quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Bruna Entrevista: 9x87 - Gui Franciscon


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista bem bacana aqui no blog, olha só! O nosso convidado de hoje vem direto dos mares da terceira temporada do "De Férias com o Ex" da MTV e conta tudo o que rolou na experiência dele no reality show e muito mais, estou falando do querido Gui Franciscon que também comenta sobre a sua carreira... Deu pra dar uma curiosidade? Então vem descobrir tudo agora mesmo!

Bruna Jones: Antes de entrar no “De Férias” você era DJ, certo? Como surgiu o desejo de seguir nessa profissão? Quais são suas inspirações e influências musicais? 
Gui Franciscon: Antes de entrar no DFCEX, eu estava na transição de tocar por hobby, para levar isso como profissão. A paixão por música me acompanha desde muito novo, em minhas primeiras recordações. A história por trás do meu desejo em seguir nesta carreira é um pouco longa - deixo o aviso para caso, quem estiver lendo, queira pular esta! (risos). Como disse, sempre fui apaixonado por música. Na verdade, artes e esportes no geral. Mas fui crescendo e nunca consegui me manter em um único interesse, sempre migrava. Ao acabar o colégio, tive que escolher uma profissão, e apesar de no sangue correr o amor pelas artes, minha cabeça entrava em conflito com meu coração, e eu pensei muito ao escolher uma profissão em que eu achava que fizesse uma real diferença positiva para o mundo. Neste caso, fiquei entre duas profissões em que admiro muito e acredito serem as mais importantes: medicina e direito, saúde e justiça. Optei por direito. Cursei a faculdade, me formei e tirei a OAB. Atuei poucos meses, e então decidi que agora, com o principal completo, eu poderia fazer meu intercâmbio. Larguei um bom emprego, vendi meu carro - que era o único bem que eu tinha, ganhado por me formar -, terminei um namoro de 5 anos, em que eu já morava junto e conversava sobre filhos e casamento (sim, a namorada era a Ya, minha ex do DFCEX), e me mudei para a Califórnia. 

Ao chegar em San Francisco, tive vivência com uma outra cultura, muito ligada a arte, e em um festival de música eletrônica chamado DirtyBird Campout, em meio a festa, uma desconhecida começou uma conversar comigo. Eu sempre adorei festas e música, ela logo percebeu isto e disse que a minha energia era ótima. Eu agradeci, disse que o sentimento era recíproco, e que não tinha como não estar bem, recebendo tanta vibe positiva dos maestros. Ao observar como eu me referia aos DJs, ela me questionou o por que eu não estava do lado de lá, doando também, pois percebia que eu falava de uma forma diferente de quem gosta de apenas receber. Eu expliquei para ela sobre o meu conflito quanto a importância da profissão, e ela então, me disse uma frase simples que mudou totalmente a minha maneira de enxergar tudo isso. Foi ela: “Você está vendo todas essas pessoas aqui? A grande maioria está feliz, vivendo o momento, se divertindo com seus amigos. Tenho certeza que muita gente aqui pode estar passando por dificuldades na vida, mas graças a estes momentos, têm forças para seguir”. Aquilo me abriu a mente, e me fez enxergar, que não adiantava você estar vivo, ser saudável, viver uma vida minimamente justa, se você não fosse feliz, não se sentisse vivo. Percebi que a arte, neste caso a música, era sim de extrema importância, e percebi que não precisava mais brigar comigo mesmo, contra a minha vontade natural. Desde aquele momento, decidi seguir a carreira. Comprei uma controladora, fui mexendo e aprendendo tudo sozinho. 

Depois fui pedindo ajuda a alguns amigos, e assistindo vídeos no Youtube para me aprimorar. Após isto, comecei a tocar para amigos, até começar a tocar nas minhas primeiras festas. Assim se deu o início na minha carreira, que depois seguiu para a produção musical, por vontade de expressar meus próprios sentimentos. Eu amo e sou movido à isso, nada me deixa mais realizado que conseguir transmitir algo de bom através da minha música. E assim espero fazer um pouco de diferença positiva neste mundo (pretendo criar uma ONG um dia também, rs). Quanto às influências musicas, elas são muitas! acho que já deixei esta resposta muito longa, fica pra uma próxima. Mas deixo registrado que tem de tudo, tudo mesmo! 

Bruna Jones: Reality show costuma funcionar como uma porta para quem quer seguir o caminho da vida pública. Você continua com a mesma ocupação hoje em dia? Pretende seguir alguma carreira artística? 
Gui Franciscon: Sim, foi por isso que eu aceitei o convite, pensando em ser uma ponte, para me dar visibilidade e eu poder seguir com minha carreira de DJ. Continuo na batalha. 


Bruna Jones: Falando nisso, você já havia tentado entrar em algum outro reality? Se a resposta for positiva, qual foi? 
Gui Franciscon: Nunca tentei. Inclusive, não “tentei” entrar para o DFCEX também, recebi o convite. 

Bruna Jones: Estar confinado não é tão fácil como muita gente pensa. Pra você, quais foram os fatores mais complicados de lidar durante o período de gravação do “De Férias Com o Ex”? 
Gui Franciscon: Realmente não é. Eu também tinha essa impressão, mas só quem vive, sabe. Para mim as maiores dificuldades, são: não ter contato com amigos, familiares ou qualquer coisa do mundo externo e ser obrigado a conviver com pessoas com atitudes e ideais tão diferentes. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas em suas vidas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para estar participar do "De Férias Com o Ex"? E após o fim do programa, houveram grandes mudanças em sua vida? 
Gui Franciscon: Sim, eu abdiquei de retornar para o exterior, onde eu estava vivendo. Perdi algumas coisas lá por conta disto, deste período em que fiquei aqui. E sim e não. Muitas portas se abriram para mim, tive uma forte reconhecimento ao sair do programa e acredito que esta foi a coisa que mais me impactou. Mas diria que, as principais coisas da minha vida, continuavam as mesmas. Não me deslumbrei. 


Bruna Jones: Nem todos os participantes de reality show precisam passar pelo processo de inscrição. No “Big Brother Brasil”, por exemplo, temos alguns casos de pessoas convidadas por olheiros da produção. Em algumas temporadas do "De Férias", alguns participantes afirmam que foram convidados. Antes mesmo de entrar, você passou uma lista de ex para a produção, ou eles investigaram seja verões passados por conta própria? 
Gui Franciscon: Foi o meu caso, como citei em resposta a cima. Eu fui convidado, por estar na lista de exs da Ya. Eu passei uma lista também, mas, tive a grande sorte de nenhuma outra ex minha entrar! 

Bruna Jones: Você entrou no programa como ex da Yá Burihan. Como era a relação de vocês antes do reality? Hoje em dia, vocês seguem amigos? 
Gui Franciscon: Nossa relação sempre foi muito boa. Brigamos um pouco quando terminamos, mas logo ficamos bem e eu me mudei para o exterior. Quando voltei e nos vimos no programa, seguíamos bem. Brigamos lá dentro, brigamos aqui fora, pós reality, e depois fizemos as pazes. Uma história um pouco turbulenta, mas com muitas lembranças e final feliz. Seguimos bem e amigos hoje em dia! 

Bruna Jones: Quando assistimos o programa, imaginamos que vocês vivem sob tensão, seja por causa do tablet, que sempre trazia surpresas, ou pela tensão gerada pela possibilidade de ver um ex saindo do mar na praia. Como você lidava com tudo isso? 
Gui Franciscon: Eu bebia e ligava o foda-se. Hahahaha 


Bruna Jones: Algumas emissoras de TV costumam convidar ex-participantes de programas da MTV para competirem em seus shows. Caso houvesse o convite, você toparia participar de "A Fazenda", por exemplo? 
Gui Franciscon: Dependeria muito do momento que estaria vivendo, mas creio que sim. É uma proposta bastante diferente de programa, e que eu acho que seria muito mais interessante para mim. O principal do DFCEX é, falando diretamente, treta e putaria. Já a Fazenda, você consegue ao menos tentar passar uma mensagem. O programa não é inteiro editado, você é acompanhado 24 horas por dia. Mas, tem o lado ruim também, em que você fica a mercê da votação do público, em que vemos na prática que muitas vezes não sabe votar bem. 

Bruna Jones: Tem alguma novidade vindo por aí? Algo que você já possa compartilhar com a gente?
Gui Franciscon: Muitas novidades, e que fico muito feliz em compartilhar! A carreira musical está em forte ascensão, vindo aí novas músicas, clips e live sets, com uma proposta bem inovadora. E outras que virão quando superarmos esta pandemia (não vejo a hora). Minha agência de marketing digital também segue crescendo bastante, junto a outros empreendimentos que ainda não posso revelar detalhes, mas que estou muito orgulhoso e espero compartilhar em breve, fiquem atentos. 

Bem bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Eu não sou nada sem vocês. Muito obrigado a cada um que me acompanha, é imensa a felicidade de saber que consigo compartilhar algo de bom com vocês. Vamos seguir juntos, e espero que façamos grandes coisas nesta estrada!" e para quem quiser continuar acompanhando o rapaz nas redes sociais, basta procurar por @guifranciscon em todas elas, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário