terça-feira, 4 de junho de 2019

Bruna Entrevista: 8x29 - Carlos Dattoli


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita e internacional aqui no blog. Quem acompanha já sabe que eu sou a louca das artes, que sempre curte e compartilha tudo nas redes sociais e sempre que possível, gosto de trazer os ilustradores para vocês conhecerem um pouco mais, é o caso do entrevistado de hoje. Vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão do Carlos Dattoli e de sua experiência na área. Vem comigo!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo... Qual foi seu primeiro contato com o universo da arte dos desenhos?
Carlos Dattoli: Como muitos artistas, eu comecei quando eu era jovem, eu lembro de ter 6 ou 7 anos de idade, foi quando me apaixonei por isso, eu lembro de passar muito tempo sozinho desenhando personagens e cidades imaginárias, mas também adorava desenhar os personagens de Dragon Ball. haha​​...

Bruna Jones: E quando você percebeu que você poderia transformar o hobby em profissão? Você teve o incentivo de sua família em sua jornada?
Carlos Dattoli: Eu venho pensando nisso há muito tempo, eu estudei porque a minha família queria que eu estudasse algo mais "sério" do que apenas arte, então foi o que pensei, e decidi ir em frente, terminei e segui na carreira, mudei para a Espanha por um ano, e estava lá quando percebi que há pessoas que vivem apenas ilustrando, então foi algo que mudou para mim, eu parei o design gráfico e comecei a fazer um portfólio de ilustração.


Bruna Jones: Os artistas geralmente são muito críticos e perfeccionistas em relação às suas obras. Você está incluído nisso também?
Carlos Dattoli: Definitivamente, é um dos meus maiores problemas, é nunca estar satisfeito com o meu próprio trabalho, o que poderia ser bom porque estou sempre me esforçando para ser melhor, mas por outro lado, eu não gosto do que faço, ou pelo menos, na maioria do tempo.

Bruna Jones: Você tem algum tipo de processo criativo? O quê te inspira?
Carlos Dattoli: Eu me inspiro em filmes, livros, imagens, outros artistas, eu costumo olhar muitos trabalhos possíveis para me inspirar, mas principalmente por idéias próprias.

Bruna Jones: Você tem vários traços e estilos diferentes de pintura, você tem alguma técnica favorita para trabalhar? Qual estilo você acha mais difícil?
Carlos Dattoli: Comecei puramente como ilustrador, usei photoshop para pintar, mas agora aprendi a esculpir em 3D também, então às vezes eu combino as duas técnicas, outras são apenas em 3D e outras vezes é apenas ilustração, eu amo ambos os estilos, mas eles me dão sentimentos e resultados diferentes.


Bruna Jones: Ilustração é um trabalho que está sempre evoluindo e surgindo novas técnicas, não é mesmo? Você procura estar sempre atualizando e estudando?
Carlos Dattoli: Está sempre evoluindo, e é sempre uma boa ideia estar no que é novo e tentar alcançar as coisas que são interessantes para você, mas sempre mantendo sua própria voz.

Bruna Jones: Em um de seus projetos, você foi capaz de trabalhar com os personagens de "Power Rangers", como isso aconteceu e como foi essa experiência para você?
Carlos Dattoli: Power Rangers é a minha história favorita para contar, porque foi um dos meus programas favoritos de quando eu era criança, então eu tenho um profundo amor pelos personagens, especialmente na primeira temporada, mas um dia eu vi um dos meus artistas favoritos "Dave Rapoza", fazendo uma ilustração muito legal do Power Rangers e ele mencionou para qual empresa que ele fez isso, então eu perguntei a eles se eu poderia fazer qualquer trabalho para eles, eu não pedi especialmente para Power Rangers, mas eles estavam interessados ​​em fazer. Eu estava interessado em fazer isso e esse foi meu primeiro contato com a marca, e eu comecei a fazer todos os pôsteres para os Power Rangers da temporada Morphin, e por causa disso, eu comecei a ser notado como o "Artista dos Rangers", depois que eu comecei a receber mais projetos deles, e me envolvi cada vez mais, eu fiz um monte de coisas para a marca, desde cartazes, até jogos, estátuas, shows, etc, mas infelizmente alguns desses projetos não estão disponíveis para mostrar, espero um dia ter a oportunidade de vê-los, já que eram projetos muito divertidos e acho que as pessoas adorariam vê-los.

Bruna Jones: Quais trabalhos você tem mais orgulho de ter feito?
Carlos Dattoli: Eu acho que essa pergunta poderia ser respondida ao lado da anterior, mas além de qualquer coisa relacionada a Power Rangers, eu também me diverti muito trabalhando para o Gears of War 5 e atualmente trabalhando para a XM Studios fazendo pôsteres da Marvel para suas incríveis estátuas.


Bruna Jones: Você já esteve no Brasil? Você gostaria de nos visitar?
Carlos Dattoli: Eu nunca fui ao Brasil, mas minha irmã veio de São Paulo no mês passado e ela adora! Então é claro! Eu definitivamente adoraria ir algum dia!

Bruna Jones: Há algo de novo que você possa compartilhar conosco, algo novo acontecendo neste novo semestre ou para o futuro?
Carlos Dattoli: Eu gostaria de poder comentar, mas eu não posso falar sobre esses projetos ainda, posso dizer que tem sido uns meses muito divertido nos últimos anos! E meu trabalho profissional, estou planejando muitos projetos pessoais que estou começando a desenvolver e vou mostrar em minhas mídias sociais uma a uma, e espero que vocês gostem delas!

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E antes de ir, ele ainda deixou um recadinho especial, olha só: "Eu sempre gosto de dizer que não importa o quão difícil pareça um sonho, ou um trabalho, é sempre possível, se você trabalhar duro o suficiente e não desistir até chegar lá, não é mágica, é apenas trabalho duro, para mim ainda há muitos sonhos que eu quero alcançar, mas tenho certeza de que um dia eu ficarei feliz em compartilhá-los com vocês."


E para quem quiser continuar acompanhando ele, segue as redes sociais... É só clicar em cima dos nomes, beleza? Facebook, Instagram, Behance e Artstation.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário