terça-feira, 17 de maio de 2016

Bruna Entrevista: 5x19 - Victor Maia


Olá pessoas, tudo bom? Então que hoje é dia de? Conferir mais uma entrevista aqui no blog! Quem me acompanha aqui e nas redes sociais, já deve ter visto que no começo do mês eu assisti ao musical "Ou Tudo Ou Nada", né? Até fiz uma matéria AQUI, pois bem... Depois disso, eu procurei o pessoal da peça e convidei eles para uma entrevista e o Victor Maia, que interpretou o Ethan na peça topou e agora vocês conferem um pouco mais sobre a carreira dele e do musical. Vem comigo!

Bruna Jones: Como você decidiu que gostaria de fazer artes cênicas?
Victor Maia: Eu desde que me entendo por gente sou um apaixonado pela cena. Minha mãe me conta que quando me perguntavam quando eu era pequeno o que eu queria ser quando crescesse eu prontamente respondia que seria "alguma coisa de palco" e assim aconteceu! Com 5 anos eu estava matriculado no meu primeiro cursinho de teatro, aos 8 estreava meu primeiro espetáculo profissional, sendo dirigido por Henriqueta Brieba e de la pra cá nunca mais parei. O teatro veio naturalmente na minha vida, assim como a dança e a musica. Eu sempre me interessei e quando eu via já estava la executando, estudando, me aprofundando... Não saberia fazer outra coisa que não arte. Em cima do palco, ou na frente das câmeras, logico!

Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no inicio da sua carreira?
Victor Maia: A primeira dificuldade é convencer todos a minha volta de que eu não estava de brincadeira. Fazer teatro pra mim era profissão. Sempre foi. Quando eu entrei pra faculdade de teatro, a Unirio, eu tive que enfrentar a preocupação dos meus pais. Não os culpo, porque viver de qualquer coisa nesse país virou um grande desafio... teatro então.. Apavora qualquer pai zeloso. Mas eu sempre fui muito tinhoso e sempre fiz o possível pra me destacar e sobreviver. O mercado está abarrotado de gente que quer fazer teatro. Alias eu penso que o mercado esta abarrotado de pessoas que querem fazer teatro e pessoas que querem aparecer e ser famosas. E a gente tem que "competir" o tempo todo com esses dois tipos de pessoas. Nos matamos um leão por dia... Sempre quando termina um trabalho a gente se sente como se estivesse recomeçando do zero a carreira, porque precisamos provar através de testes que somos os melhores do momento. Eis uma grande dificuldade: Ser o melhor. A gente nunca pode parar de estudar. De pesquisar. Temos sempre que buscar uma nova forma de surpreender o mercado e isso se da através de estudo constante e paciência.


Bruna Jones: Ao longo dos anos você teve a oportunidade de interpretar diversos personagens. Existe algum que tenha sido o seu favorito?
Victor Maia: Todos os papeis são muito gostosos de fazer porque são como filhos que você faz nascer e os vê se desenvolver. Mas eu de verdade tenho um carinho especial pelo "Henry" de Quase Normal (Next To Normal) que me rendeu duas indicações a premio de ator coadjuvante, o "Elder Cunningham" da famosa montagem carioca universitária do musical "The Book Of Mormon" que me obrigava a ter uma disciplina exemplar, porque não era fácil cantar aquela quantidade de musica pop/rock todas as noites, além de ser o ponto cômico do espetáculo, e o "Ethan" de "Ou Tudo Ou Nada" que foi meu ultimo personagem e me rendeu o premio de Melhor Ator Coadjuvante em 2016 através do Premio Botequim Cultural -RJ.

Bruna Jones: Como é o seu processo de criação do personagem quando recebe um novo roteiro?
Victor Maia: Eu basicamente entro em estado de histeria porque sempre acho que não vou conseguir construir nada que preste! Eu fico lendo o texto sem parar e experimentando nos ensaios as coisas mais absurdas. Pra dar um exemplo, durante os ensaios do quase normal eu fiz o "Ethan" gago, depois com sequelas de uma paralisia.. para enfim chegar naquele resultado. Eu sempre conto muito com a ajuda do diretor pra me deixar experimentar e me guiar como um olhar externo. Sempre da certo. Nunca saí insatisfeito de um trabalho.

Bruna Jones: Existe algum personagem que você ainda não tenha interpretado e que gostaria muito de fazer?
Victor Maia: Vários!!! Adoraria interpretar o "Price" de "Kinky Boots". Também adoraria interpretar o "Ney Matogrosso" num espetáculo. Acho esse artista fantástico. Alias gostaria também de ser dirigido por ele. Acho o cara genial!


Bruna Jones: Você recentemente esteve em "Ou Tudo Ou Nada - A Comédia Musical". Cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo não é nada fácil, como você se prepara para fazer esse tipo de trabalho?
Victor Maia: Eu faço aula de canto uma vez por semana, dou aula de dança e acabo fazendo as minhas aulas como professor/aluno. Malho muito e faço muito exercício aeróbico pra dar conta de tudo isso. Somos atletas em cena. Uma noite mal dormida reflete em cena!

Bruna Jones: Falando em "Ou Tudo Ou Nada - A Comédia Musical", o que te atraiu na história/personagem?
Victor Maia: Falar de crise atualmente é um assunto mais que oportuno. Falar do papel do homem que tem que rebolar pra não se deixar afundar nesse momento é muito pertinente. Quando vi que a obra tratava desses assuntos, aliada a uma partitura musical rebuscada e um roteiro inteligente e descontraído fiquei apaixonado. Somos seres humanos e estamos sempre nos renovando, nos redescobrindo... Reconhecendo nossos limites e enfrentando obstáculos. Isso é lindo e tem que ser colocado em cena.

Bruna Jones: A peça acabou se tornando foco da mídia devido ao fato da nudez de vocês, foi dificil para você tirar tudo na frente da plateia?
Victor Maia: Nenhum pouco. Quando eu soube que faria o espetáculo não via a hora de tirar a roupa. O musical não trata a nudez de forma gratuita. Ela esta muitíssimo bem inserida no contexto e dessa forma eu não me sentia exposto. E falando sinceramente, eu adorei a experiência. Se pudesse nunca mais entrava em cena vestido.


Bruna Jones: Infelizmente a temporada aqui em São Paulo chegou ao fim. Vocês planejam fazer uma nova temporada ou viajar para algum lugar do Brasil?
Victor Maia: Infelizmente o musical acabou e não devemos mais voltar. Fizemos o espetáculo na raça. Sem patrocínio. Todos trabalhamos recebendo percentual de bilheteria - como se fazia no teatro antigamente - mas ao mesmo tempo a estrutura é muito grande. Se não conseguirmos um apoio financeiro fica inviável arcar com a manutenção do espetáculo. Por isso estamos encerrando. DVD não podemos vender porque não temos os direitos para isso.

Bruna Jones: Hoje em dia a moda é ficar confinado em algum reality show, alguma vez você já foi convidado para algum? Aceitaria participar?
Victor Maia: Olha, eu nunca recebi um convite para isso. Acho interessante a ideia de experimentar esse lugar do confinamento e da relação intima com pessoas que você não conhece. Mas esse formato foi tao desvirtuado e o resultado ficou tao bagaceiro que eu acho que eu teria medo de estar me expondo.

Bruna Jones: E novidades? Tem alguma coisa que você possa adiantar para os leitores do blog e seus fãs?
Victor Maia: Estreei neste último dia 13 de maio no Imperator, no méier, Rio de Janeiro, uma comedia musical incrível que eu fiz há 7 anos atrás e ficamos 4 anos seguidos em cartaz: "O Meu Sangue Ferve Por Você". É uma comedia que conta as desventuras de um quadrilátero amoroso, mas sem texto. Contamos tudo através de musicas bem populares! Cantamos de "Sidney Magal" a Mellody. É sensacional, super atual... Vale a pena conferir! Fora isso continuo assumindo as coreografias do quadro "Lata Velha" no programa "Caldeirão do Huck" na TV GLOBO.


Pensam que acabou? Ainda tem um recadinho do rapaz, olha só: "Eu preciso levar alegria e prazer as pessoas. Todo esforço diário que eu faço é para executar um bom trabalho e fazer o coração das pessoas que me acompanham bater de felicidade. Eu não vivo sem o palco e sem o espectador. Enquanto vocês que me admiram estiverem ali para ver o recado que eu tenho para dar, independente do que eu esteja vivendo, estarei lá para me renovar e curar minhas dores. O palco é o melhor prontuário e o publico o melhor remédio. Obrigado a todos que torcem por mim. Eu estou aqui por vocês e para vocês."

E agora? Querem acompanhar mais sobre o Victor? Só procurar por @victormaiaator (snap, youtube, twitter, instagram..) e AQUI para conferir o facebook.

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário