sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x98 - MC Koringa


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo músico MC Koringa, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco da sua trajetória artística e também comentar alguns projetos dos quais fez parte, ainda revelou se participaria de um reality show de confinamento, será? Vem conferir tudo isso e muito mais!

Bruna Jones: Hoje você possui uma carreira renomada na música, com diversos hits de sucesso, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao início... Qual foi o seu primeiro contato com a música e o que te motivou a buscar uma carreira nela? 
MC Koringa: Desde muito pequeno eu ficava fissurado com alguns artistas que eu via na televisão. A energia desses artistas me cativava de tal forma que eu sonhava em um dia ser como eles mas, ainda nem sabia como. Artistas como Jair Rodrigues, Agnaldo Timóteo, Sandra de Sá, Tim Maia, Michael Jackson, Prince, Jimmy Cliff, João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Wilson Simonal, entre muuuuitos outros. Em 1994 eu e algumas amigos da rua de trás (Rua Crato, na Penha) inventamos de nos dividir em duplas para cantar em festinhas de rua. Dai começamos a compor paródias e até mesmo musicas próprias. Foi quando comecei a andar com o Marcos que tinha o apelido na época de Marcos Maluco. Marcos tocava violão e arrumamos alguns instrumentos de brinquedo para formar uma banda (de brincadeira). Marcos no violão e eu com um sax de plástico fazendo uns solinhos... Mas foi em 1996, quando formei dupla com o MC Paulinho, que a primeira musica foi executada nas rádios do segmento Funk e saiu no primeiro CD, intitulado "O Melhor da Radio Imprensa Vol 2". 

Bruna Jones: Todo início de carreira costuma ser um pouco mais difícil, principalmente para quem busca uma carreira artística. Como foi o início da sua jornada, antes de conseguir se estabilizar na música?
MC Koringa: Hoje olhando para trás e vendo tudo o que já passou, eu falo que foi muito difícil. Parecia impossível mas, na época, eu buscava com tanta intensidade e depositava tanto amor ao meu sonho que nem parecia que eu fazia tanto esforço. Cheguei a ter uma bicicleta de segunda mão toda lascada e nela cruzava os bairros para ir nos estúdios e nas casas dos djs para pedir oportunidades, gravar, estar perto e tal. Uma coisa que me marcou bastante foi o fato de que sempre que eu chegava no destino, pedia para ir a uma torneira lavar as mãos pois, no meio do caminho, a corrente da bicicleta sempre saia e eu chegava com as mãos sujas de graxa. Até que o sonho se realizasse, eu cheguei a trabalhar como açougueiro em duas redes de supermercados, tentei ser jardineiro em um condomínio, fui militar do exercito por três anos e sempre em paralelo eu tentava uma oportunidade na musica. Até que em 2005, a musica Pedala Robinho (Em parceria com San Danado) me deu a certeza de que eu não precisaria mais trabalhar com outra coisa em paralelo. 

Bruna Jones: Desde que você começou a sua carreira que você vem emplacando grandes sucessos musicais, como costuma ser o seu processo de inspiração na hora de compor uma música?
MC Koringa: Eu sempre procuro perceber o que esta caindo bem aos ouvidos da galera e procuro usar sonoridades, elementos que sejam familiares ao subconsciente meu e da galera. Aí eu já tenho meio caminho andado. Sobre os temas, eu observo ao meu redor coisas do tipo gírias, comportamentos, hábitos... Sobre melodia, eu usufruo de toda influencia que tenho dos grandes artistas que me impactaram. Sei que no Funk eu não tenho muito espaço para falar de poesia, amor e alguns outros assuntos que gostaria. Por isso eu uso letras mais populares aos bailes, mas exploro na harmonia, na melodia, na interpretação. Não existe uma receita, uma formula. Cada música pode nascer de uma forma diferente da outra mas, uma coisa muito comum é o barulho da água do chuveiro nas minhas gravações no celular, que fica ao lado do chuveiro para que em casos de inspiração inesperada eu não perca as ideias. rs... 

Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rigoroso e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma cobrar mais de si mesmo quando está compondo ou organizando algum projeto artístico? Se sim, como lida com isso?
MC Koringa: Me cobro muito em tudo. Seja na hora de compor, seja na hora de produzir, planejar, enfim... Minha esposa me apoia muito e sempre diz, melhor o feito que o perfeito. Claro que sabemos que não deve ser de qualquer jeito mas, deve ser feito. Ela diz isso porque tenho uma monte de músicas no meu computador e se deixar, nunca saem por eu achar que sempre falta algo. As vezes me permito seguir o conselho dela. As vezes não consigo... rs... 

Bruna Jones: Com a música você teve a oportunidade de viajar pelo mundo e se apresentar em diversos festivais, premiações e outros eventos... Imagino que com isso você tenha algumas boas histórias para contar, poderia compartilhar uma que tenha sido inusitada?
MC Koringa: rs... Cada viagem sempre vem acompanhada de ótimas historias mas, uma que eu morro de rir e que marcou bastante, foi a primeira vez em que estive no Japão em 2010. Eu havia acabado de chegar e só queria um banheiro para fazer as necessidades fisiológicas e tomar aquele banho pós viagem. Foi ai que após o número dois, rs rs rs... Percebi que o vaso sanitário tinham vários botões ao lado. A curiosidade me fez apertar um dos botões e na mesma hora eu dei um pulo que quase bati com a cabeça no teto com o susto que tomei. Para quem não sabe, os vasos sanitários no Japão soltam uma água na direção certinha. Parece que tem um sniper profissional dentro do vaso que tem um tiro certeiro. Ai que entendi a cultura lá com relação a isso. Cada botão tem uma função. Água fria, água quente, tiro frontal, tiro traseiro. E no final você apenas se seca.


Bruna Jones: Obviamente esse não é o foco de alguém que trabalha com a música, mas acredito que seja um prazer enorme ver o seu material sendo usado como trilha sonora de novelas e programas de televisão. Como foi para você quando "Pedala Robinho" e tantas outras emplacaram em horário nobre? 
MC Koringa: Quando eu assistia os programas musicais da televisão, percebia que algumas músicas faziam parte das novelas que eu assistia com minha mãe. Confesso que realmente não tinha isso como algo palpável. Quando "Pedala Robinho" tocou na novela da Gloria Peres "América", eu explodi de emoção e já estava grato a Deus pela oportunidade. Eu estava com aquele pensamento de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Só que eu estava enganado. Caíram mais de 10 vezes, entre novelas, séries e filmes. Sei o quanto essas oportunidades foram e são importantes para a carreira de um cara que sonhou desde criança em viver da música. 

Bruna Jones: Aliás, uma das grandes mudanças que encontramos entre os anos 90 e atualmente, é a maneira como os fãs se relacionam com os artistas. Antigamente era preciso ir em porta de gravadora, de estúdio de televisão, aeroportos, etc... E hoje, você consegue ter um acesso mais fácil através das redes sociais. Como você avalia essa mudança que ocorreu nos últimos anos? 
MC Koringa: Antigamente eu me lembro que esse acesso mais difícil criava uma mística artística, um tcham. Falo baseado naquele ditado “Tudo o que é fácil demais não tem tanto valor” e isso criou varias gerações de grandes ídolos da musica e da televisão. Porém, hoje temos a tecnologia que facilita aos fãs saberem mais sobre os seus artistas favoritos. E os artistas tem a oportunidade de falarem diretamente com os seus fãs através das redes sociais. Tempos diferentes para gerações diferentes. Claro que recorrendo a mais um velho ditado, “Água demais mata a planta” mas, tudo na sua medida certa dá muito certo. A tecnologia esta ai para ajudar a quem sabe fazer bom uso da mesma. 

Bruna Jones: No último ano você esteve no especial do "Power Couple Brasil" da Record. Como foi para você essa experiência de participar de algumas provas da competição?
MC Koringa: Assim que recebi o convite, confesso que pensei mil vezes. Pouco tempo antes de aceitar participar do "Power Couple", eu havia participado da última edição do "Dancing Brasil", que foi um desafio dificílimo e eu disse pra mim mesmo que não me desafiaria dessa forma nem tão cedo. É uma exposição um pouco além do habitual e além disso nós estaríamos participando de provas que eu não saberia se toparia participar na hora. A exemplo disso foi a prova em que fui arremessado a não sei quantos metros de altura. Não sei o que me deu para aceitar fazer essa prova. Eu só fui... rs rs rs... Eu tenho pavor de altura. Acho que fui para honrar a minha família que estaria assistindo. Mas a mais terrível pra mim foi a prova da cozinha invertida, onde tínhamos que preparar uma receita de cabeça para baixo. Ali eu implorei para terminar. Mas, no final de tudo, foi muito divertido e hoje eu conto com o maior orgulho que participei do "Power Couple". 

Bruna Jones: Aliás, seu nome já foi especulado algumas vezes para participar de uma edição regular do reality show, além de "A Fazenda". Se você fosse convidado para realmente ficar confinado em um programa como esses, você participaria?
MC Koringa: Olha... De verdade... Eu não sei. Procuro nem pensar sobre isso. Se pintar mesmo, dependendo da proposta, eu vou avaliar na hora junto com minha família e o escritório. Tenho uma vida reservada e a ultima coisa que quero é comprometer o meu trabalho por algum deslize meu ou alguma má interpretação de quem estiver assistindo. Mas... É o jogo, né? 

Bruna Jones: Já estamos no final do ano, mas queremos novidades! Tem algo vindo por aí? Algum projeto para o próximo ano que possa compartilhar com a gente?
MC Koringa: Estou cheio de músicas no forno e louco para solta-las. Porém, por enquanto estou fazendo um trabalho com as músicas mais antigas para a galera relembrar momentos felizes em que minhas músicas fizeram parte na vida delas e em seguida eu começo a soltar as novidades. Mas posso adiantar que tem música nova no forno e com uma grande parceria. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Antes de mais nada eu gostaria de agradecer a vocês do Diário de Bruna Jones pela oportunidade de contar um pouquinho da minha historia aqui no blog. Espero que muitos se inspirem nas historias aqui contadas por mim para que alcancem seus sonhos. Seja o que for que vocês busquem, tenham certeza do caminho que escolheram e depositem muito amor nos sonhos de vocês. E lembrem-se... Quem quer curtir a vida, Quem quer se divertir, Vem com Mc Koringa, E deixa o corpo sacudir!" e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no YouTube por @McKoringa, no Instagram é @mckoringa, no TikTok é @mckoringafunk, sua página no Facebook é Mc Koringa, e no Twitter é @mckoringafunk. Para contatos profissionais, basta enviar uma mensagem para shows no +55 2196762-5185 ou um e-mail no contato@mckoringa.com.br, beleza???

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário