terça-feira, 2 de abril de 2019

Bruna Entrevista: 8x17 - Jessé Adriano


Olá, olá... Tudo bem, pessoal? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, o nosso convidado de hoje eu conheci faz pouco tempo e já considero pakas, navegando pelo twitter, acabei conhecendo alguns trabalhos artísticos do Jessé Adriano e olha? Um desenho melhor que o outro, viu? Então acabei convidando ele pra vir aqui e conversar um pouco sobre esses trabalhos e também para que vocês conheçam e fiquem tão admirados quanto eu. Vem conferir!

Bruna Jones:Vamos começar pelo começo... Qual foi o seu primeiro contato com o universo da arte dos desenhos? Rolou um incentivo da família ou algo parecido?
Jessé Adriano: Bom vamos lá, primeiramente me apresentando, Olá pessoal sou o Ilustrador Jessé Adriano. vou começar contando um pouquinho desse meu contato com a arte, com o desenho e a ilustração em si. Acredito que o meu primeiro ponta pé a esse mundo foi lá pros meus 3 a 4 anos, era uma criança que quando via um desenho animado, meus olhos encantavam-se com aquilo, tinha o prazer de levantar cedo e sentar no meu sofá e poder ver vidrado naquilo, cresci vendo animações como Pokémon, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Hamtaro e etc, foi o primeiro contato com um conteúdo infanto-juvenil. Recordo que não podia ver um papel que tentava desenhar alguma coisa já nessa mesma época, acho que crescer vendo tudo isso despertou um amor pela arte e desenho. Como qualquer criança que desenhava fazia uns palitos (risos) mas eu amava aquilo, fui crescendo (bom não muito porque sou baixinho (risos) comecei a observar o que via e tentava desenhar aquilo seja um herói da Marvel ou da DC ou uma hq que fosse, e meus pais e as pessoas observavam e falavam coisas do tipo "Meu Deus que talentoso" bom, não via assim para mim era só uma paixão pelo papel e o lápis, mas foi um enorme gás sabe? eu continuei, meus pais incentivavam da maneira que podiam, bem houve muitos que tentaram desincentivar mesmo até com poucas palavras, conhecidos e outros, mas sou grato até por isso porque isso serviu de força.

Bruna Jones: Quando foi que você percebeu que poderia levar os desenhos mais a sério e criar uma possível carreira em cima disso?
Jessé Adriano: Fui amadurecendo e me tornando mais velho, olhava todo esse referencial de animação e desenho e em algum momento pensei "E se pudesse viver disso também?" é claro parecia e ainda parece um caminho muito longo, lembro que tinha entre 12 há 15 anos e pensava que queria ser um quadrinista ou mangaka como na cultura japonesa, passei um bom tempo nesse pensamento, acredito que muitos ilustradores que crescem com influências do mundo artístico pensa nisso. mas só mais pra frente com meus 18 em diante eu realmente comecei a pensar no que realmente poderia me achar na arte, estava no final do colegial e todos os meus colegas e conhecidos falavam no que pensavam em fazer no final dessa etapa e o que faria em quesito de carreira, uns queriam ser advogados, outros médicos, mas eu não me via em nada de qualquer coisa de exatas, porque bem eu nunca me senti dentro desse nicho eu queria algo diferente, tentei design gráfico pelo SENAI por um tempo, mas ainda não era o que queria, não me encontrei ali e sai do curso, passei um tempo pensando "remando" tentando pensar o que faria, entrei em Publicidade e Propaganda pela UNIGRANRIO, me apaixonei pela etapa da criação das peças publicitárias e pensei comigo mesmo "é talvez seja aqui que posso usar o desenho que é o que amo fazer" aquilo ressol sobre mim por um tempo, mas estava encaminhando para o quarto período quando pensei que ainda não era aquilo e acabei saindo da faculdade, fiquei muito tempo por incertezas do que realmente queria, tive crises sobre o que faria da vida, foi então no ano de 2017 que ganhei minha primeira mesa digital, e me dediquei a estudar o conteúdo de outros artistas consumir mais daquilo, comecei a desenhar muito mais pois queria encontrar um propósito, alguma coisa que pudesse olhar e falar " é isso" fui me dedicando e por mais que não visse melhoras como gostaria, amigos e pessoas próximas começaram a dizer que estava de fato avançando no desenho, e aos poucos comecei a ter uma visão do que queria. Eu queria ser ilustrador, isso é uma coisa que sempre meio que tinha em mente, mas não sabia como. Pessoas começaram a me procurar pedindo encomenda de arte e notei que isso realmente poderia ser uma profissão. amo ilustrar então recentemente pensei "se pudesse dar vida aos meus desenhos, como vi desde criança" então dei início a uma faculdade de Design de Animação, e creio que finalmente me encontrei em que almejo de carreira, unindo o que eu amo fazer com um desejo pessoal desde criança.


Bruna Jones: Você chegou a fazer algum tipo de curso para aprimorar suas habilidades ou tudo aconteceu de maneira natural?
Jessé Adriano: Acredito que foi meio que natural, sabe?! só queria desenhar e comecei a fazer isso muito mais, seja no caderno ou no digital depois. Mas se tem uma coisa que era doido pra ter que sentia que podia melhorar quando mais novo era aqueles livros de "como desenhar manga" ou outros que colocavam nas bancas de jornais (risos) cheguei a consumir um exemplar desses, bom ajudou mas o que realmente me fez focar mais nisso foi o tempo mesmo e começar a ver o conteúdo de outros grandes artistas referenciais tentando disponibilizar um pouco do que aprenderam na sua jornada com outras pessoas, não sei penso que devo muito a eles, porque graças a essa repartição de conhecimento pude crescer, então assim nunca fiz um "curso" mas indiretamente outros artistas incríveis me empurraram para frente de alguma forma e acho que minha própria força de vontade a continuar.

Bruna Jones: Artistas normalmente são bem críticos e perfeccionistas em relação aos seus trabalhos. Você também se inclui nessa?
Jessé Adriano: Definitivamente sim! sempre que estou desenhando algo e mostro meus amigos, as vezes dizem "Nossa Jessé isso está bom ou pode melhorar tal ponto" olho e começo a analisar um monte de coisas que poderiam estar melhores e acabo frustrando muito comigo mesmo. Acredito que preciso me cobrar menos, mas a crítica e a feição ao perfeccionismo idealizo que é uma coisa que nunca vou perder, acho que as pessoas crescem ouvindo críticas e aceitando-as uma pessoa que em momento nenhum está disposto a elas principalmente das construtivas acaba se sabotando

Bruna Jones: Você possui algum tipo de processo criativo? O que te inspira?
Jessé Adriano: "Ouch!" (risos) costumo dizer a mim mesmo o quanto meu processo é bagunçado e não segue uma mesma linearidade de fatores porque eu estou sempre procurando mudar isso quando aprendo algo novo ou quero pensar que consigo aplicar aquilo tem vezes que eu estou muito focado e não troco nem a playlist que estou ouvindo e me desligo do restante, e tem vezes que eu não quero de jeito nenhum ouvir algo e quero parar pra conversar sabe? Mas no geral antes de começar qualquer coisa juro, tento ao máximo me organizar, separar as referencias que pretendo usar, colocar um som pra ouvir porque realmente na maioria não consigo fazer algo sem música, parto pra um esboço, uma lineart, uma cor base e tento ir definindo luz e sombra e vou criando. Acredito que o que me inspira é tudo aquilo que eu estou consumindo naquele momento, anime, manga, livros, séries, filmes, música, outros ilustradores incríveis. Frequentemente procuro aumentar minha biblioteca mental para me inspirar no que quero produzir ou fazer.


Bruna Jones: Alguns artistas acabam migrando seus trabalhos para vídeos ensinando técnicas no youtube ou lançando uma coleção de desenhos ou até mesmo um StetchBook, você tem a intenção de expandir a sua marca no mercado e nas redes sociais?
Jessé Adriano: Realmente já pensei em postar vídeos dos meus processos no youtube, mas não sou uma pessoa boa de ensinar (risos) em uma situação, lembro de uma vez um amigo pediu para ensinar uma matéria de matemática e ele não acabou muito bem na prova, bom é desculpa... (risos) Mas sim futuramente quero talvez não um canal pra ensinar mas para postar meus processos, e fazer animações, eu atualmente estou desenvolvendo uma história e espero conseguir animar como visualizo ela mentalmente. É um projeto que ainda está engatinhando mas eu quero conseguir. E realmente quero um dia participar de eventos pra vender minha arte, essa é uma experiência que ainda não passei. Quanto a expandir em redes sociais amaria crescer e ver outras pessoas amando o que produzo, e que pretendo produzir, mas não costumo pensar nisso pode ser uma maneira de se sabotar, então apenas vou desenhando se vierem pessoas maravilhosas se identificar com meu trabalho e admirar ou criticar o que for sinceramente ficarei feliz.

Bruna Jones: Você possui diversos traços diferentes e estilos de pintura, você possui alguma técnica favorita para trabalhar? E qual estilo você acha mais difícil?
Jessé Adriano: Uau, isso é interessante. bem eu amo intercalar os estilos sabe? desde o manga, ao cartoon ou ao realismo, para mim é sensacional! Mas eu amo essa vibe de realismo/semi realismo pra trabalhar, é engraçado eu cresci amando o manga e o cartoon e nesse meu tempo de ilustrador digital peguei um enorme amor por semi realismo/realismo. Creio que não há traço e estilo de pintura fácil, mas pra mim no momento é o cartoon e o semi realismo principalmente o cartoon porque para muitos parece tão prático, mas saber anatomia e depois desconstruir é um caminho árduo, mas todos os estilos valem a pena de se tentar por mais que não seja fácil.

Bruna Jones: Quais são os trabalhos que você mais sente orgulho de ter feito e por quais motivos?
Jessé Adriano: Bom tem alguns de quando fui notado por pessoas incríveis para mim em algum ponto, seja como produtor de conteúdo ou o que for, e outros que sinto orgulho por ter sido desafiador pra mim mesmo e senti que foi uma vitória. Teve um que eu amo porque apesar de ter feito aos poucos eu sinto que foi desafiador porém foi um processo muito edificante (levou cerca de umas semanas onde parava e continuava toda vez que rolava um tempo livre). Um outro fiz depois do último episódio de SU da temporada passada, sinto orgulho por toda a mensagem que o desenho passa e por ser meio que um dos pontapés a tentar estilos diferentes. Outro foi um que foi repostado pelo canal do LubaTV, um criador de conteúdo que já acompanho a muitos anos e o fato de ter sido não só notado, mas ver o quanto ele amou o que fiz me encheu de emoção e alegria porque geralmente não pensava que algo que fizesse pudesse ser admiro por outras pessoas, sendo muito honesto. um outro que é incrível pra mim é de um outro criador de conteúdo que admiro muito o trabalho e quando ele notou me senti orgulhoso porque novamente realmente não pensava que poderia ser notado por pessoas que eu admiro de alguma forma. Algumas fanarts que me sinto feliz de poder representar coisas que me influenciaram (personagens) que me influenciaram desde guri Alguns que pude desenhar cenários coisa que pra mim são desafiadoras desde que comecei a desenhar, sinto orgulho de conseguir isso. Assim toda minha trajetória como desenhista por mais que as vezes eu me coloque muito pra baixo de alguma maneira eu deveria me orgulhar, me sinto feliz de mesmo não ser aquilo que o almejo ainda já ter feito tanta coisa.


Bruna Jones: Além trabalhar com ilustrações, você divide o seu tempo com alguma outra profissão ou estudos?
Jessé Adriano: Sim, durante uma parte do meu dia de seg á sáb foco em ajudar o negócio dos meus pais, eles tem um negócio de família e acabo ajudando muito eles. e estudo Design de Animação durante a manhã é uma rotina um tanto puxada mas que ainda sobra tempo pra desenhar então é uma coisa muito boa (risos).

Bruna Jones: Estamos quase chegando no segundo semestre do ano, tem alguma novidade vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Jessé Adriano: No momento a única coisa que a longo prazo que estou trabalhando é em uma história que pretendo ou começar no formato de hq ou animação, talvez uma venha antes da outra mas que espero ter algo pronto até o próximo ano :D

Bacana o nosso papo, né? E ele ainda deixou um recadinho no final, olha só: "Posso dizer que é uma área de altos e baixos, ela não é fácil mas não é impossível, estude, se dedique e tenha força de vontade, porque eu acredito em você. Haverão pessoas para te incentivar como pra fazer o oposto, durante todos esses anos de jornada nem sempre fui apoiado até por meus pais, houverão momentos que disseram que eu estava perdendo meu tempo ou que eu nunca ia a lugar algum nisso. Mas eu tentei ao máximo perseverar por isso se você ama desenhar, ama toda essa área, dê o máximo de si você pode ir mais longe do que as pessoas podem dizer para você. Eu espero que todos que estão pensando em entrar nessa área possa aprender a amar desenhar e se sair muito bem, tudo que você vai precisar é se esforçar e dedicar e espero que muitos ao seu redor aprenda o valor, suor e seu esforço nisso. Boa caminhada e que a arte seja seu(ua) parceiro(a) lado a lado com vocês 💓"


E para quem quiser continuar acompanhando, ele também deixa um recadinho: "Quem quiser conhecer o meu trabalho, quiser trocar uma ideia, bater um papo o que for eu vou sinceramente amar! aqui fica o convite para as minhas redes, espero que tenham gostado de ler um pouco sobre mim. Twitter, Instagram e Facebook. Caso queiram encomendar arte ou qualquer outro contato profissional também: Direct do Insta ou Twitter ou por e-mail: jessebrart@gmail.com"

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário