terça-feira, 12 de novembro de 2019

Bruna Entrevista: 8x60 - Grupo Sub Voice


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista bem bacana aqui no blog, quem acompanha sabe o quanto adoramos reality show, não é mesmo? Então hoje, convidei a Clarice do Grupo Sub Voice para conversar comigo sobre o trabalho que ela e outras pessoas tão queridas quanto fazem de legendar o "The Voice" pra gente desde a primeira temporada. Na conversa você ainda vai descobrir como pode colaborar para que o grupo não acabe, então, vem comigo!

Bruna Jones: Vocês são a equipe oficial de legenders do “The Voice” aqui no Brasil desde a primeira temporada, com tantos outros programas no estilo reality show disponíveis, por qual razão vocês resolveram abraçar essa competição?
Grupo Sub Voice: Na verdade não legendamos desde a 1ª temporada. A Maniacs legendou as temporadas iniciais e no final da 3ª temporada, em 2012, anunciou que seria a última temporada deles. Na época, ainda no Orkut, juntamos uma turma e decidimos legendar, porém de forma amadora já que não sabíamos muito. Sempre comentávamos o programa lá com diversas pessoas e muitos não sabiam inglês, então nós que sabíamos decidimos seguir adiante e assumir o The Voice.

Bruna Jones: E como foi o inicio da sua vida como legender?
Grupo Sub Voice: No início não sabíamos muitos termos musicais e todos esse padrões de legendas oficiais que as equipes seguem, apenas era um trabalho de fã. Quando alguns legenders de outras equipes me procuraram, eles resolveram nos treinar para oficializar o Sub Voice como equipe oficial. Tenho até vergonha de lembrar como foi minha primeira legenda de tantos erros de sincronia que teve, mas foi um treinamento e fui aprendendo com meus próprios erros.


Bruna Jones: Para quem não conhece como é o trabalho e deseja participar, vocês chegam a se encontrar fisicamente em algum momento para legendar ou conversar sobre o projeto, ou tudo é feito virtualmente?
Grupo Sub Voice: Tudo virtualmente! São quase 7 anos legendando, temos conosco legenders desde o início da jornada, mas nunca conheci essas pessoas, são de diversos locais do Brasil. O contato é todo feito comigo, cuido das redes sociais e monitoro o backstage, inclusive a 1ª revisão é comigo, sendo assim posso sempre fazer um feedback e ajudar os novatos ao longo das legendas.

Bruna Jones: O dia-a-dia de todo mundo costuma ser corrido, seja por causa de trabalho ou de estudos, vocês acabam fazendo esse trabalho que é basicamente voluntário, ainda assim, vocês estipulam prazos para concluir as legendas da semana?
Grupo Sub Voice: Sim, baseado nos episódios, estipulei um prazo de postar as legendas nas quintas e sextas, todas as semanas, óbvio que imprevistos acontecem e pode atrasar, mas procuro evitar isso ao máximo. Para os legenders deixo prazo de praticamente 1 dia e meio, porém ainda assim deixo livre para que eles se ausentem quando precisam, só que quem acaba tendo o trabalho extra sou eu.

Bruna Jones: Como eu disse, você precisa se dividir entre suas atividades diárias e legendar o reality show pra gente, como você arranja tempo para conseguir lidar com todas as tarefas da sua vida pessoal e ainda parar para legendar?
Grupo Sub Voice: Eu trabalho como freelancer, então consigo ficar a maioria do tempo em casa, mas ainda assim eu conheço o horário das demais revisoras (Márcia e Luana), então sei a que horas preciso entrar a legenda revisada pra elas. Costumo montar minha rotina baseada nas janelas que o The Voice me oferece, assim consigo conciliar tudo. É bem exaustivo, devo admitir!


Bruna Jones: Qual é a pergunta mais “chata” que um legender escuta? “Quando sai o próximo episódio?”, “Quando a legenda vai ficar pronta?”, etc...
Grupo Sub Voice: Por incrível que pareça, nosso público já sabe nossos prazos então raramente perguntam a previsão, a não ser quando atrasamos, mas ainda assim não são perguntas chatas, são perguntas de fãs. O que me incomoda são pessoas que demonstram interesse em legendar e logo perguntam sobre a remuneração! Em pleno 2020, tem gente que ainda acha que legender recebe pra isso! Óbvio que quando comento que é um trabalho voluntário eles logo fogem!

Bruna Jones: Pouco antes do lançamento da atual temporada, vocês chegaram a anunciar que iriam finalizar a equipe, para a nossa tristeza. O que houve? Ainda existe essa possibilidade para a próxima temporada?
Grupo Sub Voice: São 2 episódios semanais, 85 e 45 minutos respectivamente, porém mesmo tendo bastante música, é bem complicado e exaustivo ter que legendar com poucas pessoas. Temporada passada eu cheguei a legendar meio episódio sozinha! Sempre antes de cada temporada eu faço uma checagem com os legenders e verifiquei que teria 3 legenders assíduos e outros 4 que poderiam ajudar ocasionalmente, ou seja, eu teria que assumir boa parte dos episódios sozinha novamente. Foi uma decisão bem triste mas estava no meu limite já! Após o anúncio, recebi o retorno de um legenders da Dark Subs (do site Legendei) e ele me ofereceu ajuda, recrutou alguns legenders de sua equipe, outras pessoas dispostas a ajudar apareceram nas nossas redes sociais também e consegui 10 novos legenders, daí decidimos fazer o comeback!

Bruna Jones: O “The Voice” é um reality show que está em constante mudanças, seja na bancada de jurados quanto nas regras. Assim como a equipe de vocês, imagino. Como foi a evolução de vocês ao longo dessas temporadas?
Grupo Sub Voice: Já perdi as contas de quantos legenders passaram pela equipe, tenho apenas algumas pessoas que iniciaram a jornada comigo, recrutei alguns amigos ao longo desse tempo também, mas também teve quem desanimou com o programa em si e acabou perdendo o estímulo pra legendar. Eu entendo, óbvio, é um ciclo!


Bruna Jones: Falando nas mudanças do reality show, para você, qual foi a melhor bancada até o momento e qual seria a bancada de jurados do seus sonhos?
Grupo Sub Voice: Gosto muito da bancada original, a química entre eles era perfeita! Fiquei muito triste com a saída do Adam Levine, espero que ele volte nas próximas temporadas, assim como a Christina Aguilera! Se eu pudesse escolher uma bancada seria Adam, Blake, Xtina e Usher!

Bruna Jones: A última temporada em que o Adam Levine participou, era visível em seu rosto o descontentamento (ainda mais depois da mudança maluca de regras) tanto que ele acabou se retirando da temporada seguinte e ao que parece, não existe plano de retorno tão cedo. Você acha que essa reciclagem de jurados que ficam por muitas e muitas temporadas como ele e o Blake Shelton estavam, é ruim tanto para o programa quanto para o publico?
Grupo Sub Voice: Adam Levine já estava confirmado pra S17, essa saída dele foi super repentina e até agora ninguém entendeu ao certo o que houve. Adam é passional, já criticou o público quando não concordou com os resultados, já criticou o programa pela mudança maluca nas regras... mas quem nunca? A gente mesmo, como fã do programa, vive criticando! Quando mais mexe, pior fica! O que eles fizeram com a 16ª temporada foi um absurdo, mexeram tanto que ficou horrível de assistir. Mas hoje, vendo a energia da bancada ao longo das semanas, acho que o período sabático do Adam foi bom e talvez o Blake deva fazer isso um pouco. Muitos fãs do programa chamam de 'tias do sofá' aquelas fãs do Blake que votam no time dele independente do artista ser bom ou não e isso acaba atrapalhando o programa.

Bruna Jones: Se algum leitor quiser fazer parte da equipe e colaborar com as legendas ou de alguma outra forma, o que ele precisa fazer?
Grupo Sub Voice: Basta saber inglês, ter tempo disponível e entrar em contato com a gente! Não precisa saber legendar, eu também não sabia no início e aprendi! Cuido do treinamento dos novos legenders até que consigam caminhar sozinhos!


Antes de ir, ela ainda deixou um recadinho, olha só: "Aproveitando o gancho, deixo aqui um convite para que também visitam o Panela de Séries, site de reviews de séries, realities e filmes que tenho com alguns amigos! Parte do meu tempo é dedicado ao site também, no fim das contas nem sei mais quanto tempo eu durmo!" Para acessar o site, é só clicar AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário