terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Bruna Entrevista: 8x04 - Viegas


Olá, olá... Tudo bom, minha gente? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog e eu convidei o cantor Viegas que ficou confinado na temporada do "Big Brother Brasil" no ano passado para conversar um pouco mais sobre a sua carreira, suas inspirações e experiências que ele teve ao longo desses anos. Vem conhecer um pouquinho mais sobre ele!

Bruna Jones: Como foi que você descobriu que a música era o seu talento e que você deveria seguir uma carreira profissional com ela?
Viegas: A música surgiu na minha vida do inesperado, não tenho músicos na família, porém, a partir do momento que comecei a me interessar como ouvinte, me identifiquei com a poesia contida, em faixas que envolviam o cunho social e reflexivo, a busca pelo auto conhecimento, sempre foi algo que me motivou demais, até que um dia comecei fazer as minhas. Um dia, mais ou menos no no ano de 2004, enquanto andava pela rua, fui parado por alguns caras (aproximadamente 15 anos de idade cada um) que me questionaram devido o meu cabelo (dread) se eu tinha banda ou gostava de reggae, por eles estavam procurando um vocalista para a banda que eles tinham... Ai começou a primeira banda, que durou aproximadamente uns 5 anos, e depois do termino dei continuidade, preparando meu trabalho solo.

Bruna Jones: A sua primeira experiência profissional com a música aconteceu de maneira inusitada após ser convidado para se tornar vocalista de uma banda, experiência qual, acabou durando por cinco anos. Como foi essa vivencia para você?
Viegas: Foi ali onde aprendi muito, minhas primeiras composições, criações melódicas, conviver e chegar a um acordo numa banda não é uma tarefa fácil, prova disso é o termino que varias bandas sabem bem como é frustrante. Mas certamente guardo com muito carinho todo esse aprendizado, além da amizade que existe até hoje.


Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no inicio da sua carreira na música e ainda encontra pelo caminho?
Viegas: A falta de um direcionamento, musical e na estratégia de mercado certamente dificulta todo o processo, aprendíamos e até hoje aprendo, fazendo, errando, errando novamente, e novamente, até que um determinado momento rola um acerto. Porém o tempo passa a vida adulta te cobra diariamente, se manter firme no seu sonho é complicado, mas tem rolado, a cada dia o foco e a determinação crescem juntos.

Bruna Jones: Você teve o apoio de sua família quando decidiu seguir no ramo musical?
Viegas: Minha família basicamente é minha mãe e minha filha, minha mãe e eu sempre fomos parceiros, ela nunca me cobrou nada, pelo contrario, sempre me apoiou de todas as formas possíveis.

Bruna Jones: Se você não fosse músico, conseguiria imaginar trabalhando em algum outro ramo profissional? O que a música representa na sua vida?
Viegas: Rssss... Devido a dificuldade que é trabalhar com arte independente, já me questionei diversas vezes sobre alguma outra atividade que eu pudesse exercer, mas não consegui imaginar nada que me motivasse a viver feliz que não fosse minha musica, por isso luto tanto nesse sonho.


Bruna Jones: Musicalmente falando, quais artistas te inspiram?
Viegas: Sempre fui um amante da musica brasileira, porém, depois que fui entendendo a influencia predominante do reggae no meu trabalho, comecei a ouvir muitos artistas internacionais. Vou citar tanto os nacionais quanto internacionais que mais me influenciaram. O rappa, Charlie Brown jr, Planet Hemp, Chico Science e nação zumbi, Sean Paul, Shaggy, Cutty Ranks, Damian Marley, Alborosie.

Bruna Jones: Falando em inspiração, você possui algum tipo de ritual ou processo criativo na hora de compor suas músicas, ou elas acabam surgindo no calor do momento?
Viegas: 95% das musicas que fiz até hoje foram transpiração e o restante inspiração... Vivo um momento onde escrevo todos os dias, obviamente nem tudo é aproveitado, mas acredito que faz parte do treino e da evolução se manter fazendo e buscando formas, temas, palavras etc...

Bruna Jones: Para a divulgação de trabalhos, cantores dependem dos veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Até que ponto esses veículos influenciam na sua caminhada?
Viegas: Nunca fui muito de ouvir radio, televisão antigamente via bastante, hoje em dia nem tenho. A maior parte do que ouço ou acompanho certamente é pela internet. Busco sites e paginas que se conectam com o que busco de informação, seleciono bem o que vejo, quando vejo e como vejo.


Bruna Jones: No último ano você lançou a música “Salve” pelo canal Kondizilla. Como foi trabalhar com essa produção e ver o resultado final que ficou incrível?
Viegas: Certamente até aquele momento foi o trabalho de áudio visual com mais estrutura que fiz até hoje, não necessariamente o que eu gosto mais, antes desse clipe fiz trabalhos muito bons, que certamente tem uma riqueza muito grande ali. Foi um novo momento, onde quisemos fazer novas coisas, mantendo a essência do que acreditamos, queríamos passar felicidade no som, queríamos pessoas dançando, ao mesmo tempo tínhamos uma preocupação com a fotografia, paleta de cores e tudo mais. Sou bem exigente no meu trabalho, chamei pessoas que sabia que contribuiriam de forma grandiosa pra esse trabalho.

Bruna Jones: 2019 está no começo ainda praticamente, tem novidades vindo por ai? Algo que você possa compartilhar com a gente?
Viegas: Investi bastante tempo nesse inicio do ano, escrevendo e pré produzindo algumas coisas que encaro como um novo momento Viegas, um momento onde quero falar sobre toda a positividade que tenho vivido, tudo de mais bonito que tenho tido oportunidade de conhecer, o quanto cresci, o quanto quero crescer, e o quanto é possível cada um crescer, se estiver disposto pra isso.

Bacana o nosso papo, né? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Quero agradecer pelo espaço, poder falar sobre meu trabalho é sempre muito bom e prazeroso, compartilhar meu sonho e minhas experiências com cada um de vocês, e dizer que temos muito mais semelhanças do que diferenças como ser humano, basta querer enxergar. Gratidão família!"


E para quem quiser acompanhar mais do trabalho dele é só procurar no Instagram / Youtube / Facebook / Twitter por Viegas oficial, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário