram que é @bedene ou no Twitter @AndreiBedene, beleza? Para conferir o seu canal no YouTube é só clicar no vídeo que estou deixando aqui.     


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário