segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Bruna Entrevista: 12x02 - Giovanni Renê


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da terceira temporada do "Top Chef" da Record e saiu de lá como o vencedor, estou falando do querido Giovanni Renê que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar um profissional desta área?
Giovanni Renê: Já estou há 12 anos nessa área, mas sou formado em comunicação e decidi migrar pra essa área após uma viagem pra Ásia, onde eu comecei a cozinhar lá, tenho histórico de cozinheiros na família, sempre quis ser, mas acabei escolhendo outra profissão quando era jovem por medo e percebi que não era pra mim, migrei pra área e cá estou até agora. 

Bruna Jones: A carreira de um chef gastronômico nem sempre esteve muito em alta aqui no Brasil, se tornando uma área mais popular somente nos últimos anos... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo?
Giovanni Renê: Quando eu comecei, ainda não era tão romântico como é agora mas já era mais reconhecida, evidentemente que ao longo de qualquer carreira a gente pensa e repensa por que tudo tem muitos altos e baixos, mas nunca pensei em largar a cozinha por que é o que eu amo fazer e é o que eu faço de melhor. 

Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas?
Giovanni Renê: Hoje em dia pra ser um chef de cozinha existem muitas outras qualificações, eu por exemplo, passo muito menos tempo dentro da cozinha do que outra hora já passei, acho que a gestão de pessoas é importantíssima e a internet, não só pra gastronomia, mas como tudo na vida romantiza demais o que é bom e não mostra os outros pontos e acaba iludindo a juventude que vem vindo, mas eles vão aprender no amor ou na dor, a gente acaba aprendendo. 

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho?
Giovanni Renê: Eu tento buscar inspiração em tudo ao meu redor, mas hoje a minha esposa e o meu filho são as maiores inspirações para mim na cozinha tanto que, o pequeno ainda não come alimentos sólidos, mas minha esposa desde anos que estamos juntos ela é quem prova todos os meus pratos, conversamos sobre o menu, ela é a grande fonte de inspiração de toda a minha cozinha, de toda a minha vida, na real. 

Bruna Jones: Em 2021 você acabou participando do "Top Chef" da Record, onde acabou se tornando o vencedor da atração. O que te motivou a participar de uma competição na televisão?
Giovanni Renê: Eu nunca fui um cara muito aficionado em reality de cozinha e quando fui convidado para o top chef eu pensei em não ir, minha esposa acabou me convencendo a ir e sou extremamente competitivo entrei, entrei focado no prêmio, e acho que graças à Deus e à mim consegui fazer um bom programa e levar pra casa. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Top Chef"?
Giovanni Renê: O Top Chef diferente dos outros realitys, ele exige confinamento, acho que foi a parte mais difícil. Tanto morar com outras pessoas por que eu não sou um cara bom de dividir o dia a dia nem a casa, e ficar longe da minha mulher e dos meus cachorros foi muito difícil. 

Bruna Jones: Você teve a oportunidade de participar de alguns desafios que o programa proporcionou, inclusive alguns foram bem criativos, enquanto que outros mais desafiadores... Mas para você, qual foi o mais difícil e qual foi o mais divertido?
Giovanni Renê: O mais divertido foi também o mais desafiador que foi o desafio da lasanha que eu tinha menos tempo do que todo mundo pra fazer uma pasta fresca, fiz uma lasanha de sobremesa e venci. Foi ótimo ver a galera brava por que eu ganhei e foi super divertido por que eu gosto de ser desafiado. 

Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de um novo reality de culinária?
Giovanni Renê: A pessoa para participar de outros realitys, ela precisa muito colocar na ponta do papel o que vale a pena e o que não, mas a princípio não está nos meus planos, mas "dessa água nunca bebereis" não posso dizer isso, quem sabe um convite, pode rolar sim. 

Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações e incertezas. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período para você?
Giovanni Renê: Durante esse período a gente teve que se reinventar, foi muito difícil por que a gente vem de uma experiência in loco que é a experiência em restaurante, mas eu consegui fazer algumas aulas online ainda lidando com o público, enviando comida pra casa deles que eu acho que ajudou tanto a mim quanto a eles nesse período de isolamento. Foi um desdobramento que a gente encontrou pra poder se manter próximo ao nosso público. 

Bruna Jones: Mais um ano começando e nós queremos saber, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Giovanni Renê: Bom, tem sim uma novidade, a gente tá investindo em um novo conceito de hospedagem em Santa Catarina linkado com alta gastronomia, com ingredientes 100% locais e tudo mais, e em breve a gente dispara mais informações, mas é uma novidade bem bacana que está vindo em 2023. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Pra galera do blog que acompanhou minha trajetória no Top Chef e fora do Top Chef também, primeiramente agradecer todo o carinho de todos os que assistiram e torceram por mim, inclusive os que não torceram, mas mandar um grande beijo, falar pra eles acreditarem nas coisas, que eu particularmente não acreditava que poderia entrar num programa de TV, que eu tinha perfil pra isso e principalmente num programa que requer isolamento, por que tem alguns dogmas de quem mora sozinho há muitos anos que é muito difícil de tirar da minha cabeça, mas consegui entrar, consegui viver toda essa experiência ao máximo e mostrar a minha comida pro mundo foi o que me fez decidir ir pro programa e poder ganhar fazendo miúdo, fazendo o que eu acredito foi incrível, então acredita aí no que vocês fazem que sempre rola. Fechou? Obrigado!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @giovannirene e para contatos profissionais, é só enviar um e-mail para giovannirene@flandoligt.com ou matheus@flandoligt.com, beleza? 

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário