Bruna Jones: Você, além de fonoaudióloga, tem também algumas especializações na área, certo? O que te motivou a seguir nessa área?
Catiana Gomes: Sim, sou especialista em voz profissional com ênfase em cantores. O que me inspirou inicialmente foi a minha condição como cantora, eu comecei a estudar para resolver os meus problemas vocais. Porque eu também fazia apresentações e ficava rouca, assim como os meus pacientes de hoje em dia.
Bruna Jones: Muitas pessoas acham que fono é um artigo de luxo para quem quer trabalhar com mídia e o público. Mas esse trabalho também ajuda diversas outras pessoas a terem uma melhora na qualidade de vida do seu dia-a-dia, não é mesmo? Você pode compartilhar um pouco sobre como funciona essa área?
Catiana Gomes: Existem muitas áreas da fonoaudiologia que são desconhecidas. Há áreas de extrema importância como a disfagia, a audiologia e a reabilitação cognitiva. No meu trabalho eu ajudo cantores a cumprir com uma agenda que outrora não conseguiam cumprir, ajudo comunicadores e pessoas que trabalham com a voz... do telemarketing ao professor, todos precisam se comunicar, ser ouvido. Considerando que uma pessoa que não sabe ler e nem escrever, consegue se comunicar por causa de sua voz.
Bruna Jones: Todo início de carreira costuma ser um pouco complicado por diversos fatores. Como foi o início da sua jornada e as principais dificuldades que você encontrou até conseguir se firmar na área?
Catiana Gomes: No começo foi difícil fazer as pessoas entenderem o meu trabalho, porque há 15 anos atrás não se falava de fono para cantores, pensavam que fono cuidava de pessoas gagas e apenas isso. Fazer o cliente entender que o meu trabalho permitiria que ele trabalhasse mais tempo, com mais qualidade e que por isso poderia ganhar mais dinheiro foi a primeira dificuldade. Depois disso tive que aprender a administrar o meu negócio, trabalhar com pessoas e criar um vínculo de confiança é uma tarefa difícil, mas eu consegui.
Bruna Jones: Você também tem páginas e um canal no YouTube voltados para a sua profissão. Você acredita que as mídias que temos hoje em dia beneficiam mais o profissional ou podem acabar prejudicando também?
Catiana Gomes: No geral ajuda muito, a internet é o futuro. A confusão nas informações que a internet permite ser disseminada é algo natural, mas até essa confusão ajuda o profissional a se estabelecer como fonte confiável da informação.
Bruna Jones: Você participou como jurada de algumas temporadas do "Canta Comigo", programa de talentos da Record TV. Como foi que surgiu esse convite? Você o aceitou de imediato, ou houve uma hesitação inicial?
Catiana Gomes: Sim, eu participo desde a primeira temporada de 2018. Me encontram na internet, através de um flyer de um workshop que eu havia realizado. Como era um novo reality show, inicialmente eu senti medo porque não sabíamos se a exposição seria positiva. Mas quando soube que o Gugu Liberato estaria à frente, aceitei o convite por conta da confiabilidade do apresentador.
Bruna Jones: Como é dividir uma bancada com mais 99 pessoas de opiniões diferentes? Qual a parte mais difícil de trabalhar com tanta gente assim? Pode compartilhar um pouco dos bastidores?
Catiana Gomes: É fantástico! Todos nós pensamos diferente e cada um segue o seu coração. Isso traz muita verdade para o programa. Fora do programa todos somos amigos. As pessoas não sabem, mas nós almoçamos juntos, seja no almoço ou na hora do break, nós cantamos muito juntos. A cantoria é diária e as risadas também... Somos 100 cantores!
Bruna Jones: Sendo profissional da voz, quais critérios você usa para julgar os candidatos que se apresentam no programa?
Catiana Gomes: A primeira coisa é a verdade, parece inefável mas existe uma energia transmitida pelo cantor e isso é muito forte. Observo também as qualidades técnicas como afinação, ornamentos, respiração e o domínio de todo o corpo. Mas às vezes a emoção toma o lugar da técnica na minha decisão.
Bruna Jones: Alguns de seus colegas de programa já participaram ou até mesmo chegam a participar em outros momentos do reality show "A Fazenda". O que você pensa sobre o programa? Aceitaria participar dele ou até mesmo do "Power Couple", ao lado do seu marido?
Catiana Gomes: Sim, eles são artistas né, rsrsrs, eu não sou! Não acredito que alguém gostaria de ver uma fono na "A Fazenda" (ri muito disso!) Mas eu acho que participaria sim. Não tenho dificuldade em viver em grupo ou realizar coisas sendo parte de uma equipe. Estar no "Power Couple" seria bem legal!
Bruna Jones: Estamos vivendo nesse momento uma pandemia mundial, e isso, com certeza, modifica um pouco dos nossos planos e rotinas. Como isso interfere no seu dia a dia e na sua profissão? Ainda assim, existe algum projeto novo vindo por aí? Existe alguma coisa que você já possa compartilhar conosco?
Catiana Gomes: Com a pandemia eu também tive que me adaptar e acabei sendo surpreendida por uma nova realidade: as lives! Os cantores passaram a me procurar porque agora não havia o barulho do público, nas lives a voz é pura e deve aparecer sem defeitos... acabou surgindo aí um novo nicho. Eu tenho um programa de treinamento vocal que desejo disponibilizar novamente este ano - Programa Domine sua Voz, e também o Voz Ativa que é um programa voltado para cantores da periferia com a participação de alguns artistas que irão compartilhar em um workshop virtual suas experiências artísticas. Estou contando com nomes como: Dexter e Péricles, para esse evento que ocorrerá dia 16 de abril de 2021.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Poucos sabem que o meu trabalho me permite lidar com sonhos, e observei a trajetória de cada paciente e pude constatar que a disciplina e a persistência ainda são a base para realizar o sonho. Isso é tão forte porque é algo que não podemos ver, mas o sonho arde no coração do sonhador e essa chama tão forte merece ser concretizada. Então acredite que correr atrás é importante, mas a disciplina é indispensável." e se você quiser continuar acompanhando, basta seguir nas redes sociais: Instagram é @catianaoficial, Facebook é @Fonovoz, YouTube é Catiana Fonovoz e o ClubHouse é @catianagomes, beleza? Para contatos profissionais é através do telefone (11) 94739-7622, beleza?
Bruninha! Eu precisa passar aqui é deixar o meu agradecimento! Obrigada pelo convite e por essa matéria tão linda! Que seu caminho tenha muito sucesso, amor e muita Liz sempre!
ResponderExcluirBruninha! Eu precisa passar aqui é deixar o meu agradecimento! Obrigada pelo convite e por essa matéria tão linda! Que seu caminho tenha muito sucesso, amor e muita Liz sempre!
ResponderExcluir