quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Bruna Entrevista: 5x34 - Tiago Minho


Então que amanhã começa oficialmente os jogos olímpicos aqui no Brasil, não é mesmo? E pensando nisso, chamei o atleta Tiago Minho para vir conversar um pouco com a gente sobre o mundo dos esportes e sua jornada nas competições de Duathlon e Triathlon. Quem sabe você ai de casa não se inspira e resolve procurar uma atividade física bem bacana também, hein? Vem com a gente conferir a nossa conversa então!

Bruna Jones: Qual foi o primeiro contato com os esportes que você teve? Como surgiu o seu interesse?
Tiago Minho: Meu primeiro contato foi como toda as crianças do Brasil, foi o futebol, até tentei ser jogador, e jogava direitinho, mas era muito magro, então apanhava muito no campo por ser rápido na corrida, depois tive contato com o tênis, ganhei poucos torneios, fui até professor de tênis aos 14 anos, mas descobri a corrida nessa mesma idade, e depois aos 17 anos o Duathlon e Triathlon.

Bruna Jones: E como foi que você decidiu levar a sério e começar a participar de competições?
Tiago Minho: Comecei a participar de corridas de ruas aos 14 anos e vi que tinha um bom desenvolvimento nesse tipo de prova, então comecei a treinar e levar a sério, mas comecei a treinar sério aos 16 anos de idade.


Bruna Jones: Foi difícil para você no começo? Para se dedicar, conseguir patrocinadores, etc...
Tiago Minho: Sim, inicialmente tive várias dificuldades, por não ter experiência, mas logo tive uma pessoa que começou a me ajudar, o nome do meu primeiro treinador foi Marcos Lorenz, ele me auxílio muito no início, se ele não tivesse me ajudado eu teria sofrido muito mais, em relação a treinos, e patrocínios.

Bruna Jones: Você participa de competições de Duathlon, é uma modalidade bem difícil... Como você faz pra se preparar para esses desafios?
Tiago Minho: O Duathlon é uma prova muito desafiadora, mas cada um tem seu ritmo e nível, então isso pode depender de cada pessoa, mas como eu amo fazer este esporte, para mim não é difícil, eu tenho me dedicado muito nos treinos, pois espero até 2018 retornar ao circuito mundial, então treino em torno de 60Km de corridas a pé por semana, e entre 250 a 300Km de ciclismo por semana, de segunda a segunda.

Bruna Jones: Qual foi à maior competição que você já participou? Como foi?
Tiago Minho: Participei de dois mundiais em minha categoria, um na Suíça em 2003, e outro nos EUA em 2002 a qual terminei a prova na 9* colocação e já estive entre os 5 melhores atletas profissionais de Duathlon do Brasil, Campeão Gaúcho na Elite, e Campeão Brasileiro na Junior.


Bruna Jones: Educação física está presente na vida de todo mundo desde que nós começamos a estudar, por que você acha que muita gente acaba deixando as atividades de lado conforme vão crescendo?
Tiago Minho: Algumas deixam de lado porque não gostam, outras porque são vencidas pela preguiça e o desânimo, e muitas são vencidas pela falta de perseverança em suas vidas, mas a maioria é vencida pela falta de perseverança.

Bruna Jones: É muito difícil obter sucesso no esporte fora dos campos de futebol aqui no Brasil. Como você avaliaria o atual cenário do atletismo daqui?
Tiago Minho: Comparado ao sucesso do futebol com certeza é muito mais difícil, porque se trata de cultura, e também pela mentalidade das pessoas, mas com a queda do futebol no Brasil, outros esportes e atletas começaram a aparecer e se destacar dentro do Brasil.

Bruna Jones: Atletas são conhecidos por serem bem competitivos... Você se considera um competitivo saudável ou as vezes acaba extrapolando na competitividade?
Tiago Minho: Bom! Eu já fui um atleta extremamente competitivo, mas hoje através da minha conversão ao Cristianismo, Jesus tem me ensinado através da sua palavra a saber competir de uma forma sábia, e já perdi muita prova quando não tinha esse equilíbrio emocional, e hoje através de Jesus, digamos que cresci em equilíbrio emocional dentro dessa área, e o crescimento foi estrondoso mesmo, pois era muito nervoso e competitivo nas competições, hoje só descanso em DEUS, e deixo ele me levar, então aprendi a competir, me divertir, e curtir a prova enquanto estou competindo.


Bruna Jones: Alguns atletas já aceitaram ficar confinados em realitys como "A Fazenda" e o "BBB". E você? Aceitaria um desafio desses?
Tiago Minho: Atualmente não sei se iria ou não, mas acredito que eu passaria bem dentro desses reality show, pois nos últimos 5 anos de minha vida, eu amadureci muito, e hoje lidaria com mais facilidade em algumas situações que vejo nesse tipo de programação.

Bruna Jones: E novidades? Tem algo que você possa compartilhar com a gente?
Tiago Minho: Sim! Todo dia temos algo grandioso da parte de Jesus para conhecermos, antes eu existia, hoje eu vivo, é diferente, porque quando você encontra seu propósito, e entende sua identidade em DEUS, você passa a não somente existir, mas a viver o que realmente DEUS planejou para que você viva, e cada pessoa nessa terra, tem um propósito de DEUS.

E antes de encerrar, ele deixou um recadinho, olha só: "Primeiramente a meu Jesus que me transformou e me curou para fazer o Duathlon com excelência, eu também queria agradecer a cada pessoa que me acompanha, tem as que oram, as que investem, as que torcem, as que criticam, todos cooperam para meu crescimento, quero também agradecer a Bruna pelo convite, a minha esposa Crystyane Minho que é minha grande incentivadora e torcedor, a meus pastores Ismael e Andreia Soares, a meus amados pais Valdemar Minho e Elizete Pieluhowski, meus irmãos Diego, Paola e Andréia, meu técnico Frank Silvestrin e minha equipe Raiasul, e a cada um dos meus patrocinadores Physical Academia, Baierle Imóveis, Xis do Pedrão, Doutor Resolve Sapiranga, Mari massagem terapêutica, Mevam Sapiranga, Projeto Missão Esporte, Barber Shop Viking."


E quem quiser entrar em contato PROFISSIONAL basta procurar a página do facebook Tiago Minho Missão Esporte ou para patrocínio e palestras (51)8165-9360. "Desde já agradeço todo o carinho de cada um que leu esta entrevista, e mais uma vez agradecendo a Bruna pelo privilégio de servi-la nesta entrevista."

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário