quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Bruna Entrevista: 9x63 - Del Feliz


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo Del Feliz que é um músico incrível que se você não conhece, está na hora de conhecer! Conversamos um pouco sobre as experiências que ele teve no decorrer de sua carreira e também falamos do "The Voice Brasil" que ele participou. Vem conferir tudo isso e mais pouco, agora!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo, sim? A música sempre esteve presente em sua vida, já que você cresceu numa família de músicos. O que te fez perceber que você deveria escolher a música para seguir carreira? Você chegou a ter outras ocupações antes de seguir essa carreira?
Del Feliz: Sim. Eu tive que trabalhar desde que comecei a andar. Fui arrimo de família. Tive dezenas de profissões e experiências profissionais: catador de lixo, faxineiro, oleiro, diarista, ajudante de pedreiro, ajudante de padeiro, pintor, camelô, radialista, telefonista, administrador... Foram dezenas. Todas elas me trouxeram aprendizagens e ajudaram a formar o que sou. A música foi o meu encontro comigo; com a alma da família; tem uma ligação especial com mainha, minha fonte de inspiração. 

Bruna Jones: Quais foram as dificuldades que você encontrou no início da sua carreira?
Del Feliz: Muitas dificuldades: portas fechadas, falta de condições e estrutura e de apoio, dentre outras. Tive que engolir o choro, sorrindo. Mas, nada me desanimou ou trouxe mágoa. A gente cresce mais com as dificuldades, é só saber olhar. Acho que o legal de tudo isso, é poder dizer a quem sonha, que nunca desanime. Sempre vale à pena acreditar e buscar a realização do sonho, e depois, sonhar de novo.


Bruna Jones: Você tem CDs e DVDs gravados, além de ter feito turnês nacionais e internacionais. Qual você considera ser sua maior conquista?
Del Feliz: Orgulho-me de conhecer dezenas de países, levando música e um pouco da nossa cultura. Isso agrega bastante e nos traz, além do prazer, reflexões e crescimento. CDs e DVDs são registros, é o fruto do trabalho. Realização é o privilégio de fazer o que mais amo: cantar e compor. Viver de cultura, de música ou poesia, não é fácil. Resistir ao apelo comercial, não é fácil. Mas, não tenho do que reclamar. Gratidão é a palavra.

Bruna Jones: Qual dica você daria para quem está no começo da carreira?
Del Feliz: Determinação e disciplina. Quem sonha precisa acreditar e lutar. Importante saber se você tem o mínimo de aptidão para aquilo que se propõe fazer e, o caminho é fazer muito bem feito. Se aperfeiçoar e se atualizar sempre. O público merece o melhor, e o artista deve entregar o máximo. Isso inclui o cuidado como se veste, o que diz etc... Bom senso e respeito, sempre! Para qualquer coisa que alguém queira fazer, sugiro estudar, ler, aprender, com humildade, com a consciência de você concorre consigo sempre, para se tornar melhor, profissional e pessoalmente.

Bruna Jones: Mesmo já tendo uma carreira consolidada, em 2015 você se aventurou a participar da quarta temporada do “The Voice Brasil”. O que te motivou a participar do reality show?
Del Feliz: Além de uma janela importante de divulgação de minha obra, eu estou aqui pra aprender. Ali foi uma ótima oportunidade de crescimento. Além da aprendizagem com os técnicos, tive a oportunidade de fazer música com Torcuato Mariano (uma honra). Também aprendi com os jovens participantes, todos talentosos. Ninguém é autossuficiente. Todo mundo tem o que ensinar e o que aprender.


Bruna Jones: Você competiu no programa pelo time da Claudia Leitte. Você acredita que foi a coisa certa escolhê-la como treinadora? O que você aprendeu com ela ao longo deste caminho?
Del Feliz: Talvez eu devesse seguir meu coração e teria escolhido Brown, mas não me arrepende de ter sido ético e preservá-lo, pois, embora não fosse íntimo, já tinha tido um encontro com ele. Temi a exposição do mesmo, ainda não justificável. Tenho muito respeito por Cláudia enquanto ser humano. Certamente teria algo pra aprender com ela, mas se o nosso curto contato ainda não permitiu, nada reza que um dia não aconteça.

Bruna Jones: Quais os pontos que você avalia que mais mudaram sua vida depois da passagem pelo “The Voice”?
Del Feliz: Mais visibilidade em lugares aonde ainda não chegava o meu trabalho. Além disso, conheci pessoas incríveis, quem guardarei num cantinho especial pro resto da vida.

Bruna Jones: Estamos vivendo nesse momento uma pandemia mundial, e isso, com certeza, modifica um pouco dos nossos planos e rotinas. Como isso interfere no seu dia a dia e na sua carreira?
Del Feliz: Tudo resignificado: Menos contato com os fãs, com o público em geral... Fomos impactados de maneira singular: primeiros a parar e não sabemos como, nem quando voltaremos. Aproveito o momento para compor canções que posso agregar ávida das pessoas e, promover solidariedade através das lives, que aliás, tem sido algo interessante para mitigar a nossa dor, afinal, amo o que faço. Maior que o impacto financeiro é a distância das rotina do ofício e de quem amamos. Impossível falar em felicidade completa num momento de tanta dor, onde vemos o sofrimento está generalizado e impacta: educação, economia, saúde... Pessoas perdendo entes queridos. Tudo muito triste! Creio que a reflexão sobre empatia e senso coletivo, nos ajudará a construir um mundo melhor.


Bruna Jones: Algumas emissoras estão apostando em pessoas conhecidas do público para competirem em seus principais realities. Você toparia participar do "Big Brother Brasil" ou de “A Fazenda”, caso houvesse o convite, ou ainda de algum outro reality show?
Del Feliz: Não tenho certeza. Sou muito ansioso. Sou hiperativo. Como dizia Suassuna: eu gosto de falar. Não sei se teria coragem. Gosto da reserva, mas também, nada tenho contra. Acho super bacana e sempre que posso, vejo.

Bruna Jones: Existe algum projeto novo vindo por aí? Existe alguma coisa que você já possa compartilhar conosco?
Del Feliz: Pra gente se abraçar - CD novo. O título da obra vem dessa canção que gravei com Elba, que viralizou no Brasil; foi traduzida para vários idiomas, e teve o abraço de celebridades como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Tato do Falamansa, Flávio José, Santanna e tantos outros famosos e anônimos que igualmente contribuíram para levar nosso abraço coletivo, cheio de energia boa, para o mundo. O trabalho tem como base, uma série de canções temáticas que abordam respeito à diversidade, ecologia, sensibilidade humana, mulheres, cultura etc. É muito especial, pois tem um pedaço da minha alma ali. Além disso, estou gravando uma série de duetos simbólicos e muito especiais. Tem Gilberto Gil e Elba Ramalho, por exemplo, nesse projeto.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Um carinhoso abraço a todos. Minha gratidão pelo carinho especial de quem nos acompanha e, para quem não segue ainda, que conheça nossas redes sociais e faça parte de nossa família feliz." e para quem quiser continuar acompanhando o trabalho dele, basta seguir nas redes sociais, no Instagram é @delfelizoficial, no YouTube é @delfelizoficial, no Facebook é DEL FELIZ e o site dele é só clicar AQUI.


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário