sexta-feira, 4 de novembro de 2022

TDFRA: 1x01 - Troca de Família Realidade Alternativa - Barbara Schulteize vs Vera Pereira, Part 1


"Duas famílias totalmente diferentes trocam suas mães por 1 semana, casa nova, filhos novos, vida nova. Cada família recebe R$25,000 mil reais mas o que elas não sabem é que a nova mãe que decidirá como devem gastar o dinheiro. Será que a casa do vizinho é realmente melhor? Eu sou Regina Casé e esse é o Troca de Família Realidade Alternativa."

"Sou Vera Pereira, tenho 47 anos e sou uma pequena empreendedora no ramo de quentinhas daqui de Recife, Pernambuco. Tenho três filhos, a mais velha Maria Eduarda que está na adolescência e os pequenos Davi e Jonatá. Sou casada com Rui, ele é motoboy e nessa me ajuda nas entregas do meu negócio também. A mãe que chegar aqui terá que saber pegar no batente, acordar e já levar os meninos pra escola, depois voltar pois o trabalho começa cedo e a minha irmã não brinca em serviço. De tarde, pegar os meninos na escola, a Maria Eduarda não precisa porque ela já vem sozinha, só que é bom ficar de olho nela também pra não querer se aproveitar porque eu não tô aqui." Regina Casé fecha o caderno e pergunta se ela está pronta para viver o Troca de Família, Vera fala que será férias pra ela." A família Pereira organizou um jantar no domingão depois de comerem proseavam na cozinha. Vera levantou para pegar sua mala no quarto e saiu de lá dizendo que daqui uma semana os vê, Jonatá vai até a mãe e diz que vai sentir saudades, "olha pra isso, quando tô aqui não dá valor" debocha Vera. Ela dá um beijão no marido e manda sua irmã Lúcia ficar de olho pra colocar a novata na linha, "pode deixar" prometeu. Vera abre a porta e sai da casa.


"Eu sou Barbara Schulteize, tenho 46 anos, sou mulher, mãe, gaúcha e empresária. Tenho 2 filhos adolescentes, Beatriz e Fresno e da bebê de colo Baby, sou casada com o dono de multinacionais de colchões Carlos Eduardo Schulteize, um homem bastante compromissado mas também muito presente no nosso dia-a-dia. 
A mãe que chegar aqui terá que ajudar na cozinha pois dispensei todas as secretarias do lar. Brincadeirinha, estão aqui, ela será sortuda se tiver aquelas unhas de gel, só terá que tirá-las quando for ninar a Baby. Além disso cuidará dos pets daqui de casa, meus dois filhos Pippo e Amora. E claro, manterá uma rotina igual a minha, indo todas as terças e quintas para a aula de ginástica seguida da academia." diz, "Querida, você está pronta para uma rotina completamente diferente da sua?" pergunta Regina, Barbara ri falando que é uma mulher guerreira e disposta a encarar tudo nessa vida. Barbara organizava as malas ao lado da sua filha que estava emocionada com a saída da mãe. 

No confessionário Barbara fala que seus filhos nunca ficaram longe dela por muito tempo e que será um desafio e tanto. "Fresno!" grita chamando o filho. Quando o rapaz chega ele se senta ao lado delas, "mamãe não vai demorar muito!" promete Barbara. Ela desce as escadas e se despede da família dando um selinho nos cachorrinhos e um beijo no marido. "Sejam bons com a nova mãe, viu?" pede. A empresária chama o câmera para lhe seguir até a cozinha e lá surpreende as empregadas que ficaram desconfiadas com a presença da patroa, "isso daqui é da família gente. Essas meninas terão que ser muito bem tratadas pela mãe que chegar." disse. Barbara foi em direção a porta e saiu de cabeça erguida.


Dia 1 - Vera chega na casa dos Schulteize e fica boquiaberta "caracolis me mandaram para o paraíso" diz. Ela segue andando pela casa e repara a foto da família no porta retrato, "são bem tradicionais pelo visto" nota. Ela sobe e olhando o quarto de Beatriz diz que só ali é a sua casa toda. A moça entra no closet de Barbara ficando perplexa. Ela senta no mini camarim e observa todos os produtos, lá ela vê um diário com as instruções de Barbara, quando lê Vera fala que é muita frescura para o seu gosto. 
Nesse momento Carlos Eduardo, Fresno e Beatriz segurando Baby entram no quarto surpreendendo Vera e cumprimentam ela. Vera demonstra satisfação ao ver uma bebê e se apresenta para a família que faz o mesmo, eles o chamam para descer e na sala conversam e falam sobre as suas vidas. No confessionário Fresno diz que conhecendo a mãe que tem ela terá grandes problemas na casa da Vera.

Dia 1 - Barbara chega em Recife e entra na casa dos Pereiras, ela fica um pouco sen graça ao olhar cada canto lá e olha a foto no porta retrato dizendo que é uma linda família. A moça entra no quarto dos meninos e fica sem palavras. No quarto do casal ela pergunta se é lá que ela vai dormir, a moça senta na cama que já estava bem batida e lê o caderno com as instruções de Vera, "minha nossa Senhora, como essa mulher vive?" pergunta impressionada. Nesse momento Rui chega, e atrás um pouco mais tímidos os filhos, "Prazer Rui! Esses são Maria Eduarda, Jonatá e Davi. E aí gostou da casa?!" perguntou simpático o motoboy, Barbara fala que é um cantinho lindo que eles tem, ela cheira a cabeça das crianças e fala que serão seus filhos também. Davi que escondia um presente mostrou para a moça e ela agradeceu, abriu e era um perfume de uma marca que Barbara nunca pensou em usar, "obrigada pelo carinho amor" agradeceu. No confessionário Barbara diz que só o ato de darem uma lembrancinha mostrou que eles tem muita humildade. Eles levam Barbara para a sala e ela acaba sendo surpreendida pelo resto da família entrando pela cozinha, a moça dá um grito assustada e Rui ri, ele explica que a casa é conjugada e apresenta Lúcia, irmã de Vera; Madalena, a mãe; Déco, o cunhado; e Daiverson, o sobrinho. Ela cumprimenta todos apesar da família estar desconfiada com ela. Depois eles vão almoçar e Madalena fala que Barbara vai conhecer o melhor tempero da vida dela.


Dia 2 - Barbara é pega de surpresa sendo acordada pelas criança batendo panela de manhã "acorda Maria Chiquinha! Acorda pra fazer café!" cantarolavam Davi e Jonatá, a moça tira seu tapa olho sem entender nada e Rui encosta perto da porta dizendo que é hora de levar os meninos na escola, Barbara senta na cama raciocinando e Davi pede pra ela amarrar seu tênis pois ainda não sabe. Barbara se arruma elegantemente e leva eles até a escola municipal, chamando atenção de todos no caminho. Quando ela volta para a casa Lúcia pergunta rindo onde ela foi com essas botas pretas e Barbara fala que levou os meninos na escola, "você leu o caderno da Vera não é? Então já sabe que é hora de começar o trabalho na cozinha!" disse, Barbara seguiu ela colocando a mão sob o rosto. "Só vou ensinar uma vez, escutou?!" avisou Lucia, a moça mostra como se faz as marmitas e manda Barbara repetir. "Achei ela um pouco grossa desnecessariamente mas acabou quebrando a cara pois não contava com a minha memória fotográfica." diz Barbara no confessionário. Lúcia liberou ela antes do final do serviço para pegar os meninos na escola. Rui perguntou para a cunhada como a moça foi e ela responde que por incrível que pareça muito bem mas que amanhã vai testar ela no preparo. Na volta Barbara senta no sofá e acaba cochilando, Rui olha, ri e carrega ela até a cama.

Dia 2 - Vera acorda no quarto dos hóspedes e se espreguiça, ela fala que aquela talvez tenha sido a melhor noite da sua vida. A moça vai ao banheiro, escova os dentes, toma banho e senta para testar os vários dos cremes de Barbara no seu rosto, "se eu não ficar mais jovem depois dessa não fico nunca mais na vida" comenta. Ela desce para colocar a ração dos cachorros e a água e depois chega na cozinha e a família Schulteize dá bom dia para ela, Vera se surpreende com o café da manhã reforçado na mesa e vai logo montando o prato. "Conseguiu dormir bem longe de casa, Vera?" pergunta Beatriz inocentemente, "um pouco" responde. De tarde Carlos Eduardo senta para tomar um chá com sua esposa postiça, "você é empresária também não é Vera?" pergunta, "sim, tenho um pequeno negócio de quentinhas. Como nossa renda só dá pra aquilo fica difícil ganhar mais além do que o necessária para sobreviver" responde direta e reta, Carlos Eduardo consente com a cabeça escutando e orienta ela a ter uma mente capitalista e conta que mensalmente vai a Recife onde tem negócios e realiza palestras lá e se ela quiser pode dar uma passada para ouvir dicas que possam ajudar a crescer, "hm" diz Vera, "a entrada para mulheres empreendedoras é de graça" explica Carlos. "Esse homem é abestalhado? Não preciso dos seus conselhos, preciso de dinheiro, jumento!" fala Vera estressada no confessionário.


Dia 3 - Vera acorda, toma banho e vai já mau humorada colocar a ração e água dos cachorros, quando Amora tenta subir em cima dela a moça pega a chinela pra dizer que vai bater pra que a cachorra não se espalhe, a empregada idosa olha de longe e reprova com a cabeça. 
Vera senta na mesa e toma café da manhã com a família, "tá animada pra o dia de hoje Vera?" perguntou Beatriz sorridente, Vera se lembra do caderno e fala que nem estava pensando nisso, "é! Terça é o dia favorito da Barbara, ela encontra com as amigas na ginástica e hoje a Bia vai com você não é?" pergunta Carlos Eduardo, "vou? Ah, lá vou eu encontrar com aquelas peruas de novo!" diz a jovem desanimada, Vera ri, "Opa! Isso é coisa pra se falar?" corrige o pai, "ah... não passem isso por favor?" pede ela olhando para o câmera. Beatriz leva Vera dirigindo o carro até a ginasta e lá ela conhece todas as amigas e desafetos de Barbara. O professor Dony fala sorridente que é um prazer conhecer ela e que adora Recife, "fique à vontade! Você num instante pegará o jeito, as aulas são fáceis!" garantiu o rapaz. "Bia, tem duas mulheres ali se entronchando pra mim!" percebeu Vera, "mamãe gritou com elas uma vez, é pra mim que elas estão olhando" afirmou Beatriz. No final da aula Vera já estava toda suada e ela fica feliz dizendo que precisava gastar mesmo. "Calma! Ainda vamos pra academia!"

Dia 3 - Lúcia fez Barbara cortar as verduras mas a socialite acabou se cortando e Lúcia deu um grito nela mandando sair dalí. De tarde Barbara buscou os meninos e Rui pergunta se ela está pronta pra conhecer o Recife, Barbara abre um sorriso e questiona, "hoje à noite vamos pro Lindu, pra pracinha de Boa Viagem, comer um pastel, tomar um caldo de cana e curtir um pouco o doce da vida!" avisou o motoboy, Barbara bate palmas animada e os meninos pulam de alegria.

Noite 3 - Antes de sair, Rui encrenca com a minissaia que Eduarda resolveu sair e o patriarca manda ela tirar na hora, a menina começa a chorar e fala que não quer mais ir e está cansada dessa cobrança do que ela veste. Barbara vai até o quarto onde a mocinha se isolou e fala que é só trocar, "meu pai e minha mãe sempre fazem isso, querem mandar no que eu visto!" reclama, "eu tenho que deixar de vestir algo para os outros não olharem? Não é justo!" diz Eduarda, "você tem razão mas ele é seu pai e está fazendo isso para o seu bem, enquanto estiver de baixo do teto dele deve respeitá-lo. Quando você crescer será uma mulher forte e dona do próprio nariz, usará a roupa que quiser." aconselhou, Eduarda enxugava as lágrimas e fala que vai colocar um vestido, "isso! Vai combinar comigo!" disse Barbara sorrindo, "mas não tenho um de flor azul igual o seu", "mas não precisa! coloca esse rosa mesmo!" apontou. Depois os cinco foram para a praça de Boa Viagem e comeram pastel sentados no banco, "obrigada por isso! Sabe, depois disso tudo eu quero ter essa experiência com a minha família também!" refletiu Barbara, "não somos sua família tia?" perguntou Davi, "ela tem a família dela Davi!" disse Rui, "tenho duas famílias pensando bem, vocês e eles!" respondeu ela rapidamente.


Dia 4 - No dia seguinte Barbara acorda bem cedo e desperta os meninos aos poucos para ir a escola.

Noite 4 - Quando Vera já estava se preparando para dormir, Beatriz surge e fala que hoje tem cinema, "tás doida é menina? Essas horas a gente vai sair é pra onde?" pergunta Vera, Barbara gargalha e fala que esqueceu de dizer que eles tem um cinema em casa, Vera fica de boquiaberta. "Garota metida a besta, visse? 'Tenho cinema em casa', se eu não trabalhar a minha filha nem comida no prato tem. É pra ver como tem gente sem consciência de classe no país" se irrita Vera no confessionário. 
"E hoje é dia de cinema! Dida prepara a pipoca aí por favor?" pediu. Beatriz então chama o pai e insiste até o irmão sair do quarto. "E a bebê minha gente?" perguntou Vera agoniada, "já colocamos ele pra dormir" tranquilizou Beatriz. Eles então descem até o cinema da casa e Vera se impressiona com o local. Beatriz se ajoelha para decidir a fita e coloca 'Jumanji'. Vera cochicha para Beatriz que isso é filme de criança, Beatriz diz que é o filme favorito dele, apontando para o pai que estava na primeira fila de cadeiras. Vera comeu metade da pipoca até adormecer nos 15 primeiros minutos, quando Beatriz ela olha ela com carinho sorrindo.


LEMBRANDO QUE: Esta coluna é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, factos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. Todos os direitos de criação das personagens e suas histórias são reservados. Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização. © 2015 - 2022

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

6 comentários:

  1. Meu Deus! Meu Deus!
    Bruna sempre surpreendendo. Ela não para!! Quando eu crescer quero escrever reaçitys um atrás do outro. Que criatividade, mulher!

    Eu não imaginava um Troca de Família e com A Regina Casé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHUAHAUHAUHAUA... Esse está sendo comandado pelo Ítalo, eu estou responsável somente pelas montagens e postagem! \o/

      Excluir
    2. A Bruna percursora demais, ela genial fez o modelo de reality escrito e a gente com a receita na mão corre atrás pra fazer bons episódios.
      Obrigado Andie! <3 quanto tempo!

      Excluir
  2. Mais um reality desse universo tão legal. Adorei as nuances da Barbara e Vera cada uma em uma zona de conforto totalmente diferente, vai ser show acompanhar o desenrolar disso.

    ResponderExcluir