terça-feira, 10 de outubro de 2023

Bruna Entrevista: 12x41 - Romário Zudomon


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido Romário Zudomon, que é YouTuber e artista plástico, em seu canal ele está lançando vídeos sobre curiosidades de "Pokémon" enquanto ensina fazer os monstrinhos em papel pra gente colecionar em casa e agora vocês conferem um pouco mais sobre como surgiu esse projeto e suas experiências apresentando o canal!

Bruna Jones: Hoje você possui um canal bem bacana no YouTube, chamado "Zudo Mundo", mas antes da gente falar mais, vamos voltar um pouco no tempo. Você além de YouTuber e streamer, é também, artista plástico, não é mesmo? Qual foi o seu primeiro contato com o mundo das artes e o que te fez acabar decidindo por ela na hora de escolher uma carreira? 
Romário Zudomon: Isso mesmo! Era 2010, ainda no ensino médio, eu visitei um evento de anime na minha cidade pela primeira vez, e conheci um artista chamado Alison Ariel. Ele estava dando uma oficina de papercraft, ensinando a montar um bonequinho simples. Foi meu primeiro contato com aquela arte. Depois do evento, mantive contato com ele, que me ensinou muita coisa na época. Pouco tempo depois, ele parou de fazer papercraft, mas eu continuei, aprimorei as técnicas que ele me ensinou e passei a criar minhas próprias técnicas e meios de produção. Logo aquilo que era hobby se tornaria meu carro chefe.

Bruna Jones: Infelizmente o universo das artes é um lugar extremamente difícil de conseguir oportunidades ou visibilidade, ainda mais depois do surgimento das redes sociais, onde números acabam falando mais alto do que talento. Dito tudo isso, você chegou a ponderar ou até mesmo se aventurar em outras áreas antes de decidir focar naquilo que você realmente gostava de fazer? 
Romário Zudomon: Sim!!! Na verdade eu já fiz um pouco de tudo na vida. Cursei jornalismo, mas larguei no 4º semestre, fiz o curso profissionalizante de rádio e locutor e fui radialista durante 4 anos, já fui vendedor de cursos, telefonia, televisão a cabo, etc... E até hoje ainda trabalho com call center, pois só com o YouTube e Twitch eu infelizmente ainda não consigo me manter. Além disso também trabalho até hoje num parque infantil. Eu gosto muito de entretenimento! haha...

Bruna Jones: Existe uma lenda de que todo artista é extremamente crítico e perfeccionista com o seu próprio trabalho. Você se inclui neste clube? Se sim, como você costuma contornar essa situação para não acabar "preso" ou com algum bloqueio criativo? 
Romário Zudomon: Eu sempre busco produzir peças que eu realmente gosto. Tanto que na minha coleção pessoal, mais de 90% é de Pokémon e coisas relacionadas a Nintendo. Isso me faz colocar além de técnica, amor no que eu faço. E não tem como você fazer algo ruim e com amor ao mesmo tempo né?! Claro que as vezes a gente acaba caindo em um bloqueio criativo, mas isso se dá muito por conta da falta de retorno naquilo que você produz, e não no resultado da obra em si.

Bruna Jones: Como eu disse no começo, no final de 2015 você começou a criar conteúdo para o YouTube, trazendo tutoriais de papercraft. Como foi que surgiu a ideia de criar esse canal? Você já tinha planos de tratar o canal de maneira mais profissional mesmo ou inicialmente era mais um hobby pra você? 
Romário Zudomon: Acredita que o canal surgiu por conta de um "golpe"? Na época eu fazia apenas por hobby, e dava oficinas naquele evento que citei antes. Já que o Ariel havia parado, ele meio que me passou o bastão. Foi então que meu chefe na época me instigou a criar um curso de papercraft pra vender no Hotmart. Eu não entendia bulhufas daquele assunto, mas ele dizia que me traria retorno financeiro. Então ele emprestou uma câmera e uma das salas da empresa para que eu criasse as aulas do curso fora da jornada de trabalho, e assim eu fiz. Semanas depois, o curso estava pronto. Fiz além das vídeo aulas, vários PDFs explicativos, tínhamos um site, tudo nos conformes, e colocamos no Hotmart por R$ 10,00 (com aquela velha artimanha de "ERA 120, BAIXAMOS PRA 10,00 SÓ PARA OS PRIMEIROS!"). Com o curso no ar, passou-se o primeiro mês, e ele me repassou o total e R$ 30,00. Segundo ele o primeiro mês foi fraco mesmo. Como era ele que administrava o site e a conta que caía os pagamentos, eu estranhei e decidi investigar. Foi aí que eu descobri que na verdade o curso teve meio que 35 vendas no primeiro mês. Eu fiquei com tanta raiva dele, que peguei as vídeo aulas e joguei no YouTube! Pode ver que nos primeiros vídeos eu me apresento bem formal, falando nome e sobrenome. Esse era o motivo. Só com o passar dos meses que eu decidi criar conteúdo focado no YouTube. 

Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel? 
Romário Zudomon: Bom, eu sabia que já haviam inúmeras pessoas que faziam arte, e muito mais gente que tinha canal no YouTube. Eu não queria ser só mais um, então eu sempre busquei ser diferencial. No canal eu já fiz muita coisa. Vlog, tag com amigos, entrevistas, matérias nas ruas, etc. Tudo isso em paralelo ao papercraft. Sempre era algo que eu curtia fazer, mas teve um momento que eu percebi que pra ter um público fiel, eu precisava ter um foco também. Não é deixar de produzir as outras coisas, mas focar no meu carro chefe. Foi aí que eu comecei a estudar o tipo de conteúdo que eu queria levar ao público. Como eu sempre fui fã da Tv Cultura e programas dos anos 90/00, eu decidi criar uma espécie de tutorial de como montar, ao mesmo tempo que conto histórias e curiosidades do personagem que estava montando. E foi aí que eu pensei "É isso! Consegui um diferencial!", porque pode procurar, ninguém faz o tipo de vídeo que eu faço! Eu consegui o diferencial, só me falta o público, rsrs...

Bruna Jones: Aliás, muita gente acredita que ser YouTuber é bem fácil, que basta ter uma câmera boa e uma certa desenvoltura para conversar com o público que está tudo certo, mas não é bem assim... Você tem que planejar o seu roteiro, editar no menor tempo possível, cuidar de cenário e todos os pequenos detalhes. Como é para você lidar com tudo isso e também, como você se organiza para fazer as postagens, existem prazos que você estabelece para si mesmo? 
Romário Zudomon: Ser criador de conteúdo exige muito de nós mesmos. Isso porque não temos uma pessoa te cobrando algo pra entregar, sou eu que tenho que criar a ideia, roteirizar, gravar, montar os bonecos, editar e postar. Sempre fiz tudo sozinho desde o início. Eu diria que equipamento nem é o mais importante. Eu sempre usei câmera de celular pra gravar e até hoje tô com meu Moto G aguentando o tranco, haha. Sim, eu investi na produção, mas eu foquei no necessário, como um bom microfone, tendo em vista que preciso passar de forma clara a história que quero contar, um bom pc pra editar os vídeos... O cenário nem se fala, porque a maior parte dele são bonecos que fiz em vídeos, então já são dois coelhos. Mas o investimento maior atualmente é com material. Papel, cola, tinta... Já sobre o prazo, eu sempre tive como ideal um vídeo por semana, porém, nem sempre a gente consegue entregar no prazo, já que eu faço tudo sozinho e ainda tenho que dividir o tempo com mais dois empregos. Mas eu estou sempre postando. As pessoas só não podem esquecer de mim!

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo? 
Romário Zudomon: Difícil escolher só um. Mas tem alguns que tem lugar especial no meu coração. *O vídeo de quando eu recebi meu troféu de recordista brasileiro pelo Rank Brasil (AQUI), o vídeo da melhor matéria que eu já produzi, que foi sobre a romaria de Juazeiro do Norte (AQUI). O melhor roteiro/edição que criei até agora sobre um Pokémon, (AQUI). Acho que esses 3 são meus favoritos. Ter recebido o troféu me marcou muito, pois me tornar recordista brasileiro me deu um pouco mais de destaque, e eu pude ver que o que eu faço realmente pode impactar pessoas. O vídeo sobre a romaria, diz muito sobre o Romário. O cara que desde a escola sempre quis trabalhar com entretenimento, sempre produziu vídeos amadores pra tirar 10 nas matérias enquanto tirava riso dos colegas de sala. Produzir um vídeo com tanto conteúdo, com uma edição tão boa, roteiro bem escrito e entrevistas bem construídas... Aquilo me deixa orgulhoso sempre que revejo ele. Sobre o vídeo do Charizard, foi o roteiro que escrevi mais voltado para o estilo televisão. A ideia começou como uma paródia, mas do começo ao fim não perdeu a essência do canal. Quero muito produzir mais vídeos como ele, mas pra isso, antes preciso conseguir o engajamento que almejo. 

Bruna Jones: Seu conteúdo ainda hoje continua bem diversificado entre games e a arte do papercraft, inclusive neste momento você está publicando uma série de vídeos sobre "Pokémon". Como surgiu essa ideia? Você pretende pelo menos trazer todos os 151 bichinhos da primeira geração para o seu canal? 
Romário Zudomon: A ideia veio da minha paixão pela Nintendo, seguida pelo meu círculo de amigos criadores de conteúdo. Pokémon sempre está no hype, seja entre os adultos que cresceram assistindo e jogando, como também entre os pequenos que estão conhecendo agora os monstrinhos. Então por que não criar uma série montando todos enquanto conto a história e curiosidades sobre cada um deles? São peças que agregarão a minha coleção e exposições, vai gerar uma série de vídeos que pode criar um nicho específico de público, e eu ainda estou fazendo algo que meus amigos gostam! É o combo perfeito! E sim, a ideia inicial é montar os 151 da primeira geração, e daí quem sabe continuar com a segunda. Mas isso só o tempo dirá.

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe? 
Romário Zudomon: Sendo bem sincero eu até queria ser mais influente, rsrs... Desde que meu hobby passou a ser uma arte pra mim, eu sempre busquei me tornar referência no que eu faço. Não é ser o melhor, até porque tem muita gente boa no mundo do papercraft aqui no Brasil. Eu quero mesmo é ser lembrado, ser reconhecido! Quando alguém falar sobre papercraft em qualquer lugar do Brasil, logo vim na cabeça "ei, conhece o Zudo? Ele manja muito de papercraft". É isso que eu quero! Justamente por isso eu estou sempre ajudando quem quer começar nessa arte também, dando dicas, ensinando os primeiros passos, os melhores materiais, etc. Não quero ser o único, tão pouco o melhor, quero ser referência! 

Bruna Jones: Já estamos quase chegando no final do ano e queremos saber: Tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Romário Zudomon: Bom, de vez em quando eu monto uns bonecos especiais, os famosos life size, ou bonecos em tamanho real. Eles dão muuuuuito mais trabalho então faço sempre em ocasiões especiais. No momento tenho dois projetos desse tipo em andamento, mas os personagens são surpresa. hehe.. O que eu posso dizer é: Fiquem de olho no Instagram @zudomundo que eu sempre dou spoilers nos stories. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Caso você leitor ainda não me conheça, te convido a assistir um dos meus vídeos mais recentes, o que mais te chamar atenção, e me dá uma chance de te mostrar a arte do papercraft juntamente com as histórias dos personagens do mundo geek de ontem e hoje! Se você já me conhece, obrigado por chegar até aqui! Aproveita e divulga essa matéria pros amigos! Posta nos stories, me marca no Instagram, etc. Fazendo isso você me deixa muito feliz, me ajuda divulgando meu trabalho, ajuda divulgando o blog... Todo mundo fica feliz e de graça! Espalhe a arte no mundo! :)" e se quiserem acompanhar nas redes sociais, ele também deixa um recado: "Me sigam em todas as redes sociais! Em todas elas, você me encontra com o @ZudoMundo. Menos no Tiktok, porque alguém decidiu pegar esse @ primeiro sabe-se lá porquê, então lá eu sou @ZudoMundoOficial. No YouTube os vídeos que já falei sobre, Tiktok os cortes dos vídeos, Instagram os spoilers e resultados dos bonecos em fotos, no Twitter conversas e opiniões pessoais, na Twitch lives interativas montando bonecos em tempo real ou jogando algo da Nintendo. Eventos fiquem a vontade pra contratar minha exposição! Garanto que o público vai amar!"


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Um comentário: