quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Bruna Entrevista: 13x05 - Jota Campos


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é atleta profissional de natação e também criador de conteúdo para o YouTube e as outras plataformas, compartilhando suas experiências na área com outras pessoas que buscam aprender um pouco mais sobre suas técnicas. O querido Jota Campos aceitou o nosso convite e você confere agora um pouco mais de sua história!

Bruna Jones: Hoje você possui uma marca de grande sucesso, chamada "Nada Melhor", com um canal no YouTube, site que disponibiliza equipamentos, cursos, livros e sem contar as redes sociais que acumula uma grande quantidade de seguidores, mas, antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar lá no passado... Você começou na natação ainda criança, não é mesmo? Como foi que surgiu esse esporte na sua vida?
Jota Campos: Show! Muito obrigado pela consideração. Vamos lá: Comecei a nadar com 06 anos, por recomendação médica (assim como muita gente, rs) ainda pequeno fui diagnosticado com asma e o médico na ocasião me recomendou a natação. Minha mãe já nadava e eu sempre a acompanhava depois da minha aula na escola em sua aula de natação, até que um dia comecei a nadar também. Desde então nunca mais parei, passei por outras escolas de natação que me fizeram me tornar mais competitivo e gostar mais do esporte, e futuramente representar alguns dos principais clubes do país em competições nacionais. 

Bruna Jones: Ainda muito novo você já estava na natação de maneira profissional, representando clubes e participando de grandes disputas... Mas ao mesmo tempo, você era uma criança/adolescente... Como foi você sendo tão jovem e tendo que lidar com responsabilidades de adulto? Inclusive, você conseguia separar um tempo pra viver coisas que outras pessoas da sua idade estavam vivenciando naquela época?
Jota Campos: Pra mim sempre foi uma coisa natural, eu vivo muito no presente e sempre gostei da rotina de atleta. Com moderação, dá pra viver de tudo um pouquinho. O círculo de amizade também é muito importante, eu vivia repleto de amigos que compartilhavam da mesma rotina que eu. Me lembro que o mais complicado eram as épocas de escola pré vestibular, eu tinha treino toda tarde e todo sábado, e esse conflito fizeram algumas aulas ficarem para trás. 

Bruna Jones: Infelizmente no Brasil a maioria dos esportes acabam ficando em segundo plano por causa do futebol, com isso, atletas de outras áreas acabam encontrando dificuldades de encontrar patrocinadores e competir profissionalmente em suas áreas, dito isso... Como foi a sua carreira? Você encontrou dificuldades pelo caminho?
Jota Campos: Muito, quando atleta profissional cheguei a ser o oitavo melhor do país em minha prova e financeiramente ganhava apenas o suficiente para “me manter” com o extremamente básico, sem perspectiva do futuro e podendo ser cortado do time a qualquer momento. A natação especificamente não tem bom espaço na mídia, então não é interessante para os patrocinadores. Na época, dependíamos quase exclusivamente do clube e de algum espaço na camiseta para quem tivesse a boa vontade de apoiar o atleta. Hoje com as redes sociais melhorou bastante, os atletas têm a oportunidade de fazer a sua própria comunicação. E hoje, como atleta amador, tenho muito mais recursos do que na época quando realmente importava. 

Bruna Jones: Inclusive essa desvalorização dos esportes fora dos campos de futebol, acaba desanimando muitas pessoas de seguir carreira em algo diferente, como professor e influenciador, como você aconselha essas pessoas que estão iniciando agora e pensam em não avançar profissionalmente devido às dificuldades?
Jota Campos: As dificuldades fazem parte do processo de amadurecimento, até chegar no “meu nível” com certeza eu perdi muito mais do que ganhei, testei muitos modelos, falhei e ainda digo que posso não ter encontrado o ideal, mas sigo vivendo e aproveitando algumas oportunidades. O que eu vejo bastante são professores/influenciadores no mesmo segmento que eu que produzem conteúdo tão bons quanto, mas pecam na consistência por não ver o resultado aparecer. Eu comecei com o canal em 2017, fui ganhar “dinheiro de verdade” apenas em 2020. desde lá, até hoje meu canal sempre se manteve consistente. 

Bruna Jones: Acredito que outro ponto que faz com que as pessoas repensem um pouco sobre o esporte, é o fato de você acabar tendo que se expor fisicamente, no caso dos homens usando sunga, as mulheres maiô, sendo que nem sempre as pessoas se sentem confortáveis com a roupa ou com seus próprios corpos por inúmeros motivos. Como você acaba aconselhando essas pessoas? Você mesmo já chegou a passar com esse tipo de conflito em algum momento da sua vida?
Jota Campos: Comigo não, apenas algumas pessoas que podem sexualizar demais a imagem do “professor com um corpo bonito se mostrando de sunga pequena” mas meio que acostumei com isso. E existem vários motivos para alguém procurar a natação: Saúde, emagrecimento, segurança, performance, reabilitação, entre outros… E confesso que usar o traje de natação pode ser um grande problema para quem não está satisfeito com o próprio corpo, um bom profissional fará a diferença nessa hora. A obsessão pelo objetivo deve ser maior do que a vergonha nesses casos. 

Bruna Jones: Após você se formar na universidade, você acabou se aposentando das competições e começou a focar em outras áreas, principalmente como professor. Como foi essa decisão em de certa forma encerrar um ciclo e começar um novo capítulo, mesmo que esteja de certa forma interligado ao que já amava fazer?
Jota Campos: Foi uma transição rápida, que não me permitiu pensar muito. O próprio esporte me levou a fazer educação física, e antes de terminar a faculdade já estava empregado. Tinha consciência do destaque que eu tinha por ter sido um atleta profissional e aproveitei disso para alavancar minha carreira. Realmente foi um diferencial, porém nunca deixei de me atualizar, fazendo cursos, mestrado e outras pós-graduações na área, para sempre estar atualizado e em evidência. E o conhecimento que adquiri nessa teoria/prática me trouxe uma bagagem que hoje tenho prazer em compartilhar por meio dos meus canais. 

Bruna Jones: Um de seus projetos de maior sucesso foi a criação do canal "Nada Melhor" no YouTube. Como foi que você acabou migrando para essa plataforma onde você pode tratar diretamente com uma audiência no mundo inteiro?
Jota Campos: Sempre gostei de imagens, vídeos e esportes. Gostava de editar vídeos e ter várias ideias. E desde o surgimento do YouTube, fiquei brincando por lá colocando alguns vídeos aleatórios de natação. Mas até “acertar a mão” foi um grande desafio, o primeiro vídeo que bombou foi uma aula ao vivo, gravada para um curso que me foi encomendado, a partir daí comecei a ver o potencial que isso podia ter e passei a me dedicar a plataforma, estudando e aprendendo muito sobre ela. Hoje essa visibilidade já me trouxe muita coisa boa. 

Bruna Jones: Outra maneira que você disponibiliza o seu material, é através de E-Books, não é mesmo? Como surgiu essa ideia de disponibilizar esse conteúdo ao seu público? Aliás, qual é a sua maior preocupação na hora de selecionar os conteúdos que vai compartilhar com seus seguidores, seja em redes sociais, vídeos e outras plataformas?
Jota Campos: A necessidade surgiu dos próprios assinantes e seguidores que querem consumir mais do conteúdo, fui entendendo essa demanda e produzindo os conteúdos conforme ela crescia e conforme o que eu tinha ao alcance. E acho que tudo se conecta, as próprias redes sociais permitem e incentivam isso. A minha maior preocupação é em entregar um conteúdo que realmente faça a diferença na vida daquela pessoa. 

Bruna Jones: Querendo ou não, por conta da sua vida profissional, você acaba se tornando uma pessoa reconhecida por uma grande parte de pessoas e inclusive esportistas estão participando cada vez mais de programas de reality show na televisão. Se você fosse convidado para algum, você aceitaria participar ou o seu foco é exatamente naquilo que já está fazendo atualmente?
Jota Campos: Nunca passou pela minha cabeça isso... Por incrível que possa parecer, sou um cara reservado e tímido. Até quando as pessoas vêm tirar fotos nos eventos de natação, nunca sei de fato como me comportar. Precisaria pensar bem a respeito, rs. 

Bruna Jones: O ano ainda está praticamente em seu começo, com isso, imagino que você deva ter algumas novidades vindo por aí... Tem alguma coisa que possa compartilhar com a gente? Algo que seu público pode ficar aguardando para esse ano?
Jota Campos: Criamos uma plataforma de ensino de natação, ela está em constante evolução e com muito conteúdo como cursos, palestras e exercícios. Acho que essa é a grande novidade, estou depositando bastante energia para que ela seja uma referência no mercado digital. E pretendo criar mais conteúdo para o YouTube também, rs. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Apenas gratidão por toda confiança depositada, espero crescer muito mais com o incentivo de vocês!" e se vocês quiserem continuar acompanhando o trabalho dele, basta procurar no Instagram por @Jotacampos_ e no Tiktok por @nadamelhor, clicando AQUI você conhece o seu site pessoal e AQUI o seu canal no YouTube, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário