segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Bruna Entrevista: 10x124 - Nahim


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Convidamos o queridíssimo cantor Nahim, para que ele compartilhasse um pouco de suas experiências como músico, falar de seus projetos na televisão e também das participações nos realities que nós tanto amamos. Foi uma conversa bem bacana e vocês conferem tudo a partir de agora, vem comigo!

Bruna Jones: Hoje você possui uma carreira bem consolidada, mas antes da gente falar um pouco mais sobre isso, podemos voltar um pouco no passado? Você começou a sua jornada musical ainda muito jovem, quando criança ainda... Qual foi o seu primeiro contato com a música e o que te motivou a buscar uma carreira nela? 
Nahim: Meu primeiro contato com a música foi quando eu fui passar férias em Franca na casa da irmã do meu pai e minha madrinha Nahime e lá no centro de Franca estava tocando umas músicas do Elvis Presley e tinha um rapaz fazendo uma performance na praça lá para vender discos, na época se vendia discos e eu fiquei encantado ali, tinha cinco anos. Encantado e nunca mais abandonei nem a música e nem o Elvis Presley.

Bruna Jones: Todo inicio de carreira costuma ser um pouco mais difícil, principalmente para quem busca uma carreira artística. Como foi o inicio da sua jornada? Quais foram os maiores desafios que você acabou encontrando? 
Nahim: Bom no início da minha carreira foi difícil por um motivo, eu gravei primeiro em inglês com a gravadora Copacabana com o pseudônimo de Baby Face, então para mudar para Naim, que o meu primeiro disco foi lançado em 1981 como Nahim foi difícil, foi difícil essa transformação de Baby Face americano para o Nahim brasileiro.

Bruna Jones: Desde o anos 80 que você vem emplacado grandes sucessos musicais, como costuma ser o seu processo de inspiração na hora de compor uma música? 
Nahim: Às vezes é rápido, vem uma ideia na cabeça e uma outra música tocando ao lado e vem uma ideia na cabeça, aí chega pega um violão e tal, às vezes é assim, mas já teve vezes de eu ficar seis ou sete meses com a mesma coisa na cabeça e não conseguir desenvolver mais e aí de repente vem a solução e você faz uma música, então eu tenho editada mais de cem músicas. Então é assim, às vezes acordo com aquilo na cabeça pronto e às vezes demora, às vezes tem que combinar... A do "dá dá dá" eu fiz a letrinha no restaurante ao lado da gravadora e fui fazendo ali... "Procuro uma menina para comigo casar"... Foi assim, eu só tinha o refrão até aquele momento. Então é assim, às vezes vem pronto e às vezes demora. 

Bruna Jones: Ainda nos anos 80, você começou a participar de programas televisivos, inclusive do "Qual é a Música?" no qual participou diversas vezes. Até hoje você continua aparecendo nos programas e fazendo sucesso. Como você vê a mudança e evolução da televisão através dos anos? 
Nahim: Por incrível que pareça eu vejo a televisão não como uma evolução mas como retrocesso. Na década de 80 a televisão era feita com muito carinho, com amor... Com programas ao vivo que hoje não tem mais, hoje é tudo muito mecânico, muito cheio de firula, neon e outras coisas... Nos domingos do SBT era tudo ao vivo, a gente chegava lá e se divertia. Chacrinha mesmo na Globo era ao vivo nos sábados, então eu não vejo como um progresso, sério mesmo, eu vejo como retrocesso. A televisão dos anos 80 e 90 era muito mais gostosa e muito mais família do que hoje.

Bruna Jones: Aliás, hoje em dia a gente vive um momento completamente diferente do que era 10, 15 anos atrás... Antigamente para saber sobre os artistas era preciso assistir programas na televisão, comprar revistas e outros itens físicos, mas hoje em dia tudo está disponível na palma das mãos através das redes sociais. Como você avalia essa mudança do contato entre o artista e o fã? 
Nahim: É mais ou menos como eu vejo a televisão, aquela coisa misteriosa, onde tem aquele mistério de artista, né? De você quase ser inatingível... Hoje tem que ter Facebook, Instagram, WhatsApp e TiK ToK, ToK TiK, então isso meio que banalizou o artista... Eu por exemplo sou fã dos Beatles, do Paul McCartney, hoje em dia eu já mandei mensagem para o Paul através do WhatsApp, no Instagram... Então aquela magia de fã com artista quase que está se acabando, já que está ficando muito "qualquer coisa" e cantar também hoje em dia, ser artista, eu não entendo como é que alguém tenha um negocinho na internet pode se considerar artista, ter 100 milhões de seguidores, sério, não entendo. A gente lutava para ter show, para ter fãs... Hoje não tem mais fãs e sim seguidores, eu estou com 40 anos aí e acredito que ainda tenha algumas fãs de 50 ou 60 anos, alguns de 20 que me acompanharam por aí na "A Fazenda", no "Aprendiz Celebridade", pelo "Pânico"... E aí vai... Mas hoje em dia os fãs mesmo estão se acabando, estão virando seguidores.

Bruna Jones: Você também se tornou um rosto bem conhecido do público que gosta de realities. Começando pelo "Cante se Puder", como foi essa experiência de ser um dos jurados da competição? 
Nahim: Ah, eu gosto de reality, para ser sincero mesmo, o "Qual é a Música?" que eu fiquei um ano e pouco lá com o Silvio Santos todos os domingos, já era era um reality porque eu tinha que ganhar o programa para voltar no outro domingo, então se eu perdesse eu saía, como depois de um tempo eu perdi, isso aí então já era um reality lá em 1982... E o "Cante se Puder" foi uma alegria porque eu conheci a Patrícia, muito menininha com uns 8 anos, aí quando o Silvio me chamou e me colocou como jurado, de um lado estava a Lola Melnick e no outro a Nany People, então eu meio que comandava ali os jurados e o júri, então foi muito legal porque foi o primeiro programa da Patrícia e me senti honrado em ver aquela menina, filha do Silvio, que é o meu padrinho na televisão, estava ali dando os seus primeiros passos para se tornar uma apresentadora de sucesso. Então, assim... Eu adoro reality, venho deles desde a época do "Qual é a Música?".

Bruna Jones: Após esse programa, você acabou se candidatando ao "Aprendiz Celebridades". O que te motivou a participar deste formato de programa? 
Nahim: Antes do "Cante se Puder" eu já tinha sido jurado do Chacrinha na Globo, do Bolinha na Band, jurado do programa Silvio Santos, jurado de muita gente... O "Cante se Puder" começou em dezembro de 2011 e acabou em outubro de 2013, então depois disso em 2014 eu fui convidado, eu como artista eu participo por dinheiro, pagou o meu cachê, o preço que eu cobro, eu participo. Então a Record me chamou para fazer o primeiro e único "Aprendiz Celebridades" que teve, eu dei o meu preço e a Record concordou e ali foi a maior injustiça que eu já sofri, porque o público todo me julgava como vencedor, porque eu fui bem com certeza, mas ali o problema é que era só uma pessoa que dizia quem ganharia ou não, que era o Roberto Justus. Então quando teve a minha saída, até o pessoal da produção toda ficaram boquiabertos, não tinha como eu sair, mas foi legal. Eu faço qualquer reality ou qualquer show, pagando o meu preço, eu sou um artista e o artista tem o seu cachê, quando atinge o valor do meu cachê, eu vou e faço a música, faço o show, faço a minha apresentação... Pagou o preço que eu cobro eu vou, pois eu vivo disso, eu vou faço o show, faço a TV, o reality... É assim...

Bruna Jones: Depois foi a vez de ficar confinado em "A Fazenda". Foi uma boa experiência para você ter passado aquele tempo na atração? É algo que você faria novamente? 
Nahim: O momento da "A Fazenda" para mim em 2017 foi errado porque eu estava com um programa, o "Programa do Nahim" na Rede Brasil de televisão todos os domingos e a Record mesmo assim, sabendo disso, foi lá e me chamou, eu cobrei um pouco mais caro, que como eu disse, pagando o valor que eu cobro, eu faço! Mas eu não deveria... Eu avisei a Record que eu estava com o programa aos domingos, eles falaram que  sabiam mas mesmo assim me queriam... E "A Fazenda" estava voltando naquele momento, pois ela não tinha sido exibida em 2016, já que em 2015 ela tinha ido muito mal na audiência, então em 2017 foi o retorno, com a nova fazenda, não era mais em Itu, era aqui em Itapecerica da Serra... O meu erro foi deixar o meu programa gravado, o "Programa do Nahim" para ir pra "A Fazenda" e quando chegou lá no meio, eu já estava meio preocupado porque eu não tinha deixado tantos programas gravados e também não foi muito legal porque essa temporada foi a primeira que teve ex-BBBs junto com artistas, artistas não são BBBs... Os Big Brothers topam qualquer coisa porque eles não cantam, não representam, fazem nada... Então é diferente de artista que já tem uma carreira, eu por exemplo, quando cheguei no reality já tinha trinta e tantos anos de carreira, então eu não posso entrar num buraco que nem um Big Brother e ficar por dois dias, então esse foi um ponto negativo. Hoje eu faria "A Fazenda" de uma maneira diferente, na época não era a minha praia pois eu estava com um programa no ar aos domingos e isso me deu uma prejudica. Mas foi uma experiência legal, ganhei o que eu queria, fui fazendeiro, fui peão, participei de todas as provas, cuidei de todos os bichos... Foi legal! Ganhei os gansos, ficaram todos meus amigos... Foi bacana. 

Bruna Jones: Ainda sobre "A Fazenda", o que foi mais difícil para você ao longo daquela experiência? 
Nahim: Quando eu estava com o meu "Programa do Nahim" no ar, pra que ele acontecesse, o programa, onde eu fiz todos os quadros, tudo escrito e redigido por mim, onde tinha quadros legais e que planejo voltar com eles... Tinha o "Baralho Musical" que é muito legal e com artistas novos, enfim... Eu tinha feito uma promessa de ficar sem álcool, então quando eu entrei em "A Fazenda" não bebi uma gota de álcool que fosse, nas festas todo mundo enchia a cara lá e eu nem uma cervejinha ou um nada, pois não estava ingerindo por causa da promessa do meu programa que estava no ar. Isso foi uma dificuldade, pois nas festas dava uma vontade de uma cervejinha, mas eu não estava bebendo nada de álcool. Então essa foi a minha maior dificuldade, além de ter que conviver com ex-BBBs, não vamos generalizar, mas conviver com alguns ex-BBBs é muito difícil.      

Bruna Jones: O ano já está quase chegando ao fim, mas ainda assim, existem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com os fãs? 
Nahim: Com a pandemia, eu, a minha mulher, a cachorrada e o papagaio, ficamos em casa. Não pegamos e nem vamos pegar o vírus, se Deus quiser. Serviu também para a gente colocar as ideias em ordem e formatar mais quadros... Então o ano de 2021 já está passando, ainda tenho alguns shows para fazer, em novembro já faço alguns, em dezembro ainda não sei como vai ficar, mas em 2022 o "Programa do Nahim" vai voltar ao ar com uma interação entre a televisão aberta e os internautas através das mais diversas mídias, eu criei um quadro assim que vai ser muito legal. Então aguardem que teremos várias novidades e uma delas é essa, o "Programa do Nahim" vai voltar e com plateia. Espero que seja um feliz ano novo para todo mundo e que 2022 seja um ano de libertação para todos e produtivo para a gente recuperar tudo o que ficou entre 2020 e 2021.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Meus queridos, tudo de bom para vocês... Como eu disse, vamos recuperar todo o tempo perdido, esse um ano e meio foi um ano de muita reflexão, espero que todo mundo tenha saído ileso, infelizmente perdemos muitos amigos e brasileiros, mas vamos fazer um 2022 bem alegre para compensar os últimos anos, um enorme beijo para todos vocês e eu desejo acima de tudo saúde para vocês, saúde para o povo brasileiro. E atenção, hein? 2022 tem eleições, vote direito, vote certo e escolha seu candidato. Não vá na onda, não seja enganado, saiba o que fazer e procure o partido ou candidato que se adeque ao seu pensamento. É muito importante que desta vez nós votemos certos mesmo, para não errar. O Brasil já não aguenta mais, está na hora da união, unir os três poderes: Os senadores, o congresso nacional, o supremo tribunal federal e a presidência. Não podemos ficar nessa briguinha pois todos nós acabamos sendo prejudicados. Vamos procurar unir o Brasil, pois já diz o ditado "O Brasil unido jamais será vencido!".'  e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar por @Nahimoficial no  YouTube, Instagram e Facebook. Para contatos profissionais é através do Whatsapp no número (11)999.141.999, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário