sexta-feira, 25 de novembro de 2022

TDFRA: 1x07 - Troca de Família Realidade Alternativa - Emily Stuart vs Gaivota Arcanjo, Part 1


"Duas famílias totalmente diferentes trocam suas mães por 1 semana, casa nova, filhos novos, vida nova. Cada família recebe R$25,000 mil reais mas o que elas não sabem é que a nova mãe que decidirá cono devem gastar o dinheiro. Será que a casa do vizinho é realmente melhor? Eu sou Regina Casé e esse é o Troca de Família Realidade Alternativa."

"... Meu nome é Emily Stuart, sou de Miami, Flórida e moro no Brasil, São Paulo desde meu marido Abraham se tornou presidente de missão. Temos o jovem Jacob que já é Hélder e em poucos meses começara sua missão em África e o pequeno Luke, nosso futuro orgulho. Sim, somos uma família mórmon, dedicamos a vida a servir a Jesus Christ e converter pessoas perdidas que estão precisando de alguma palavra. Estou aqui a enriquecer os horizontes e espalhar minha palavra nessa família que entrarei. A mãe que chegar deve seguir nossos costumes e ouvir sobre a religião de Mórmon e de quem é Joseph Smith." conta, Regina Casé pergunta se ela está pronta pra sair da bolha e Emily responde que sua vida é sair da bolha para conversar sobre Cristo.

Depois do almoço preparado por Emily, a família Stuart conversa na mesa sobre a semana que vai vir e o filho mais novo faz uma oração, todos choram e ela se levanta pedindo que lhe ajudem com as malas. Depois de tudo pronto, ela pede para tratarem a mãe com a compreensão que deve ter com todo leigo, "right Luke? I know, you're so anxious!" aconselha a criança. Ela então abre a porta e sai.


"Meu nome é Gaivota Arcanjo, tenho 49 anos e nasci em Vitória mas meu lugar mesmo é Salvador onde moro desde nova, ô terra boa! Sou casada com o Oto, que é médico E curandeiro e nessa casa moro com meus dois filhos, Peste e Maria Padilha, além deles tenho outros três que já tão aí na vida. Preciso nem falar que sou macumbeira, não é? O terreiro é o lugar que me enche de vida, pra vocês terem uma ideia não sei nem o que vai ser de mim nessa semana sem girar, essa casa que eu chegar vai precisar ter muita cachaça pra manter essa catimbozeira aqui quietinha. A mãe que chegar aqui vai ter que saber respeitar nossa religião, as minorias que nessa casa frequentam e cumprir com os deveres de uma mulher como eu, beijando essa terra aqui quando for acordar cada dia." diz, Regina ri batendo na mão da participante e diz que ela encarará um desafio tremendo.

Com um vestido longo, Gaivota pega suas malas e diz que está indo embora, ela dá um beijo de língua demorado em Oto, e depois dá um beijo na testa de Peste e Maria Padilha dizendo que Oxalá os protegerá, "te amo mainha" diz Maria, "mãe ama tu nega!", ela para perto do portão e chama a atenção "sejam fortes sem a mamita aqui, lembrem de colocar moral e sobretudo de não deixar uma branca vir botar banca em cima do nosso povo de novo, xêro!" acena saindo, "gostosa!" grita Oto.


Dia 1 - Emily chega observadora e olha o gramado seco e as cinzas de um trabalho que tinha sido feito lá dias atrás. A senhora entra e abre a boca espantada ao ver várias imagens uma ao lado da outra de Orixás, ela sai imediatamente dentro da casa com o coração batendo à mil, "Oh my God, oh my God, oh my God!" fala encostada no muro chorando com medo, "Jesus Christ, its a horror movie...", ela começa a chorar e gritar com as mãos no ouvido e se jogando na calçada. A produção dá uma água a ela, que rasga o frasco e bebe. Mais calma, a senhora abre a porta da casa olhando para o teto e analisa. Ela reclama do fedor do lugar. Emily olha os quartos das crianças com nojo, depois vai ao quarto do casal, " Oh my God... o cheiro está ainda pior here!" se queixa. Ela, em pé mesmo, pega o caderno que Gaivota escreveu e chora novamente ao ler as instruções. A família Arcanjo chega sorridente mas acabam sendo pegos de surpresa com a nova mãe chorando, "o que houve?" "por que você chorou?" "por que ela tá chorando, painho?", Emily fala que ela é americana e todos se surpreendem. Enquanto eles a enchem de pergunta, a moça passa a maior parte do tempo fingindo que não estava ouvindo preocupada com tudo em sua volta.

Dia 1 - Gaivota chega no templo onde os Stuart moram, ela logo se choca e respira fundo pra seguir em frente, "Mentira que vou trocar de família com a Cristiane Cardoso" brinca enquanto desfila na grama, "caramba, vão mandar uma candomblecista pra uma igreja?!" fala balançando a cabeça. Ela entra na casa observando o modelo e curiosa abre outra porta onde dava entrada pra uma sala para culto, Gaivota recua e volta para avaliar a parte onde moravam pessoas. "Cristianismo em pleno século 21? Tenho medo do que essa gente queira fazer comigo ao saber que sou bruxa!" brincou no confessionário, ela ri junto com alguns produtores. A coroa entra nos quartos brancos e iluminados quando chega no do casal, ela se senta na cama e lê o caderno que Emily havia escrito. "Vixe, vixe, vixe" reage, nesse momento Abraham, Jacob e Luke entram no quarto surpreendendo Gaivota que levanta para abraçar eles, "muito pruazer em receber você!" fala Abraham, "vocês são gringos? Dá pra perceber só pela cara e também falando enrolado desse jeito." percebe, Jacob conta que seu pai é presidente de missão e eles se mudaram faz alguns anos, "nossa você é botinho moço!" se distrai ela fazendo o rapaz ficar vermelho de vergonha. A família segue para a sala onde conversaram sobre suas vidas. No confessionário Abraham fala que ele e os filhos se assustaram de primeiro momento pelo fato da moça trabalhar com feitiçaria negra mas que se Jesus permitir ela se libertará dessa vida maldita e entrará no caminho do bem.


Dia 2 - Gaivota acorda no quarto de visitas e comenta que aquele quarto cheira a mórmon. A moça vai escovar os dentes e olha pelo reflexo, Jacob tomava banho, "tenho que pedir força para Olorum nessa tentação dos anjos" sussurra, Jacob lavando o rosto pergunta se ela falou algo e a senhora nega rindo. Eles fazem uma oração, que Gaivota é convencida a participar e nela Abraham fala sobre o Pai Celestial abrir a cabeça dela, em seguida tomam café da manhã e Gaivota pergunta se é sempre assim todos reunidos, "sempre!" responde Jacob, "que gostoso" disse ela sobre a situação, "na sua casa não é" presume o pai, Gaivota fala que é ali que ele queima a língua e que sua família faz tudo junto mas café da manhã não é todo dia não, "você trouxe alguma foto deles?" pergunta Jacob, a moça se lembra e confirma, indo correndo até o quarto e leva a foto pra eles sorridente. À noite, família e Gaivota passeiam em um parque próximo e Abraham avisa a moça que amanhã eles vão visitar templos perto daquela região e ouvir as palavras dos bispos, a senhora cerra os dentes.

Dia 2 - Emily se acorda no quarto de visitantes e logo tem um mau estar. "Sem querer ofender, this place representa the trevas, muito obscuro. Eles foram muito eficientes limpando the bedroom, higiuenizando, para que eu pudesse dormir melhor but ainda é muito horripilante." fala para a câmera no quarto. Quando ela se levanta, a família tomava um café da manhã na mesa junto a Carlota, irmã de Gaivota; Ivete, uma travesti prima de Otto e Doquinha, um homossexual amigo da família. "Bom dia Emily, quero te apresentar essa galera gostosa!" chamou Otto, Emily se assustou e falou que precisa tomar um ar, o médico pediu que pelo menos ela tomasse um café pra se alimentar mas a senhora já tinha saído da casa. "Misericórdia, essa mulé tá perturbada do juízo é?" perguntou Ivete, "visse a cara dela?" pergunta Doquinha. "Estamos preocupados com a Emily, ela ontem já não comeu nada que fizemos alegando jejum, hoje já amanheceu e não olhou na comida. Eu espero que não seja...nojo de nós? caso seja isso lavo minhas mãos." avisou Otto. A moça faz uma faxina ao longo do dia e Peste se aproximou, "tia por que tás com esse moletom nesse calor da gota?" perguntou curioso, "oh!" reagiu ela que estava suando um monte, "são as únicas roupas que tenho. Lá em São Paulo faz muito calor. So hot." explicou e continuou limpando.


Dia 3 - "A madrugada foi de bebedeira, o que chamam cachaça, muito cigarro, todas essas drogas... oh God, eu estava com o menino Peste assistindo TV but preferi me isolar no quarto, caso contrário vomitaria." conta Emily abatida no confessionário. Otto leva ela até uma padaria, onde a moça fez uma oração segurando a mão dele e depois desfrutou seu pão pizza. Ela começa a chorar e se tremer e o médico pergunta o motivo, "não estou à vontade Otu, estou pensando em desistir, so many times..." confessa, Otto pergunta se o motivo é o estilo de vida que levam, ela não respondem e o rapaz pede pra que ela desconstrua a imagem que ela tem da fé dele pois diferente do que o povo dela diz nada tem haver com Satanás, "por fa vor, por fa vor, não fale esse name" pediu agoniada, "só estou explicando Emily que ignorância e desinformação se combatem com diálogo. Você pode passar essa semana nesse estresse e voltar do mesmo jeito que veio, ou simplesmente tirar uma lição disso tudo e aprender a respeitar as diferenças." explicou, ela fala que não tem preconceitos, "sim, você tem" rebateu. "Eu não vou respeitar algo que vá contra minha fé cristã, é inadmissível!" assumiu no confessionário. De noite família sai para uma festa e ela decide ficar em casa descumprindo uma das regras do programa. A produção chama a senhora e avisa que caso isso volte a se repetir ela estará desclassificada e sua família perderá os R$25,000.

Dia 3 - Como prometido, Abraham e Jacob levam Gaivota em pelo menos 5 igrejas da cidade onde escutava bispos dos mórmons falando sem nenhuma credibilidade. Quando pegaram o carro pra dar a última viagem de volta para o templo deles, Gaivota sorridente disse que depois disso tudo eles também terão que conhecer a religião dela, "temos nossa crença Gaivota" cortou Abraham, "e eu também tenho a minha, a diferença é que não me fecho" rebateu, "quero te fazer uma pergunta, você não se convenceu de nada depois de tudo isso? Não reconhece Jesus Cristo como nosso salvador?" questionou o pai ao volante, "reconheço como um homem curandeiro, assim como meu marido, o Jesus de vocês pra mim é Oxalá", "your husband, Jesus Christ, okay" debochou aos risos junto a Jacob. Gaivota preferiu não continuar. Ela então reclamou de uma dor de cabeça e quando pararam para abastecer o carro pediu para que Jacob fizesse companhia a ela do lado de trás, sem hesitar o rapaz vai e ela agarra no braço dele e apoiando a cabeça ombro. Depois, ainda com mais dor, avisa que não está bem e se deita colocando a cabeça no colo do jovem, "vocês me levariam no hospital?" perguntou; Abraham, um pouco agoniado com a visão que tinha vendo os dois, avisou que quando chegarem em casa eles fazem uma oração. Gaivota continuava ajeitando sua cabeça nas pernas de Jacob deixando o rapaz aflito em sentir algo e desviando o olhar para pensar em outras coisas. Quando saem do carro, ela passa por cima dele. Em seguida Abraham pediu para que o filho saísse do carro e ele disfarçou dizendo que estava olhando o celular.


Dia 4 - Depois do café da manhã a família se levanta para seguir seus compromissos e Gaivota abraça Jacob, que também a abraça e pergunta se ele está feliz hoje, o norteamericano ri perguntando o motivo da pergunta nas responde que sim, "percebi você triste" explicou, "triste?" estranha, "esquece o que eu falei" pediu ela, ele a abraça mais forte e disse que vai se exercitar para começar o dia bem. "Não se confundam, eu e o meu marido vivemos um relacionamento aberto. Já beijei algumas mulheres não vou mentir, agora com homem é a primeira vez que estou passando vontade e na verdade estou de mãos atadas pra fazer algo." lamenta Gaivota. De tarde a família vai para um instituto mórmon onde o povo da igreja proseava e logo depois que a participante conseguiu fugir de uma roda de conversa entre bispos, as mulheres deles, mórmons e professoras de seminários, ela colocou a mão na cintura e foi calmamente até a socialização dos jovens. Helders e sisters conversavam e Gaivota se aproximou de Jacob, ele olha ela ali e sorri, "posso te contar um segredo?" pergunta o cristão, "diz", "sabe aquela ali tirando foto?", a senhora pergunta se é a galega, "é a loira. Vou pedir ela em namoro antes de ir pra missão." confessou o rapaz em tom baixo, Gaivota fica de boca aberta e rindo bate no braço dele dizendo que ele é um safado, Jacob fica sério e pergunta o motivo, a senhora revira os olhos e diz que é um modo de falar.

Dia 4 - No dia seguinte Emily acorda mais flexível, sentando para comer e conversando com Otto, e as crianças Peste e Maria Padilha sobre assuntos vazios. Quando chega Dequinho, ela não esconde o desprezo, "Viado! Olha quem é viva sempre aparece!" brinca o rapaz animado, ele senta na mesa e começa a falar sobre a vontade de raparigar naquela noite. Emily se levanta desnorteada mas Otto corta o amigo pedindo para a senhora continuar sentada pois hoje quer levar ela pra conhecer um lugar bem especial, ela questiona e o médico afirma que Emily saberá quando for. "Eu espero que Emily não se chateie mas essa noite iremos levar ela para o terreiro. Só assim, pegando de surpresa, para conhecer um ambiente acolhedor que é esse." conta Otto no confessionário. De noite, chegando no terreiro Emily chorava querendo sair de lá e Otto segurava ela pedindo que a moça tivesse paciência. Mais calma, ela fica sentada perto de um casebre enquanto olhava de longe as pessoas dançando e consecutivamente incorporando. Ivete, A travesti que já a conhecia, corre em direção da moça com uma cachaça na mão e puxando ela com a outra, "no, please, eu não quero!" pediu, Ivete a abraça pedindo para ela se entregar de corpo e alma para brincar com Exu-mirim, Emily chora e grita, Ivete lambe o rosto dela revirando os olhos rindo e Otto corre para separar elas pedindo pra Ivete ir curtir lá com o pessoal. Depois que a travesti sai, ele acalma novamente Emily que pedia pra ir embora, "eu não aguento esse lugar, não combina comigo, me tira daqui!" pediu, "estou pegando o carro, vamos embora daqui!" prometeu o curandeiro. "Fomos embora porque eu entendo o que é estar em um lugar que não fazemos parte. Não é justo com ela e também o terreiro não é um lugar que você vai obrigado, pelo contrário, ele te chama, você precisa dele e o procura." avalia Otto.


LEMBRANDO QUE: Esta coluna é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, factos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. Todos os direitos de criação das personagens e suas histórias são reservados. Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização. © 2015 - 2022

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário:

  1. Amando esse troca com as famílias bem divergentes sobre religião. Foi bem cômico esse episódio.

    ResponderExcluir