segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Bruna Entrevista: 10x118 - Jason Chan


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um ator que largou uma carreira na medicina para seguir seus sonhos na área das artes, ele também já esteve na franquia de "Power Rangers" e hoje em dia é um produtor que traz diversos filmes incríveis para o público, vem conhecer um pouco mais sobre o Jason Chan!

Bruna Jones: Você teve um início de carreira um tanto inusitado, não é? Enquanto estudava para ser médico, também dedicou seu tempo às artes criativas e até chegou a praticar medicina por um tempo. As artes no começo eram um hobby para você? O que motivou essa mudança de cenário?
Jason Chan: Meus pais nos levaram a aulas de música durante toda a minha infância e até os 18 anos de idade. Então eu obtive um diploma em piano e estudei contralto triste e teoria musical, o que foi uma boa introdução ao mundo da performance. Eu sempre estive envolvido em peças ou musicais da escola e me apresentando no palco, mas também sempre esperei fazer algo na área de ciências, já que eram assuntos que realmente me inspiravam. Então entrei em medicina, que tinha um diploma de 6 anos na época. Paralelamente comecei a atuar como um hobby e fui crescendo a partir daí. Depois de trabalhar alguns anos, eu realmente senti o desejo de retornar às artes criativas e decidi que levaria isso a sério - então fiz um teste para todas as grandes escolas de atuação na Austrália. 

Bruna Jones: Eu diria que até na prática da medicina é preciso ter um alto nível de criatividade e até senso para lidar com a improvisação. Você acredita que estar conectado com o lado artístico de alguma forma o tornou um profissional melhor?
Jason Chan: Na verdade, não tenho certeza de quanta criatividade existe na medicina - e é por isso que eu realmente não pude ficar muito tempo nesse campo. Pode haver pesquisa ou P&D e inovação, mas como profissional não há muita criatividade. Na maior parte do tempo, você segue protocolos bastante rígidos, o que realmente acabou me levando às artes. 

Bruna Jones: Imagino que mudar uma carreira que é considerada mais estável como a medicina por outra um pouco mais difícil e imprevisível como as artes em geral lhe trouxe algumas dificuldades no começo, certo? Seja por oportunidades ou para ser visto pelos grandes estúdios... Como foi o início de sua trajetória como ator?
Jason Chan: Eu fiz isso de forma bastante conservadora, eu acho. Concluí meu curso de medicina e até concluí uma especialidade de pós-graduação em medicina familiar. Foi um processo de 10 anos, mas me deu a oportunidade de trabalhar como médico, meio período, em qualquer lugar a qualquer hora. Isso me deu muita segurança porque eu sempre poderia me sustentar quando havia poucos empregos como ator. Foi assim que me inscrevi na escola de atuação - trabalhando como médico nos fins de semana. Eu nunca pensei que fosse difícil tomar a decisão de deixar a medicina, porém, isso simplesmente não me satisfazia de forma alguma... O que foi meio triste porque eu tinha me esforçado muito. No entanto, tirei muitas memórias e experiências excelentes que realmente me moldaram como pessoa. A medicina é algo que te deixa mais humilde - você consegue ver as pessoas em seus níveis mais vulneráveis ​​e isso realmente o deixa mais firme. 

Bruna Jones: Já em 2003 você alcançou fama internacional ao participar do “Power Rangers Ninja Storm”, ainda na posição de “Green Ranger” que desde o início da franquia é uma categoria bastante idolatrada pelos fãs da série. Como você acabou entrando no show?
Jason Chan: Ninja Storm foi a primeira temporada a se mudar para a Nova Zelândia para as filmagens, então eles fizeram testes de convocação em massa na Austrália e Nova Zelândia. Foi assim que tive a oportunidade de fazer um teste em Sydney. Claro que eu tinha visto as primeiras séries e quando meu agente perguntou se eu gostaria de tentar, eu agarrei. Foi um sonho quando os produtores me disseram que eu iria para a Nova Zelância para fazer parte do Ninja Storm... Não só pelo meu lado profissional, é claro, mas também pela aventura de morar em outro país e trabalhar nessa famosa série! 

Bruna Jones: Eu diria que “Power Rangers” costuma ser um divisor de águas na carreira dos atores, justamente pela fama internacional, o mundo todo acaba consumindo o conteúdo, comprando bonecos, dvds, gibis e diversos outros produtos, ainda hoje anos após o fim de sua temporada, as pessoas continuam a consumir esse conteúdo. Como foi para você participar de um projeto tão grande como este? 
Jason Chan: É incrível fazer parte de algo tão grande como isso. O que eu gosto nisso é que é sempre muito maior do que você. Somos apenas uma pequena parte dela, mas fazemos parte de uma grande grande família. Isso é legal. Que a série tenha sobrevivido e prosperado por tanto tempo é simplesmente incrível e ser uma pequena parte disso é sempre uma emoção.

Bruna Jones: Depois de deixar o show, você continuou trabalhando como ator por vários anos e também mudou-se para o outro lado do palco, produzindo, escrevendo e criando seus próprios roteiros. O que motivou essa mudança? Sempre foi um objetivo seu?
Jason Chan: Acho que até na escola de teatro tive a necessidade de dirigir. Foi uma pequena desvantagem às vezes atuar em programas que eu queria mudar a direção... Então, eventualmente, foi uma mudança orgânica para começar a dirigir. Engraçado, mas de alguma forma sempre pensei que se eu mudasse para a direção seria como se tivesse falhado como ator... Pensamentos bobos de juventude. Quando comecei a dirigir eu adorei e foi aí que comecei a pensar 'vamos dirigir filmes'. 

Bruna Jones: Hoje você tem a produtora "BananaMana Films" ao lado de Christian Lee, que é uma produtora que busca trazer dramas asiáticos em inglês. Como surgiu a ideia de criar essa produtora?
Jason Chan: Éramos ambos atores asiáticos que crescemos em países de língua inglesa (então essa era nossa língua nativa) e ainda não estávamos felizes com o tipo de papéis escritos para atores asiáticos na época. Então nós nos encontramos em Cingapura fazendo várias peças, filmes, tv e constantemente reclamamos sobre escrever, dirigir, papéis - você sabe, as reclamações usuais de atores. Um dia apenas dissemos 'OK, hora de parar de reclamar e começar a mudar', então pegamos uma caneta e começamos a escrever. Foi uma longa jornada e muito difícil (criar é difícil) - mas, no final das contas, muito gratificante. 

Bruna Jones: Felizmente hoje estamos vendo uma mudança de cenário na questão da representatividade, obviamente ainda há muitas mudanças para acontecer nos próximos anos, mas comparado ao que foi no passado, já estamos em um ponto melhor. Como é para você fazer parte dessa mudança e ser capaz de alguma forma, inspirar milhares de outras pessoas?
Jason Chan: Tem sido incrível ver a mudança. Espero que de alguma forma eu tenha feito parte disso (embora seja uma parte muito pequena) porque é um legado muito importante para mim. Ainda há muito a fazer, mas sempre sonhei em ver pessoas que se pareciam comigo na tela o tempo todo. Hoje isso se tornou realidade para mim, mas para muitas pessoas isso ainda não aconteceu. É uma das razões pelas quais acabei de fazer um pivô para uma startup chamada Cinewav. É basicamente uma tecnologia que permite assistir a um filme em uma tela grande, mas ouvir o áudio em seu smartphone. Parece um conceito simples, mas de repente permite que qualquer pessoa comece um cinema ao ar livre (ou mesmo em um ambiente interno) com quase nenhum investimento. Um projetor na parede com áudio de alta qualidade nos telefones de todos... Isso democratizará os cinemas e esperamos que possibilite a exibição e divulgação de conteúdos mais diversos em todo o mundo. Basicamente, é 'Cinema para o povo pelo povo'. 

Bruna Jones: Como produtor, ator, roteirista... A inspiração é algo que faz parte da sua vida. O que geralmente te inspira? O que procura quando procura uma história para contar?
Jason Chan: Sempre tentamos encontrar histórias dentro de nós que inspirem ou aspirem. Meu objetivo é sempre levar as pessoas a serem melhores, mais próximas, mais inclusivas. Se pudermos criar histórias como essa e realmente mover e inspirar, então continuarei a ser realizado como um criador. 

Bruna Jones: O ano está quase acabando e apesar do ano passado vivemos na pandemia e que muitos projetos tiveram que ser adiados, tem alguma notícia por aí? Algo que você pode compartilhar com seus fãs?
Jason Chan: Meu último projeto não é sobre mim ou atuação... É sobre eu capacitar outras pessoas para começar seu próprio negócio de cinema. Nossa startup, Cinewav, começou um pouco antes da pandemia e estamos testando em muitos países: Ibiza, Kosovo, África do Sul, Namíbia, EUA, Austrália, Malásia, Irlanda... Vamos lançar oficialmente em breve em Cingapura. Um cinema ao ar livre que criamos com apenas um projetor e laptop em uma mochila. Estamos projetando em uma parede branca e usando Cinewav para áudio. Se alguém no Brasil tiver interesse em experimentar, entre em contato comigo pelo nosso site AQUI e se você clicar AQUI tem um vídeo sobre o Cinewav: 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Mal posso esperar para visitar o Brasil um dia e conhecer todos vocês. Muito obrigado por todo o seu apoio ao longo dos anos. Eu sei que Glenn viveu ai de vez em quando e sempre nos pediu para visitá-lo. Está no topo da minha lista!" e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @jasonchankk, no Facebook clicando AQUI e o Facebook do Cinewav clicando AQUI. Beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário