segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x95 - Anna Bassan


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Se você gosta do universo de animações, então com certeza conhece ou precisa conhecer a nossa convidada de hoje, estou falando da queridíssima Anna Bassan, do "Jornada Animada"! Hoje ela vem aqui no blog conversar um pouquinho sobre a sua própria jornada no YouTube, além de falar sobre outras áreas profissionais e dar algumas dicas, vem conferir!

Bruna Jones: Em setembro de 2019 você deu início à "Jornada Animada" no YouTube, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco antes disso... O que você estava fazendo profissionalmente (ou estudando) antes de começar a projetar como seria a ideia de ter um canal na internet? 
Anna Bassan: Vamos ver... em 2019 eu estava no meu primeiro trabalho como designer gráfico, e não curtindo muito. Essa área dentro do mercado de publicidade é muito corrida e estressante, apesar de ter aprendido bastante uns truques no photoshop e afins. Além disso, também fazia pouco tempo que eu tinha terminado a minha pós-graduação em Roteiro, que se tornou uma das minhas maiores paixões. O desejo de criar universos fantasiosos e colocá-los em prática de alguma forma sempre esteve presente na minha vida. Quando era criança isso era aparente nos desenhos e, com o tempo, descobri o prazer de traduzir esse sonho pela escrita também. Mas naquele ano eu estava um tanto distante desse sonho, estava ralando para construir minha independência e ter uma renda fixa, e isso estava me incomodando muito. Eu precisava ter mais contato com a área que eu sempre admirei e quero estar: a animação.

Bruna Jones: Os canais do YouTube acabaram ganhando muito espaço nos últimos anos com os jovens que buscam conteúdos curtos e de qualidade para assistirem em determinados momentos do dia. Os nichos são os mais diversos e você acabou escolhendo o de animações, sendo que você foge um pouco do comum que seria apenas Disney, não é mesmo? Como você chegou na definição do tema do seu canal? 
Anna Bassan: Para mim que vivia assistindo desenho animado, eu cresci admirando a arte da animação. Ela é capaz de dar vida a qualquer ideia, literalmente é a magia que transforma tudo em realidade! Foi esse o motivo que me fez dedicar meus estudos a entender essa arte, pois eu acredito na força que ela tem para contar histórias para todos os públicos. E, sempre que penso em histórias e personagens que quero contar, imagino todos eles através da animação que terá infinitas técnicas para dar forma às minhas ideias. Não é um mercado fácil, mas espero conseguir produzir minhas histórias para o mundo um dia, e foi com esse intuito que o Jornada Animada nasceu! Eu sempre tive, e tenho, uma insegurança que me diz: "você precisa estudar mais, fazer mais, ainda não está pronta". Foi com essa sensação que eu criei o canal, para que eu pudesse me estimular a estudar mais a arte da animação. Estava há um tempo longe dessa área devido as suas dificuldades e ao trabalho, sentia que estava me afastando demais do que eu sonho em fazer naquele ano. Criar um canal em 2019 me parecia ser uma oportunidade para voltar a me conectar comigo mesma e tentar expor ao mundo o quão maravilhosa é essa arte que tanto admiro. E de fato, boa parte das pessoas pensam em animação como algo extremamente infantil ou só se lembram das empresas maiores, como Disney e DreamWorks. Por isso, também criei o Jornada Animada para tentar mostrar às pessoas que existe um cenário muito mais amplo de técnicas e gêneros que a animação produz. Afinal, a animação é um meio de produção e não um gênero limitado, ela pode e deve ser consumida por todos.


Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel? 
Anna Bassan: É bastante desafiador, eu me julguei bastante e ainda faço. Acredito que sempre tem algo para melhorar nos vídeos e que ainda estou no início da jornada em estabelecer o canal e o público. Quando falamos de conteúdo digital é bem complexo, porque quando somos consumidores nós apenas vemos uma ponta do iceberg que é o conteúdo finalizado. Ficamos nessa ilusão das redes sociais de que tudo na vida do outro, ou do influencer, é lindo, simples e genial. Mas a realidade é há um trabalho extenso para entender como o algoritmo das plataformas funcionam, quais são as etapas para criar um conteúdo do zero, como instigar e engajar um público, qual a melhor forma de divulgação que funciona pro seu projeto... são muitas etapas que a gente começa bem perdido e às vezes achando que não vamos conseguir. Porém, eu acredito que o mais importante é você se sentir seguro, seja fiel aos seus objetivos e ao que quer transmitir para as pessoas. Ao mesmo tempo, saiba escutar todos que estão interessados no seu nicho e no seu conteúdo, faça uma troca de ideias genuínas com as pessoas. Sempre terá pessoas criando o tempo todo, assim como você. Cada um tem o seu estilo de ser e de se comunicar, se apoie nos seus pontos fortes e acredite em si mesmo.

Bruna Jones: Aliás, muita gente acredita que ser YouTuber é bem fácil, que basta ter uma câmera boa e uma certa desenvoltura para conversar com o público que está tudo certo, mas não é bem assim, não é mesmo? Você tem que planejar o seu roteiro, editar no menor tempo possível, cuidar de cenário e todos os pequenos detalhes. Como é para você lidar com tudo isso e também, como você se organiza para fazer as postagens, existem prazos que você estabelece para si mesma? 
Anna Bassan: NÃO É NADA FÁCIL MESMO! Eu entendo esse olhar de achar que é algo super prazeroso e tranquilo, porque eu também pensava assim. Achava que seria um hobbie que estimularia meus estudos, já que de início nem acreditava que chegaria a 100 inscritos. Mas é completamente diferente, já começando pela gravação. Eu fiquei travada um dia inteiro sem conseguir me sentir segura para gravar meu primeiro vídeo. Estava mega nervosa, achando que precisaria de criar uma personagem jornalista para parecer que o vídeo estaria bom. Foi um caos, mas minha amiga da pós-graduação (beijos, Lohanna Irie!) me ajudou muito para me soltar e fazer esse vídeo existir. Sobre a organização, de início eu não tinha muita ideia de como me planejar. Tinha uns temas na cabeça do que eu queria falar mas estava mais fazendo por diversão. Mas desde o início eu soube: preciso me adiantar e criar os tópicos do que preciso abordar em um roteiro, depois me concentrar para gravar bem o vídeo e em seguida a edição. Inclusive, nunca tive muita experiência com edição de vídeo, era um dos meus maiores medos no começo. Mas fui relembrando alguns comandos básicos e não fui me cobrando tanto para ter uma edição impecável, estava aprendendo e fui gostando bastante dessa parte da produção do canal. Hoje em dia já é diferente, eu criei uma planilha para saber com antecedência os temas que quero gravar. Então eu me oriento por lá para saber quais são os temas que eu já pesquisei, escrevi, gravei e por aí vai. Mas nem sempre fica como planejado, porque sempre surge uma notícia ou uma produção que não foi muito divulgada que chama minha atenção. E, devo admitir, é um grande desafio quando você quer produzir no YouTube mas também tem o seu trabalho por fora. Às vezes você vai estar extremamente cansado e sem energia para gravar, com pouco tempo para editar... isso faz parte e por isso a organização é muito importante. Por mais difícil que seja ter organização, muitas vezes eu não consigo seguir isso e tá tudo bem. O principal, como disse antes, é você ser fiel com o que acredita e tentar transparecer isso nos vídeos. 

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo? 
Anna Bassan: O primeiro que me vem à cabeça foi a Resenha Animada que fiz sobre Napo, um curta-metragem brasileiro em que fiz a minha primeira entrevista no canal! Eu estava mega, hiper, nervosa e com medo de que desse tudo errado. E pra minha surpresa foi apenas incrível! Poder entrar em contato daquela forma com o Gustavo Ribeiro, o criador do curta e também do estúdio Miralumo, foi mágico e me fez sentir que estou trilhando um bom caminho para realizar meus sonhos. Ele foi mega gentil e consegui fazer muitas perguntas, foi uma experiência muito linda e espero poder fazer mais entrevistas no futuro. Mas além desse vídeo, também amei estudar e falar sobre a história do estúdio Laika (AQUI) e também a primeira collab do canal que foi com a Lory Côrtes! Sou muito grata por esse vídeo que me fez ganhar uma amiga como a Lory (AQUI) e que, a partir desse vídeo, eu fui conhecendo muitos outros criadores de conteúdo incríveis. Foi um vídeo lá no início do canal e eu sempre fico muito feliz por esse encontro ter acontecido, graças a ele pude me conectar com pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida e que tenho orgulho de serem meus amigos. 


Bruna Jones: Uma das coisas que mais chamam a atenção do público, é quando acontece as famosas collabs entre canais, que eu carinhosamente chamo de crossovers. Ao longo da sua jornada você já teve a oportunidade de receber vários outros YouTubers no seu canal e de participar de projetos dos seus colegas. Como é esses momentos em que você pode estar em câmera com outra pessoa e vem mais collabs pela frente? 
Anna Bassan: Fazer collabs é sempre um misto de "ah, que maravilha" e nervoso para mim. Sempre estou me cobrando e pensando "será que vou agregar um bom conteúdo para eles?" ou até mesmo na logística de gravar e dar tudo certo. Ainda mais em tempos de pandemia, em que tudo é remoto e a gente tenta elaborar mil gambiarras para gravar com qualidade em imagem, áudio, e torcendo com a boa colaboração do wi-fi. Não tenho equipamentos profissionais para gravar vídeos e lives, então sempre fico tensa para garantir que tudo vai sair com uma boa qualidade paro público e para o outro criador de conteúdo. Mas, felizmente, eu tenho grandes amigos nesse meio que tornam tudo mais leve. Eles sempre me fazem sentir super à vontade e, quando percebemos, estamos rindo, debatendo e nos divertimos juntos. Para mim, a collab é uma forma mais dinâmica para o espectador entender mais sobre um assunto, além de sempre ter aqueles momentos maravilhosos em que cada criador levanta um tópico que outros não tinham pensado antes. E, quando percebemos, criamos um conteúdo juntos com muito mais informação e aprofundamento sobre algo. Isso é simplesmente incrível! Espero poder realizar muitos crossovers por aí, ainda estou fazendo uma pausa para cuidar da minha saúde, mas aos poucos estou voltando a participar de alguns conteúdos e em breve estarei 100% de volta. 

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe? 
Anna Bassan: É estranho e complicado. Não me sinto nada famosa ou algo do tipo, beeeeem longe disso, mas sinto que tenho um compromisso com as pessoas que seguem meu conteúdo de compartilhar o que acontece ao meu redor. Ao mesmo tempo, eu tento criar uma linha de limite entre o que compartilhar ou não, porque todo mundo tem seu direito à privacidade. Ainda sou bem tímida para mostrar nos stories e em outras plataformas o que eu faço no dia a dia, mas estou tentando melhorar nisso. Mas eu sei que quando não estou me sentindo bem e consigo falar sobre isso, as pessoas me acolhem com muito carinho, e quando compartilho uma conquista com elas nós ficamos alegres juntos. Isso gera uma sensação de pertencimento e que estou sendo ouvida. Por isso quero poder me conectar mais com as pessoas para que elas se sintam da mesma forma. Por mais que a gente tenha um medo natural de julgamento, é muito bom poder se sentir acolhido por uma comunidade e ter uma troca genuína com o público. 

Bruna Jones: Além do seu trabalho no YouTube você também é ilustradora, não é mesmo? Que inclusive, o público pode entrar em contato para te contratar. Como surgiu essa ideia de abrir sua agenda para público e quais os tipos de ilustrações que você costuma pegar para fazer? 
Anna Bassan: Ah, muito obrigada por essa pergunta! A ilustração é uma técnica que sempre me atraiu, cresci fazendo aulas de desenho e sempre foi uma forma de me expressar. Eu pesquisava as artes digitais na internet e ficava deslumbrada e tentando entender como eram feitas. Durante minha graduação de design gráfico, não tivemos um aprofundamento nessa área, então demorei bastante para aprender e me sentir segura para expor as artes que tenho feito recentemente. Eu me imagino trabalhando com isso a partir de 2023, uma meta que criei nesses últimos meses. Quero me profissionalizar para não só elaborar minhas histórias, até criar algumas hqs e concepts, como também realizar commissions. Espero poder concretizar esse objetivo para ser mais um trabalho agradável junto com o canal. Ainda não ganhei dinheiro com essa área e estou aproveitando o tempo que tenho agora para melhorar algumas técnicas. No momento, estou utilizando animações que fazem parte da minha vida para criar fanarts e consolidar meu traço. E os aventureiros que me seguem me deram ótimas ideias para as próximas ilustrações! Caso queiram me acompanhar, estou colocando as artes recentes no ig @annabassan.art no Instagram. Antes de começar a vender as ilustrações, preciso compreender como estabelecer preços e como entregar para os futuros clientes. Mas estou pensando em tudo com carinho para que seja mais um passo realizado como a artista que desejo ser. E espero encontrar com vocês no futuro podendo entregar artes lindas por aí. 


Bruna Jones: Final do ano já chegou e nós já estamos empolgados para 2023! Dito isso, vem novidades por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Anna Bassan: Sim! O próximo ano terá animações imperdíveis e que estou mega empolgada para conhecer e compartilhá-las com vocês! Estou tentando me programar para que o Jornada Animada volte com tudo no início do ano, em fevereiro. Quero entregar mais vídeos sobre a história dos estúdios, técnicas de animação, collabs e até mesmo testar vídeos com os processos das minhas ilustrações para bater um papo mais descontraído com as pessoas. Espero que seja um ano de crescimento para o canal e que divirta o público. Este ano teve muitos obstáculos e estou dando o máximo de mim para retornar saudável e com muita energia para me dedicar ao Jornada Animada. 

Bruna Jones: Antes da gente encerrar essa conversa, não posso deixar de perguntar: Quais são as cinco animações que você acha que todo mundo deveria conhecer ou dar mais amor para elas, fora do universo Disney, que já é o mais conhecido pelo grande público?
Anna Bassan: Com todo o prazer! Vai ser até difícil escolher apenas 5 animações, mas vou tentar aqui. Primeiro, procurem por "O Túmulo dos Vagalumes"! Este é o meu filme sobre guerra favorito que é dirigido por Isao Takahata e produzido pelo Studio Ghibli,  e talvez seja a história mais triste que verá em sua vida. A trama sobre dois irmãos tentando sobreviver das consequências da guerra é devastador e, ao mesmo tempo, encantador por sua narrativa e técnica de animação. Outro filme que eu adoro é "O Menino e o Mundo", uma animação brasileira feita pelo maravilhoso Alê Abreu. A identidade visual e a estrutura narrativa que se apoia na trilha sonora são impecáveis e trazem uma história mega emotiva além realizar reflexões sobre a nossa sociedade, como a pobreza, a falta de perspectiva por uma vida melhor e muito mais. Inclusive, era a minha torcida no Oscar de 2016. Shame on you Academia, merecia demaaaais! Se quiserem conferir, a animação está disponível no Disney +! E pra ter mais uma animação brasileira, não pode faltar "Uma História de Amor e Fúria" que está disponível na Netflix. É um filme que mistura romance, sci-fi e aventura dentro da história do Brasil, uma delícia de filme! Vale muito a pena conhecer. Mais um filme que carrego no meu coração é "A Ganha-Pão", da Cartoon Saloon. Hoje, o estúdio é muito mais conhecido internacionalmente após Wolfwalkers, mas esse filme eu tenho muito mais carinho pela sua história. Não tem aquela pegada de conto nórdico, mas é baseado no livro de mesmo nome que conta a jornada de Parvana, uma jovem afegã que tenta sustentar a família após o pai ser preso. Até o momento, "A Ganha-Pão" está disponível na Netflix! E por último, indico também "Mirai no Mirai", do diretor Mamoru Hosoda (responsável por umas das minhas animações favoritas da atualidade, Belle). Esse diretor em si possui muitos filmes incríveis que passeiam na temática da família. Mas Mirai me emociona muito por toda a fofura da relação construída entre irmãos junto com a temática de viagem no tempo, simplesmente adoro.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Só tenho a agradecer a todos vocês! Obrigada, Bruna por me conceder esse espaço e a todos vocês por estarem lendo até aqui, eu sei que tenho a tendência de falar demaaaais. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Jornada Animada e sobre mim. Obrigada também a todos os aventureiros que seguem o canal, por acreditarem no projeto e por amarem animações! Quanto mais valor nos dermos para essa arte, mais ela irá se desenvolver e nós só iremos ganhar com mais produções diversas feita para todos os públicos. E, principalmente, obrigada aventureiros mais uma vez por me mandarem tanto carinho em momentos tão difíceis e espero poder retribuir a todos com muitos conteúdos em breve! Apenas obrigada, obrigada e muito obrigadaaaaaa!"


E se vocês quiserem continuar ligadinhos no conteúdo dela, ela também avisa: "Bom, se vocês curtiram essa entrevista e querem conhecer ainda mais o universo das animações, vão lá conhecer o Jornada Animada. Lá temos muitas resenhas, listas e lives divertidas para compartilhar as produções mágicas que essa arte fornece. E também estarei trocando ideias com vocês em outras redes sociais como o Twitter (@JornadaAnimada), Instagram (@jornada_animada) e no Koo, sim também criei conta lá, (@JornadaAnimada)! Nos vemos por aí, até a próxima!" para conferir mais do canal dela, basta clicar AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário