quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Bruna Entrevista: 9x09 - Raf Vilar


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que nós estamos todos dentro de casa por causa da quarentena e bem no meio disso tudo, eis que surgiu um novo hit de reality show, não é mesmo? Estou falando do "The Circle Brasil" da Netflix, a temporada já está totalmente disponível no site e o mundo passou a amar o conceito, tirando até um pouco da atenção do "BBB20", pois bem... Eis que hoje, nós fizemos um trabalho coletivo aqui no blog e trazemos para vocês uma conversa bem bacana com o Raf Vilar, vem conferir!

Bruna Jones: Antes de falarmos sobre o Raf que competiu no “The Circle”, acho que podemos comentar traçar uma linha do tempo com os acontecimentos da sua vida. Aos 22 anos, você se formou na faculdade de Jornalismo. Essa sempre foi a profissão dos sonhos para ti, ou algum outro fator lhe levou ao curso?
Raf Vilar: Eu sempre quis trabalhar com comunicação e não me via estudando outra coisa. Eu já trabalhava com assessoria de imprensa ao entrar na universidade e passei os 4 anos de estudo tendo certeza do que queria. Hoje em dia eu acho que estudaria outra coisa, algo como arquitetura, mas não consigo calcular.

Bruna Jones: Mudanças são gostosas, mas demandam bastante trabalho, principalmente quando você sai do seu país para viver em outro continente. Conte-nos um pouco sobre seu processo de adaptação na Inglaterra e sobre quais foram as suas principais motivações para essa mudança.
Raf Vilar: Eu terminei a faculdade e queria aprender inglês. Minha família é portuguesa e, por ter o passaporte português, eu decidi ir para Londres. Eu não tinha dinheiro e tocava e 6 missas por final de semana casamentos, aniversários... E enfim consegui juntar um pouco de dinheiro pra me mudar. Já se passaram mais de 15 anos e hoje em dia é tudo mais fácil, mas no começo realmente é difícil como qualquer outra mudança que te afasta do seu conforto. Eu era muito novo e hoje em dia pensaria muito antes de começar do zero. Logo me adaptei e fiz muitos amigos. Amo a minha vida por lá.


Bruna Jones: Além do Jornalismo, você também participa de projetos paralelos envolvendo a música, tendo dois álbuns lançados até o presente momento. Sabemos, inclusive, seu interesse por esse mundo veio bem cedo, aos 13 anos. Como você lida com essas duas carreiras tão diferentes? Alguma exige uma atenção maior do que a outra?
Raf Vilar: Como você sabe de tudo isso? Não falei nem para o casting to The Circle! Eu assinei contrato com uma gravadora inglesa, a mesma que lança artistas lá fora como Milton Nascimento, Joyce e marcos Valle. O tipo de música que faço é um nicho e nunca tive a expectativa de viver disso. Segredo, estou com álbum novo gravado e devo começar a falar sobre isso em breve!

Bruna Jones:  Apesar do “The Circle” ter duas temporadas no Reino Unido, foi com a chegada da versão americana à Netflix que ele se tornou popular e conhecido no Brasil. Como conheceu o formato? Você chegou a assistir algum episódio da versão britânica?
Raf Vilar: Não só conhecia muito bem o formato como me inscrevi para participar da versão inglesa! A divulgação do The Circle inglês foi enorme na Inglaterra e o formato é muito elogiado! Assisti as duas temporadas britânicas e não vejo a hora de lançarem a terceira! Ah, inclusive quando eu recebi a confirmação de que estava no The Circle eu dei de cara com a pessoa que venceu primeira temporada no metrô!

Bruna Jones: Nem todos os participantes de reality show precisam passar pelo processo de inscrição. No “Big Brother Brasil”, por exemplo, temos alguns casos de pessoas convidadas por olheiros da produção. No “The Circle Brasil”, vocês receberam algum convite ou se inscreveram por conta própria?
Raf Vilar: Nós do elenco ficamos tão amigos e temos tanto assunto que nunca conversamos muito sobre isso. A ficha de inscrição estava rodando as redes sociais ano passado e o time de casting rodou o Brasil fazendo entrevistas. Como eu moro em Londres, as minhas entrevistas foram feitas online.


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas em suas vidas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, para estar confinado no The Circle Brasil? E após o fim do programa, houveram grandes mudanças em sua vida?
Raf Vilar: Nada mudou pra mim. Tirei férias no tempo que fiquei no programa e, como foi gravado em outubro do ano passado, a nossa vida foi completamente a mesma depois. Agora com o lançamento a gente passa mais tempo conversando com os fãs do The Circle pela internet, mas por conta da quarentena, não estamos vivendo isso nas ruas.

Bruna Jones: Você se destacou no reality pelos seus comentários divertidos e ácidos e entrou como fake da sua amiga Ana. Se você tivesse entrado como você mesmo, mudaria algo na maneira de jogar? E o que a Ana da vida real achou da sua participação?
Raf Vilar: Não teria entrado como eu mesmo, nunca perderia a oportunidade de me passar por alguém mais interessante. É um jogo de popularidade e não conheço ninguém mais popular do que a Ana. Não mudaria nada do que fiz no jogo. Eu queria me divertir e não levei os outros participantes muito a sério. É um programa de entretenimento e me recusei a ficar triste ou sério. Talvez eu teria me divertido mais, falado mais besteiras...

Bruna Jones: Sabendo como o jogo é dinâmico e as alianças firmadas nos primeiros dias podem se tornar decisivas, você acha que foi um pouco prejudicado por ter entrado depois do início do programa?
Raf Vilar: Talvez. Não gostei de ter sido bloqueado com o discurso de que quem estava desde o começo merecia ficar mais que eu, mas é parte da estrutura do jogo. No final eu acho que fui um dos maiores influenciadores do programa com o meu vídeo final que acabou mudando tudo, mesmo depois do meu bloqueio.


Bruna Jones: Recentemente Marcos Mion, apresentador de "A Fazenda", postou um tweet perguntando se algum participante do "The Circle Brasil" deveria ser considerado para a próxima temporada do reality rural e vários participantes, inclusive você, comentaram nas redes sociais sobre a possibilidade de serem confinados. Toparia ir caso fosse convidado?
Raf Vilar: Amo reality shows! Amo televisão em geral. Adoro A Fazenda e iria fácil! Amei ver que tem muuuita gente comentando no perfil do Marcos Mion que eu deveria entrar na próxima edição. Eu toparia qualquer outro programa, incluído o da Cristina Rocha do SBT e do Ronnie Von da Gazeta.

Bruna Jones: Tem novidades vindo por ai? Algo que você possa compartilhar com a gente?
Raf Vilar: Sim! O meu álbum novo! Eu ainda estou terminando de editar e resolver algumas coisas sobre o lançamento, mas eu estou amando o resultado!

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: “Busquem conhecimento” e ainda mandou avisar que ele é @Rafvilar pra tudo na internet! Então é só buscar para seguir e continuar acompanhando o sucesso dele!


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

3 comentários: