quinta-feira, 27 de junho de 2019

Bruna Entrevista: 8x34 - Lucas TiuSam


Olá, olá... Tudo bem, pessoal? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? O nosso convidado de hoje é o Lucas TiuSam, o querido YouTuber que traz conteúdo bem bacana sobre o universo de jogos de RPG, principalmente da franquia "Pokémon", além disso ele também já atuou em diversas áreas dessa modalidade e agora vocês conferem um pouquinho mais sobre tudo isso. Vem comigo!

Bruna Jones: Antes da gente começar a falar do seu canal no YouTube, vamos falar da época em que você era um jogador ativo no universo de TCG do Pokémon. Como foi que a franquia acabou sendo introduzida na sua vida e você acabou pegando gosto pelo jogo?
Lucas TiuSam: Eu conheci Pokémon logo no início do anime e no lançamento do jogo no ocidente. Cheguei a jogar o primeiro jogo Pokémon Blue no Game Boy. Eu simplesmente amava e gastava horas jogando e subindo de nível os meus Pokémon. Um amigo meu, era vizinho e também jogava, seu irmão também jogava, então tive uma experiência jogando contra eles muito bacana, a gente usava o cabo link e tudo, o dilema de sempre era achar um que funcionava, sempre dava problema e acabávamos comprando novos, fui um jogador bem raiz no início da franquia. No Pokémon TCG demorou um pouco mais, mas tinha uma loja na minha cidade especializada, ela fazia as ligas, eu meio que viciei no sistema de pontos, troca de cartas, levar um amigo, era uma grande dificuldade jogar com as 60 cartas que você queria na época, tudo se baseava em trocas, ter um Deck completamento fechadinho era beeeem complicado.

Bruna Jones: Nesta grande época de febre mundial que foi a primeira geração de Pokémon, além do TGC, o que fez muito sucesso foram os games para o Game Boy, inclusive chegou a ser lançado um game de TCG para a plataforma, você também se aventurava nesses jogos? Ainda joga?
Lucas TiuSam: Ainda jogo sim! Me aventurei demais, joguei muito a versão TCG para o Game Boy Color, fiquei na espera por muito tempo da segunda parte ser lançada aqui, mas acabou ficando apenas no Japão, com ela dava pra criar muitos Decks novos! Eu sempre jogo os jogos da franquia, os principais inclusive fiz série de todos os últimos no canal e pretendo continuar fazendo, mas hoje em dia sou um jogador casual, mas a versão de Vídeo Game, já cheguei também a jogar competitivo. Estou ansioso para Sword and Shield!


Bruna Jones: Poderia explicar rapidamente para os leitores como funciona esse universo do TCG de Pokémon?
Lucas TiuSam: É um jogo de cartas com a temática Pokémon, você usa os Pokémon que você escolheu para batalhar contra os do oponente, com diversas referências a franquia Pokémon como um todo, usando seu sistema de evoluções, interações como um time, itens e claro, efeitos e habilidades que condizem com o Pokémon que você está usando. É uma partida de xadrez, onde você troca as peças medievais, pelos seus Pokémon favoritos! Mas se você não for muito do lado competitivo e não gostar de batalhas, possui hoje os melhores ilustradores da franquia, então o lado colecionável é algo que compensa bastante, você pode ter os seus Pokémon favoritos em cartas bem bonitas, com muito brilho e até acabamentos em alto relevo!

Bruna Jones: A sua última competição como jogador ocorreu em 2012, o que te motivou a se “aposentar” das batalhas?
Lucas TiuSam: Eu basicamente, comecei a trabalhar do outro lado dos eventos, como organizador, juiz e acabei gostando muito também! Cheguei a jogar outros torneios, mas todos menores, meu último grande foi um Nacional que ainda acontecia na época, mas joguei um Regional 2 anos atrás, mas de lá pra cá, sempre como juiz. Foi uma oportunidade que surgiu, eu gostei e fiquei, pois gosto de estar nos eventos mas não necessariamente precisa ser do lado competitivo, sinto aqui assim consigo ajudar mais a comunidade como um todo.

Bruna Jones: Após isso, você passou a exercer outras funções como juiz, comentarista e hoje inclusive tem um canal no Youtube que faz uma grande cobertura, se não for a maior, sobre o assunto. Como foi para você essa transição?
Lucas TiuSam: Foi bem natural. Acho que as pessoas já me consideravam um "juiz legal", e tive um incentivo grande de iniciar uma produção de conteúdo para compartilhar o conhecimento e facilitar para todos os novatos, já que eram assim que os próximos de mim se sentiam, usar a internet como um raio aumentador dessa área, onde fisicamente eu jamais conseguiria ajudar a todos. Acho que as pessoas apenas sentem que eu gosto da franquia, gosto de fazer o que faço, não deixaram a ideia morrer, abraçaram e fizeram dar certo até hoje.


Bruna Jones: Falando do canal do YouTube, como surgiu a ideia de criar essa plataforma mais ampla na qual você partilha mais das suas ideias e obtém um retorno maior?
Lucas TiuSam: Já existiam grandes influenciadores nos Estados Unidos, onde existe a maior comunidade do jogo no ocidente. Eles eram jogadores experientes que compartilhavam seus conhecimentos com o público. Inicialmente eu apenas copiava o mesmo tipo de produção que eles faziam, basicamente traduzindo para o português, adequando para a realidade local, já que diversas coisas eram bem diferentes da nossa realidade, aos poucos fui atendendo os pedidos da comunidade e moldando os programas para o que o pessoal mais precisava e gostava de assistir. É um jogo que a informação tem o seu valor, porém se você não é do competitivo e compartilha as informações com todos, você eleva o nível da comunidade como um todo, as pessoas vão ser gratas por essa ajuda.

Bruna Jones: Além de Pokémon, você também traz conteúdo sobre Magic Arena, você acredita que de alguma forma o público de ambos os jogos acabam se complementando?
Lucas TiuSam: Acredito que existe uma pequena parcela que gosta dos jogos de carta no geral, essas pessoas acabam consumindo os dois jogos, mas são franquias bem diferentes. Um fã de Pokémon pode até gostar de Magic, mas são apenas coincidências dentro de um mundo "geek". Imagino que Yu-Gi-Oh! seja um complemento melhor para o Pokémon, para a comunidade como um todo, do que o Magic.

Bruna Jones: Você é um dos YouTubers que mais produz conteúdo para a plataforma, quase que diariamente sai alguma coisa nova no seu canal. Como que isso acaba interferindo no seu dia-a-dia, já que com certeza deve dar um trabalho gravar, editar e produzir todo o conteúdo, não é mesmo?
Lucas TiuSam: Hoje é literalmente o meu trabalho. Não tem como manter essa rotina, sem se dedicar exclusivamente a isso. Mesmo sendo um microcanal, para essa rotina eu preciso de 1 editor, lojas patrocinadoras e tudo no fim das contas é possível graças ao apoio da própria comunidade, que hoje é o meu grupo de padrinhos pelo site PADRIM. Tem dia que sai 3 videos!


Bruna Jones: Deixando os jogos de lado por um instante, pensando apenas na animação... Se você pudesse ter 6 Pokémons para serem seus companheiros ou para disputar batalhas ao redor do mundo, quais você escolheria e por qual razão?
Lucas TiuSam: Provavelmente um Pokémon que seria meu brother para todas as horas, daria boas risadas comigo, seria um Gengar! Eu só consigo imaginar ele como uma única escolha. Um Pokémon que voa, seria extremamente útil, acho que um legal seria a Latias! Um transporte aquático também, um dos meus tipos favoritos é o gelo, então ficaria com uma Lapras pra isso. Dusclops e Darkrai são os meus Pokémon favoritos, então gostaria de tê-los ao meu lado também. Pra finalizar, algum pequeno pra ficar do meu lado, no ombro, andando no dia a dia. Poderia ser um Mew ou um Eevee pela versatilidade ou um Pikachu, pra mim ele é um mascote perfeito para a franquia.

Bruna Jones: Já entramos no segundo semestre deste ano, tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Lucas TiuSam: Estou me preparando para gravar uma série de Pokémon Sword and Shield super legal, programação envolvendo o jogo novo para celular Pokémon Masters e muitos videos voltados para iniciantes, roteirizados, com muito assunto atemporal para ser estudado pelos novatos e videos de curiosidades, para que fãs casuais, não somente do card game, também possam acompanhar.

Bacana a nossa conversa, né? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Por favor, bebam água, é muito importante. Aproveitem esse tempo para mandar uma mensagem legal, para uma pessoa que você gosta! Eu sou mais ativo no twitter e instagram, ambos são @lucastiusam Me acompanhem por lá, divido muito da cobertura de eventos e do meu dia a dia!"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário