segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x89 - Rogeria Balbino


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é chef que participou da temporada deste ano do "Bake Off Brasil" do SBT, estou falando da querida Rogeria Balbino que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Este ano você ficou nacionalmente conhecida após se aventurar a participar do "Bake Off Brasil", o que lhe motivou a se inscrever no reality show?
Rogeria Balbino: Então, eu sempre quis participar de algo assim, ou até mesmo, participar de um programa diário sobre culinária. E nunca foi por ficar ou ser conhecida nacionalmente, mas sim pelo desafio. Superação mesmo, sabe? 

Bruna Jones: Como foi que surgiu a sua paixão pela confeitaria? E o que te fez pensar que isso poderia se tornar mais do que um hobby para você?
Rogeria Balbino: Então, eu sou costureira desde os meus 14 anos (hoje tenho 54 anos), mas a culinária sempre esteve na minha vida. Minha mãe e minha tia sempre trabalharam como cozinheiras e muitas vezes em casa de artistas. Minha irmã (falecida) também era confeiteira e mandava muito bem e eu durante alguns anos, fui auxiliar do meu amigo cake designer Leandro Iogurtinho. Isso fez com que eu me apaixonasse pela confeitaria! Apesar de que, eu criei meus filhos, hoje com 32 e 26 anos, costurando e vendendo lanches, sacolés, bolos caseirinhos... 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Bake off Brasil"?
Rogeria Balbino: Abrimos mão de muitas coisas. De estar com nossa família, do nosso trabalho, que é meu ganha pão... Mas tudo vale a pena, principalmente quando podemos estar vivendo sonhos, momentos de aprendizados, construindo amizades... 

Bruna Jones: Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa?
Rogeria Balbino: Eu sempre tentei dar o meu melhor! Ali é tudo muito diferente, não é nossa cozinha, não temos o costume do fogão, do forno, não sabemos onde estão as coisas... Então nem sempre tudo sai do jeito que imaginamos. Mas acredito que em matéria de sabor mandei bem. E eu nunca tive uma crítica deles que não fosse justa e que não me fizesse aprender com elas. 

Bruna Jones: Infelizmente você acabou sendo eliminada. Como você lidou com a sua eliminação e, além disso, como lida com o carinho do público que torcia por você?
Rogeria Balbino: Entramos ali sem a certeza de nada e ser eliminada faz parte. Eu saí em um momento muito crítico para mim, eu estava debilitada devido a um problema sério que tenho no joelho, precisei da ajuda de vários participantes para terminar meu bolo. Eu estava com muita dor, eu não tinha condições mesmo. E naquele momento eu tinha que sair mesmo! Mas as pessoas que me conhecem e que torciam por mim continuam com o mesmo carinho e amor. Sou muito grata a Deus por tudo que vivi e vivo hoje depois do programa. 


Bruna Jones: Se você pudesse fazer algo de diferente na sua participação no programa, o que você faria?
Rogeria Balbino: Trocaria meu joelho (risos). O resto, faria tudo igual. Eu sou aquela mulher que brinca, que chora, que dá o máximo de si, mas que também sei das minhas limitações e até onde posso chegar. Todos nós temos limites, eu não sou cake designer, sou uma confeiteira de bairro, que foi lá para aprender e para me realizar, mostrar que quando queremos e cremos, tudo pode ser capaz, mesmo se as pessoas não acreditarem em você.

Bruna Jones: Ao término do programa, o que mudou na sua vida? Quais as principais diferenças entre a Rogéria de antes e a de depois do “Bake Off Brasil”? 
Rogeria Balbino: Posso ser bem franca? Não vi mudanças! Continuo sendo a confeiteira de bairro, que dá alguns cursos (dentro daquilo que sei). Mas não me vejo como figura pública! Às vezes, quando vou em feiras e vejo as pessoas me olharem e pedir para tirar foto, dizendo que torceram por mim… Aí eu digo: "Cara, eu não me vejo assim, como figura pública!" Eu sou a mesma Rogeria Balbino de antes! 

Bruna Jones: Hoje você possui uma plataforma com quase 40 mil seguidores, sabendo o tamanho da sua audiência e em como você pode influenciar diretamente na vida de quem consome o seu conteúdo, qual a sua maior preocupação na hora de compartilhar com o seu público? 
Rogeria Balbino: Então, essa responsabilidade eu teria até mesmo se tivesse meia dúzia de seguidores. Não importa a quantidade, claro que é muito bom ter pessoas que acreditam no nosso trabalho e no que a gente passa. Mas isso não é tudo! Eu posso ter 300k e não ter bom conteúdo, a gente vê muito isso! Mas talvez se eu tivesse 1k e um conteúdo maravilhoso, talvez eu não conseguisse ser tão valorizada… As pessoas e as empresas de um modo geral estão muito presas a números e eu te falo uma coisa: isso não é tudo! 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo?
Rogeria Balbino: Com certeza! Seria algo novo, mais um aprendizado! 

Bruna Jones: Já estamos no final do ano, mas queremos novidades! Tem algo vindo por ai? Algum projeto para o próximo ano que possa compartilhar com a gente?
Rogeria Balbino: O meu maior projeto é conseguir uma parceria que me ajude a reformar meu espaço, para que eu consiga dar meus cursos. Cursos para mulheres que não tem condições de pagar cursos caros! Cursos básicos, para que ela possa cuidar dos filhos e venda trabalhando em casa, para ajudar no orçamento familiar. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "O recado que eu deixo, é que nunca deixem de acreditar em vocês, NUNCA! Somos capazes de muito mais do que possamos imaginar! Creiam, e saibam… Deus acredita em você todos os dias! Não posso esquecer de dizer que sou muito grata a uma grande amiga que me ajudou muito, tentou me ensinar a trabalhar com pasta americana e me deu muitas dicas preciosas... Que é a grande profissional Denise Rasinhas (@deniserasinhas). Não posso deixar de dar esse agradecimento a ela! Gratidão por ter recebido a atenção e o carinho de vocês. Um ano novo abençoado para todos nós!" e se vocês quiserem continuar acompanhando, basta procurar no Instagram por @rogeriabakeoff8, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

2 comentários:

  1. Muito linda minha mãe!! Parabéns pela guerreira que é, e por conquistar tudo que está conquistando

    ResponderExcluir
  2. Essa minha amiga é sensacional!
    Até hoje não conheci ninguém igual a ela. Mulher forte, corajosa, perseverante, alto astral, sorriso largo e o principal, muito honesta e verdadeira.
    O céu é o limite pra você minha querida. Estou sempre aqui na torcida por você.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir