terça-feira, 20 de agosto de 2019

Bruna Entrevista: 8x43 - Tatiana Trindade


É chuva de entrevistas! E ai queridos leitores, tudo bom? Animados para conferir mais um bate papo incrível que eu tive e que agora trago para vocês? Pois bem... A nossa convidada de hoje é a Tatiana Trindade, uma YouTuber bem querida que fala sobre séries, filmes, livros e tudo isso do universo geek que nós gostamos tanto! Agora vocês conferem a conversa que nós tivemos sobre as experiências que trouxeram ela até aqui, vem comigo!

Bruna Jones: Você começou na internet ainda em 2008 escrevendo em blogs sobre diversos assuntos de cultura e entretenimento, não é mesmo? O que te motivou a começar a expor as suas ideias e pensamentos para que as pessoas pudessem acompanhar?
Tatiana Trindade: Sim! Eu tinha muito tempo livre depois da aula até os 16 anos, e gostava muito de ficar na internet, já que era quase como uma janela pro mundo e ficava muito tempo sozinha, em casa. Naquela época (velha rs) os fóruns e as comunidades do Orkut sempre me despertavam curiosidade pra aprender coisas, ou a me conectar com pessoas mais velhas e que sabiam coisas que eu não sabia. Então, além de aprender, eu transformava esse aprendizado em algo mais pessoal, nos blogs que tive, já que escrever sempre foi uma paixão. Aprendi a amar o cinema, a cozinhar coisas diferentes, a gostar de j-pop e cantava um pouquinho de japonês, conheci animes que só tive acesso online, meu gosto pela leitura triplicou e meu inglês é fluente também por conta da internet. Devo muito à essa época e ao bom uso das ferramenta, e acho que pude moldar minha personalidade como ela é hoje graças a essas influências e à sorte de ter encontrado pessoas muito queridas.

Bruna Jones: Apesar disso, você chegou a fazer alguns semestres de direito. Por qual razão você acabou indo em uma direção um pouco oposta do que estava fazendo?
Tatiana Trindade: Eu sempre quis ser juíza, desde criança. Minha mãe influenciou muito nessa decisão, não por me dizer o que eu tinha que fazer, mas muito mais por ter me levado pro trabalho dela vez que outra, quando eu era muito nova. Como ela trabalhava no Tribunal de Justiça, cresci com essa ideia de que poderia ajudar as pessoas através da lei e do estudo do Direito. Lá pelo sexto semestre eu percebi que, por melhores intenções que eu pudesse ter, a realidade acabou sendo completamente diferente, por conta dos estudantes e pela situação do país, também, nessa área em especial. Eu amava estudar certas matérias, tirava boas notas e teria sido uma boa profissional, mas o destino quis me refrescar os ares e eu tive a oportunidade de uma vida, que foi o meu intercâmbio pra Alemanha. De volta ao Brasil, a vida acabou me dando uma segunda chance de escolher o que eu queria fazer, e acabei juntando duas coisas que eu sempre amei, mas nunca tinha conseguido rentabilizar: cinema e edição audiovisual.


Bruna Jones: Você também já chegou a produzir caixinhas artísticas para venda, juntando isso com o fato de ter um bom domínio de escrita, esse lado criativo e artístico, rolou um incentivo da parte da sua família enquanto você crescia?
Tatiana Trindade: Ah, as caixinhas! Saudade dessa época. Eu sempre gostei de arte, num geral, principalmente por conta da minha avó, que tinha um ateliê artístico em casa, e por conta da minha tia, que é artista plástica. Minha família inteira tem um viés artístico, e eu mesma, antes do direito, passei na prova prática da Federal do Rio Grande do Sul para artes visuais. O problema foi a prova escrita e a vontade eterna das exatas me derrubarem! (rs). Minha mãe sempre me apoiou em qualquer coisa que eu resolvesse fazer, mas acho até que deixei ela tonta de tanta coisa que eu resolvi fazer e fiz ao longo da vida!

Bruna Jones: Já em 2016 você acabou migrando para o seu próprio canal no YouTube, como foi para você passar da escrita para uma ligação mais direta com as pessoas que te acompanhavam?
Tatiana Trindade: Eu era muito tímida, daquele tipo de aluna que sentava na sala de aula, não falava com quase ninguém e saía de fininho pra não ser notava. Tremia e gaguejava toda vez que precisava falar em público, e os vídeos ajudaram bastante com essa trava. É claro que ter trabalhado em um Museu de Ciências que necessitava de apresentações ao vivo sobre Eletricidade Estática e Astronomia fizeram a diferença, mas com o canal eu sentia que tava conseguindo finalmente me expressar de uma forma só minha, sobre assuntos que eu gostava. Ele surgiu, na verdade, em 2015, mas era um horror exatamente pela timidez e as poucas técnicas de edição que eu tinha, e junto a ele eu fazia lives no Periscope, porque era uma plataforma que, no Brasil, pouca gente conhecia ou usava. Foi lá que conheci o Editor-Chefe do Central 42, que é meu parceiro desde o início da virada do canal, quando eu passei de assuntos aleatórios ao nicho de cinema, de fato. Se hoje eu estou aonde estou, foi porque ele acreditou em mim desde o começo.

Bruna Jones: Todo inicio de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata de plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse inicio até conseguir estabelecer um público fiel?
Tatiana Trindade: Bom, ter um canal, ainda mais agora com todos os problemas da plataforma, é combater um leão por dia. O início foi repleto de incertezas, minha família não entendia porque eu depositava tanta energia e tanto tempo no canal se eu não recebia nada em troca, mas fazer vídeos, pra mim, era quase uma terapia, numa época de incertezas na minha vida. Época de transições, de decepções também, e o canal acabou sendo meu refúgio como os blogs foram, na época deles. Tem uma galera que me segue há anos e eu acho isso incrível, porque são pessoas que acreditaram no meu trabalho bem antes mesmo de eu acreditar, já que eu sempre me questionava coisas do tipo "será que eu to fazendo certo? Será que eu tenho que desistir por não ter x inscritos ou x visualizações?". E o que mais me motivou a seguir em frente foi o carinho dessas pessoas que começaram a me seguir aos poucos, o feedback delas tanto no canal como nas redes sociais, e também o contato com outros criadores de conteúdo que eu encontrei pelo caminho e que hoje são meus amigos. Todo o suporte que a comunidade de criadores dá, seja por meio de incentivo dos próprios criadores ou um simples Happy Hour no Youtube Space do Rio de Janeiro, faz a minha motivação, hoje em dia, estar em níveis estáveis, digamos assim.


Bruna Jones: No seu canal você comenta sobre séries e filmes, um seguimento que é bem abrangente e cheio de conteúdo, então, como você faz para selecionar o que você vai levar ao público e o que deixar de fora, já que seria bem complicado fazer uma cobertura tão ampla neste seguimento?
Tatiana Trindade: É mais pelo feeling do que a galera tá esperando que eu fale, e pelas obras que eu anseio por assistir. Antes de ser crítica de cinema, eu sou público, sou uma pessoa que torce pela arte, que "shippa" casais em séries, então eu faço um balanço entre o que eu quero assistir o que eles querem assistir. Normalmente essas vontades têm andado juntas, então é mais tranquilo de selecionar. Nos serviços de streaming eu opto por dar prioridade aos conteúdos da Amazon Prime, pela parceria, e também faço alguns vídeos mais elaborados de séries que eu gosto muito, seja vídeo-ensaio ou um resumo mais aprofundado, uma review com spoilers de algum filme e por aí vai. Antes eu via de tudo, porque eu achava que precisava falar sobre tudo o que saía, mas hoje eu já não tenho esse nervoso ou essa ansiedade de postar antes de todo mundo. Se eu quiser muito falar sobre uma série e o timming de postagem já passou, eu dou um jeito de transformar a review em um outro vídeo mais interessante e atemporal.

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível/queridinho e por qual motivo?
Tatiana Trindade: Já produzi muito vídeo diferente, mas meu preferido de longe é o vídeo "Michael Jackson copiou Fred Astaire?", que juntou um artista da música que eu gosto muito, e um dos maiores dançarinos que Hollywood já viu. Eu tive esse insight e ninguém nunca tinha feito nada assim, nem na gringa. Foi completamente autoral, e eu me orgulho muito dele, porque ficou exatamente do jeito que eu imaginei, além de ter recebido muito feedback positivo sobre a originalidade do tema. Uma pena que ele não teve tantos acessos quanto os vídeos que eu falo sobre alguma treta (rs).

Bruna Jones: Ter um canal aberto na internet tem o seu lado bom que é conhecer e se conectar com as pessoas que pensam e admiram o seu trabalho, mas também tem sempre um hater ou outro que simplesmente gostam de implicar por puro esporte. Como você lida com esse contato tanto positivo quanto negativo?
Tatiana Trindade: No início eu ficava mal. As pessoas podem ser muito cruéis quando têm uma tela e um ícone de anônimo que dá a elas planos poderes para falarem as maiores atrocidades. Tem gente que esquece que não somos robôs, e também não somos obrigados a ler certos tipos de coisa. Por já ter anos de canal e já ter lido os maiores absurdos, hoje eu nem ligo mais. Se é um comentário muito ofensivo vai direto pra lixeira ou caixa de spam, e se é uma crítica construtiva eu leio e vejo o que dá pra melhorar, ou até troco uma ideia com a pessoa. Muitos comentários sobre o que eu poderia melhorar no canal ajudaram ele a ser do jeito que é, e me ajudaram a enxergar certas coisas que eu mesma não tava percebendo, até mais técnicos. Mas os haters, aqueles que destilam veneno gratuitamente, não me afetam mais. A única utilidade deles é ajudarem no engajamento.


Bruna Jones: Já que você entende bem do assunto, poderia listar para a galera cinco séries e cinco filmes que todo mundo precisa assistir antes de morrer?
Tatiana Trindade: Puxa vida, só 5? rs... Vamos lá: Poderoso Chefão é um dos filmes da minha vida, e acho que todo mundo que gosta de cinema deveria assistir (e ler o livro também, é incrível). Sentimentalmente falando, Sete Noivas para Sete Irmãos é outro que recomendo muito, porque é um musical de dançarinos excepcionais, e é um dos filmes que eu assisto todo ano, com os meus avós ( além de Noviça Rebelde, perdoe por burlar as regras!) Dando um salto no tempo, sempre sugiro "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", que é uma parceria sensacional entre o Michel Gondry e o Jim Carrey, que se repetiu em "Kidding"(série de 2018). É um filme que também, de tempos em tempos, eu assisto. O quarto filme que indicaria é para apreciação de uma direção impecável e atuações que mereciam o Oscar de 2013: O Mestre, filme de 2012 de Paul Thomas Anderson, com Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman. Tem uma cena que o Joaquin fica sem piscar por intermináveis minutos, é maravilhoso. E por fim, na parte de filmes, mas não menos importante, Bastardos Inglórios, que figura no topo da minha lista de melhores filmes do Tarantino. Poderia citar muitos outros, mas só pode 5 né? rs...

Quanto a séries, serei mais breve: Breaking Bad (uma série que vai crescendo de temporada em temporada). Good Girls, que é a que eu mais faço panfletagem no canal e as pessoas iriam se decepcionar se eu não espalhasse ela por aí; Mad Men, por razões de Elisabeth Moss e Christina Hendricks e porque é uma série excelente; Golden Girls, que é um sitcom sobre senhoras vivendo juntas que tem a divertidíssima Betty White (e até hoje é aclamada nos Estados Unidos, mesmo tendo acabado em 1992), e How I Met Your Mother, só pra constatarem que ela é melhor que Friends. Soltei a treta e saí correndo!

Bruna Jones: Final do ano está quase se aproximando, mas ainda dá tempo de algumas novidades, não é mesmo? Tem algo vindo por ai que possa compartilhar com a gente?
Tatiana Trindade: Bem, esse ano em termos de crítica estive bastante ativa, tendo participado do catálogo do Museu de Arte Moderna, do Rio (em duas mostras), e da mostra do Stephen King, da CCBB. Alguns desses meus textos estão no site da ACCRJ. Agora, quanto ao final do ano, eu to focada mais em fazer o canal crescer, então tenho tentado criar novos formatos e novos quadros, principalmente. Gosto de testar meu público com outras propostas, então logo mais teremos novidades sim. Inclusive, talvez, no formato de lives em outro canal. Mas aí só mais adiante, to até dando spoiler!

Bacana o nosso papo, não foi? E ela ainda deixou um recadinho pra gente, olha só: "Queria mesmo era agradecer por topo o apoio, todo o incentivo e toda interação. Eu não teria chegado nem na metade do caminho que trilhei até hoje se não fosse por eles, e eu cresci muito nessa jornada, tanto como profissional, como no pessoal. Já recebi tanta mensagem linda, e tanta troca boa, que compensa todo o trabalho que já tive ou qualquer hater que já tenha falado algo ruim. Meu muito obrigada, de coração."


E quem quiser enviar um e-mail para contatos profissionais, olha só: tatiana@cineeterno.com.br Já nas redes sociais é só procurar por @trindade_tatiana no Instagram e @t_trindadereal no Twitter. Para conhecer melhor o canal dela, clique AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário